Cinco “decisões” nos pontos corridos, como pode ser Palmeiras x Flamengo

Compartilhe com os amigos

É óbvio que o Palmeiras x Flamengo de quarta-feira no Allianz Parque, objetivamente, não decide o campeonato de 2016. Ainda mais com tanto equilíbrio, o Atlético-MG completando hoje a 24ª rodada contra o Fluminense em Edson Passos, podendo ficar a dois pontos do líder, e ainda 14 a serem disputadas.

Mas a história do Brasileiro da Série A por pontos corridos mostra que alguns jogos, se não valem taça, apontam tendências ou mesmo encaminham conquistas. Seja por encher o vencedor de confiança ou ferir de morte o oponente mais forte.

O blog aproveita o gancho para relembrar cinco ”finais” de edições anteriores na atual fórmula de disputa:

2003 – Cruzeiro 3×0 Santos

A primeira edição sem finais, mas ainda com 23 equipes, é lembrada pela campanha espetacular do Cruzeiro de Vanderlei Luxemburgo: 100 pontos e 102 gols marcados. Mas na 31ª rodada o time celeste foi para o Mineirão definir a liderança contra o Santos de Robinho, campeão em 2002. Ambos empatados com 58 pontos. Os 3 a 0 e a exibição fantástica, com dois gols de Aristizabal e um de Felipe Melo encaminharam a conquista, definida na 44ª rodada nos 2 a 1 sobre o Paysandu no Mineirão.

2005 – Corinthians 1×1 Internacional

O jogo mais polêmico da edição mais controversa. O do pênalti claro de Fabio Costa sobre Tinga ignorado por Marcio Rezende de Freitas. No 1 a 1 no Pacaembu pela 40ª rodada que manteve os três pontos de vantagem para o Corinthians, depois de jogos anulados e disputados novamente por conta do ”Caso Edilson”. O time milionário formado por Kia Joorabchian, com Nilmar e Tevez no ataque, confirmou o título na última rodada, mesmo sendo derrotado pelo Goiás por 3 a 2, já que o Inter também perdeu, por 1 a o para o Coritiba.

2007 – Botafogo 0x2 São Paulo

O time de Cuca encantava o Brasil com um 3-4-3 ultraofensivo e estava a um ponto do São Paulo de Muricy Ramalho, campeão do ano anterior, na 17ª rodada. O clima de decisão atrapalhou o Bota no Maracanã. Túlio, o volante, acabou expulso e o tricolor venceu com gols de Leandro e Alex Silva, abrindo quatro pontos para não mais deixar o topo da tabela, disparar e confirmar o título na 34ª rodada com os 3 a 0 sobre o lanterna e rebaixado América de Natal no Morumbi em festa.

2009 – Palmeiras 0x2 Flamengo

O Palmeiras sob o comando de Jorginho ”Cantinflas” chegou à liderança na 21ª rodada e na 34ª, para o São Paulo. Mas na 30ª, a derrota para o Flamengo no antigo Parque Antártica com dois golaços de Petkovic, o segundo olímpico, não só abateu a equipe já dirigida por Muricy Ramalho como alçou o time rubro-negro da 5ª colocação à vice-liderança. Chegaria ao topo na penúltima para confirmar o título brasileiro que não vinha desde 1992 com os 2 a 1 sobre o Grêmio. O Palmeiras afundou e terminou no quinto lugar, fora até da Libertadores.

2013 – Cruzeiro 3×0 Botafogo

Na 21ª rodada apenas quatro pontos separavam o Cruzeiro reconstruído por Marcelo Oliveira do Botafogo que também empolgava naquela temporada liderado por Clarence Seedorf, mesmo com algumas baixas por conta de problemas financeiros. Os 3 a 0 no Mineirão – dois de Julio Baptista e um de Nilton – não deixaram margem a qualquer dúvida de quem era o melhor time. O título foi confirmado no intervalo dos 3 a 1 sobre o Vitória no Barradão, já que o vice-líder Atlético-PR havia perdido para o Criciúma.

Fonte: André Rocha

Compartilhe com os amigos

Veja também