Série A iguala maior equilíbrio na parte de cima da tabela desde 2003

Compartilhe com os amigos

O Brasileirão 2016 se encaminha para o fim do primeiro turno com uma certeza meio clichê: a edição atual é uma das mais parelhas dos últimos tempos. O equilíbrio é das palavras mais usadas para se referir ao campeonato, mas os números falam por si. Se considerarmos a pontuação dos cinco primeiros lugares no momento, a diferença de pontos só foi menor lá em 2004 (considerando recorte na 17ª rodada de cada ano), prova de que as brigas por título e G-4 prometem pegar fogo no segundo semestre. O América-MG igualou uma marca, mas, esta, longe de ser positiva. Veja as estatísticas levantadas pelo Numerólogos.

G-5 desde 2003 até 17ª rodada (Foto: Futdados)

TUDO PARELHO: G-4, FLA E GALO EMBOLADOS

Corinthians, Santos, Palmeiras, Grêmio e Flamengo. Cinco times, apenas três pontos de distância. O Timão é líder, com 33; Santos e Palmeiras estão empatados, com 32; e o Tricolor gaúcho tem 31. O Fla, espreitando o G-4, aparece com 30 e, se a pesquisa incluísse o sexto colocado, o Galo estaria só um ponto abaixo. Não há como prever quem será o campeão simbólico do primeiro turno, que se encerra em duas rodadas. Menos ainda a classificação final.

Essa embolação toda no topo da tabela só se repetiu uma vez, em 2004. Naquele ano, houve até um certo exagero de tanto equilíbrio. O Cruzeiro, décimo colocado, tinha 27 pontos e enxergava o líder Santos a apenas quatro pontos. Ou seja, duas rodadas mais tarde, não seria absurdo pensar no Cruzeiro escalando nove posições na tabela e ultrapassando os santistas – o que não aconteceu, pois o Santos manteve a ponta, e a Raposa perdeu os dois jogos seguintes.

Por outro lado, em 2010 e 2014, a comissão de frente se desgarrou mais dos times de fora do G-4. O Cruzeiro, campeão da temporada retrasada, chegou a abrir dez pontos para o Fluminense, mesma distância que o próprio Tricolor impôs ao Botafogo em 2010, quando também levantou o caneco.

AMÉRICA-MG: CAMPANHA INFERIOR À DO PIOR TIME DOS PONTOS CORRIDOS

E o América-MG? Já são 12 derrotas em 17 jogos e apenas nove pontos somados. Na atual conjuntura, o Coelho precisaria de quatro rodadas para sair da zona de rebaixamento – isso se todos os seus adversários praticamente não pontuassem.

Para se ter ideia da situação, o América-RN de 2007, dono da pior campanha da história dos pontos corridos, com 17 pontos em 38 partidas (aproveitamento de 14,9%), tinha um ponto a mais que o xará de Minas nesta altura do Brasileirão.

Tabela Lanternas (Foto: Globoesporte.com)

Após empate por 0 a 0 com o Grêmio, na 17ª rodada, o América-MG igualou a pontuação do Náutico de 2013, a pior desde 2003 até este período da competição. A campanha do Timbu é extremamente semelhante, com duas vitórias, três empates e 12 derrotas. No saldo de gols, o América-MG só “ganha” por um golzinho (10 gols pró e 29 sofridos, contra 10 marcados e 30 sofridos pelo Náutico). Sinal de alerta para o Mecão.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Ainda bem que o Flamengo não joga por números, mas pela sua Camisa!
    O hepta é possível!

  • Matéria que chama o caiurintias de timão perde meu crédito. Rumo ao hepta. SRN.

Comentários não são permitidos.