Após sugestão de Alan Patrick, Fla desentorta lado e gol sai com velha dupla Sheik-Guerrero

Compartilhe com os amigos

Time entra com losango no meio de campo, mas abandona lado direito para tentar segurar setor do Palestino. Sugestão de Alan Patrick e substituições desentortam time

Foram apenas dois treinos e nova arrumação tática numa equipe que se acostumou a jogar de maneira quase mecânica. Dois volantes, dois pontas abertos para fazer um vai e vem constante, outro centralizado e um atacante de área. Mas Zé Ricardo optou por losango no meio de campo para enfrentar o Palestino. O problema é que, fora Márcio Araújo, que atua centralizado logo à frente dos zagueiros, Mancuello e Alan Patrick caíam para a esquerda, onde já estava Fernandinho e Jorge, também em constantes subidas ao ataque. A vitória por 1 a 0 – gol de Emerson Sheik – serviu também para o treinador observar variações de jogo.

Fernandinho mostrou mais uma vez que briga pela posição de titular com Everton. Incisivo, foi para dentro de Sierralta e ganhou todas. Deu corte seco no lateral e chutou rente ao gol de Melo. Depois, tabelou com Jorge e fez outra grande jogada e mostrou que o mapa da mina era aquele setor. Mas faltou, além de precisão, alguma companhia na área para Guerrero. Mancuello partia de trás com a bola pela esquerda e esbarrava em Alan Patrick, que costuma entrar por aquele lado no time de Zé Ricardo.

img_03271Na ala direita, estavam isolados Rodinei e Cuéllar. Houve tentativas, mas eles eram desarmados até com facilidade pelos palestinos, que dobravam a marcação e fechavam os espaços. No segundo tempo, a inteligência de Alan Patrick compensou a partida ruim do meia rubro-negro. Ele chamou Zé Ricardo e pediu que o time voltasse ao 4-2-3-1. O treinador concordou com a mudança: Cuéllar recuou para jogar do lado de Márcio Araújo tal qual William Arão. Alan Patrick abriu na esquerda, Fernandinho na direta e Mancuello ficou centralizado atrás de Guerrero.

– Alan falou comigo. Não há problema algum. No Brasileiro, estamos jogando no 4-2-3-1. Jogamos com Arão e Márcio e com o Diego adiantado. Entendíamos que naquele momento, com as trocas de ontem (no treino), iríamos mudar essa plataforma. O jogador está dentro de campo, tem sensibilidade maior que a gente, não problema algum de falar comigo – disse Zé, que reconheceu desentrosamento na troca de sistema de jogo com poucos dias de treinamento.

img_03491Até aquele momento o Palestino mandava no jogo no segundo tempo. Finalizou seis vezes contra nenhuma do Flamengo. Zé foi obrigado a tirar Fernandinho e colocou sangue novo. Fora lances de escanteio cortados pela zaga chilena, Marcelo Cirino foi o primeiro rubro-negro a tentar o gol. Em cruzamento de Mancuello, ele cabeceou tirando do goleiro, mas Luna salvou. Em seguida, Guerrero quase marcou. Sheik entrou para ocupar a posição de Mancuello, mas, com cacoete de centroavante, se posicionou mais perto da área. Numa escapada de Cirino, o peruano estava bem marcado, mas a bola sobrou limpa para Sheik escolher o canto.

img_03561Zé justificou o esquema inicial com a preocupação nos avanços de Cereceda, lateral-esquerdo do Palestino. Preocupou-se em colocar Cuéllar por aquele setor, num losango de um tradicional, mas desequilibrado 4-4-2. Havia, porém, espaço até nos necessários avanços do colombiano para auxiliar Rodinei. Carvájal, Mazurek, Valencia e Benegas entravam com mais espaço naquele setor – dois abertos e um deles entre a linha de marcação de Cuéllar e Mancuello e Márcio Araújo. Apesar do desafogo pela esquerda, houve dificuldades para o Flamengo em boa parte do jogo.

É difícil imaginar que Zé Ricardo vá manter o esquema com losango no meio de campo e dois atacantes na frente. Talvez se Emerson Sheik estivesse na ponta dos cascos, pela característica que mistura jogador de lado dos campos, com toque de bola, aproximação na área e finalização, seria a alternativa ideal para o treinador. Mas é nítido que o técnico sente mais equilíbrio na equipe com dois volantes, dois pontas incansáveis abertos e um meia e atacante. Esse sistema exige aproximação dos setores e pode até isolar demais Diego, como já aconteceu em algumas partidas, mas tem mérito de ser melhor distribuído em campo.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Agora, o bom é que o chatos de plantão nao vao ficar falando que o zé é burro, e vão ver que manco, e alan, juntos, nao da.

  • A primeira imagem não mostra o Flamengo em losango, há uma linha de três, mais à frente dois jogadores e na ponta o Guerrero. Seria um 4-3-2-1, comentei isso ontem. Na segunda imagem, ainda no primeiro tempo, se forma uma linha de três atrás do atacante, mais parecido a como o Flamengo vem jogando. O grande problema foi a distribuição desses jogadores em campo, muita vezes caindo todos no mesmo lado, a lentidão na transição/troca de passes e a falta de apoio dos laterais, principalmente do Rodinei, o que ajudaria a alargar o campo. No segundo tempo o time voltou melhor distribuído, o que o Alan sugeriu foi uma troca de posição com o Mancuello, com ele indo pra ponta esquerda. Não falou em mudar o esquema. Melhorou um pouco, mas continuou faltando intensidade, ontem o Flamengo levou o jogo em ritmo de treino.

  • Contra aquele time fraco e aberto, eu gostaria de ter visto os moleques Adryan e Mateus Sávio em campo…

  • Vamo que vamo Mengão!

    Mas, Diego fez falta heim!
    Nosso meio campo estava perdidinho e não conseguia dar 3 toques seguidos…
    Se o time chileno fosse um pouquinho mais forte o Fla iria passar sufoco.

    Messi Caramujo ontem foi nota 9 (Apesar de odiar ver ele em campo)
    Vaz foi um monstro novamente. Nota 10!
    Muralha fechou o gol. Nota 10!
    Juan fez o básico e não complicou. Nota 7!
    Alan Patrick merece 9 como “Técnico” e 5 como jogador, porque parecia que estava jogando de calça jeans molhada…
    Mancu não entrou no jogo ontem…
    Fernandinho foi bem, mas ainda não “fala bem” com o Jorge… Estava sempre meio isolado…
    Rodinei ainda está muito preso.
    Guerrero sempre briga muito, mas tem que ser orientado a sair menos da área… Tudo bem que ele quer muito mostrar serviço, mas ele tem de estar lá na área para receber a bola… Valeu ontem pela briga e de tanto se esforçar acabou sem querer deixando a bola sobrar livre para o gol…
    Sheik não fez nada além do gol. Mas, se o gol é o que vale, nota 9 pra ele!
    Cuellar estava perdido na ponta e não conseguiu fazer quase nada…
    Mas, melhorou muito quando retornou à sua posição.

  • Que ideia foi aquela de colocar o Cuellar de ponta?
    Se
    a massa flamenguista vive pedindo o Cuellar no lugar do Caramujo, ao
    invés dele aproveitar para dar ritmo ao colombiano como 1º volante, ele
    inventa aquela escalação…
    Mas, tem dado tanta sorte que todos os jogadores que estavam mal estão salvando as atuações do Fla…
    Mas, vamo que vamo Mengo!

    • Zé é ótimo!!! mas judiou do Cuellar ontem, tava muito perdido naquele posicionamento!!

    • O ze tem o dom de colocar jogador em posiçao q ele n joga!! ???, mas tem uma sorte do capeta!! Q entra qlquer um e faz um gol salvador…ate quando ira continuar esta sorte divina….:(

      • Não tá feliz com os resultados?

  • Alan Simeoni

  • Só eu me salvei nesse jogo

  • Pelo que vi, o Zé poderia ter tirado o MA e recuando o Cuellar no lugar dele, já que tem melhor saída de boa e não fica só gesticulando… De qualquer forma, o Cuellar precisa melhorar passes e evitar segurar a bola. Perde umas bolas bobas no meio que não pode. No lugar do MA, poderia ter colocado o Cirino ou Sheik antes… Não vi se o Adryan estava no banco já que só podiam colocar 18 e tinha 20…. Senão seria uma opção tb.

  • O cara colocou Mancuello centralizado, sendo que ele sempre tende a cair pela esquerda, mas toda vez que fazia isso esbarrava no AP e a jogada morria ali.
    Nao entendo pq não deixou AP centralizado, ou ate caindo pela direita, como ja fez em vários jogos, ao invés de deixar o Cuellar fazendo praticamente o papel do Gabriel.
    E depois perguntam porque AP e Mancuello não dao certo juntos. Questão de posicionamento, os 2 gostam de jogar pela esquerda, e se o técnico não poe o AP no meio caindo pela direita, que eh como o Diego joga, não vai dar certo mesmo.
    Por isso Mancu e Diego derao tao certo, pq mancu cai pela esquerda e diego centralizado caindo pela direita.
    ZR desse jeito acaba queimando o Mancu e o Cuellar com a torcida. Mesmo assim, achei um bom segundo tempo do Mancu, ao contrario do AP que parecia estar de ressaca o jogo inteiro. É impressionante como esse jogador é descompromissado e so joga quando quer. Uma perda de talento enorme, pois é muito técnico. Esse é um dos motivos de eu preferir infinitamente o Mancu ao AP, pois o primeiro não perde um lance, tem raça e a cara do Fla – além de ser muito inteligente e técnico, e dar dinâmica pro time.
    Diversas vezes AP matou as jogadas segurando demais a bola. Dificilmente vocês me verão pedindo que a diretoria tente comprar o AP, pq é muito instável e não da pra depender da vontade dele de querer jogar.
    Nao achei que Cuellar fez uma partida ruim. Foi muito bem, apareceu bem na marcação mas perdeu algumas bolas por não estar adaptado àquela posição, tendo que chegar mais ao ataque. Ele chegava um pouco a frente da metade do campo e travava, pq não é corredor e não vai jogar como Gabriel e Cirino.
    Ja o MA acho que nem precisava ter jogado, pois a única coisa que fez o jogo todo foi gesticular onde os jogadores deveriam passar a bola. Esse time do Palestino é pior que do America MG, e caberia o Adryan fácil no lugar dele, pra gente ja golear ali mesmo.

    • Não acho Mancuello um jogador veloz.

      Lento por lento, prefiro o Patrick. Mais decisivo.

      Mancuello é terceiro homem de meio, no máximo. Quererm colocar o cara na ponta, não rola, ele não rende. É ótimo jogador.

      Pra mim ano que vem recuava o Arão de vez PRA PRIMEIRO volante

      • Mancu sempre que entra no time, sem o AP, é muito mais decisivo que o AP.
        Fora que AP só joga quando quer. Pode pegar os jogos que o AP entrou e os que Mancu entrou no segundo tempo, e olha qm participa dos gols do time. Te garanto que Mancu participa muito mais que o AP.
        E ng tem que ficar rezando esperando que o AP esteja com vontade de jogar. Famoso vagalume.
        AP disputa posição com Diego, não com Mancu.
        Por isso mancu deveria ser titular, ao lado do arao diego e cuellar.
        Teimosia do ZR em colocar o Mancu jogando de 10, sendo isso ate quando AP esta em campo.

        • Não disputam a mesma posição mesmo não, apenas isso estamos de acordo! Patrick é banco imediato do Diego.

          Mas, se for pra colocar um meia pra jogar pela esquerda, entra Patrick! Mancu corre muito mais que ele, tem mais raça, mas corre muito errado, em quantidade desnecessária (minha opiniao).

          Eu não rezo por boas atuações dele não, rezar eu rezo pro araujo não fazer merda. Alan eu sei que com a bola no pé é contundente, como foi com o passe por elevação pro Arão contra o Figuera que o Vizeu se não me engano perdeu. É totalmente diferenciado. Faz gols com calma. (não adianta exigir que ele vá acompanhar lateral, ter a mobilidade do Diego, isso esqueçam, ele não vai, nunca foi veloz desse jeito).

          Mancuello decisivo? Olha.. geralmente ele entra bem. Contra a chape fez um golaço, numa jogada improvavel de total displicencia adversaria em fim de jogo, mas um golaço, sem duvida. Bate muito bem na bola. Mas decisivo mesmo? Patrick entrou esses dias contra o Palmeiras e no primeiro lance e fez o gol (total displicencia adversaria tambem, assim como o Mancu contra a chape. Mas comparar o peso do jogo do Palmeiras, 0x0 com um a menos, e com a chape no final do jogo praticamente ganho, eu acho que nem vamos entrar nesse mérito né?)

          Enfim, eu discordo de você quanto a capacidade decisiva de cada um. Creio que o argentino ainda precisa se adaptar mais, ter mais oportunidades (na sua posição) e aos poucos vai render o que a gente espera dele.

          Abraço Daniel!

          • Esse lance do AP contra o Palmeiras nem deve ser citado, pois ele entrou em campo e os adversários nem perceberam, deixando ele livre pra chutar.
            Fora que o ZR tem muita estrela, e todos jogadores que ele coloca em campo, estão fazendo gol. É o caso do Gabriel, Fernandinho, ap, mancu e sheik. Se colocar o gandula pra jogar, é capaz de fazer gol, ZR tem muita estrela.
            Nao concordo que Mancu corre errado, mas sim que ele e AP não rendem juntos por causa do posicionamento. Eles vivem se trombando em campo, e o lado direito do Flamengo ficou morto.
            Nosso lado direito, é disparado o mais forte do time, e sem o Arao por aquele lado, perdemos muito ofensivamente. Cuellar não faz esse papel ofensivo que o Arao faz pela direita, até pq o colombiano prefere jogar caindo pela esquerda. Ou seja, ficou o time inteiro caindo pela esquerda, e o Cuellar pela direita com rodinei, mas sem adaptação alguma pra posição, o que deixou o lado “morto”.
            Mancu não so fez aquele golaço contra a chape como também participou da tabela/chute que originou penalty em guerrero. É o que eu falo, muitas vezes mancu pode não estar ligado diretamente a assistência, mas as jogadas sempre começam do pé dele. Fora que é um jogador de toques rápidos e tabelas, muito dinâmico.
            AP é completamente diferente, pois além de não marcar nada, ele acha espaços em defesas retrancadas, mas isso não por tabelas ou toques rápidos, mas sim pelo alto (faz isso como ninguém).
            Mancu e Diego deram muito certo quando jogaram juntos, e se complementaram, cada um caindo por um lado, mas Mancu e AP realmente não da, e isso acaba queimando o argentino pq a galera gosta de pegar no pé dele.
            É impressionante como a torcida prefere pegar no pé de bons jogadores, que estão no banco, e quando entram tem que fazer milagre pra justificar titularidade, do que com varios perebas que ali estão, e nada produzem.

            • Alan é muito mais jogador que Mancuelo. Não tem nem comparação!

            • Dois cabras q conhecem de futebol… Daniel e Ruan… dar discussões boas!!rsrs… concordo com os dois…kkk
              Vou ficar em cima do muro não… No meu time jogaria Cuellar e Arão, Diego e Mancu, Guerreiro e Everton (ou Fernandinho pelo momento).

            • “Zé Ricardo tem estrela”. Acertar uma vez, ok. Duas, tres, quatro.. será que é estrela mesmo que ele tem? Ou capacidade? Observação? Conhecimento do elenco, acompanhamento? Não sei não em.

              O lance da chapecoense também foi bem, digamos, fora do comum. Os jogadores todos olhando Mancuello Damião e Guerreo tocarem a bola, na saida do escanteio.. complicado. Não deixa de ser um golaço, e não deixa de ser mérito dele. Assim como o do Patrick.

              • Eu não digo que ele mexe errado e dá sorte. Mas sim, ele tem estrela. Pq além dos jogadores que ele coloca em campo na maioria das vezes entrarem bem, muitas vezes fazem gol. E cá entre nós, Gabriel está longe de ser bom, Fernandinho está em ascensão clara e sheik é ex jogador.
                Não tiro os méritos do AP no seu gol, pois pegou mt bem na bola, e foi fora da area. Nao foi um chute nem um pouco fácil.
                Acho que a preferencia entre AP e Mancuello é muito pessoal, pois são dois jogadores acima da média com características bem diferentes.
                Mancuello tem características de volante que sai pro jogo, e AP característica de cadencia de jogo e 10 – armador.
                Pra mim, o que diferencia e me da preferencia clara ao Mancu é o espirito de garra e vontade, além da questão que ele fez de vir pro Flamengo, e mesmo após sair do Independiente – ao qual era capitão e ídolo – aceitou ser reservas sem fazer cara feia, nem forçar sua saída. E fica claro o quanto ele é amado pelo elenco do Fla, e como gosta de ver seus amigos, na maioria das vezes estrangeiros, entrando nos jogos.
                Já o AP tem aquela coisa:
                Foi banco em todos os times que jogou justamente por ser incostante, pq todos sabemos que é ótimo jogador. Mas parece que não faz questão nenhuma de jogar, não se mantem atento ao jogo, oscilando muito na mesma partida, e muitas vezes jogando mal em varias partidas, e simplesmente destruindo em outras.
                Por isso a minha preferencia pelo Mancuello, por ter mais raça e por se encaixar melhor com Diego no time, sem que esse perca tanto na marcação.

              • Quanto ao lance do gol do Mancu contra a chapecoense, eu prefiro dar méritos a jogada, do que dizer que ficaram observando. Até pq tabelas assim estão escassas no fraco futebol brasileiro, o que é um dos motivos de o time da chapecoense não ter entendido o que se passava e ter assistido a jogada.
                Ficaram simplesmente parados assistindo o show entre jogadores que sabem como tratar a bola. Por isso sou completamente a favor de que os melhores joguem. Jogadas como essa valem o jogo.

  • O gol foi muito importante para, semana que vem, podermos entrar com uma equipe mista novamente. Muita gente boa no banco que merece jogar.

  • O guerreiro até agora não jogou com o Diego.

    • Contra a chape

  • Eu não entendo a dificuldade em colocar o Mancuello na esquerda e o Alan Patrick centralizado. Toda vez que os dois jogam juntos o Zé Ricardo centraliza o Mancuello. Será que é pra queimar o cara?
    O Cuellar tem que ser titular porque deve ser foda. No lado mais forte do palestino ele coloca o Cuellar pra marcar e atacar e no mais fraco entram Fernandinho, Alan Patrick e Mancuello?
    Esse técnico tem o cu virado pra lua.
    Que siga assim!

    • O mancuello jogava de segundo volante pela esquerda, mas quem joga por ali é o Marico Araujo, que tem mais pegada – o Mancuello nesse esquema será um reserva, certamente vai ser o novo canteros sermpre atuando fora da posição e vai queimar o cara… o Mancuello pra mim é segundo homem faz a saida de bola e se apresenta a frente!!

    • Contra o Vitória no primeiro turno e contra o América MG o fla jogou do jeito que vc disse, e as atuações foram fracas, o negócio pra esse ano é manter oq está dando certo e ano que ve pensa em mudar ou contrata outros jogadores pra esse esquema. SRN

    • Concordo mancuello sempre atua fora de posição…Ele é meia esquerda, para atuar na segunda linha de meio de campo… Já que o Zé não abre mão dos pontas… Fica difícil usar o mancuello

  • Total assimetria em campo! Totalmente torto, no intervalo eu comentei: um losango muito desequilibrado!

    Ponto pro Alan Patrick!

    Jogo feio, ruim demais.. Guerrero dominou e distribuiu todas, mas porra, palestino. Tem que fazer isso contra Cruzeiro, Corinthians.

    Vaz e um monstro supremo da zaga.

    • No primeiro tempo eu achei que o Cuellar estava de meia pela direita.

      Outra que o fernandinho até fez boa partida mas não encostava no guerrero. Voltava muita pra marcar, mas já tínhamos muita gente marcando lá atrás.

      O resultado foi bom. Ganhar fora em jogo sulamericano não é fácil. Vide nosso histórico.

      • Com certeza.. esse um a zero ai tá tranquilo demais! Quando apertou fez o gol.

    • Há uns dois meses atrás discordei de vc a respeito do Vaz, achava q ele não manteria a boa fase e, consequentemente, não seria titular. No entanto, tenho q reconhecer q vc estava certo e q o cara está jogando muita bola (fico feliz por isso)! SRN.

      • kkkkkkkkk Boa thiago! Não tem coisa melhor que a gente se surpreender com jogador! Eu achei que aquele era o limite técnico dele, do inicio, com boas atuações.. mas também to me surpreendendo, aquela vaga ali da esquerda é dele já! Nível muito bom, quem diria!

        Tu não sabe a vontade que eu tenho de me surpreender com o menino araujo, mas ai já é esperar milagre!

        • Titular absoluto! Só não gosto quando ele inventa de bater falta, num acerta nada kkkk, mas tirando isso o cara tá foda.

          Mais fácil o Palmeiras ganhar um mundial e deixarem de roubar para o Corinthians do q o MA nos surpreender como o Vaz.

  • Quem assistiu o jogo,percebe nitidamente que no início do jogo o Cuellar estava jogando de ponta pelo lado direito,nao era um 442 losango,o Zé optou por esse posicionamento pq o Cuellar tem condicionamento que Allan Patrick , porém não tem cacoete pra exercer a função,ele evita subir ao ataque.Quando Allan disse que aguentaria e pediu para o Zé pra ir p esquerda e colocar o Fernando na direita,o Zé aceitou de imediato.

    • Exato! Inclusive a primeira imagem não mostra o time num losango, mas num 4-3-2-1. O Flamengo só jogou em losango no segundo tempo contra a Chapecoense, onde dava pra ver claramente o Márcio Araújo mais atrás com Mancuello abrindo pela esquerda, Arao pela direita e Diego mais à frente, na ponta do losango, mais Damião e Guerrero no ataque trocando constantemente de posição.

  • Só eu vi… Guerrero ganha todas bolas pelo alto.. matando no peito com classe, ou tocando de cabeça e distribuindo o jogo em seguida! Guerrero muito melhor sem dúvida que esse Leandro Damião.

    • São estilos diferentes… mas a qualidade técnica do Guerrero é maior sim… acho que se o Arão ficar um pouco mais preso na marcação, o Guerrero pode fazer o lado na vaga do Gabriel e o Damião (ou Vizeu) fica mais centralizado.

      • penso do mesmo jeito. ZR vai testar essa opção.

    • Vale ressaltar a “qualidade” do time adversário. No Brasil não dão essa brecha pro Guerrero.

Comentários não são permitidos.