Resenha: “Qual o meio de campo ideal?”

Compartilhe com os amigos

Depois de intermináveis pedidos da torcida, o técnico Zé Ricardo finalmente entrou com Mancuello e Alan Patrick jogando lado a lado.

Porém, após duas partidas com a dupla, voltou a alternar entre um jogador e outro, testando primeiro Alan Patrick e no jogo seguinte, Mancuello, quando marcou um golaço contra o Atlético/PR.

Surgem então as questões: qual deve ser o meio de campo rubro-negro, Mancuello, Alan Patrick ou os dois? Mais ainda, com a aguardada estreia de Diego tão próxima, quem deve ser titular na meia criativa do Flamengo? Quem você escalaria?

Veja no programa abaixo a escolha dos nossos comentaristas e entre na discussão, deixe também a sua opinião!

Se preferir, clique aqui e assista diretamente no canal TV Coluna do Flamengo.

SRN.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Gostaria de ver CUELLAR, ARAO, MANCU e DIEGO, mas pelo histórico do ZR, vai ser MA, ARÃO e DIEGO, com CIRINO, ÉVERTON E GUERRERO de atacantes.

  • O time seria ; Muralha, Rodinei, rever, Donatti, pará, Vaz, Cuellar, Arão, mancuello, Diego, Guerreiro. Esquema 4-5-1.

  • Cuellar, Arao, Mancuello e Diego. Ponto.

  • cuellar 1 volante, arão 2 volante pela direita,mancuello tbm 2 volante pela esquerda e diego de armador,442 losango,guerrero e ederson/Damião/Vizeu cirino…
    Teriamos reservas pa manter o esquema como pra mudar os velociastas usava no 2 tempo pra jogar no contra ataque explorando o desgaste fisico do adversário.

  • Para mim o melhor meio seria: Cuellar, Arão, Mancuello e Diego! Guerreiro e Damião(Vizeu) na frente! O time cria muito mas, não tem gente na area pra concluir! E esse negocio de recomposição do meio-campo com certeza Vizeu e Damião, para se adequar e se firmar no time, fariam até melhor que Cirino e companhia limitada! Esses caras querem mostrar serviço! Outra alternativa seria: Cuellar, Arão, AP (direita), Diego (centro) e Mancuello (esq) com Guerreiro na frente!

  • Cuellar – Arão – Mancuello – Diego
    Municiando Guerrero com Vizeu no esquema 442, tendo Pará e Everton como laterais, mais Rever (Donatti) e Vaz na zaga.
    SRN

  • Eu poria o time num 4-2-3-1 Com Arão e Cuellar fechando a casinha ali atrás
    e Patrick, Mancu e Diego armando e dando assistências para quem estiver no ataque (Guerrero, Damião ou Viseu)

  • Além dos times que você citou , me diga qual foi o último time que venceu o Brasileirão jogando no 4-3-3 ou em algum esquema com 2 pontas abertos ? Nem me vem a cabeça . Um time que jogou bem no 4-3-3 foi o Santos Campeão da Copa do Brasil de 2010 , porém o time tinha Robinho e Neymar como pontas , e não Gabriel , Fernandinho , Cirino ou Everton . Real Madrid joga com 2 pontas mas são CR7 e Bale . O esquema 4-3-3 e excelente , mas quando se tem 2 pontas que pelo menos sabem fazer o básico , o único ponta mediano que temos e o Everton , que ataca bem ( não e excelente ) e tem uma ótima recomposição . Agora Cirino e Fernandinho , não acertam 1 passe , não sabem finalizar , cansam rápido , e tem a recomposição fraca .

    • Vc citou o real…
      Alem dos pontas eles tem dois caras chamados modric e kroos que erram um em cada mil passes enquanto que nos temos no time titular Arão (que joga bem) e especialmente marcio araujo, esse faz o contrario de mil passes acerta um……

  • Fazendo uma ANÁLISE REALISTA com base no que já conhecemos do elenco e do técnico:

    1 ) Ele entende o Márcio Araujo como necessário. Eu não concordo, mas não tenho mais argumento para expressar minha vontade de ver Cuellar jogar nesse time arrumado e fazer a diferença.

    2 ) Dois atacantes de área: não-vai-acontecer. Na minha opinião, graças a Deus. A não ser que seja situação de jogo, 1/4 do jogo. Mas além da minha opinião, Zé já mostrou que não vai se basear nisso. Obs: Damião, você é o terceiro da fila garoto. Quando o Vizeu entrou contra o CAP, tive esperanças que nossa jóia finalmente esteja tendo o prestígio necessário e merecido.

    3 ) Diego x Mancuello x Alan Patrick: também não vão entrar como ideia inicial de jogo. Ao meu ver, jogam os dois primeiros. Gosto do futebol do Patrick, mas, agora, o argentino está melhor (que belo gol em amigos?). Tô sentindo que ja ja pinta outro de falta daqueles! Bora Mancu! Obs2: Patrick terá chances na sulamericana ou em casos de queda de rendimento e substituições dos dois meias no brasileirao.

    4 ) 442 x 433: O Zé Ricardo entende como uma formação interessante no plano de vista tático o 433. Principalmente fora de casa. Fora de casa principalmente. Então, se preparem, a menos que o 442 apresenteum rendimento sensacional (o que não chegou nem perto de acontecer, mas me agrada mais), ele voltará a utilizar.

    5) – Pará. Mais consistente no ataque. Razoavel pra bom na defesa. Mais experiência no decorrer dos jogos e menos correria. Tô mais animado com a continuacao dele que a do Rodinei. Mas, acho que volta o Rodinei, l que também não é ruim.

    Saudações moçada!

    • Se esqueceu da sul-americana, Cuellar, Vizeu e A.patrick, Donatti, vão ser mt usados quem sabe até o Ronaldo seja.

      • Espero que não. Não testam o menino nem em jogos relativamente mais fáceis, nem minutos sequer. Vai meter o cara contra time catimbeiro sulamericana? Ambiente propício pra queimar o garoto.

    • Quem sabe ele n coloque o Rodnei de ponta, deve funcionar bem.

      • Tenho minhas dúvidas em.

  • Brasileirão:
    –MA/Arão/Mancu/Diego
    Sul-americana:
    –Ronaldo/Cuéllar/A.patrick/Mancu ou Diego

  • Acho engraçado a galera nos comentários Armando o time com dois meias passadores de qualidade. Vocês sabem que o Zé Ruela vai por dois pontas burros nas beiradas e hiperinflar a pressão no armador , né? Parem de se iludir , com esse cara é isso aí. SRN

    • Kkkk fico imaginando caso os resultados não saíssem, iam ficar implorando pela saída do Ze.

  • Considerando que o zé não vai mudar muito o esquema, o máximo que dá pra esperar é que ao menos ele teste algumas peças diferentes pra fazer as funções que ele deseja.

    Não posso acreditar que o Cuéllar, por exemplo, não seja treinavel pra ficar mais atras e fazer o que o MA faz, porem com um pouco mais de qualidade.

    Não é meu time preferido, mas o melhor time que eu acho que podemos torcer pro zé escalar:

    —————- Muralha————–
    -Rodinei—Rever— Donatti–Jorge-
    ——–Arão————Cuellar——–
    — Cirino—–Diego—–Mancuello–
    —————Guerrero—————-

    Muitas boas peças pra mudar o jogo, um banco com Vizeu, A. Patrick, Everton, Adryan é pra buscar o titulo.

    Com Jorge machucado ZR tinha que testar Everton na lateral esquerda. Pará resolve bem na falta do Rodinei.

    • Tira o Cirino e poe o Everton

  • Não consigo entender porque ele coloca dois pontas pra fechar o corredor e mesmo assim escala o Caramujo, pra mim ou escala o caramujo ou os dois pontas.

  • Muralha, Pará “pois além de esta marcando muito bem, esta atacando bem tbm, ” Jorge” Réver e Rafael Vaz” Donati vai ter que aguardar o momento dele, pois os dois estão muito bem por enquanto, Cuellar e arão,
    Mancuello, Diego, Everton, Guerrero

    • Mancuello e Everton jogam pela esquerda. Everton mais ponta como ZR gosta. Mancuello mais meia esquerda, correndo menos e fazendo a bola andar. Acho quase impossivel os dois no mesmo time a não ser. Que o Everton fosse treinado a jogar na ponta direita. Improvavel. Vamos ter que aturar Cirino ou Fernandinho então resta torcer pro Cirino estar bem porque Fernandinho é horrivel.

  • 4-4-2(losango) No meu ver esta seria a formação que ja deveria ser implantada desde a chegada do Diego, enquanto ele não estréia colocaria Alan Patrick no seu lugar para ir adaptando o time nessa formação. Ederson o escalei pois quando teve sequencia mostrou bom futebol mas sem ele poderia ser escalado Adryan, Everton ou Thiago Santos. Esta dificil de entender o Zé que não escala Mancuello e Alan Patrick juntos, mas o fim vai ser se quando o Diego entrar no time o Zé bancar o Alan e o Mancu para colocar Fernandinho de titular, ai seria o atestado de não estar pronto para assumir um clube de tamanha importancia. Que ele não faça isso!
    ———-Muralha————
    Rodinei-Réver-Vaz-Jorge
    ———–Cuellar————
    —Arão————Mancu—
    ———–Diego————–
    —-Guerrero–Ederson—-

    • Esse seria meu Flamengo preferido podendo testar Adryan no lugar do Ederson mas não acredito que o Zé vá testar isso.

    • essa é a receita do bolo mano porra falo isso aqui todo santo dia.

  • Cuéllar, Arão, Mancuello e Diego, formando um losango

  • e porquê não se jogar no 3-5-2? Por exemplo:
    Muralha
    – Rever – Vaz – Donati – M.Araujo – Cuellar – Arão – Mancuello – Diego – Guerrero – Damião

    • Discordo de todas as escalações que tenham Guerrero e Damião juntos de titulares se for para botar 2 centroavantes que seja Guerrero e Vizeu! Damião para ser titular tem que primeiro mostrar que é melhor que Vizeu que esta muito bem esse ano, já o Damião o ultimo ano que foi bem foi em 2011/12, vai ter que dar a volta por cima e mostrar que é melhor que o primeiro reserva do Guererro. E nisso Zé já deixou claro contra o ATLParanaense quando botou Vizeu na vaga do Guerrero e esta muito certo neste ponto. Meu time seria assim:
      ———-Muralha————
      Rodinei-Réver-Vaz-Jorge
      ———–Cuellar————
      —Arão————Mancu—
      ———–Diego————–
      —-Guerrero–Ederson—-

      • Perfeito!

        Só dois pontos a serem observados:

        1 – Eu cansei de pedir Cuellar, falar do coitado. Joga muito bola. Só rezar. Vou começar. Tratar MA como verdade inquestionável.

        2 – O que você acha do Pará? Rodinei é ótimo lateral. Tem muito mais potencial que o Pará. Contudo, o momento do rapaz é muito bom. E a primeira alternativa de passe pelo lado direito sempre. Mostra experiência (isso ele tem, sempre jogou em times grandes), qualidade no cruzamento, razoável na marcação e ataca com mais consistência, menos correria que o Rodinei. Eu teria no mínimo muita dúvida, mas manteria o Pará.

        Abraço parceiro!

        • N dá pra deslocar o Rodnei? O que ele mais faz é correria e infiltração acha que pode atuar como ponta esquerdo?

        • Boa Tarde Ruan. Bom, eu acredito que o Cuellar só ira assumir a titularidade quando acontecer o que houve com o PV/Muralha, PV foi vetado um jogo e o Muralha entrou no fim do jogo o Zé deu a coletiva falando que proximo jogo PV tando bem iria assumir a posição de titular, então o PV teve outra lesão mas seria e ficou mas tempo parada que foi onde Muralha teve boas atuações e ficou dificil do Zé troca-lo pelo PV, então o que acho é que se MA só irá sair do time caso se machuque e fique mas que uns 3 jogos fora porque ai o Cuellar vai mostrar que é muito MELHOR e não teria como o Zé voltar com o MA, caso MA sai por suspensão(que é raro ele estar suspenso) ficará um jogo fora e depois retornara com a vaga de titular.
          Pará esta me surpreendendo muito, pois todos sabemos que em todo carreira ele sempre foi jogador mediano bom para compor e nada mas, hoje ele esta acima da média é fazendo por merecer a titularidade por isso apoio o Zé nesta decisão pois não é certo tirar jogador do time quando se esta bem. Eu particularmente acho Rodnei mas jogador, mas rapido e tecnico e ele seria meu titular, mas entendo completamente se ele for mantido no banco por enquanto que o Pará estiver nessa boa sequencia.

  • Exatamente…o técnico tem que adaptar o esquema aos jogadores que tem…
    Vc não pode jogar um 4-3-3 com as peças que o Flamengo tem pelo lado de campo…mas, nosso técnico insiste em deixar cuellar no banco pra massaraujo jogar, insiste em fernandinho…

  • Mancuello é o terceiro homem do meio de campo, aquele que pega a bola e entrega ao Diego,alem de marcar, preencher espaços e pode fazer o terceiro homem do ataque com infiltração, tipo ele se movimenta muito e daria muitas opceos ao Diego.

    • O Cuellar seria o reserva imediato do Arão ou Mancuello… &;-D

      • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tá aí o cara que morre de amores pelo MA.

        • Eita camarada, não desconte a sua FRUSTRAÇÃO em minha pessoa. Deve ser algo muito CHATO você ver o cara em campo, TORCENDO para ele cometer um VACILO e no entanto, ele joga simples e bonitinho, mostrando para todo mundo porque ele é TITULAR! Convenhamos: você quer XINGAR o cara, mas não pode né? Sorry… &;-D

          • Cara. Olha quantas suposições imbecis você fez nesse comentário. Primeiro, que eu sou frustrado, segundo, que eu torço pro cara errar, terceiro, que eu quero xingar o cara, sendo que isso não condiz com a minha educação. Baseado em todas essas baboseiras que você acabou de escrever, confirmei o que eu já desconfiava, o Q.I de quem defende o MA é realmente do tamanho de uma améba.

            • Vai me dizer que nada daquilo que escrevi lá em cima passou pela sua cabeça? Tá bom… &;-D

              • Veja meu histórico aqui na Coluna. Nunca xinguei nenhum jogador aqui, vc falou foi muita merda no seu comentário.

                • Está bem então amiguinho, desculpa aí. Mas os seu primeiro comentário também não foi lá dos melhores… &;-D

                  • Cara, você se sentiu ofendido porque eu te chamei de defensor do Márcio Araújo? Kkkkk

                    • Não. Foi pelo “KKK”… &;-D

  • Há quatro jogadores titulares absolutos nesse time: Diego, Guerrero, Arão e Márcio Araújo. Zé Ricardo não vai mudar o esquema com 3 atacantes, por isso deve manter Cirino, Éverton e Guerrero.

    Provável time com Diego se manter esse esquema:

    —–Muralha—-

    —Rodinei–Réver–Vaz— Jorge

    —Márcio Araújo–Arão—-

    Cirino—Diego–Éverton

    —–Guerrero—–

    Banco: Cuéllar, Mancuello e Alan Patrick. Se tiver perdendo de uns 4 x 0 aí o Zé vai colocar Cuéllar, Mancuello e Alan Patrick.

    • E ai caso isso aconteça é quando falo que o Zé não escala os melhores.
      Pq ele vendo que o mancu ta jogando muito bem, pegando confiança…e do nada tira o cara…ta bem dizendo acabando com cara, pois por mais que sejam.parceiros, os jogadores sabem quem ta mal e quem ta bem, e sente quando ta perdendo a vaga pra alguém que não vdm.jigando nada.

      • Pelada, pelada, pelada… &;-D

      • Só seguir a lógica do Zé Ricardo. Se Alan Patrick e Mancuello não podem jogarem juntos, então Diego não vai jogar junto com Alan Patrick e Mancuello. Os dois serão bancos.

        Não vai mudar esse esquema. Pode até acontecer mudar quando não puder contar com os três atacantes juntos.

        O elenco é razoável para bom neste ano e dificulta escalar, mas algumas escalações é difícil de entender, por exemplo escalar Fernandinho e Chiquinho. Estão muito abaixo dos outros jogadores. Márcio Araújo já não aguento mais falar. Um jogador não pode ser escalado pq corre para um lado e para outro e pq é obediente ao treinador. Jogador que é ruim a única coisa que lhe resta é correr e obedecer o treinador.

        Ainda bem que o contrato desses terminam no fim de 2016.

        • Perfeito!

          Além do mais ele prefere correria do que criação.
          Como sempre falo, é melhor um criativo do que um.time que so corre.
          Mancuello mostra em seus passes para o Guerrero por exemplo,que quem corre é a bola.

          Ja nao basta jogarmos com menos um no meio (MA) ainda jogamos com menos um ou dois no ataque.

          Ele poderia colocar mancu e Diego , sendo que o Everton( o melhor dos pontas) seria o cara da velocidade e o mancu poderia sem a bola abrir para marcar, sem falar que ele é um que sabe ler muito bem o jogo… o gol que ele fez foi mérito dele em se infiltrar na área.

          É um desperdício esses três atacantes onde os pontas fazem alguma coisa a cada 1000 jogos

        • Como n? Ele já mudou o esquema do 4-3-3 para o 4-4-2 é uma questão de situação de jogo como a equipe é bem treinada ele pode variar.

          • Quantas vezes vc viu jogando no 442?

            • Bom, contra o Vitória, America-mg,Coritiba, poucas vezes mas se vê a variação.

          • Diego é rápido pode completar bem com Mancu

      • Esse ngócio de eles perceberem quem ta mal é verdade,teve us lances no final antes de ele tirar o fernandinho em qu o arão e mancuello desistiram de passar a bola pra ele claramente..os caras devem ficar putos..

  • Vou além, jogaria com Mancuello, Diego e Adryan…
    Para os amantes dessa correria improdutiva de Fernandinho e Cirino explico que o time ficaria veloz também.
    —–Muralha—-
    Pará–Réver–Vaz—Éverton
    —Cuellar–Arão—-
    Adryan—Diego–Mancuello
    —–Guerrero—–

    -Defesa mais rápida
    -Teríamos dois laterais rápidos(ataque e defesa)
    -Meio de campo habilidoso e marcador também
    -Chegada ao ataque com vários jogadores que
    fazem gols

    Se fosse necessário , no 2° tempo entrava com o Cirino, aliás entra melhor no jogo quando entra no decorrer da partida.
    Acredito no trabalho do Zé Ricardo, mesmo não concordando com algumas peças,,
    SRN em qualquer situação!!!

    • Por incrível que pareça, estou achando que ele pode fazer isso em um futuro não muito distante. Nestes últimos jogos, tenho visto a frente do Flamengo marcar mais à frente que o habitual. Em uma recuperação de bola, a linha de meio/ataque ficaria mas próxima do gol, o que favorece jogadores habilidosos ao invés de velocistas (pois precisariam de mais espaço para iniciar as jogadas, coisa que só poderíamos fazer com a marcação mais recuada). &;-D

  • O negócio é o seguinte: Mancuello não é meia, ele faz o lado e pode ser um terceiro homem de meio campo. Pronto, não tem que inventar. Patrick sim é meia nato. Digo que podem jogar sim os dois, pois Mancuello faz função diferente e os dois se completam em um 4-4-2 mole, é só treinar. Agora om Diego, ai fica complicado jogar os três a meu ver…eu ficaria com Mancuello e Diego.
    *Mancuello, não é essa lentidão toda que nego pinta não, acho ele mais rápido que Patrick. No jogo contra o Atlético-PR, porra ele se movimentou bem indo e voltando, tanto que apareceu na área e marcou um gol de placa. Não pode sair de jeito nenhum, aliás não deveria ter saído. Cuellar, eu morro dizendo que joga mais que MA e deveria ter sido MANTIDO, como titular. MA sempre foi reserva. De a ele três jogos e quero ver se ele não engole o MA com sobras. Pra mim o meio é: Cuellar, Mancuello, Diego eArão. Mancuello mais para o lado, Cuellar na contensão, Arão e Diego na armação. Time muito forte.*Muralha, Donatti, Rever, Pará, Jorge, Cuellar, Arão, Mancuello, Diego, Guerrero e Everton. Esse é o meu time. Em um 4-4-2/4-1-4-1. SRN.

    • Boa escalação Almir! Eu optaria pelo Vaz no lugar do Réver (não por questões técnicas), se não existir um plano da compra do zagueiro…

    • Exato!!

    • perfeito.

    • Exato!

Comentários não são permitidos.