“Um visitante eterno e indigesto”

Compartilhe com os amigos

O Flamengo de Zé Ricardo não encanta, não joga como a Seleção Brasileira de 1970, nem mesmo como a Seleção Holandesa de 1974. Mas é quinto colocado do Campeonato Brasileiro, quando, em outros tempos, seria lanterna ou, no máximo, já estaria fadado a brigar mais uma vez contra o rebaixamento.

Hoje o Flamengo enfrentou o Coritiba, no Couto Pereira. Um jogo chato, bem frio em alguns momentos, e que só trouxe-nos alguma emoção no segundo tempo. Diego não jogou, ainda não estreou, e se prepara fisicamente para estrear, quem sabe, contra o Atlético-PR, no Espírito Santo. Mas… enquanto não se tem Diego, temos um argentino, que veio do Independiente-ARG, é segundo volante, canhoto, habilidoso e hoje, mais uma vez, deixou Guerrero na cara do gol para abrir o placar no Couto.

Mancuello é criticado por uma minoria por não aparecer muito. Não ser decisivo a todo momento, não ter a sequência que todos gostaríamos que ele tivesse. Mas sempre mostra que, apesar de não figurar muitas vezes entre os 11 titulares, é uma peça de suma importância no elenco que tem o Zé Ricardo.

O segundo gol do Flamengo nesta tarde de domingo, foi de Marcelo Cirino, que entrou no segundo tempo no lugar de Alan Patrick. Cirino recebeu uma excelente bola, vinda dos pés de Gustavo Cuéllar, que jogou pouco. Nas redes sociais, existe uma corrente fortíssima contra a titularidade de Márcio Araújo, e pela urgente escalação do colombiano entre os 11 principais. Hoje, durante a transmissão, um dos comentaristas da Rede Globo, comentou a respeito dessa “perseguição”. Segundo ele, Cuéllar, mesmo sendo ótimo na saída de bola e condução à frente, deixa espaços atrás e chama o adversário para o campo defensivo do Flamengo. Em outras palavras mais fáceis de serem interpretadas: com Márcio Araújo, mesmo sem tanta qualidade ofensiva, o Flamengo fica mais seguro em sua defesa. Algo, ao meu ver, importante quando se está vencendo. E mais: quando você sabe que o seu time não tem um estádio fixo para chamar de “casa” e jogar até o fim do campeonato.

O Flamengo, apesar das dificuldades passadas até aqui, é um visitante eterno e indigesto. Porque, por mais que Cariacica-ES esteja recebendo alguns jogos do time, por mais que o Flamengo seja mandante quando joga lá, Cariacica, Volta Redonda, ou qualquer outra cidade do Brasil, não é a casa do Flamengo. O lugar do Flamengo é o Maracanã, e o time vem conseguindo uma campanha espetacular nesse sentido. Tem 5 derrotas, 10 vitórias e 3 empates. É campanha de time que quer brigar por título, e está a apenas 3 pontos do atual líder – posto dividido entre Corinthians e Palmeiras neste exato momento.

Diego, quando estrear, entrará em um time, senão totalmente organizado, mas consistente. Era o que precisava Guerrero, na era Muricy. Hoje Guerrero tem um time minimamente organizado, e vem fazendo seus gols. Diego entrará em iguais condições. É um meia clássico, um 10 de fato, apesar de ter preferido usar a 35. Imaginar a taça do Campeonato Brasileiro ao fim do ano, sentir o “cheirinho de hepta”, a torcida pode. O oba-oba não é bom, evidentemente. Mas… quem viu Petkovic e Adriano, fazerem o que fizeram em 2009, acho que pode começar a imaginar algo prestes a acontecer com a dupla Diego e Guerrero.

Avante, Flamengo!

Germano Medeiros

Fonte: Ser Flamengo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Até imagino a emocão de fazer um gol para vocês no maracanã! Não via
    vocês felizes assim comigo, desde o meu gol contra o BARRA MANSA! #CIRINOTITULAR

  • O Alan Patrick é um bom jogador, mas não dá dinâmica ao jogo, prende demais a bola. Acredito que contra o Santos o Zé volte ao 4-3-3, pois na entrevista já disse que o Santos joga com muita intensidade, que o Flamengo tem que entrar com jogadores que estiverem em melhores condições físicas, senão não vão aguentar o ritmo do jogo. Por isso ele poupou o Rever e vinha poupando o Cirino. Deve entrar com: Muralha, Pará, Rever, Vaz, Jorge(se estiver à disposição), MA, Arão, Mancuello (Alan Patrick), Everton, Cirino e Guerrero. Essa não é minha escalação, é a que eu acredito que o Zé vá usar. Não gosto, mas espero que dê certo.
    Tenho minhas dúvidas se ele começará com o Mancu, espero que sim.
    Esse time com Diego, a volta do Ederson e o Guerrero mantendo esse nível de atuação, o hepta é realidade.

    • Creio que ele usará essa formação mesmo. Com assistentes de laterais, como a torcida gosta de pegar no pé.

      Mas acho que Patrick fica com a vaga no meio (o que também é de minha preferência). Aparece melhor na frente, no último terço do campo.

      • Quem pra vc jogaria ao lado do Diego (4-4-2)?.

        • Jogam Diego e Mancuello ou Patrick e Mancuello.

          Temos que ver como o Doek se comportará, mobilidade e capacidade de ajuda defensiva. Se se confirmar comportar bem, com certeza daria pra jogar com Patrick.

          Ao meu ver, o Zénao terá como ideia inicial de jogo os dois em campo, por mais que eu quisesse.

      • Cada um tem sua característica, mas todos tem qualidade. Quem ganha com isso é o Flamengo.

        • É só a torcida para de exigir escalação (Márcio Araujo não entra nessa afirmação kkkkk)

  • Cuellar não deixa espaços na marcação, o que deixava era o posicionamento dos meias, saberemos se ele deixa espaço no momento em que for testado.
    Mancu não é jogador de prender a bola e driblar mas sim de jogadas rapidas e passe inteligentes, ja o Diego poderá fazer essa função que quando o AP está mal no jogo o time sente muito a falta dessa características
    Guerrero ta contribuindo demais, fazendo sua obrigação que é gols, muitas palmas pra o Peruano!

    • O problema maior não é o espaço, mas sim os contra-ataques. Cuellar não tem a velocidade que o Márcio Araújo tem para alcançar o adversário. No entanto, se posicionarmos os volantes Willian Arão na direita e o Mancuello na esquerda (ambos mais recuados), confesso que o Cuellar poderia ser mais útil (já que as possibilidades de contra-ataques diminuem).

      Em suma: se é para jogar com 2 volantes, Márcio Araújo + Cuellar; se for para jogar com 3 volantes, Cuellar, Mancuello, Willian Arão (desde que estes dois últimos joguem mais recuados e não como autênticos meias)… &;-D

      • Compactação serve pra isso, evitar muita correria, Cuellar está sempre bem posicionado e também tem a característica de ´´atacar a bola´´ fazendo com que ele não precise correr tanto, desde que acerte o desarme, claro.
        é melhor treinar isso do que perder a qualidade superior do Cuellar em relação a Marcio Araujo.
        Na minha opnião não tem jeito de o Marcio Araujo ser titular independente de 2 ou volantes como vc sugeriu mas respeito a sua opnião.

    • Concordo plenamente com suas palavras Jr. Mancu é um toque e um gol! SRN

      • Valeu Breno! SRN

  • Uma minoria mesmo. Mancuello eu noto nos jogos sempre está se movimentando, deu um passe maravilhoso pro Guerrero marcar. É inteligente, sabe ler o jogo. O Patrick some do jogo, se omite, e porque tem que jogar…isso é muito relativo. Diego e Mancuello para mim é a dupla certa, pois daria equilíbrio ao time. Patrick é meia e para mim sai para Diego entrar. COERÊNCIA. Essa menoria ainda acha que Mancuello é meia, e não é, inclusive o comentarista da globo. Mancuello cumpre importante função de lado se apresentando vindo de trás, ou terceiro homem de meio. Pra mim é titular.

    • Independente da preferência da torcida (Mancuello ou A.patrick), vai entrar quem for melhor em campo! O msm eu digo em relação a DEF, Vaz ta melhor que o Juan, pois está dando resultado em campo.

Comentários não são permitidos.