Começo esta coluna com uma pergunta: qual foi o último grande momento vivido pelo Flamengo que vocês tem recordação? Provavelmente alguns dirão a arrancada que levou ao caneco da Copa do Brasil de 2013, e outros mais exigentes até se lembrarão do título de 2009. Os últimos anos não foram árduos para nós como o começo do milênio, e nos trouxeram importantes títulos e ídolos. Mas tudo foi bem momentâneo, pois, de fato, nunca dispusemos de grandes elencos. A história sempre se repetia: dois ou três jogadores fazendo toda a diferença, rodeados de perebas que nos faziam grandes favores quando não comprometiam.
Vocês podem dizer que o cenário de hoje é o mesmo, que Márcio Araújo está ansioso pra entregar alguma partida importante, que Rafael Vaz logo vai perder o bom momento e que nossos pontas pouco úteis irão de mal a pior. Mas eu mostro que não, que a situação de hoje é bem diferente. Como há muito não víamos, temos excelentes jogadores em todas as posições.
Vejam, por exemplo, a escalação reserva do treinamento da última quinta-feira: Paulo Victor, Rodinei, Léo Duarte e Donatti, Jorge. Cuéllar, Ronaldo e Alan Patrick, Adryan, Marcelo Cirino e Leandro Damião. Quantos desses não tem condições de serem titulares no Flamengo, bem como em qualquer outro time brasileiro? E nem paramos por aí. Nem estão mencionados Diego, Éderson e Vizeu, por exemplo.
E é sobre isso que gostaria de falar com vocês. Temos qualidade de sobra pra variar entre duas ou três formações táticas diferentes. Inclusive a atual, apesar das críticas, pode funcionar muito bem, já que devemos reconhecer a evolução pós-Muricy. Porém, a partir de quando entra a questão técnica, e termina a tática?
Hoje, por exemplo, vemos dois dos jogadores mais lúcidos e técnicos do elenco brigarem por uma posição, enquanto outros contestados são intocáveis no time. Me refiro a Mancuello e Alan Patrick, que simplesmente não conseguem suplantar jogadores limitados como Cirino e Fernandinho. E se isso já é um problema agora, imaginem quando Diego tiver condições de jogo?
É o sonho de consumo da maioria absoluta da Nação um meio-campo com os três meias, no lugar dos dois pontas. Algo próximo ao 4-5-1, com Arão e Cuéllar (Márcio Araújo?) mais recuados. Mas será essa a opção de Zé Ricardo? Os jogadores devem se adaptar ao esquema, ou o esquema deve privilegiar os melhores?
Fico com a segunda hipótese. Primeiro pois não faz sentido gastar elevadas quantias em jogadores que não farão a diferença no elenco. Segundo, porque acredito que mesmo o mais importante papel tático que um jogador possa cumprir não pode esconder o fato de que este é ruim, que perde gols absurdamente e que se encontra em um momento técnico terrível.
Aos que acreditam no trabalho a longo prazo e na integridade do esquema, a estes eu só tenho a dizer que o futebol é dinâmico demais para termos medo de mudanças. Aliás, quem não se adapta, fica pra trás. E se não nos adaptamos ao que temos de melhor, com medo de perdermos o progresso feito até aqui, certamente deixaremos passar uma grande oportunidade de ser muito mais. Ser Flamengo é ser grande.
Rodrigo Coli
rodrigo.coli@colunadofla.com
A PRIORIDADE é a parte TÉCNICA, os melhores precisam jogar. MA não é titular nem no América/MG.
No meu time de Botão ele é banco e como segunda opção, Ronaldo seria a primeira. 🙂
Aceita que dói menos, revoltado.
Vai ter que engolir o MA sim.
Se tudo der certo ele irá embora no final do ano. #ForaMA
Ao contrário criança, você é quem tem que aceitar a realidade. Você nem sabe argumentar. E revoltado aqui só vejo você. Vai mimi, OK.
Pra vc MA cobre os laterais , e não deixa espaços no meio , pelo jeito vc não vê os jogos , pela sua foto diz tudo.
Pronto, pimpão, vc já teve uma esmolinha da nossa atenção e foi malcriado.
Agora, já pro seu quarto e tá proibido de jogar o videogame, menino mimado!
É possível aliar qualidade e esquema, é só querer. O esquema é que tem que se adaptar ao jogador. O momento do Mancuello é melhor que Patrick, lembrando que são posições diferentes. Cuellar e MA ilustra bem a questão: Cuellar entrando, não interfere em nada no esquema e a QUALIDADE SERIA MAIOR. para mim a formação ideal: Muralha, Pará, Donatti, Rever, Jorge (voltando a jogar bem), Cuellar, Arão Mancuello, Diego, Guerrero e Everton (Ederson). Esse time em um: 4-4-2 e defendendo em um 4-1-4-1. Podendo variar…a questão é o Zé sair do MA e dar oportunidade ao Cuellar. Ai avalia quem deve ser titular, pois Cuellar era o titular, veio para ser titular, e MA (CRITICADO POR TODOS AQUI), sempre foi reserva. SRN.
Mentira, revoltado. Marcio Araujo tem sim uma grande aceitação. Você e mais uns 2 ou 3 só que faz campanha ferrenha pra denegrir o jogador já a muito tempo.
Vai com calma criança, nem te conheço. Você tem que primeiro aprender a interpretar um texto: quando se coloca algo entre parêntese em caixa alta é só uma força de expressão nada mais). Na média 98% das pessoas aqui o criticam sim. Você faz parte da menoria absoluta que o apoia. Até ai sem problemas, a democracia agradece.
Ano que vem quando tivermos 70k para contratações, jogadores medianos como esse não vão ter espaço no elenco.
Deus te ouça. Apesar de que MA deve renovar, ou voc~e acredita que não? rsrsrsrs. SRN.
Trágico, trágico !!!
Não entendi, da para ser mais claro…
O fato de renovarem com (denovo) seria uma tragédia.
Eu diria 99,9% da torcida, Almir.
Kkkkk essa piada foi boa kkkkk
Agora, cai na real, amiguinho. Marcinho tem aceitação de 0,1% da torcida.
Vc é meio doido, né ? É muita abobrinha para um vivente só.
Você com certeza está se olhando no espelho. Sem mais.
Esse é o time que eu escalaria tb, apesar de eu não ser totalmente contra MA, eu só detesto mesmo o Fernandinho.
rsrsrs. SRN.
Tbm, já desisti de reclamar do M.A , mas Fernandinho é quase atentado violento ao pudor cara….ridiculo!
Só é possível jogarmos com os 3 meias se o Diego joga na ponta direita. Pois o Alan Patrick não joga por lá, e não acompanha marcação. Por mim ficaria Mancuello (ME), Diego (Centralizado) e Adryan (MD). Ou Adryan, ou os nosos craques pontas Cirino/Fernandinho…
Resumindo seu texto, vc prefere arriscar a perder o brasileiro do que passar mais um turno com MA, Cirino e Fernandinho.
Você quer algo mais arriscado que ter MA, Cirino e Fernandinho. Foi uma piada o que você escreveu. #PAZ
Concordo, mas a realidade do nosso futebol é outra! Os times hoje estão nivelados por baixo. Não há nenhuma estrela por aqui. Desta forma o esquema tático e entrosamento valem muito. Além disso o medo de demissões também preocupa. Desta forma, treinador só fará isso se treinar bem o time antes e sentir segurança, pois do contrário continuará com o que está ganhando, colocando o Diego no lugar do Mancuello e A Patrick. No 442, perdemos os pontas que acompanham os laterais adversários e com enfraquece nossa marcação no meio já que os meias não acompanham os laterais. É difícil mas não impossível de se adaptar os 3 meias, porém acho que no máximo tentará 2 para deixar 1 na reserva
Pois eh acho q com 3 meias talvez ano q vem.
Boa Coli! Tô com você, acredito que o esquema deve privilegiar os melhores. Excelente Coluna. Tmj. #TeamColuna
A questão é:
Não se arranja jogador de qualidade no esquema.O esquema que tem que ser feito para o jogador de qualidade, achar o melhor esquema para escalar os melhores.
É só melhorar o Elenco a nv de um galo que vms ver o que é um time forte tanto taticamente quanto tecnicamente e vemos que.o.problema do fla é o ataque!, vms comparar:
GALO:
-Fred/Pratto/Robinho
-Dátolo/Luan/Maicosuel/Carioca
FLA:
-Guerrero/Damião/Everton
-Diego/Mancuello/A.patrick/Arão
Futebol é extremamente dinâmico, antes da lesão do Rodinei ngm nem sonhava em colocar o Pará de titular, hje ele é indiscutível, lembro tbm q antes da lesão do garoto Jorge tinha gente pedindo Chiquinho, hoje o Chiquinho é um jogador a menos dentro de campo, só atrapalha. Futebol é momento e hj podemos nos dar ao luxo de ter um elenco mto bom, vai do Zé saber usar as peças q estão em alta na hora certa, por exemplo não troco a dupla Vaz-Réver pra entrada do Donatti. O ZR q decide, mas vamos ver como vamos nos portar contra o campeão da serie b de 87 sabado, jogo bom, podemos ser lideres isolados! SRN
Vms ter a sul-americana, jogadores como: Cuéllar e Damião vão ter que ser usados, ae vms poupar Caramujo, Fernandinho, Cirino..
Poupar caramujo, cirino, Fernandinho kkkkk, a q pontos chegamos né amigo, mas como vc disse ai em cima enquanto isso estamos no g4. E acrescento, a 2 pontos do líder, mto campeonato ainda pela frente! SRN6!
E olha:34 pontos com o time capenga trocando de treinador e reformulando time e elenco, imagina agr com Maracanã, Diego.. No mínimo Libertadores com titulo da Sulamericana.
Kkk essa foi boa Kkk poupar caramujo, cirino e Fernandinho Kkk
Hilariante!
Enquanto isso estamos no G4.
Tudo bem criticar as ações do treinador, mas chegar ao ponto de desmerecer seu trabalho é demais…
Não existe esquema ou táticas etc que funcionem em time ruim. Se assim fosse o América mg e outros não estariam lá no finalzinho da tabela.
Porque Guardiola e outros bons treinadores não aceitam treinar times sem recursos? Pq querem treinar clubes milionários?
Óbvio que qualquer bom time precisa de bons treinadores. É mais um diferencial para o time. Do que adianta ter um bom time se tiver um Cristóvão Borges … Nada. kkkkkk
Só uma condição: QUANDO O TIME ESTIVER PERDENDO de um modo geral (seja nos pontos, nas posições ou no desempenho), aí sim podemos entrar neste mérito; mas até lá, QUE SEJA MANTIDO o mesmo esquema tático! &;-D
Os ESQUEMAS TÁTICOS SÃO IMPORTANTES NA DISTRIBUIÇÃO DA EQUIPE NO GRAMADO, MAS RECEBEM UM VALOR EXAGERADO. Não basta simplesmente armar a equipe no 4-3-3 para que ela jogue bonito como o Barcelona, ou no 4-1-4-1 e para que seja consistente como o time de Tite.
OS TIMES VENCEDORES ALCANÇAM ESSE PATAMAR PELAS IDEIAS BEM PENSADAS, TREINADAS E EXECUTADAS, não pelas suas formações táticas.
Ao invés de pedirmos “variação tática” ao treinador, DEVERÍAMOS COBRAR CONCEITOS DE JOGO MAIS SÓLIDOS E DEFINIDOS, valorizando as características dos jogadores.
Ou seja, concordo contigo Coli. TMJ
SRN