Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Reservas por injustiça?

Rodrigo Coli
Rodrigo Coli
Publicação: 26/08/2016
198 Comentários
Atualização: 26/08/2016
Compartilhar

Caros amigos, não foram poucas as vezes nas quais tive a impressão de que os suplentes do Flamengo formavam uma equipe de mais qualidade que os titulares. Fosse nos rachões ou somente no momento da apresentação dos reservas nas partidas oficiais, sentia aquela dúvida quando via, por exemplo, Donnati, Cuéllar, Mancuello, Éderson, Adryan, Damião e, mais recentemente, Rodinei e Alan Patrick sendo postos como alternativas, enquanto o time principal era composto pelos amados Márcio Araújo, Fernandinho, Éverton, Cirino e até Gabriel.

Estamos praticamente desde o começo da competição brigando na parte de cima da tabela, com uma campanha invejada por muitos grandes clubes. Mas, mesmo assim, mantemos nossas dúvidas. Por que Zé Ricardo insiste com certas peças!? Não nos parece que temos alternativas muito melhores?

Talvez.

A partida contra o Figueirense, bem como praticamente todas onde o 4-4-2 foi testado, nos mostrou como Zé Ricardo tem dificuldades em trabalhar com outro esquema que não seja o 4-3-3. Guardadas as minhas críticas a este estilo de jogo, devemos reconhecer que é com ele que o treinador sabe melhor montar um eficiente esquema de marcação, uma  boa transição de bola e um bom ataque. É uma pena que nossos melhores jogadores não possam atuar todos ao mesmo tempo nesta formação, mas, sinceramente, apoiarei o treinador enquanto ela estiver funcionando.

Devemos então abaixar a guarda e recuar nas críticas? Não!!

Tudo isso somente me leva a crer que será impossível para Zé Ricardo montar um esquema competitivo que conte com Diego, Alan Patrick e Mancuello ao mesmo tempo. Um ou dois certamente serão bancados por outro elemento tático de maior importância. Porém, o meu objetivo é mostrar que, sem nenhuma alteração de esquema, podemos trabalhar com peças ainda melhores.

Márcio Araújo, por exemplo. Diferentemente da maioria da massa rubro-negra, vejo nele um papel importante para o time, apesar de sua limitação técnica. Entretanto, suas limitações já nos causaram prejuízos, além da insatisfação geral contra seu futebol. E me pergunto: por que não testamos Ronaldo ou Cuéllar com alguma sequência em seu lugar? Sabemos que, no futebol moderno, o ritmo de jogo é fundamental. Então não valeria a pena testar?

Da mesma forma, quais são as razões para se dar titularidade a Gabriel, em um esquema de rodízio que envolve ainda Cirino, Éverton e Fernandinho, e dar tão pouco tempo de trabalho para Adryan, que vem entrado bem quando chamado? Se até Fernandinho tem suas chances, por que não testamos o Adryan?

Zé Ricardo está longe de ser o burro que muitos dizem. Graças a ele, evoluímos de um time perdido e fadado a vexames, a um dos melhores times em atuação no cenário nacional. Mas vejo que nem tudo são flores, e que ainda temos progresso a construir.

SRN

Rodrigo Coli

[email protected]

Assuntos:esquema táticoFlamengoZé Ricardo
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
198 Comentários
  • Nick Sousa disse:
    26/08/2016 às 12:56

    Todos tem o direito de ter preferências, mas vamos apoiar a escalação que o Zé escolher! O hepta vem!SRN

    Reply
    • AMRS disse:
      26/08/2016 às 21:22

      Irei apoiar.. mas…kkk

      Reply
  • andre lucas disse:
    26/08/2016 às 13:00

    cuellar fraco consegue ser pior q o marcio araujo nem tem senso de marcaçao nenuma.

    Reply
  • Vamos Flamengo™ disse:
    26/08/2016 às 13:13

    CUELLAR é muito mais jogador que o LIXO do Marcio Araujo. O colombiano jogou mal essa partida, mas Marcio Araujo joga mal a vida inteira.

    Reply
    • Bart disse:
      26/08/2016 às 13:16

      Somente a titulo de informação pela miléssima vez ; Cuellar não disputa posição com Marcio Araujo e sim com Arão.

      Reply
      • denne disse:
        26/08/2016 às 13:20

        Cuellar coloca os dois no banco e pode fazer mais três posições, tem qualidade e é inteligente.

      • AMRS disse:
        26/08/2016 às 13:39

        Enfim um comentário lúcido…. concordo plenamente. Para quem qr queimar o Cuellar para justificar a titularidade desse lixo de jogador (não to dizendo pessoa, leia bem.. é JOGADOR), q é o MA, vai se arrepender depois de ver o Cuellar arrebentando em um time da Europa, ou até aqui mesmo no Brasil.

      • Luciano Pereira disse:
        26/08/2016 às 15:45

        Mas não sabe marcar… Deixa muitos espaços.

      • Ednei P. de Melo disse:
        26/08/2016 às 14:15

        Ele viu o Cuellar e o Arão atuarem juntos e ainda não se ligou nisso… &;-D

    • Elvis Presley disse:
      26/08/2016 às 17:14

      O caramujo veio pro Fla como segundo volante e foi improvisado de primeiro, mas tem doente que não consegue entender que é muito mais fácil orientar o posicionamento de um jogador técnico (Cuellar), do que fazer um pangaré jogar bola (caramujo). O massaraujo é menos um. Seremos hepta atuando com dez jogadores em campo.

      Escale o Cuellar como primeiro volante por três partidas e aí, sim, poderemos tirar as conclusões.

      Reply
  • denne disse:
    26/08/2016 às 13:18

    phoda-se o zé ricardin! torcedor cego que não tem o minimo senso sobre futebol para comentar deveria só assistir e comprar camiseta! Seus hotários… Não é de hoje que os treinadores que passa pelo Flamengo queimam jogadores de alto nível para apadrinhar alguns perebas que deveria pagar para vestir o manto. Entendam bem futebol é esporte, mas quando o assunto é Flamengo a coisa ganha proporções maiores…

    Reply
  • AMRS disse:
    26/08/2016 às 13:33

    Não sei qm tem q sair, mas o Cuellar tem q ser titular, é 1000 vezes mais participativo do que MA e Arão (nesse momento) junto.

    Muitos estão querendo colocar a culpa no Cuellar diante do figueirense, para poder justificar o MA de titular (isso é um absurdo para qm realmente analisa o jogo na sua realidade). Cuellar foi o cara que mais brigou no meio, marcando, brigando, dando opção na frente (pq o Arão tava morto)… claro q precisa melhorar na parte de posicionamento ( mas isso é ajustável, ninguém nasce sabendo), isso é dever do técnico.

    1° gol – falha coletiva

    2° gol – falha do Donati, junto com toda a defesa.

    3° gol – falha do Donati

    4° gol – falha da defesa, com colaboração do PV…

    Onde está o Cuellar aí??

    Digo mais, se ele entrar com MA e Arão, vamos sofres mais uma vez (jogo do Sport), pois a fase do Arão é terrível, e não podemos contar com o MA para nada, apenas a composição q ele engana trouxa (pois o Fla pega sufoco todo jogo e com ele em campo)… Torcer para que o Diego e zaga esteja inspirado!

    Reply
    • Ednei P. de Melo disse:
      26/08/2016 às 13:59

      Dizem que o pior cego é aquele que não quer ver… &;-D

      Reply
      • Weberty Rodrigues disse:
        26/08/2016 às 17:27

        Esse aí não seria tão ruim quanto ao cego que enxerga coisas inexistentes? Só raciocinando mesmo, pra mim essa discussão sobre volantes é bem inútil. O time está bem servido e isso é o que importa.

      • Ednei P. de Melo disse:
        26/08/2016 às 18:11

        Nisso, tenho que concordar! &;-D

      • AMRS disse:
        26/08/2016 às 18:33

        Ednei, uma pergunta apenas… com o MA em campo…vc ver o flamengo não pegando sufoco, e difícil o adversário entrar na area do Fla… o Fla tem uma boa saída de bola, não dar passe da zaga para o ataque, ou seja, ligação direta?

      • Ednei P. de Melo disse:
        26/08/2016 às 20:26

        Não entendi bem a pergunta… &;-D

    • Marcos Paulo disse:
      26/08/2016 às 14:05

      Hoje, o time do Flamengo é MA + 10.. O único jogador que pode substituir o MA nesse esquema é o Ronaldo. O Cuellar não é 1º volante… Ele faz o papel do Arão, deixando a zaga desprotegida.

      Reply
      • AMRS disse:
        26/08/2016 às 18:27

        Marcos…tud é questão de posicionamento… se o flamengo não tivesse pegando sufoco todo jogo, concordava q o MA faz bem ao time… mas não vejo isso, temos muita dificuldade em sair jogando (usamos muita ligação direta – Vaz) justamente por não termos um jogador capaz d fazer isso, MA se esconde, só aponta, e só faz o simples…toque para o lado e não sai dali… Cuellar é diferente, precisa apenas d orientação e treinamento na posição! Hj não existe mais isso, todos precisam saber marcar e jogar, e principalmente executar uma boa movimentação… Resumindo não gosto do futebol do MA… mas hj colocaria ele e o Cuellar…Arao melhorando o seu futebol…Cuellar e Arao!

      • Marcos Paulo disse:
        26/08/2016 às 23:03

        Concordo com o que disse do MA, porém mesmo ele não sabendo sair pra jogar, é o único que não deixa a zaga desguarnecida, deixando a parte da ligação zaga-meio pro Arão. O Cuellar só terá a vaga dele se ele se adaptar a posição, caso contrário disputa vaga com o Arão, que pelo que vem apresentando vai esquentar o banco.. Abraço, SRN!

  • Alberto Anjos disse:
    26/08/2016 às 13:41

    A verdade é que a comissão técnica do flamengo não gosta dos gringos. No último jogo ele tentou queimar o Mancuello. Todos sabem que ele rende de segundo volante pela esquerda e Alan Patrick rende de meia centralizado, pois bem, os dois foram escalados invertidos. Segundo tempo troca o Mancuello pelo Adryan e centraliza Alan Patrick, ou seja, quis queimar o gringo.

    Reply
  • Vitor Prado disse:
    26/08/2016 às 13:47

    Quero o Joninhas fofuxo de volta!

    Reply
    • Valmir disse:
      26/08/2016 às 14:43

      Tu é tricolor brother?

      Reply
      • Vitor Prado disse:
        26/08/2016 às 14:45

        Olá Valmir, boa tarde, não, não sou tricolor, sou flamenguista com toda a minha alma!

      • Valmir disse:
        26/08/2016 às 14:48

        Ah, valeu, é que esse teu comentário soou meio tricolor. SRN

      • Vitor Prado disse:
        26/08/2016 às 14:50

        Então, já estamos entendidos kkkkk, boa tarde cara!

      • Felipe Andrade disse:
        26/08/2016 às 15:24

        Esse cara é troll

      • Vitor Prado disse:
        26/08/2016 às 15:28

        Olá Felipe, boa tarde! Não, não é verdade, não sou nenhum troll.

      • Felipe Andrade disse:
        26/08/2016 às 18:00

        Vc faz uns comentários bem suspeitos

      • Vitor Prado disse:
        27/08/2016 às 10:27

        Como assim suspeitos?

    • Elvis Presley disse:
      26/08/2016 às 17:09

      Ih!

      Reply
  • Rodrigo Felix Dutra disse:
    26/08/2016 às 14:03

    Marcio Araujo nunca foi primeiro volante , foi adaptado a essa função esse ano . Eu acho engraçado dizerem que ele marca muito , porque na verdade ele so cerca porque em numeros ele tem 6 desarmes em 3 jogos e só contra Figueirense o Cuellar conseguiu 5 desarmes , deu botes errados que são justificados com falta de ritmo e tempo de bola . Além do mais jogou ao lado de um Arao apatico e um Alan Patrick que não ajuda na marcação . Olha a defesa e os laterais e o Cirino de ponta , quero ver por o Cuellar para jogar a frente da defesa titular com Pará , Rever , Vaz , Jorge , Muralha e jogando em um meio compacto com Arao , Mancuello como terceiro homem meio campo e Diego como armador , Diego tbm ajuda na recomposição e tem o Everton que e ponta mas tem uma excelente recomposição . Os caras poe Cuellar em um time lento e que a maioria dos jogadores tem ponto fraco marcação , ae poem MA em um time arrumado , veloz e que até o ponta ajuda muito na recomposição ( Everton ) . O cara joga com Jorge mil vezes melhor que Chiquinho , joga com uma dupla de zaga entrosada e com Vaz jogando muito , joga com Pará que em termos marcação sempre foi muito bom jogador desde o Grêmio e tbm tem Everton ajudando mt . Ae e muita covardia , quer ver quem e melhor escala Cuellar no time titular sem MA e vice versa . Escalar um com os melhores e o outro com os piores e covardia , além do que em 1 jogo Cuellar mesmo jogando em um meio de campo que só ele marcava conseguiu o praticamente o mesmo numero desarmes que MA teve em 3 jogos .

    Reply
    • Marcos Paulo disse:
      26/08/2016 às 14:06

      O Cuellar não estava no time na era Muricy ?

      Reply
      • Rodrigo Felix Dutra disse:
        26/08/2016 às 22:49

        Estava , mas ele não tinha Vaz , Rever , Para , Diego , Damiao e ainda Arao jogava como meia deixando Cuellar sozinho . MA e tão bom jogador que nenhum time demonstra interesse nele , agora Cuellar no banco interessa ao Boca Juniors , viu a diferença . De cão de guarda MA não tem nada , so sabe cercar tanto que tem menos desarmes que Arao que e segundo volante , lembrando que MA ainda jogou mais jogos .

    • Nick Sousa disse:
      26/08/2016 às 14:11

      Que conspiração…

      Reply
    • Ednei P. de Melo disse:
      26/08/2016 às 14:14

      Vamos lá… se compararmos 6 desarmes em 3 jogos com 5 desarmes em 2 jogos, a diferença não me parece tão grande. No entanto, o Márcio Araújo NÃO erra o bote, não faz falta à toa e muito menos toma cartões (nesse jogo, o Cuellar tomou um e já estava ficando estressadinho). E olha só que interessante: O Arão e o Alan Patrick TAMBÉM já jogaram junto com o Márcio!

      E pela sua postagem, a culpa do Cuellar não ter se saído bem é do time mal escalado! O grande diferencial do volante é justamente esse: quando o time vai mal, ele é a peça que mais se destaca! Lembro-me de uma fase em que o Flamengo ia muito mal (se não me engano, em 2010) e o Willians simplesmente sobrava em campo, assim como o próprio Cuellar que se saiu bem no primeiro semestre.

      Na boa, ACEITA QUE DÓI MENOS… &;-D

      Reply
      • Cosme Neves disse:
        26/08/2016 às 14:35

        Oh Ednei, o MA não toma cartão simplesmente pq prefere que o Fla tome gol ou fique sujeito a um lance de muito perigo…e isso pra não ficar fora do time, fora quando tira o pé das jogadas em lances capitais… Eu tenho enorme ojeriza por esse jogador (?)… Mas respeito a sua opinião… SRN

      • Ruan Pedro disse:
        26/08/2016 às 14:57

        Passivo, ma é passivo.

      • Ednei P. de Melo disse:
        27/08/2016 às 18:15

        Também respeito a sua. Mas continuo discordando… &;-D

      • Ruan Pedro disse:
        26/08/2016 às 14:56

        Cara, não.

      • Dieki disse:
        26/08/2016 às 15:44

        Cara, não precisa desse “aceita que dói menos”! Começou até bem, mas no final descaralhou tudo! A questão é que o time onde o MA joga é mais compacto. Esse de quarta lembrou o do Muricy. Nem Adílio e Andrade salvariam aquele time, de tão frouxo que estava. Num time mais compacto, provavelmente a qualidade do Cuéllar se sobressairia. Eu duvido, sinceramente, que o Cuellar cairia num lance semelhante ao do MA com o Calleri.

      • Ednei P. de Melo disse:
        26/08/2016 às 18:14

        “Eu duvido, sinceramente, que o Cuellar cairia num lance semelhante ao do MA com o Calleri.” — Esse foi um lance à parte e de fato, concordo contigo. Não porque um é ruim e o outro é bom, mas pelo simples fato do Cuellar ser mais encorpado e consequentemente, ser mais difícil de derrubar.

        Em parte, tem razão. Mas só vamos saber na prática no dia em que o Márcio tomar o 3o. cartão ou se contundir (o que vale dizer que vai ser lá para o dia 31 de fevereiro)… &;-D

      • AMRS disse:
        26/08/2016 às 20:47

        Kkk…Também, não marca, o maior ladrão de bola do time é o Arão…olha bem!, disse o Arão.

      • Ednei P. de Melo disse:
        27/08/2016 às 18:15

        Ele é o maior ladrão de bola porque DÁ O PRIMEIRO COMBATE no sistema defensivo, uma vez que o Márcio Araújo tem uma função mais focada na cobertura e recuperação. É como contestar o atacante de lado de campo que não faz tanto gols quanto o centroavante… &;-D

    • Cosme Neves disse:
      26/08/2016 às 14:31

      Cara, esse seu comentário vai ao encontro do que a maioria nesse espaço vem falando… A impressão que dá é q querem queimar o colombiano… Muita covardia… Se fosse o MA no lugar do Cuellar no jogo passado o estrago seria maior… SRN

      Reply
    • Luciano Pereira disse:
      26/08/2016 às 15:48

      Cuellar não sabe marcar. Rouba 10 bolas e dá 3 botes errados. Final das contas, prejuízo para o Flamengo.

      Reply
      • AMRS disse:
        26/08/2016 às 20:52

        Os botes do MA são perfeitos? E aqle contra o Sport?

    • Thiago Neves disse:
      26/08/2016 às 15:59

      Exatamente alguns ignorantes não enxergam isso é só ver os números, tanto que o inútil do Márcio Araujo mesmo sendo o cão de guarda do time é apenas o terceiro em desarmes do time ficando atrás do Jorge e do Arão, o único volante do campeonato que não ficou suspenso uma partida se quer no campeonato, pelo simples motivo que vc destacou ele só cerca não marca ninguém. Srn.

      Reply
    • Elvis Presley disse:
      26/08/2016 às 16:53

      Disse isso ali acima, e nem vi o seu post, que concordo com tudo.
      Acho que só podemos criticar o Cuellar depois de três jogos com os titulares (no mínimo).

      Reply
    • lucas macedo disse:
      26/08/2016 às 17:08

      Até agora eu não sei o que o Cuellar teve culpa pela partida horrorosa do Donato e Juan

      Reply
      • Andy Müller disse:
        26/08/2016 às 17:10

        Tbm não entendi…
        Eu não entendi nem porque o colombiano foi substituído.
        Tá parecendo queimação de filme proposital do Zé.

    • Gracilio Kondo Raposo disse:
      26/08/2016 às 19:57

      Estatística de desarmes não pode ser a única considerada na comparação entre Cuellar e Marcio Araujo.
      Cuellar tecnicamente é melhor mas falta a ele um desempenho tático melhor. Ele não guarda posição e dá muito bote em falso. Ou seja com isto dá espaços e assim enfraquece o sistema defensivo.
      Nao sei se é somente falta de ritmo isto mas ele foi muito bem contra o Grêmio até porque tinha boa proteção do operário Marcio Araujo por trás dele.
      Mancuello alterna em boas e péssimas partidas, acho que ele está devendo ainda e talvez não tenha encontrado o melhor posicionamento. Não acho injusto ele não se firmar no time como titular mas acho que ele tem potencial,
      Gabriel foi muito bem contra o Grêmio e prefiro ele no time do que Cirino, Fernandinho e Adryan. Deu muita mobilidade, deu bons passes diferente destes citados apesar de achar que p Adryan não tenha ido tão mal.

      Reply
  • Daniel Sodré disse:
    26/08/2016 às 14:33

    MA e +10

    Reply
  • Daniel Sodré disse:
    26/08/2016 às 14:40

    Oq vcs n entendem é que já passou a época de pegar ritmo, se pega no carioca e no inicio do Brasileiro. Oq vcs preferem, um time que alguns julgam inferior, mas, que vem ganhando no Brasileiro, que está no G4 e briga pelo título ou um time que alguns julgam superior que está sem “ritmo”, desentrosado e que passaram vergonha contra o todo poderoso Figueirense? Repito, tudo treinador de Brasfoot…

    Reply
    • Dieki disse:
      26/08/2016 às 15:41

      era óbvio que aquilo ia acontecer. Não foi um apagão, foi o óbvio de 8 jogadores que nunca atuaram juntos. Faz muito tempo que nossa zaga não toma gols de cabeça como tomou na quarta. Mas mesmo assim, uma prova de que nem tudo é o apocalipse, foi que perdemos com duas falhas individuais grosseiras. Ainda acho que o Donatti é melhor que o Réver, mas que precisa jogar mais para se entender com o Vaz. O que aconteceu de Vaz e Réver se entenderem de cara é algo muito incomum.

      Reply
      • Thiago Neves disse:
        26/08/2016 às 15:55

        E a culpa é do cuellar na cabeça uns entendidos que nunca jogaram bola.

    • DefendaSeuDinheiro disse:
      26/08/2016 às 15:46

      kkkk, boa!
      fora os modinhas.

      Reply
    • AMRS disse:
      26/08/2016 às 21:12

      Não estamos discutindo o time inteiro, apenas algumas peças q poderiam fazer o time evoluir mais ainda… por exemplo, ter mais consistência ofensiva, boa saída de bola, tentar vencer sem pegar esse sufoco todo, pois nem todo dia a sorte ajuda! Exemplo da discussão MA no time… com as peças q temos, realmente é necessário? Foi ele q deu um “pouco” mais de consistência defensiva?

      Reply
  • Giulia Vargas disse:
    26/08/2016 às 14:45

    Vamos aos pontos:

    Entendo a preferência por Cuéllar, mas no jogo de quarta deu pra notar o porquê dele ser reserva. Cuéllar ainda não consegue render como primeiro homem. O colombiano é muito bom no combate direto, quando sai a caça do adversário. Contudo, essa “caça” que ele faz muitas vezes detona a compactação da equipe e com isso, causa desiquilibrio no sistema defensivo. Outro fator determinante é que ele é 8 ou 80 pra dar o bote. Se acertar, ok, se errar, “fudeu”. Cuéllar não consegue fazer essa recuperação, o que deixa a defesa em extrema situação de perigo.
    Por mais que tecnicamente, Cuéllar seja bem superior ao Márcio Araújo, esses defeitos dele são primordiais para que o “Iniesta Negro” seja titular. Cuéllar vinha atuando como segundo volante no Júnior, porém diz saber fazer a posição de primeiro volante. Creio que só com um tempo de adaptação e treinamento ele fará essa parte com maior êxito.

    Sobre testar, é sempre válido, mas se parar pra observar: estamos no G4, próximos do líder; o time vem atuando bem; estamos numa fase decisiva do campeonato; o time já tem uma estrutura montada… Será que essa é uma boa hora pra fazer testes ?

    SRN

    Reply
    • Ruan Pedro disse:
      26/08/2016 às 14:56

      Só tentando contribuir com sua boa análise:

      Cuellar precisa entrar quando o time estiver atrás do placar. Ofensividade sem mudar o esquema.

      Reply
      • Giulia Vargas disse:
        26/08/2016 às 14:59

        Partilho da mesma ideia.

      • Thiago de Castro disse:
        26/08/2016 às 17:38

        Pode ser assim… mas acho q pode entrar na vaga do Arão tb… q caiu de produção…
        Cuellar n tem se mostrado eficiente como primeiro voltante jogado contra times mais fortes… era ótimo no Carioqueta.
        Mas no lugar do Arão acho que melhora a marcação sem perder no toque e na saída de bola

      • Ruan Pedro disse:
        26/08/2016 às 17:52

        Cuellar pra mim é o melhor meio campo que temos no momento.

      • AMRS disse:
        26/08/2016 às 21:02

        Junto com o Diego…combinaram, pode dar liga!

      • Ruan Pedro disse:
        27/08/2016 às 11:54

        Claro claro, Diego nem entra kkkk

    • Dieki disse:
      26/08/2016 às 15:39

      eu percebo que quanto temos o meio considerado ideal pela maioria (Arão, Cuellar, Manuello e Patrick), o time fica sem forma. O Cuéllar, nitidamente, não se entende com o Arão. O Mancú até consegue recompor, mas o Patrick é um a menos defensivamente, de modo que precisaria de muito treino, mas muito mesmo, para que esse meio ficasse compacto. O Ronaldo parece ser melhor primeiro volante, caberia testá-lo em um jogo com time de menor expressão nessa função.

      Reply
      • Elvis Presley disse:
        26/08/2016 às 17:00

        Concordo, e confesso que defendia essa escalação, mas agora com as atuações modorrentas de alan e arão, acho que o ideal seria testar Ronaldo, Cuellar, Mancuello e Diego. Só que não há mais tempo para testes, a não ser que uma determinada circunstância de jogo exija.

      • silasT disse:
        27/08/2016 às 22:48

        Cuellar é 2 volante, n é primeiro msm n. Agr n entendo as criticas ao AP, não fez uma atuação medorrenta na última partida e vinha tendo uma sequência de gols e assistências mt boas esse ano. Se for pra escolher entre: Cuellar x Arão e Mancu x AP, que seja por meritocracia das atuações.

      • Elvis Presley disse:
        27/08/2016 às 22:56

        Sei lá, Silas, eu continuo achando que ele pode jogar nas duas, mesmo que pareça que ele atue mais à vontade de segundo, mas para mim isso é só uma questão de orientação e treinamento, até pq araujo tb é segundo, veio para o lugar do Elias, lembra? Ele foi improvisado de primeiro e foi ficando.
        Eu penso o seguinte, Silas, se o cara é técnico, é mais fácil vc ensinar o posicionamento pra ele, do que ensinar um cabeça de bagre a ser técnico, no caso do limitadíssimo ma.
        MAs entendo que é uma questão de predileção. Eu acho o ma um acinte ao futebol.
        abs

    • DefendaSeuDinheiro disse:
      26/08/2016 às 15:45

      Testes foram feitos na sulamericana … No brasileirão só testar se for necessário, ou seja, o jogador da posição estiver suspenso, machucado, servindo a seleção do seu país ou cair de qualidade vertiginosamente.

      Reply
    • Rafael Marques disse:
      26/08/2016 às 16:34

      Se acertar, ok, se errar, “fudeu”. – Ahahaha exatamente o que penso. O cara só vai de primeira, tem horas q tem q dar uma cercada.

      Reply
    • lucas macedo disse:
      26/08/2016 às 19:01

      Ou na vaga do MA ou do Arão.

      o Cuellar não é reserva nesse time aí.

      Quando foi a última partida boa do Arão? Esse papo de seleção mexeu com o garoto.

      Mas ainda acho que é Cuellar e Arão no meio de campo. MA é muito ruim e omisso.

      Reply
    • AMRS disse:
      26/08/2016 às 21:01

      Pois é Giulia…concordo, mas não acredito q uma boa orientação demore tanto tempo assim… e outra, não vejo essa proteção toda q o MA faz… todo o jogo o Fla pega sufoco…Além disso todo jogo o Fla abusa da ligação direta com o Vaz principalmente.. justamente por não ter ninguém capaz (dois primeiro homens d meio) de sair jogando. Praticamente se escondem… Cuellar é diferente, erra pelos exageros ( fácil de contornar), mas não é omisso.

      Reply
      • Douglas Galvão disse:
        26/08/2016 às 21:08

        AMRS, está perfeito o seu comentário.

    • Douglas Galvão disse:
      26/08/2016 às 21:31

      Menina, você é uma excelente comentarista, mas desta vez me pareceu ter sido convencida pelos “entendidos” pra “descobrir” qualidades no MA, coisa que NÃO EXISTE, infelizmente!
      As falhas existentes nos gols da goleada que tomamos do fraco Figueirense, foram individuais, 2 do P V, 1 do DONATTI, 1 do JUAN – fruto do desentrosamento de uma zaga formada por “jogadores parados” e “que vinham de lesão”, além de alguns deles NUNCA terem jogado juntos!

      Podemos tambem observar que no posicionamento dos jogadores em campo “não tivemos” um cabeça de área(1º volante) definido, ninguem ocupou aquele espaço a frente dos zagueiros que ficaram o tempo todo no mano a mano com os atacantes, sem proteção, além do agravante dos laterais medíocres escalados que deixavam um buraco nas costas e tambem não marcaram nem apoiaram com eficiência.
      Não podemos “culpar” o bom CUELLAR que já demonstrou ter qualidades técnicas e nem atestar que o MA é melhor que ele pra fazer a função de proteger a frente da zaga, isso é de uma ingenuidade gritante!

      Lembre-se que essa é apenas a minha opinião particular

      Aquele abraço

      Reply
      • Elvis Presley disse:
        27/08/2016 às 02:05

        Ela é fake, Douglas, já foi desmascarada aqui.

  • Marcus Moreno disse:
    26/08/2016 às 14:55

    O que se viu contra o Figueirense é que o Zé Ricardo não sabe usar o plantel que tem. Só isso…

    Reply
    • Douglas Galvão disse:
      26/08/2016 às 20:37

      Parabéns, Marcus Moreno, pelo comentário sucinto mas que retrata uma verdade absoluta.
      Entregaram uma FERRARI para um motoqueiro de “cinquentinha” pilotar – NÃO PODERIA DAR CERTO, NUNCA!

      Reply
  • rafa disse:
    26/08/2016 às 15:01

    Marcio araujo tem que ser titular , ele e o mestre dos mestres na arre suave de roubar bolas.Cuellar disputa posição com arao.Ronaldo e que vai entrar no lugar de marcio araujo no ano que vem isso sr a diretoria nao inventar um gringo desengonçado tipo donati ou manc.u

    Reply
    • DefendaSeuDinheiro disse:
      26/08/2016 às 16:09

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Reply
  • Vitor Prado disse:
    26/08/2016 às 15:04

    Volto a repetir que seria bom se o Flamengo não tivesse emprestado o Jonas.

    Reply
    • DefendaSeuDinheiro disse:
      26/08/2016 às 15:43

      Jogador muito atabalhoado…fazia faltas ríspidas, sempre um perigo de ser expulso..MA quase não faz faltas e rouba muitas bolas.

      Reply
      • Vitor Prado disse:
        26/08/2016 às 15:51

        Olá DefendaSeuDinheiro, uma boa tarde, pois é, ele tinha esse comportamento em campo, na minha opinião, porque ainda não estava psicologicamente preparado para atuar em uma equipe da grandeza do Flamengo, ele é um cara muito simples, não é fácil ser um jogador do Comercial de Campo Maior – PI e Sampaio Correa e de repente se transferir para um time como o Flamengo deve chegar a ser um ´choque´

      • Rodrigo Andrade disse:
        27/08/2016 às 00:37

        Rouba muitas bolas? Só vejo se escondendo da bola e das divididas o jogo inteiro.

      • DefendaSeuDinheiro disse:
        27/08/2016 às 23:35

        veja as estatísticas do MA, um dos maiores roubadores de bola do fla e do campeonato

  • Luciano Pereira disse:
    26/08/2016 às 15:29

    Cuellar no lugar de Márcio Araújo é uma ideia não muito inteligente. Esse último jogo ficou provado que tanto Cuellar, quanto Arão jogam na mesma posição. O colombiano é um péssimo primeiro volante, Se colocar o time dos pesadelos que muitos supõem ser o ideal, será uma piaba atrás da outra.

    Reply
    • Thiago Neves disse:
      26/08/2016 às 15:50

      Explica ai péssimo porque ? Rouba mais bolas que o fdp do Márcio Araujo se posiciona melhor ainda tem uma ótima saída de bola.

      Reply
      • Luciano Pereira disse:
        26/08/2016 às 15:52

        Ele não sabe marcar. Rouba 10 bolas e dá 3 botes errados. Sabe quem paga o preço por isso?

  • Rafael Mengão disse:
    26/08/2016 às 15:34

    Alguns defensores do ZR agora querem colocar a culpa no Cuellar , tentando justificar o pal que levamos do Figueirense.

    Reply
    • Nick Sousa disse:
      26/08/2016 às 16:08

      é um dos culpados

      Reply
      • Rafael Mengão disse:
        26/08/2016 às 16:55

        Veja os jogos do Flamengo e vc vai vê que o time não tem uma jogada , a culpa não é do jogador a culpa é do técnico , só que tem um grupinhos de Ricardetes que não aceitam isso.

      • Nick Sousa disse:
        26/08/2016 às 16:57

        Creio que o flamengo não tem tabelas, triangulações, etc pela limitação dos pontas, mas com dois meias lentos não creio que funcionaria também. SRN

      • Rafael Mengão disse:
        26/08/2016 às 17:00

        Flamengo e um time previsível , todo mundo sabe a jogada do Flamengo , Bola nos pontas , ou nos laterais e Bola alçada na área..A maioria dos gols do Flamengo são em jogadas individuais um chute de longe , quando o individual não aparece o time some , pois o coletivo e fraquíssimo.

      • Nick Sousa disse:
        26/08/2016 às 17:03

        Acho o contrário, tem muitos individuais fracos e mesmo assim fazemos partidas boazinhas por causa do coletivo

      • Rafael Mengão disse:
        26/08/2016 às 17:05

        Pra mim o coletivo do Flamengo e fraco , basta vc vê os jogos.

      • joão dias disse:
        26/08/2016 às 20:51

        Brother. Como está o vasco? Já se recuperaram do baile com o time titular? Aqui tivemos um time cheio de gringos contra o figueirense e tomamos.

      • Tude Lima Rocha disse:
        26/08/2016 às 18:20

        Pra mim o problema foi a pouca experiência do treinador. Não era jogo para dar ritmo em alguns jogadores. Era jogo eliminatório. As escalações, várias já deram certo. Essa mesma escalação, se os jogadores da defesa estivessem bem, poderia dar certo, no mesmo nível que outras também poderiam. O trabalho do Muricy foi excelente junto ao Rodrigo. O time é realmente forte. O elenco é bom. E com a chegada do Diego então…

    • Elvis Presley disse:
      26/08/2016 às 16:33

      Ah!, Quem se importa com as ricardetes!?

      Se ele for culpado, como ficam arão, cirino, avenida chiquinho, e a zaga?

      E quem escalou? Fui eu? Você?

      Basta analisar os gols?

      Reply
      • Rafael Mengão disse:
        26/08/2016 às 16:57

        As Ricardetes , estão querendo fuder o colombiano , colocando a culpa exclusivamente em cima dele pra defender o ZR .

    • Nick Sousa disse:
      26/08/2016 às 16:39

      pal?

      Reply
    • Ruan Pedro disse:
      26/08/2016 às 16:40

      Tá ai meu garoto, vocabulário novo em!

      Como anda a preparação do jogo do Vasco, tudo certo?

      Reply
    • joão dias disse:
      26/08/2016 às 20:48

      Cuellar estabanado. Não sabe marcar. Não ganha uma dividida sem fazer falta. Prefiro o MA mesmo. Torço para que o ano que vem o fla contrate um 1 volante top. Por enquanto, deixem o MA lá. Estou morrendo de rir dos cuellarzetes, entrou no lugar do MA e passou vergonha!!!!! Kkkkkk hilário…

      Reply
  • Luciano Pereira disse:
    26/08/2016 às 15:35

    TIME DOS PESADELOS: Paulo Victor, Rodinei, Juan, Donatti, Chiquinho, Cuellar, Arão, Mancuello, Cirino, Alan Patrick e Guerrero.

    TIME COMPETITIVO: Muralha, Pará, Réver, Vaz, Jorge, MÁRCIO ARAÚJO, Cuellar, Mancuello, Diego, Damião e Guerrero.

    Reply
    • Vitor Prado disse:
      26/08/2016 às 15:37

      Olá Luciano, boa tarde! e eu creio que o time competitivo ficaria ainda melhor se tivéssemos o Jonas.

      Reply
      • Luciano Pereira disse:
        26/08/2016 às 15:39

        Não seria nada mal, se o Jonas estivesse no Flamengo.

      • Vitor Prado disse:
        26/08/2016 às 15:41

        Pois é, ele é um baita volante, não foi por acaso que ele se destacou bastante no Sampaio Correa, acredito que ele só estava precisando se ajustar psicologicamente no Flamengo.

      • Luciano Pereira disse:
        26/08/2016 às 15:42

        Com essa passagem pela Europa, tenho certeza que ele vai amadurecer.

      • Nick Sousa disse:
        26/08/2016 às 16:08

        jonas não acerta passe de 5 metros

      • Vitor Prado disse:
        26/08/2016 às 16:12

        Olá Nick, boa tarde! é como eu já disse o Jonas não foi um baita volante no Sampaio Correa e no Comercial-PI por acaso. O problema dele no Fla devia ser psicológico creio eu que nada que uma boa orientação não resolvesse.

      • Nick Sousa disse:
        26/08/2016 às 16:22

        A parte psicológica é em relação aos cartões bobos que ele ganhava, mas com a bola no pé até o MA tem mais técnica, mas eu reconheco o valor dele, o cara é impossível se ser driblado!

      • Victor Hugo disse:
        26/08/2016 às 18:05

        Também se driblar ele arranca a perna

  • Rafael Mengão disse:
    26/08/2016 às 15:41

    Os volantes tem que ser Ronaldo e Cuellar..Márcio Araujo tem que jogar no ibis. jogador que comemora eliminação , tem que apanhar de cinto e ter o contrato rescindido

    Reply
    • Thiago Neves disse:
      26/08/2016 às 15:47

      Impressionante como tem uns desgraçados que ainda apóiam esse merda do caramujo além de horrível ainda caga e anda pro Flamengo vide aquela declaração na eliminação da sul minas rio

      Reply
      • Rafael Mengão disse:
        26/08/2016 às 15:49

        A maioria e garotada que não sabe nada de futebol

      • thiago disse:
        26/08/2016 às 16:39

        foda é q vão renovar com o peste por mais três anos! Vai sair nunca do time!

    • Nick Sousa disse:
      26/08/2016 às 16:41

      Arão não merece virar reserva por duas partidas ruins, eu só tiraria se essa má fase durar muito

      Reply
  • DefendaSeuDinheiro disse:
    26/08/2016 às 15:42

    Também gostaria de ver um jogo com Adryan começando entre os titulares no lugar do Gabriel.

    Reply
    • Rafael Mengão disse:
      26/08/2016 às 15:48

      Eu tbm gostaria de vê , mas qm seria o técnico?

      Reply
      • Ruan Pedro disse:
        26/08/2016 às 16:46

        Joel Santana.

      • Nick Sousa disse:
        26/08/2016 às 16:46

        Ney Franco

      • Elvis Presley disse:
        26/08/2016 às 16:49

        Silas.

      • Ruan Pedro disse:
        26/08/2016 às 16:49

        Meu Deus, Silas..

        Obrigado Deus, por nunca termos caído.

      • Nick Sousa disse:
        26/08/2016 às 16:55

        kk Silas acabou de ser demitido do avaí

      • Rafael Carlini Alberto disse:
        26/08/2016 às 17:18

        Cristóvão Borges

      • DefendaSeuDinheiro disse:
        27/08/2016 às 23:36

        rsrsrs, as opções dele de ponta estão se esgotando, para ter posto o gabriel, é por que tá feio demais cirino e fernandinho… a vez do adryan está chegando, principalmente por que o ederson tá machucado ainda… e sheik aposentado

  • Elvis Presley disse:
    26/08/2016 às 16:29

    Sabemos que todos os jogadores passam por altos e baixos, mas acho importante que se perceba que deve jogar aquele que tem a melhor técnica, sempre, além, é claro, do melhor condicionamento, e da vontade e aplicação tática. (Basta citar os casos do Vaz e Pará, jogadores medianos, mas que vem preenchendo os requisitos acima com certa regularidade). O problema é quando não se privilegia a técnica, em função apenas do tático.

    Por exemplo, tem gente que defende qualquer decisão do treineiro sem refletir o próprio argumento, dizendo que Cuellar não pode ser primeiro volante e Ronaldo ainda é muito cru, já que, segundo o treineiro, o massaraujo deve ser titular absoluto (mesmo depois de falhas grotescas contra chorintians, figueirense, são paulo, botafogo, etc, etc, etc). Ora, se assim for, lembremos que massaraujo não é primeiro volante, ele é segundo, e foi trazido pelo wallin (aquele amigo do sampaoli) para tapar o buraco pela saída do Elias.

    Logo, creio que é mais fácil orientar uma nova função e posicionamento de um jogador técnico, do que ensinar a técnica a um jogador pangaré, não é mesmo?
    E aí, entra o fator ritmo de jogo, como vimos no meio da semana. Ali são na maioria bons jogadores, mas que estavam sem ritmo, e isso pesou.

    Enfim, creio que só poderemos afirmar que Cuellar não serve para primeiro volante ou até mesmo Ronaldo, depois de três partidas no mínimo entre os titulares. Sabemos que ambos têm muito mais técnica que o caramujo, mas precisam de uma sequência de jogos para ganhar ritmo. Mas será que o treineiro dará essa chance a eles? Parece que não. Pelo visto, há jogadores ali que são preferidos, já que mesmo não mostrando nada em campo continuam titulares ou como primeira opção, como o próprio caramujo, cirino, alan, fernandinho, gabriel e chiquinho. Além disso, Arão e Guerrero não vêm mostrando grande coisa.

    Continuo batendo na mesma tecla, os melhores devem sempre jogar. O problema é se o treineiro tem seus ‘homens de confiança’, o que chamamos de panela.

    Reply
    • Nick Sousa disse:
      26/08/2016 às 16:34

      Os melhores nem sempre são os que tem mais técnica, mas que cumprem melhor a função. Ñ to apoiando ou defendendo ninguém, mas vamos parar de falar sobre essas supostas panelas que só jogadores que a torcida não gosta fazem….

      Reply
      • Ruan Pedro disse:
        26/08/2016 às 16:36

        Eu não vejo panela nenhum. O errado é ele ter como jogador de confiança esse iniesta negro que eu nunca critiquei! Isso é equivocado. Se tivesse panela, Sheik já tinha entrado no último jogo e etc..

      • Nick Sousa disse:
        26/08/2016 às 16:37

        kkk esse negócio de iniesta negro ainda vai virar meme

      • Elvis Presley disse:
        26/08/2016 às 17:19

        Como assim não há panela, Ruan? O Cuellar, Mancuello, Tiago Santos, Adryan ou Ronaldo jamais ganharam as inúmeras chances que o massaraujo, arão, alan, cirino, fernandinho e gabriel ganham. Isso é um fato. Não há como discordar disso, basta rever o primeiro turno.

      • Ruan Pedro disse:
        26/08/2016 às 17:50

        Na minha definição fe panela, o Sheik seria o presidente dela kkkkk por isso que eu não concordo muito.

        Mas preferir estes que citou, e colocar os Cirinos, realmente. Se bem que o Adryan me recepcionou na última, teve uns minutos mais, porém ainda quero ver bem mais pra analisar

      • Elvis Presley disse:
        26/08/2016 às 17:17

        Isso é um fato. Não há como discordar disso, basta rever o primeiro turno.

    • Ednei P. de Melo disse:
      26/08/2016 às 18:28

      Existe um vídeo no Youtube intitulado “Márcio Araújo Flamengo Guadagno Sports”. Assista-o e depois volte aqui para justificar o argumento de que o cara é “sem eficiência, sem técnica, sem velocidade, pangaré” e outros termos do gênero… &;-D

      Reply
      • Elvis Presley disse:
        26/08/2016 às 20:08

        Vc tá de sacanagem?

        Vc acha mesmo que eu vou assistir vídeo do massaraujo no youtube para me convencer que ele é bom jogador?

        Vou encarar isso como uma alucinação sua.

        Tenho mais o que fazer.

  • Ruan Pedro disse:
    26/08/2016 às 16:34

    Todo mundo aqui sempre pediu dois meias, sempre! SEMPRE!

    Sempre entendi a opção tática do Zé Ricardo pelo esquema que ele abraça (Já já aparece o menino Rafael Vascão pra me chamar de Ricardete kkkk aguardando o garoto). Dois meias, na concepção de jogo dele, requer um baita esforço coletivo, e isso é susceptível a dois fatores: TREINAMENTO e RITMO DE JOGO.

    Estamos disputando a ponta. Não há tempo para treinar, quanto mais pra dar ritmo (quando tentamos, esses boçais me tomam 4 gols do Figueirense, puta que te pariu).

    No papel, o time precisa dos melhores. Na prática, o time precisa funcionar e anular o adversário o maximo possível. Eu também quero ver dois meias, triangulações e o escambal todo! Tá todo mundo junto nessa!

    Eu preciso deixar registrado mais uma vez: 3 meias, sendo Diego Patrick e Mancuello é lindo, só no seu FIFA 16.

    Não vai jogar, não dá pra jogar. Não dá! “Ah mais o técnico tem que montar um time com oe melhorZZzzZZZzzzZz..” Não vai nem tentar, temos que classificar pra essa libertadores, porra! Ao meu ver o Cuellar joga de primeiro fácil, precisa de ritmo e de uma semana de treinamentos com o Zé gritando no ouvido dele o posicionamento correto, por que qualidade tem de sobra.

    Mas ok, vai de Márcio Araujo? TAMO JUNTO! Vou torcer pra esse imbecil boçal de merda que eu nunca critiquei comer a bola, desarmar até o Paquistão e reinar no meio campo! Como eu disse, temos que ganhar, e se tá funcionando assim, sem o esquema e sem os jogadores que eu quero, então muleque, vamo pra dentro!

    OBSERVAÇÃO: SE PERDER PRA CHAPECOENSE, TUDO CONTINUA VÁLIDO! A distãncia do céu e do inferno, por mais que pra alguns é só de um jogo e uma atuação, é muito maior!

    SRN!

    Reply
    • Nick Sousa disse:
      26/08/2016 às 16:36

      SRN!

      Reply
    • Elvis Presley disse:
      26/08/2016 às 16:40

      Esse é o problema, Ruan, não há mais tempo para testes.
      E acho que o time contra o gremio deveria ser mantido pra domingo. MAs, o treineiro não vai barrar arão e guerrero, ainda mais porque são da panela, e o peruano ainda não jogou com o diego.

      Reply
      • Nick Sousa disse:
        26/08/2016 às 16:42

        Guerrero logo vai pra seleção peruana, é justo ele ter essa chance de mostrar serviço e deixar uma boa impressão

      • Ruan Pedro disse:
        26/08/2016 às 16:43

        Justo não é. Mas nem tudo é baseado em justiça.

        Justiça é jogar quem está em boa fase, e pode entrar sem proporcionar muitas mudanças ao time.

      • Nick Sousa disse:
        26/08/2016 às 16:46

        Ñ dá pra dizer q o Guerrero está em má fase até outro dia tava fazendo gols a rodo e Damião só jogou uma partida, se o Damião for tão bem quanto foi contra o grêmio nas duas partidas em que o guerrero estiver fora daí ele merece a titularidade

      • Elvis Presley disse:
        26/08/2016 às 16:47

        Verdade. Mas, ele se arrastou em campo contra sport e figueirense.

      • Tucano disse:
        26/08/2016 às 17:08

        Elvis elenco fraco é assim, um jogo bem, outro mais ou menos, dois ruins , é igual ao flamengo, não temos uma sequência de 5, 6 partidas ao menos boas. E o Zé dando desculpas, o Dp planejando errado, de vez em quando um vexame, penso que já passou da hora de mudar isso, não dá mais pra aguentar a inércia desse DP de futebol, ninguém fica injuriado com esses vexames, com o que a mídia fala, com os roubos dos juízes, eles não defendem o flamengo. Xii já tô melancólico de novo, esse não é o flamengo.

      • Elvis Presley disse:
        26/08/2016 às 17:22

        kkk

      • Ruan Pedro disse:
        26/08/2016 às 16:48

        Talvez a nossa definição de “gols a rodo” seja um tanto quanto diferente kkkk

        Ele vinha cumprindo bem seu papel.

        Damião entrou e fez o que o Guerrero não fez até hoje: carrinho o goleiro, correu atrás de volante, parecia que era o último jogo da vida dele.

        Mas vá lá, nem me preocupo muito com isso. O time da Chapecoense, o contra ataque deles, é o mais preocupante. Nosso time vai entrar bem organizado, acredito nisso.

      • Nick Sousa disse:
        26/08/2016 às 16:54

        Posso ter exagerado no gols a rodo, mas esse negócio de credenciar jogador a ser titular por uma boa partida é perigoso, o próprio guerrero também estreou mto bem pelo fla e não manteve o nível

      • AMRS disse:
        26/08/2016 às 20:40

        Se ele repetir o time q jogou contra o Sport perde… ainda bem q já temos o Diego d diferente… agora precisa ter coragem e manter o Cuellar…qm sai tira par ou ímpar MA e Arão (preferia o Arão, mas como o momento dele é ruim, ta complicado).

      • Ruan Pedro disse:
        26/08/2016 às 16:42

        Tenho certeza que não irá, por mais que eu ache que deveria.

        Cuellar jogaria sua terceira partida seguida, e vou te falar em.. gostei mais dele ali de segundo homem, do que o Arão vem produzindo.

        Chuta muito melhor, é mais ágil. Não to desmerecendo o Arão, tem totais condições de recuperar a boa fase, é ótimo jogador também. Complicado.

      • Elvis Presley disse:
        26/08/2016 às 16:45

        Tb achei que ele jogou melhor que o Arão vem jogando. Ficamos agora com a curiosidade de ver Ronaldo e Cuellar, MAncuello e Diego, formando o meio, mas não há mais tempo para testes, tem que trocar pneu com o carro andando, diante das circunstâncias de cada jogo.
        Vamos Flamengo!

      • silasT disse:
        27/08/2016 às 22:35

        Não acha que o AP deveria ser titular ao lado do Diego? Foi melhor que o mancu na derrota por 4×2,

      • Elvis Presley disse:
        27/08/2016 às 22:44

        Na boa, Silas, eu não achei. Aliás ninhguém foi bem.
        Para mim o ap vem jogando de modo apático já faz tempo, e ele não volta, é fominha, cisca demais sem objetividade as vezes recuando a bola do campo adversário lá para a nossa defesa, enquanto Mancuello busca mais o jogo, se movimenta e recompõe a marcação, enfim, participa mais do jogo, enquanto o ap se esconde. É o que eu acho.

      • silasT disse:
        27/08/2016 às 22:52

        Cuéllar claramente é 2 volante. Até por isso não conseguiu barrar o MA. Mas venho tendo a impressão que o Zé já percebeu isso, ate msm no treino de hj o pôs na posição do Arão.

      • Ednei P. de Melo disse:
        26/08/2016 às 18:22

        “Cuellar jogaria sua terceira partida seguida, e vou te falar em.. gostei mais dele ali de segundo homem, do que o Arão vem produzindo.” — Depende das circunstâncias do jogo…

        Se é para exercer MESMO a função de volante (que primáriamente é marcar), considero o Cuellar a opção ideal para o 2o volante; mas, dado o volume de jogo e a assistência ao sistema ofensivo que o Arão vem fazendo durante o ano todo, fica difícil mantê-lo na reserva especialmente se precisarmos de uma postura mais ofensiva do time. Neste caso, o Arão concorreria com o Mancuello pela posição de 3o. volante. Isso se o Flamengo não jogar em um 4-4-2…

        Uma coisa é certa: o Zé Ricardo tem uma “boa” dor de cabeça… &;-D

      • Ruan Pedro disse:
        27/08/2016 às 12:38

        Você estuda futebol?

        Tá fazendo curso da UEFA?

      • Elvis Presley disse:
        27/08/2016 às 22:48

        Vc não sabia? Ele é o nosso professor aqui.
        Eu fico super atento quando ele posta algo e logo pego papel e caneta, e tb salvo em arquivo, claro, pois são conhecimentos inestimáveis do professor Ednei Pé de Chinelo.

      • Ruan Pedro disse:
        27/08/2016 às 23:32

        Esse aí não aguentaria nem 3 semanas no comando do Sampaio Corrêa.

      • Elvis Presley disse:
        28/08/2016 às 00:09

        kkk Magister Ednei Pé de Chinelo.

      • AMRS disse:
        26/08/2016 às 20:35

        Boa Ruan.. penso assim tb… MA tem sorte… qdo não e a teimosia do Zé…o Arão entra nessa fase ruim…

      • Tucano disse:
        26/08/2016 às 17:00

        Elvis, queria ver o Ronaldo nesse time, acho que seria melhor que todos os outros volantes.

      • Elvis Presley disse:
        26/08/2016 às 17:05

        Eu tb.
        Nesse momento, depois de ver arão e alan mortinhos em campo nas últimas partidas, queria ver, com as possíveis substituições em parênteses:

        Muralha, Jorge, Rever, VAz e Pará; Ronaldo, Cuellar, Mancuello (Adryan) e Diego; Everton (Tiago Santos) e Guerrero (Damião)

      • Nick Sousa disse:
        26/08/2016 às 17:05

        todo mundo que a gente ainda viu joga pouco parece ser a melhor opção, ronaldo, adryan, thiago santos, mas nem sempre é assim, mas torço pra que de fato o Ronaldo arrebente!

      • Elvis Presley disse:
        26/08/2016 às 17:20

        Pois, é, porque tem que dar sequência pros caras adquirirem ritmo e ganharem confiança.

      • Ednei P. de Melo disse:
        26/08/2016 às 18:19

        “MAs, o treineiro não vai barrar arão e guerrero, ainda mais porque são da panela, e o peruano ainda não jogou com o diego.” — Como é que o jogador vai adquirir confiança, se por causa de um ou outro jogo que ele joga mal é logo substituído? &;-D

    • Manoel Belarmino disse:
      26/08/2016 às 17:56

      Klopp amanhã 8:30…vai?

      Reply
      • Ruan Pedro disse:
        27/08/2016 às 12:38

        Tô triste. Kkkkkk

      • Manoel Belarmino disse:
        27/08/2016 às 19:23

        Empatar com o tottenham é normal, o problema foi a rodada passada quando ele perdeu para o burnley, acho que eles entraram de salto alto por ter feito 4 no barça, 4 no arsenal ai levou um gol e n teve como reverter depois, acho que foi pscicologio, e o Guardiola vem firme….vamos ver….esta muito cedo ainda.

      • Ruan Pedro disse:
        27/08/2016 às 20:30

        Firmino até que jogou regularmente bem. Isso me surpreendeu. Estamos bem em, esse ano espero brigar até o fim!

      • Ruan Pedro disse:
        27/08/2016 às 12:38

        Borussia ganhou peloe menos

    • Ednei P. de Melo disse:
      26/08/2016 às 18:17

      “No papel, o time precisa dos melhores. NA PRÁTICA, O TIME PRECISA FUNCIONAR E ANULAR O ADVERSÁRIO o maximo possível. Eu também quero ver dois meias, triangulações e o escambal todo! Tá todo mundo junto nessa!” — ATÉ QUE ENFIM, ALGUÉM ENTENDEU!!! &;-D

      Reply
      • Ruan Pedro disse:
        26/08/2016 às 18:18

        Cara, de novo isso?

        Você não é doutrinador não bixo, sei disso desde sempre!

      • Elvis Presley disse:
        26/08/2016 às 19:05

        Ele tem opinião pra tudo, corrige a todos que pensam diferente dele e muitas vezes com estupidez. Se acha o dono da razão, mas é apenas um declamador de fezes.

      • Ruan Pedro disse:
        27/08/2016 às 12:02

        Kkkkkkk ele é maluco, segunda vez que ele vem com essa pra cima de mim, de que eu finalmente entendi kkkkkkk caguei pra ele!

        Ele pode ter opinião pra tudo, só não precisa ficar como se fosse o Guardiola da várzea.

      • lucas macedo disse:
        26/08/2016 às 19:05

        Eu quero saber como anula o adversário com a bola batendo e voltando nos nossos pontas, que não sabem dar passe de dois metros.

        Quando se tem três bons atacantes se usa. Quando não se tem não da pra forçar.

  • Tude Lima Rocha disse:
    26/08/2016 às 17:52

    É muita desculpa para o simples. Zé errou na programação. Não dá para entrar em jogo eliminatório com a linha inteira de trás sem ritmo. Juan mais de mês parado, Rodnei idem, Chiquinho ainda não esta no nível do elenco, Donatti jogou apenas meia hora nos últimos trinta dias. Esse não era jogo para dar ritmo. Simples assim.

    Reply
    • Murilo LaRock disse:
      26/08/2016 às 21:25

      Também achei muita ousadia dele testar todo um sistema defensivo reserva de uma vez, com dois jogadores voltando de contusão

      Reply
      • Nick Sousa disse:
        27/08/2016 às 00:07

        Ñ era da falta de ousadia que alguns torcedores reclamavam?

      • Murilo LaRock disse:
        27/08/2016 às 11:52

        Tudo na vida requer bom senso. Isso faltou ao Zé Ricardo no jogo do Figueirense, onde poderia ao menos levar os destaques da partida contra o Grêmio, alem de algum jogador do sistema defensivo titular.

    • Flavio disse:
      26/08/2016 às 22:32

      Chiquinho nunca estará em nenhum nível que não o dele mesmo. Rs…

      Reply
  • Nick Sousa disse:
    26/08/2016 às 18:10

    ..

    Reply
  • Adriano Gomes disse:
    26/08/2016 às 20:18

    As falhas foram individuais e não do esquema.
    Toda a zaga jogou muito mal formada por PV, Rodinei, Juan, Donatti e Chiquinho. Os cinco foram horríveis nesse jogo. Jogo forte do Donatti que é pelo alto nesse jogo foi horrível.

    Acredito que foi apenas um jogo péssimo. Juan e Rodinei são bons jogadores. PV não é lá essas coisas mas nesse jogo foi muito pior que em outros jogos. Chiquinho e Fernandinho não deviam nem ser contratados.

    Reply
  • Douglas Galvão disse:
    26/08/2016 às 20:20

    Rodrigo Coli, já estou de “saco cheio” de ver escreverem colunas elogiando o MA e dizendo que ele é indispensável ao time. Qual a intenção nisso?
    Quem tem um pouquinho de conhecimento e experiencia no futebol tem certeza da INUTILIDADE desse jogador para qualquer time, seja de série A, B, C ou mesmo a D.

    Vamos acabar com isso! Todo dia tem coluna tecendo os maiores elogios e “inventando” qualidades que dizem o MA possuir, tudo isso é pura teimosia, burrice e, porque não dizer, pura SACANAGEM, pois, o cara NÃO JOGA NADA, é um “baixo astral”, desinteressado e que passa o tempo todo se escondendo das jogadas a ponto de já ter ficado mais de 10 minutos sem tocar na bola durante um jogo.

    Você tá brincando conosco, sendo irônico ou “ganhando algum por fora” pra dizer isso???????

    Reply
    • Elvis Presley disse:
      26/08/2016 às 20:24

      Jamais esquecerei dessa frase:

      “Foi ótimo perdermos e sermos desclassificados da Primeira Liga, pois assim poderemos descansar.”

      Ass: Marcio Araujo, o crack.

      Reply
      • Douglas Galvão disse:
        26/08/2016 às 20:41

        Elvis, era pra ele ter sido demitido sumariamente após uma declaração dessas que demonstrou o DESINTERESSE e a IRRESPONSABILIDADE dele!
        O que se pode pensar depois de ouvir isso – que ele jogou pra perder pra poder descansar???????

      • Nick Sousa disse:
        27/08/2016 às 00:04

        Ñ acho o ma indispensável, como não acho o zé burro por mantê-lo

      • Douglas Galvão disse:
        27/08/2016 às 14:15

        Pelo dito, Nick, me parece que você não acha nada!

      • Nick Sousa disse:
        27/08/2016 às 00:05

        Se o cuellar tivesse dito isso ninguém lembraria

      • Elvis Presley disse:
        27/08/2016 às 02:02

        Que isso, meu caro, ninguém no mundo profissional do futebol jamais fez uma declaração com tamanha desfaçatez como essa.
        Vc acha que eu tô aqui por um ‘duelinho tolo’ entre cuellar ou caramujo? Pra mim esse é um daqueles jogadores que jamais deveriam ter pisado na Gávea. Vi Carpegiani, Andrade, e vc acha mesmo que eu vou aceitar um traste desse? Não vejo a hora dessa sombra passar e sumir. E é claro que Cuellar põe ele no chinelo. Se vc pensa o contrário, eu respeito, mas não venha aqui tentar diminuir um fato que jamais poderá ser esquecido pela torcida como se nada fosse. Fala algo assim no teu trabalho e te põem na rua. Afinal, foi um desrespeito com o torcedor flamenguista.

  • joão dias disse:
    26/08/2016 às 20:38

    Deixe o MA lá. TESTAR agora é burrice. Não é hora de teste e sim de regularidade. Deixem os testes para a pré-temporada e carioquinha. Força MA. Força ZÉ!!!

    Reply
    • Flavio disse:
      26/08/2016 às 22:43

      Só uma pergunta. Que pré temporada?
      Aquela que o time ainda tá contratando porque a imprensa e parte da torcida diz que precisa de reforços?
      Ou aquela que o muricy balançava no cargo pq foi eliminado no “carioquinha – o importante é competir mas te demito se você não ganhar/ pqp perdeu pro vasco de novo/ fora muricy”
      Ou aquela em que o time era um lixo porque não ganhou a primeira liga, aquele torneio teste sem importância de início de ano, mas que tem que vencer pq todo o torneio que o flamengo entra é pra ganhar?
      Temos pré temporada só no nome mesmo, não na mentalidadé e muito menos no planejamento.
      Mas gostaria de saber, a qual pré temporada se refere? Rss
      Abraço
      Srn

      Reply
      • joão dias disse:
        27/08/2016 às 00:47

        Pré-temporada é aquela em que os jogadores retornam das férias de final de ano, no calendário do futebol Brasileiro. Que pergunta…rsrs. Entendi nada. Mas enfim…. Pré-temporada em que jogamos contra o santinha, alguns amistosos. Tá clareando ai? Ai depois teve a 1 liga e o carioqueta. Ali foi a fase de testes com o muricy. Zé pegou o carro andando e conseguiu acertar o time. Vcs estão enlouquecidos com esse fato. Um técnico formado, da nova geração e que tem suas preferências na escalação como qualquer outro treinador. O Pior disso tudo é que o cara colocou um time desacreditado a candidato a título e vcs ficam pixotando o treinador. Eu realmente não entendo. Isso não é ser flamengo. Tenho algumas suspeitas de que tem muito corneteiro disfarçado aqui. Que está se rasgando de inveja e tenta desacreditar o time do fla e seu treinador. Podem chorar. Não é hora de teste. MA está fazendo a função tática pedida pelo Zé. Cuellar quando entrou na função de marcação não doi bem. Não é a dele. Bote errado, faltas, não acompanha os atacantes. E outro fato engraçado: Nunca é culpa dele. Ou é a posição errada, ou é o arão, ou é a defesa frágil e várias outras. A choradeira de vcs se contradiz com os fatos e com a tabela do Brasileirão. Um abraço e continue dando moral pro meu time. Mas escreva de forma mais inteligente da próxima. Valeu!!! Abraço meu, do MA, do Zé e do G4.

  • crazy-fla disse:
    26/08/2016 às 22:00

    Para o ano q vem não quero nem MA, nem Cuellar, poderia vir um volante estilo esse Bruno Henrique q as Gayvotas acabaram d perder, irão cair muito no campeonato por esse motivo, para o ano q vem tem q contratar 1ºvolante e 2º atacante, SRN

    Reply
    • Nick Sousa disse:
      26/08/2016 às 23:53

      cuellar põe no bolso Bruno Henrique

      Reply
  • Flavio disse:
    26/08/2016 às 22:31

    O Zé fez as opções táticas dele, que na minha opinião não são as melhores ou as mais vistosas, mas que tem dado muito fruto, não somos vice líderes a toa. Para mim, quarta foi um desastre + desinteresse x vontade do figueira.
    Mas no futebol moderno, você tem que ajudar na marcação e saber jogar com a bola. Tem que fazer os 2…..Quem defende que o M.A compensa na marcação a sua “inutilidade” com a bola no pé, deveria por lógica defender o Cirino, Gabriel e Fernandinho cuja a idéia é a mesma. Eles marcam laterais.
    Quem acha que o Cuellar foi uma água contra o figueirense, deveria rever o jogo contra o corinthians.
    O problema é que na posição que estamos, a vontade de sonhar com mais é instantanea e as vezes se esquece a limitação do time. Não temos uma máquina, temos um time competitivo e que se entrar de saltinho vai perder.
    Obs. Acho justo o alan patrick no banco. Jogador vagalume.
    Acho injusto o cuellar e o mancuello no banco, ambos tem vaga no time inicial.
    Acho justo justo rever e vaz serem titulares, tem tido sequência e parece que se entrosaram.

    Reply
  • Rodrigo Andrade disse:
    27/08/2016 às 00:28

    O ultimo parágrafo disse tudo!

    Reply
  • Nick Sousa disse:
    27/08/2016 às 00:54

    Não acho que seja o zé ricardo que tem dificuldade com o 4-4-2, é que pela característica dos nossos meias é difícil renderem bem jutos, não adianta querer comparar com jadson e renato augusto por exemplo, cada caso é um caso, duvido que algum outro treinador faria o time funcionar muito bem com alan e mancu( a não ser usando o mancu como segundo volante no lugar do arão, por exemplo)

    Reply
    • Vágner Rondon disse:
      27/08/2016 às 09:13

      Essa é muuuuito fácil… Tira o Cirino e coloca o Diego no meio formando a ponta de um losango com o Massaraujo na frente da zaga, Arão de um lado e Macuello no outro. No ataque só o Everton e Guerrero, aí sai do maldito 4-3-3 e para para um 4-4-2 já que jogo é ganho no meio de campo aonde a bola passa sempre.

      Reply
      • Nick Sousa disse:
        27/08/2016 às 09:28

        É exatamente o q eu disse que é difícil dar certo

  • Arnaldo nepu disse:
    27/08/2016 às 02:23

    Show de Bola Rodrigo!! ‘Tamujunto’ SRN

    Reply
  • Nick Sousa disse:
    27/08/2016 às 10:28

    URGENTE – time treinando hoje com Muralha, Pará, Réver, Vaz, Jorge, M Araújo, Arão, Mancuello, Diego, Guerrero e Damião, vejam no globoesporte – agora de vez que todas as críticas vão pro márcio araújo, só sobrou ele pra ser criticado

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo divulga informações sobre venda de ingressos para jogo contra o São Paulo, pelo Brasileirão

3 1

Flamengo vence Palmeiras fora de casa e sobe posições no Brasileirão

13 2
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Jogador provoca Palmeiras após marcar gol pelo Flamengo no Nubank Parque; veja vídeo

1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

O esclarecimento do lateral do Lyon sobre rumor de proposta do Flamengo

13

A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

26 71
Brasileirão

Taça das Bolinhas: Flamengo obtém vitória contra o São Paulo na Justiça

67 6

1º jogo do Flamengo depois da Copa do Mundo vai passar na Globo?

4 1
Libertadores

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

18 18

Do ‘milagre’ de Gabigol ao tira-teima: Flamengo reencontra River Plate buscando assumir liderança no retrospecto

7
Comentários Recentes
  1. cenario musical brasil em Os 15 Jogadores de Futebol Mais Ricos do Mundo: Renda, Carreira e Investimentos

    Ótimo artigo! Obrigado por compartilhar. Mantenha com o bom trabalho. Já favoritei!

  2. Lucas Nobre em A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

    Nãããããããããããããããããããããããoooooooooooooooooooo!

  3. Eduardo em A revolta do Flamengo com a escolha de Rafael Klein para próximo jogo do clube no Brasileirão

    Infelizmente não há como confiar na arbitragem brasileira. O elenco precisa jogar futebol duma forma que poucas vezes haja a…

  4. Eduardo em Wallace Yan, Samuel Lino e mais: veja jogadores que voltam de Portugal em alta no Flamengo

    Também há de se olhar para jovens que sobressaíram e não se intimidaram em vestir o “Manto Sagrado”. Joshua e…

  5. Eduardo em Flamengo acerta venda de zagueiro da base para time da Turquia

    Sabem o por quê da Seleção Brasileira possuir um rendimento tão abaixo dos europeus? Justamente a falta do surgimento de…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo