Coluna do Torcedor: “A hora e a vez de Marcelo Cirino?”

Compartilhe com os amigos

Estou ciente que escrever esta coluna certamente vai diminuir a minha popularidade, mas entendo que a situação deste jogador em especial faz necessária uma reflexão acerca do mito Cirino.

Primeiramente quero esclarecer que não sou membro daquela parte da torcida que acham Marcelo o pior jogador de todos os tempos, também não sou daqueles que pensaram que ele seria o novo Pelé, provavelmente esse pessoal nem exista. Marcelo (Não sei porque não colocar só o nome agora que o outro Marcelo se foi) surgiu no Atlético Paranaense como uma grande promessa. É um jogador rápido, que finaliza forte com as duas pernas, corre muito, muito mesmo e que se notabilizou por fazer um lado direito muito forte.

Para quem não lembra, ele jogava naquele grande time do CAP de 2013, vice para o Flamengo na Copa do Brasil. Era ele por um lado e Everton por outro com Ederson (não o nosso) como centro avante. O time foi sensação no campeonato brasileiro daquele ano, inclusive causando a estranha demissão por parte de Mano Menezes (sorte a nossa) por uma goleada de 4×2 no Maracanã, depois de abrir 2×0. Marcelo fez gol e deu uma assistência naquele jogo, que também teve assistência de Everton. Marcelo nunca foi goleador, mas sempre causou problemas ao lado esquerdo da defesa adversária.

Os números de Marcelo no Flamengo são fenomenais no campeonato carioca, já noutros campeonatos ele fraqueja demais e irrita a torcida. Mas não deixa de ser um jogador útil. Vamos combinar uma coisa? Everton também é horrível e desde aquela boa fase do Paulinho em 2013, nós não tivemos mais felicidade ali. Os pontas do Flamengo são horríveis. Ok. Gostaria muito de ver Thiago Santos e Nixon por ali, mas por algum motivo eles ainda não despontaram. O problema são as contratações.

Tirando Sheik e Fernandinho, que eu ouso macular os olhos de vocês em escrever o nome de tal jogador, (que não se pagará com esse gol, assim como Carlos Eduardo não se pagou com o do Cruzeiro) todos os pontas vieram comprados. Nenhum vale o investimento. Sheik já passou do tempo. É o melhor finalizador dos jogadores de lado, mas alguma coisa aconteceu com a mente deste rapaz que não consegue mais fazer o simples. Esse que veio do Grêmio, inominável, também é incomentável, me recuso. Everton está com números melhores, mas perdeu gols que não se pode perder, como o do Grêmio e, com a ajuda do Réver, quase complicou aquele jogo. Gabriel é o típico jogador inventado para vender. Entrando bem neste time mais ajeitado do Flamengo, virá uma proposta, porque é novo, rezemos.

Para mim o Flamengo deveria jogar com Guerrero e Ederson no 4-4-2, mas como não está disponível vamos com o time que dá. O meu Flamengo dos sonhos tem um ataque que faz gol. Vamos ver se com a chegada do Diego isso muda.

O problema maior do Marcelo não é que ele só corre, não é que ele não faz gol, não sabe tocar. O problema dele é que ele vai custar um caminhão de dinheiro ao final de 2017 ao Flamengo. Vou lhes dizer que à época da sua contratação, não o queria. Já tínhamos muitos pontas e bons pontas e o Marcelo ia desvalorizar as crias da base. Desvalorizou. Mas há de convir que foi a maior contratação de 2015 depois de Guerrero e muita gente aqui comemorou. O problema está feito!

Por que que é a hora do Cirino no Flamengo?

Porque você precisa manter esse cara no elenco que está numa crescente no Campeonato Brasileiro e, com o Flamengo brigando por título/G4, o jogador vai estar em evidência e assim podermos nos livrar do custo do jogador. São 19 milhões que poderiam ser investidos num outro jogador. Quem sabe uma boa campanha na Sul-Americana não faça essa mágica para nós. Ele nem precisa jogar sempre os 90 minutos, mas como quem vai entrar no lugar dele é Gabriel e o inominável, dá pra aturar e quem sabe ainda valorizar esse cara. Dá pra fazer uma dobradinha e vender o Gabriel junto, quem sabe.

Certo é que dos jogadores do Flamengo, ele é de longe o que mais precisamos vender. Que vá para a Ásia, Europa, EUA, que estoure por lá. Talvez a pressão de jogar num time grande o assuste de forma que não consiga desenvolver futebol, mas que vá antes de dar prejuízo ao clube!

Anderson Alves, O otimista.


Faça como o Anderson, envie também a sua coluna e veja seu texto publicado aqui neste espaço. Envie para [email protected], que o avaliaremos e, se aprovado, será publicado na seção “Coluna do Torcedor”.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Eu, particularmente, acho o Cirino uma merda…
    Ele além de ser uma merda como jogador, ele é frouxo e sem personalidade… jogador medroso, que não merece vestir essa camisa nem de brincadeira…
    Eu gostaria que ele visse esses comentários aqui, pra ele ver o quanto ele é odiado por alguns torcedores, não pelo fato de ele vir jogando mal, até porque isso é normal, acontece… mas o que me da mais ódio dele, é que ele não vê que ele é uma merda… ele se acha craque… se não tá indo no futebol, vai na raça, na vontade…
    EU ACHO O CIRINO UMA MERDA, E GOSTARIA MUITO QUE ELE FOSSE EMBORA DO FLAMENGO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!

  • A galera critica tanto o Cirino mas defende com unhas e dentes o Guerrero. O Cirino é ponta, ruim pra krl e se não me engano tem mais gols que esse centroavante cone. Pq o Guerrero tem nome? Custou 2x o que Cirino custou e até hoje fez menos que ele, e olha que fazer menos que o Cirino é triste viu.

  • Eu particularmente não acredito no futebol desse cidadão…
    Se é que algum dia tenha tido futebol. Tem sim um ótimo empresário!
    Pra mim, Girino = Negueba mais alto.
    Caneludo, sem fundamento e que só sabe correr…

    SRN ST

    • por aí mesmo, tb mais forte

  • Ano passado eu tive paciência com o Cirino, até porquê ninguém jogaria bem naquele time do Flamengo todo desorganizado, com técnicos ultrapassados, e repletos de jogadores ruins, mas esse ano não tem desculpas, o cara custa 17 milhões e não consegue acertar um passe, chutar uma bola no gol e convenhamos que é impossível defender um jogador profissional que não sabe sequer dominar uma bola.
    SRN

    • Tá mal, até GabiSemGol pegou o lugar dele, que faseeeee.

  • É um jogador útil, apenas isso.

  • Esse rapaz vai jogar. Isso é certo, podem começar a corneta desde agora. Um jogo pela sula fora de casa, com um adversario que proponha o jogo, e perfeito pra ele.

    Se não ficar motivado com a fase e o futebol de agora, entao ele tem sangue de barata. O time tá redondo, perfeito pra ele se quiser jogar bola.

    Vi esses dias o jogo do início do ano contra o CAM, onde o Guerrero fez dois gols (pasmem! Isso mesmo, 2). O Cirino fez a melhor partida dele no ano, quando tava assistindo aos lances nem dava pra acreditar que era o mesmo cara.

    Há algo me dizendo que ele é o Little Fernando vão ser mais úteis ao Flamengo de agora em diante. Vocês têm fé? Kkkkkkk

    • Na época do Luxa ele sofreu uma lesão, logo em seguida veio aquele problema com o irmão dele que foi detido e a amizade com Everton que já vinha do atletico-pr se solidificou mais ainda (stela), e daí pra cá ele não voltou mais como era antes, oscilou entre partidas boas e ruins, se for a lesão nós não saberíamos precisar até aonde ele ainda pode ir, se não for ai só depende dele, e potencial ele tem……vamos precisar ver se a fé faz ele voltar.

      • Tomara que arrebente na sulamericana, incluso o Horácio Vítor.

        • Tomara que ele arrebente, venha um time de fora e leve por um caminhão de dinheiro, que infelizmente o Flamengo só receberá 20%, mas é melhor que nada.

          • e ainda se livra dos salários e de pagar o resto da parte do acordo da compra…

    • Amém irmão!
      ^^

    • É inacreditável o dinamismo do futebol.

  • A hora e a vez de Marcelino Cirino………vazar?
    Pensei que o desfecho era esse…

    • precisa jogar mais bola para alguém comprar $$$$$+++

  • Como não vi nd de interessante nessa matéria, vou cantar o hindo do flamengo para vcs.

    Uma Vez Flamengo
    Sempre Flamengo
    Flamengo sempre eu hei de ser
    É o meu maior prazer, vê-lo brilhar
    Seja na terra, seja no mar
    Vencer, vencer, vencer
    Uma vez Flamengo,
    Flamengo até morrer
    Na regata ele me mata,
    me maltrata,
    me arrebata de emoção no coração
    Consagrado no gramado
    Sempre amado
    Mais cotado nos Fla-Flus
    É o ai Jesus
    Eu teria um desgosto profundo
    Se faltasse
    O Flamengo no mundo
    Ele vibra, ele é fibra, muita libra,
    já pesou
    Flamengo até morrer, eu sou.

  • Cirino é bom jogador. Talvez tenha sido super valorizado, mas vamos admitir hoje qualquer jogador meia boca vale milhões. O problema dele, penso eu, é mesmo que atingiu Everton e Pará e que prejudica a maioria dos jogadores no Brasil. É profissional. Se ele não entender que pra ele jogar em alto nível precisa ser atleta vai se afundar.

  • Meu camarada, Everton é um milhão de vezes melhor do que este mereba mulambento chamado Cirino, que no Flamengo, não domina umabola que não seja de canela, não chuta uma bola que não seja na arquibancada, não dá uma assistência que não seja na mão do goleiro.

    Aceita que o Flamengo vai morrer com esse prejuízo, porque estragar o time com esta íngua em campo só pra vender é que seria um crime.

    • Queria mesmo é que o Flamengo evitasse esse prejuízo. Torço para que aconteça. E comparar o Everton com o jogador que é chamado de pereba é mais fácil. O ideal é que na vaga dele, do Everton, do Fernandinho, Gabriel, esteja um cara decisivo e que faça muitos gols que nos faça campeões. Tive a infeliz ideia de comparar com os números do Dudú, do Palmeiras, que nem anda badalado assim. Foi terrível. Não sei se me fiz entender, mas apesar de reconhecer que o Everton é esforçado e melhor opção que os outros, prefiro ter um cara melhor ali.

  • Embora não seja fã de alguns jogadores citados, os mesmos com suas limitações técnicas se encaixariam em qq time grande do futebol brasileiro. Qualificar o Everton como “horrível”, pegou pesado parceiro. Futebol é um esporte coletivo e tirando os fora de série como Neymar, Messi, Maradona, Pelé, Zico e outros…o que vai prevalecer e estabelecer a qualidade de um ou de outro é o entrosamento e o conjunto. Se o time estiver bem, ganhando e conquistando títulos, até esses supostos “cabeças de bagre” se destacarão e serão aclamados por grande parte da torcida. Quanto a vender o Cirino, isso valerá para outros. Dependerá do desempenho do time nos campeonatos disputados. SRN!

  • Cirino precisa de confiança e intensidade. O Zé vem usando bem o elenco, tem queimado a minha língua.

    É um alivio voltar a ser torcedor e parar de querer ficar escalando o tine do zé. Tem um trabalho sério, de gente melhor preparada que nós, torcedores.

    E o time do Zé inicia com Gabriel e Everton mesmo. Se as condições forem propicias o Cirino pode desequilibrar no segundo tempo.

  • Flamengo deveria contratar para o ano que vem Dudu do Palmeiras ou Vargas, o chileno. Pra mim os melhores pontas na relação custo/benefício. Não são caros, e não ganham muito. Mas primeiro tem que se livrar dessa turma: Fernandinho, Cirino, Gabriel, Sheik (Everton pra mim tem lugar no time)

  • Meu amigo, é simples!!
    Contratou , não fez nada até agora, um.gol ali outro aqui.
    Não sabe dominar uma bola, atrapalha as jogadas do time, não acerta um passe,enfim…
    Que ele vá tentar a vida em outro time.

  • Sempre tem um amargurado, Para escrever coisas relacionadas ao obscuro… Pqp…

  • Não acho o Cirino um grande jogador. Ele é, sem dúvida, um jogador que se destacaria em qualquer time pequeno e médio, como foi o Atlético-PR, porque quase todos os times da série A saem pro jogo contra eles. Mas quem sai pro jogo contra a gente?
    Ele pode ser útil sim, mas pra entrar no segundo tempo quando já estivermos ganhando os jogos, pra explorar a velocidade. Contra times fechados é inviável a sua utilização. O Zé fez muito bem em não relacioná-lo contra o Figueirense, jogador rápido só tem destaque contra times fechados se tiver qualidade no drible curto, coisa que ele não tem.
    Nesse quesito o Gabriel, Everton e Fernandinho tem mais qualidade que ele. Como escrevi acima, ele pode ser útil, mas não vale 16 milhões, por isso acho que ele deva ser negociado.

    • Opala. Concordo plenamente. SRN

    • Colocação perfeita. Parabéns ! ?

  • Eu achei excelente a contratação do Cirino na época em que ocorreu mas hoje não o contrataria.
    O Cirino deve estar com alguns problemas no Flamengo mas dois são fáceis de identificar.
    1 perdeu muito tempo no Flamengo deslumbrado com o Rio. É praia, noitada, cerveja, mídia, uma puta em cada esquina. Sair de um time médio pro Flamengo sem estrutura familiar é complicado.
    2 ele não joga na posição em que jogava no atlético. Cirino jogava de segundo atacante, voltando até o meio de campo, não precisava marcar o lateral adversário. O Atlético jogava no contra ataque e ele só precisava correr do meio pra frente contra uma defesa adiantada. No Flamengo ele precisa marcar o lateral adversário até a linha de fundo e o time propõe o jogo atacando defesas postadas.

    • Este sistema com os pontas marcando laterais é uma praga. Mas o Marcelo já fazia isso no cap. O sonho é que o ZR treine a aproximação das linhas como o sub 20 do flamengo jogava. Aí isso vai mudar. SRN

      • A diferença é que o sub 20 não tinha uns caras que só sabiam correr. O meio era Ronaldo centralizado com uma linha de 4 com Cafu, Trindade, Paqueta e Mateus Savio. Se ele tirasse um deles e colocasse um meia ficaria mais parecido. Pareceria até com o ótimo corinthians que tinha uma linha com jadson, Elias, Renato Augusto e malcon.
        O Mancuello já jogou como meia aberto na seleção argentina substituindo o di Maria

  • Dos pepinos que temos pra nos livrarmos,esse é o maior deles sem dúvidas, realmente esse é o momento de evidenciar o cara e vender na próxima janela. Gabriel vai junto, Sheik não renova, e ai é só esperar acabar o empréstimo de Fernandinho. O fato é que depois dos nobres pernas de pau sairem, temos que contratar sem margem para erro para as pontas do campo. se não vai ser “mais um ano de sofrência da torcida”. Ahhh, espero que não renovem com o nobre Caramujo tbm.

    • Não pode falar mal do craque Márcio Araújo. Vai ser chamado de modinha, corneta,…

      • Esqueceu o adjetivo vascaino. É a vida kkk SRN

        • Desculpa, isso não vai se repetir.

      • MA o intocável.. hahhahh

    • Tomara. Mas se continuar o ritmo de contratação, vai acertar. Esse ano acertamos muito.

    • Perfeito!!’??????

    • Sofrência? Vamos brigar pelo título.

      • Por isso coloquei entre aspas Tude Lima… A sofrência aqui é no sentido figurado. Pois apesar de termos os nobres perebas jogando cnstantemente, o time está arrumado e estamos brigando pelo título. SRN!

  • Pow bicho.

    Quer matar a torcida de um tiro… matar aos poucos com o Cirino é sacanagem…

    • Se tudo der certo é só até o final do ano. SRN

  • “Os números de Marcelo no Flamengo são fenomenais no campeonato carioca” fenomenais, ai tu forçou a barra. Foram bons apenas. E amigo, o Cirino é um atacante de lado de campo, e não “ponta”, não sei se foi impressão mas acho que você misturou as coisas. “Everton também é horrível “…só você vê assim, pois Everton é muito melhor que Cirino e não o acho “horrível não”.
    O texto fala do Cirino que todos sabem…limitações, caro aos cofres do Flamengo…e claro que ele em evidência, pensando em um futuro negócio, é um caminho. Isso é muito óbvio. Me desculpe, mas o texto não me trouxe nada de novo, o título parece que o Cirino será titular…sei lá ficou meio estranho. SRN.

    • Tudo bem? A meu ver quando o cara é artilheiro do campeonato é fenomenal. Ele é artilheiro do time dois primeiros semestres direto, então…
      Os comentários do coluna corroboram a afirmação do Everton. Ele é bem útil, até porque pode fazer a lateral, mas não sabe chutar a gol como a maioria dos pontas do flamengo . Aliás, no futebol do flamengo, Marcelo é ponta. Preferia que fosse segundo atacante, mas jogamos no 433.
      Acontece. Às vezes uma coisa é óbvia para uns e para outros não. SRN

  • Quem não aceita errar em futebol não deveria trabalhar com ele, pra mim é isso que o Marcelo Cirino representa, um erro de contratação, se o Real Madrid erra na hora de contratar como o Kaka por exemplo, imagina o Flamengo.
    Everton está abaixo do Mancu e do Alan Patrick quando se trata de produzir ofensivamente, agora comparar ele aos outros pontas ta de sacanagem ne ? Basta olhar os números e verá que ele é muito superior a Marcelo Cirino, gabriel, Fernandinho e qualquer outro.

  • eu concordo com o Anderson Alves, o gol que Fernandinho fez, não tira o jogador ruim que ele é, ou vcs elogiaram o Carlos Eduardo quando ele “ajudou” o Flamengo ser campeão da Copa do Brasil?(exagerei no ajudou kkkkkkkkkkkkkk), claro que não, criticou e mandou um “vaza” pra ele, agora vem uns fala que sou modinha ou anti pqp, quando Fernandinho e a turma ruim dos pontas jogar mais jogos bem do que ruim, ai sim eu seria modinha ou anti.

  • Cara maior corneta

  • Shit happens. Esse cara eh o nosso shit. Tem que realizar o prejuizo e bola pra frente. O que nao da eh colocar esse cara pra jogar pois nem jogador de futebol ele eh. Maior enganação da historia do futebol.

    • Acho que o Flamengo não vai precisar realizar esse prejuízo. Parece que no acordo de empréstimo do Damião ficou acertado que o Flamengo pode ficar com o Damião e o santos com o Cirino, cada um pagando o seu. Santos pagaria os 40 e poucos milhões e o Flamengo os 17. O Santos aceitou o negocio pq tem medo de perder na justiça e ficar sem ninguém, só com a dívida. Os investigadores que colocaram o Cirino no Flamengo são os mesmos que colocaram o Damião no Santos.

Comentários não são permitidos.