Cinco motivos que explicam a virada eletrizante do Flamengo sobre o Cruzeiro

Compartilhe com os amigos

Até os 38 minutos do segundo tempo, o Palmeiras estava abrindo quatro pontos de vantagem e ficando isolado na liderança do Campeonato Brasileiro. Até que Alan Patrick entrou no jogo, o Flamengo virou para cima do Cruzeiro com gols de Guerrero e Mancuello e manteve a diferença de apenas um ponto para o topo da tabela. Veja cinco motivos para explicar o resultado decisivo para o Rubro-Negro.

1 – Guerrero

O camisa 9 voltou a ser titular com a lesão de Leandro Damião e não decepcionou. Acertou cinco chutes no jogo, entre eles o do gol de empate, e saiu de campo como um dos melhores da partida.

2 – Alan Patrick

O meia foi avassalador no segundo tempo. Entrou aos 30 minutos de jogo e, na parte final, deu as duas assistências para colocar o 2 a 1 no placar contra a Raposa. Tocou pouco na bola, deu apenas 10 passes, mas não errou um sequer.

3 – Mancuello

Assim como Alan Patrick, também tocou pouco na bola, mas foi suficiente para levar perigo em cruzamento e marcar o golaço da vitória, com mais de 40 minutos passados. A emoção na comemoração dá o tom do tento importante que marcou o argentino.

4- Zé Ricardo

Mais uma vez o treinador tirou do banco de reservas a solução para sair com a vitória da partida. Sacou Alan Patrick e Mancuello dos reservas, dois nomes decisivos para o resultado. Antes disso, o time já ia bem, e terminou o jogo com quase 60% de posse de bola e 20 chutes a gol.

5- Torcida

Como em todas as partidas no estádio neste Campeonato Brasileiro, o Kléber Andrade ficou lotado e viu uma vitória do Flamengo. Mais de 15 mil pessoas viram o 2 a 1 do Flamengo sobre o Cruzeiro. E vale lembrar que os cariocas sofrem punição à torcida imposta pelo STJD.

Fonte: Esporte Interativo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esse esquema 4-3-3 está sendo manjado pelos adversários, por isso que inteligentemente, Zé Ricardo colocou o time num 4-4-2. Porém, eu teria tirado o Arão, pq o Márcio Araújo é melhor na marcação e sofremos um bocado com os contraataques da raposa!

    • MA já tinha cartão amarelo, na minha opinião seria arriscado somente deixá-lo como homem de contenção, o ZÉ mexeu bem. Arão jogou fora das suas características.
      Enfim, não sou um fã do MA, mas tenho a máxima de que “time que tá ganhando não se mexe”.

      • VFSC
        por favor meu amigo
        nunca mais repita isso
        Ele não deveria ter tirado MA?
        Claro, ele não deveria nem ter colocado.
        O cara só rouba bola, e ontem no jogo todo roubou uma, no mais foi driblado ou fez a falta
        aliás; parou de fazer falta quando saiu
        e espero nunca mais fazer falta.

        • Tu é apagado, eu disse que nao deveria ter tirado o MA? Lê de novo

          • kkkkkkkkk
            Agora vamos ser hepta campeões
            tomara

    • Não sei se repararam, mas ao final do jogo o Pará já não se aguentava em pé. Não apoiava no ataque mais, nem conseguia fazer com eficiência a marcação que é seu forte. MA talvez poderia ter ajudado ele, mas deu tudo certo e tô nem aí.
      SRN

    • Discordo um pouco de vc. Flamengo não joga no 4-3-3 desde o muricy. O problema é que o arao tem capacidade ofensiva o araujo é passe pro lado.

  • vejo o pessoal ainda cornetando o nosso grande treinador Zé Riklop, cara se vc viu a partida e entende um pouquinho de futebol notou que quando entrou AP, Mancu e junto com Diego levamos vários contra ataques, time ficou muito aberto foi sufoco… como vc pode pedir pra colocar essa turma no inicio da partida? O zé sabe o que faz por isso ele é tecnico e vc torcedor! AP e Mancu jogando o fino da bola porém eles estão sendo de suma importancia no 2 tempo com o adversário cansado… Vamos analisar melhor antes de julgar #sóacho e segue o jogo! SRN

    • Tá certo
      Ano que vem acaba os empréstimos
      Aí vamos armar um meio campo com MA,Jonas,contrataremos Airton de volta e Amaral também
      e pra não tirar o Diego o colocamos no ataque

      Já pensou
      Você de técnico
      e Dunga Jogando e Junior, Cereso, Sócrates e Falcão no banco?

      a tah
      entendi

  • 6- Macumba violenta que eu fiz aqui em casa

  • É complicado ficar reclamando de jogadores, mas MA já deu, não acrescentava em nada, mas agora começou a complicar as partidas, hora erra passes que dão contra ataques outra hora faltas desnecessárias por falta de posicionamento, sem contar que saída de bola dele é nula !!!! Não é possível que Ronaldo ou Cuellar ou o próprio Arão não consigam jogar de primeiro volante!!!

    • Exatamente

    • é complicado, eu não to afim de tornar essa minha insatisfação com o MA de titular em perseguição, não irei mais tocar nesse assunto… Já falei demais!!

  • O motivo é um só. O Zé Ricardo enxergou que time que quer ser campeão tem que ir pra cima, atacar, tem que se arriscar. O Flamengo perdeu 6 pontos para botafogo, Santos e São Paulo por medo de perder o jogo. Uma vitória em um dos três jogos nos deixaria na liderança hoje.

  • O conjunto da obra foi determinante. Postura, mexidas corretas do Zé, e QUALIDADE. O time ficou mais leve com a saída de MA, entraram jogadores que deram outra dinâmica. Isso é ter elenco. Poder mudar, variar o esquema tático, afinal o Fla precisava tentar ganhar para não deixar o Porco abrir.
    *Agora Gabriel não da mesmo…continuo com a minha visão. Adryan poderia ser testado, ou Arão caindo pela direita, em fim. Não dá para Gabriel ser titular. MA a meu ver é opção de banco. Errou tudo e quase entregou a rapadura. Eu esperava Cuellar, Mancuello mais aberto, mas Fernandinho foi bem e Mancu mais uma vez bem e decisivo. Aliás os GRINGOS decidiram. Parabéns Zé pelas alterações. Bora Mengão.

    • Adryan ali ofensivamente renderia muito mais… mas o Gabriel volta pra recompor na defesa, coisa que o Adryan acho q n aguentaria fazer o jogo todo… mas eu entraria com o Adryan sem sombra de duvidas.

      • Fala Thiago. Sendo que o Cruzeiro criou muitas jogadas pelo lado direito nosso. Gabriel estava perdidinho. Não dá para ser titular. Tem o seu xará também que poderia entrar (moleque da base). Vlw amigo. SRN.

        • Interessante… culpam o Pará e o Gabriel, mas quem deveria dar mais consistência e suporte na marcação do lado direito (Willian Arão) nem sequer é citado. Ele ontem estava perdidinho em campo e “ninguém” notou… &;-D

          • Arão ontem foi sonolento… mas tem feito boas partidas… é muito mais “titular incontestável” que o Gabriel… por isso não foi citado.

            • De fato, concordo. O que torna o Arão de titular incontestável está no fato de que o seu rendimento ofensivo COMPENSA as falhas defensivas dele. Mas em um olhar mais crítico e imparcial, poderemos ver que o ponto fraco do Flamengo nestes últimos tempos é justamente o seu lado direito, onde a cobertura é falha e o lateral fica sobrecarregado. O gol que o Flamengo tomou foi no lado direito, onde o Pará não conseguiu voltar à tempo. E onde estava o volante? Voltando igual a um “bambi saltitante”!

              No primeiro tempo, tivemos a sorte de contar com o Márcio Araújo fazendo a cobertura em ambas as laterais; mas, em sua ausência no segundo, o buraco lá trás ficou evidente e o time adversário passou a tocar mais livremente a bola, o que resultou no 1o. gol. Ou seja: já na metade do 2o. tempo, SABIA que o Flamengo tomaria um gol no lado direito. E não deu outra!

              Mas deixa o meu comentário para lá. Sou muito arrogante, fã do “Merdaraújo” e nada do que falo vale à pena considerar… &;-D

              • O Arão é segundo voltante então tem menos responsabilidade na marcação que o Caramujo… quando o Caramujo saiu ele (Arão) ficou como 1º volante… mas como ele não é um primeiro volante de oficio, ele n tem tanta qualidade pra fazer a função… e como ele estava em um dia ruim (ou horrível) ai piorou…
                Mas ontem o Pará tb estava em baixa… então o lado direito ficou mais vulnerável.

                • “O Arão é segundo voltante então tem menos responsabilidade na marcação que o Caramujo.” — Perfeito! Em CONTRA-PARTIDA, o 1o. volante NÃO deveria ter tanta responsabilidade para atacar, especialmente quando sabemos que ele não possui muita qualidade para isso. Resultado: errou muitos passes (o que era de se esperar) e teve uma performance geral ruim, em vista destas falhas… &;-D

                  • Não tem responsabilidade pra atacar eu concordo… Mas jogando no Flamengo tem que ter qualidade no passe… Por isso, ou também por isso, não acho o Caramujo digno de vestir o Manto…
                    Mas hj acredito que é um mal necessário.

                    • Criticam o Márcio Araújo mas esquecem das viradas de jogo espetaculares.. não errou uma! Hahah
                      SRN

        • O Gabriel n marca… ele volta pra recompor… o Everton faz algo parecido pela esquerda… mas ele de fato marca…
          O Thiago Santos tem qualidade… mas acho complicado jogar ele na fogueira nessa altura do campeonato… o Adryan ja está mais cascudo… acho que dá pra botar na conta dele.

          SRN

      • Gabriel tem um baita empresário.

  • MALANDRAMENTE
    Um treinador inocente
    Montou um time envolvente
    E começou a subir
    ?⚫?⚫?⚫?
    MALANDRAMENTE
    Se fingiu de carente
    Comandando a tropa
    Pra torcida sorrir
    ?⚫?⚫?⚫?
    MALANDRAMENTE
    Escolheu um estádio
    No Espírito Santo
    Pra galera curtir
    ⚫?⚫?⚫?
    O Maraca
    Nos aguarda pra final da arrancada
    A torcida está voltando pra casa
    E mandou um recadinho assim
    ?⚫?⚫?⚫?
    Ele vai sacudir!
    Ele vai sacudir!
    Ele vai sacudir!
    Ele vai sacudir!
    ?⚫?⚫?⚫?
    O Maraca
    Nos aguarda pra final da arrancada
    A torcida esta voltando pra casa
    E mandou um recadinho assim
    ?⚫?⚫?⚫?
    Ele vai sacudir!
    Ele vai sacudir!
    Ele vai sacudir!
    ?⚫?⚫?⚫?
    Valeu Nação!
    Compartilhe até chegar aos Diretores das Torcidas Organizadas, pra gente ouvir nos estádios. Rumo ao Hepta!!!
    ????????⚫?⚫?⚫?

    • fonte: Muller Silva youtube

  • Pra min os motivos são bem claros…..Os reservas são melhores que os titulares
    …o futebol melhora com entrada de Alan e mancu. …simples assim !….apesar de termos um técnico que faz de tudo pra perdermos. ..Quando entra esses caras ainda está dando tempo de virar…Vamos ver até quando vai dar tempo!

    • Não temos como descordar dessa sua visão!

  • Concordo com a insatisfação com Gabriel e Everton.
    Tô meio lá e meio ca.
    Mas tenho que concordar com Zé, eles marcam, e ajudam muito na recomposição.
    Vira e mexe eles estão na lateral dando carrinho pra impedir o cruzamento adversário na nossa área.
    Mas é complicado, tem os dois lados.
    Vamos continuar com essa pegada, que aí sim, cada vez mais o título se torna realidade.
    SRN

    • Lúcidoo, isso mesmo… Flamengo ta marcando muito bem graças a isso, da forma que está, ganhando ta ótimo, temos elenco… quando precisa mexer, o Zé mexi e define o jogo, simples assim.

      • Isso aí, concordo que Chiquinho, o próprio Gabriel, Cirino, são jogadores que, se contratamos outros pra vir pra ser campeão, podem ir embora e alívio a folha salarial.
        Mas a base pode ser mantida, creio que com 4 a 5 saídas, e com 4/5 aquisições.
        Creio que dentre essas 4/5 aquisições, no mínimo 3 são obrigatórias, com jogadores pra vir pra ser titular incontestável.
        Montando um elenco pra ganhar libertadores.
        Ou ao menos o Brasileiro, ou o bi brasileiro, se meu bom Deus quiser.
        SRN

        • Temos que melhorar em qualidade e não podemos deixar de ter quantidade, já que temos muitas competições para disputar…

          Saindo jogadores como: Juan (pela idade), Chiquinho, Marcio Araujo, Gabriel e Sheik… todos esses com contrato vencendo no final de dezembro de 2016 podemos trazer pelo menos 2 jogadores de qualidade incontestável… ainda tem Fernandinho e Alan Patrick que tb terão seus contratos chegando ao fim… se esses 2 tb saírem abre vaga para mais um TOP…
          Se não quiser inchar a folha… saindo os 6 dá pra trazer 2 (nível do Diego em gastos)…

          Para compor elenco temos Thiago Santos e Nixon pro Ataque…
          Ronaldo pra ser banco do titular que viria pra vaga do Marcio Araujo…
          Adryan pra vaga do reserva do Diego (no caso se o Alan Patrick sair)…
          Léo Duarte pode ficar como a quarta opção na zaga… e se for muito necessário contrata mais um zagueiro só pra compor elenco…

          Isso que estou propondo é sem inchar a folha salarial… mas como ano que vem o folego para investimentos será ainda maior… vai ficar mais tranquilo ainda arrumar a casa.

          • Isso aí, quantidade e qualidade.

    • Agora para o próximo ano esses dois de titular não dá! Libertadores é outro nível, tem q contratar pelo menos uns dois pontas nível A e dispensar Sheik, Cirino e Gabriel.

      • Óbvio que não, a gente tem que trabalhar e torcer pelo que tem, mas com essa nossa nova realidade, podemos e devemos pensar grande.
        Até aceito que Everton, pela sua raça posa ficar no elenco, FICAR no elenco.
        Fernandinho é outro que pra banco, não podemos reclamar, ele com confiança, entra e faz o jogo pegar fogo.
        Mas precisamos de jogadores de nível A, tipo um Felipe Melo, Montillo, Pato…
        Mas é isso, vamos torcer, e se Deus quiser seremos campeões.

        • Exatamente, penso da mesma forma! SRN

          • Srn

    • Só acho que é preciso encontrar uma escalação em que Diego não se isole na criação. Sempre que entram Alan, Mancuello ou os dois juntos com o Diego, o jogo flui, a dinâmica do time é outra. Queria ver como o time se comporta com dois meias de saída. Mas para isso seria necessário sacrificar um dos velocistas, colocando um dos meias mais abertos.
      E não tenho dúvidas que sem merdaraujo o time joga mais. Ou entra o cuellar ou recua o Arão, mas não dá mais pra essa mala continuar de titular.
      Taí um ótimo quebra cabeça pro Zé resolver.

      • Perfeito Elvis… teríamos um meio dominador com certeza!!!

      • Ontem jogamos claramente com 9 qdo tínhamos a bola. Havia um buraco no meio ocupado pelo MA, que segue em sua jornada de guarda de trânsito, apontando para os lados e se escondendo do jogo. Nas vezes em que se apresentou pra jogar, quase comprometeu. É um prejuízo muito grande começar com ele. Também sou favorável a entrar com dois meias, pela queda de rendimento dos velocistas (que conseguiram ter uma boa sequência, apesar das limitações) e pelo crescimento do time quando entra o Alan ou Mancuello. Os dois juntos não tem rendido muito bem, mas quando ambos jogam com o Diego parece que se entendem melhor. Com o Jorge voltando a jogar bem e a boa fase do Pará, continuamos tendo jogadas de linha de fundo mesmo jogando só com um ponta. Na partida contra o Figueirense isso ficou claro, já que tanto o Everton quanto o Gabriel afunilaram mais e os laterais foram os responsáveis por dar amplitude ao time. Tem um mapa de calor que mostra isso. SRN

        • Cara ontem pela TV me deu uma vontade imensa de dar pelo menos uns 3 cascudos no MA !! minha paciência com ele acabou !!

      • O que tira do sério, é esse papo que com o MA e os pontas craques… o Flamengo marca. Pelo menos eu, enxergo diferente, pra mim o time é comum na marcação. E todas as vezes que somos atacados, temos sérios problemas!
        Essa minha observação quer dizer q o nosso time é uma porcaria? Não, não é isso… o q quero dizer é que podemos ser mais fortes!!

        • Tudo depende do jogo, de aonde é o jogo, e da circunstância do jogo.
          Concordo que ontem poderíamos entrar com 2 meias.
          Mas contra o São Paulo por exemplo, pode ser ideal os 2 pontas, não necessariamente Gabriel, mas os dois pontas podem ser importante, por ser um jogo na casa deles, eles vindo de derrota, vão vir pra cima.
          Se abrirmos 1×0, no segundo tempo bota o Alan Patrick pra segurar mais o jogo é acabar um espaço pra deixar alguém de cara.
          Tudo depende do jogo, e isso o Zé sabe mais do que nós.

          • Tudo depende do jogo…. se esperar demais pega o gol e depois pra reverter é duro!! Então prefiro controlar o jogo!

      • Elvis, também quero ver esse time de saída.

        Patrick na esquerda junto com o Diego.

        Empatamos o jogo ontem, lindo. Mas, depois que o Araújo saiu, ficou um clarão no meio, sem presença nenhuma. O argentino precisa encontrar um lugar pra jogar e pra marcar, seja começando o jogo ou entrando no decorrer. Tinha hora que via ele dando bote no Zagueiro, depois correndo pra acompanhar o Rafinha. E ótimo jogador, mas precisa ser maIs consistente.

        Nota importante: se alguém ler isso é entender “ficamos abertos por que o MA Araújo saiu”, você não entende nada de futebol. Arão muito cansado, ficava entre os zagueiros, e o resto enfiados no abafa. circunstâncias de jogo. Diferente das entregadas do Márcio, desde o início de jogo.

        • Mas não vejo o Mancuello atuando como volante de contenção e sim mais adiantado. Ali foi uma circunstância do jogo. Tipo: Vamos pra cima! Acho que esse papel cabe melhor para Cuellar ou Arão recuado, como disse aí no post. E o Zé precisa saber isso, onde cada um pode render mais ou ser improvisado. Por exemplo, no jogo contra o Palestino ele colocou o Cuellar aberto na direita! O cara não rendeu nada.

      • Como eu disse no comentário acima, tem que ter tempo pra treinar.
        Alan Patrick não dá um passo pra trás pra ajudar na marcação, o mancuello até da vontade, mas não tem poder de marcação e nem velocidade pra recompor.
        Mas eu concordo com vocês, já bati na tecla da formação no 4-4-2, porém ele não abre mão dos pontas.
        Temos que dar graças a Deus que ele não vem substituindo um ponta por outro, ele tá colocando jogadores para dar o passe final, antes ele botava ou 2 volantes, ou trocava o 6 por meia dúzia.

        • Sim, vc tem toda razão. E agora, no terço final do campeonato, não temos tempo para treinar uma nova formação. Deveríamos ter feito isso no primeiro turno. E muita gente, inclusive eu, pediu ao menos uma oportunidade para que cuellar jogasse no meio de primeiro volante, tivesse uma sequência e tal. Mas isso não ocorreu. Ele se contundiu, saiu na primeira ou segunda rodada, não me lembro agora, e nunca mais voltou. Absurdo! E aí a gambiarra se tornou permanente.

    • Amigo o Cruzeiro teve as melhores ações justamente no lado direito do Fla. Aonde Gabriel marca amigo? Vive de lampejos e foi figura Nula. Não pode ser titular a meu ver. Everton pelo menos corre, mas eu já entraria com o Fernandinho no intervalo.

      • Você não vê o mérito no time adversário né? Time deles tem arrascaeta, Robinho, e depois entrou aquele Elber que é bom jogador.
        Se o time do cruzeiro fez isso com o Gabriel ajudando na marcação, imagina com Alan Patrick que não tem poder defensivo nenhum.
        Concordo que ganharíamos muito na qualidade, mas isso é treino.
        Sem treino, tática alguma da certo.

  • Parabéns pelo vice campeonato de 2016.-

    Em muitos países, o vice é muito reconhecido!!!

    • Reconhecemos vocês desde 2009!

    • 2009 …seja bem vindo 2016

    • Time sem mundial não é reconhecido em nenhum país!!!

      • Kkkkkkkkk Embriagai-vos, porcada!!!

        • kkkkkkkkkk e melhor eles aproveitar, pq tudo hoje em dia ta caro kkkkkk

    • 11 rodadas ainda minha porquinha. A porcalhada está vindo aqui porque mesmo os árbitros e a CBF ajudando não está fácil conter o Urubu mesmo jogando com 10 jogadores durante 60 min. as porcas estão tremendo….

  • Faltando 11 jogos para o fim do campeonato. Agora está no estagio do resultado…. Com Gabriel. Sem Gabriel. Com everton. Sem everton. Tanto faz…jogou com time abaixo do décimo lugar tem que vencer…

    • Mais ou menos isso

    • Correção. Jogou tem q vencer kk

      • Kkkkk. Quem dera, mas nem tanto. Kkk
        contra esses times que tão na luta contra o rebaixamento e esses franco atiradores (nem fede nem cheira), tipo são Paulo. Não importa a qualidade do jogo, e sim os 3 pontos….
        Já outros jogos como contra santos, atletico e tal, aí tem que jogar bem e se impor pra vencer, senão….
        Nao sei se convorda.
        Abraços
        Srn

        • Melhor pegar uma chapecoense do que um Figueirense. Como lutam pra não cair, vão vir com sangue nos olhos

  • 5 Motivo o personagens?vir uma pergunta interessante hj, os pontas são realmente necessários começarem já jogando?eu acredito que não, pois o Gabriel não ajuda em absolutamente nada o Pará, no máximo se aproxima pra receber a bola,o Everton até ajuda o Jorge na marcação mas e uma ameba, so escolhe as jogafas mais dificeis ou sempre esta impedido, eles até podem ter importância mas por mim so serveriam pra segurar resultado, ou entrarem no segundo tempo pra aproveitarem o cansado adversário.

    • Então, deveremos avaliar os jogadores por este último jogo e definir as suas titularidades e se esquecer dos jogos anteriores? &;-D

      • Que sentido isso fez cara?onde eu citei avaliação de jogadores?não é a primeira é não será a última vez que isso não funciona, por não termos simplesmente pontas de qualidade.

        • O seu comentário não foi sobre os pontas? &;-D

          • Sim

            • Então?

              • Gabriel e horrível,Cirino e igual,everton e aproveitável,sheik está velho,fernandinho e mediano e fominha.todos os citados são jogados de segundo tempo a não é o Everton que tem seu valor.

  • Guerrero como homem fixo lá na frente não está dando certo, a maioria dos gols dele são de longe, dentro da área ele é nulo. E ainda tem Gabriel e Everton…

  • E precisava tomar o gol para voltar a jogar bola? No final do primeiro tempo, até o gol do Cruzeiro no 2º tempo o time foi indolente e displicente. O Zé tinha que ter dado um choque no grupo para jogar sério.

    • Me deu a sensação de que o time cansou no segundo tempo. O Flamengo começou jogando num ritmo forte, depois foi caindo e voltou a melhorar com as mexidas. Hoje não achei que foi indolência, mas uma questão física. Vamos cada vez mais precisar do banco. SRN

    • Nitidamente os jogadores estavam cansados por conta desse torneio inutil que é a sulamericana.

  • A tal “virada eletrizante” do titulo deste post, deve ter eletrocutado todos os urubus daqui …..Não sobrou nenhum.
    Tô sentindo um cheiro de carcaça de urubu queimado …….kkkkkkkkkkkkkk

    • Paulo Ferreira, chupa minha benga. Agradecemos a sua audiência.

Comentários não são permitidos.