Com gols no fim em 3 dos últimos 6 jogos, Fla tenta repetir 2009

Compartilhe com os amigos

Não são poucas as pessoas que viram a virada do Flamengo, por 2 a 1, sobre o Cruzeiro como um bom prenúncio — “vitória com pinta de campeão”. A expressão é abrangente, utilizada em diferentes momentos, como uma grande atuação ou, no caso rubro-negro, com uma vitória conquistada nos minutos finais. Graças a gols nos últimos dez minutos de jogo, o time de Zé Ricardo tem se mantido no encalço do Palmeiras na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro.

Nos últimos seis jogos da Série A, o Flamengo marcou quatro dos seus 12 gols nos dez minutos finais. Eles garantiram cinco pontos na corrida pelo titulo. Contra a Chapecoense, o gol de Mancuello no fim, só ampliou o resultado para 3 a 1, mas, contra a Ponte Preta, Fernandinho garantiu dois pontos. O atacante marcou aos 45 do segundo tempo para transformar um empate em vitória. Contra o Cruzeiro, no domingo, a derrota se transformou em triunfo em apenas cinco minutos, com gols de Guerrero, aos 39, e Mancuello, aos 44.

— Nosso time tem se abatido muito pouco quando toma gols ou fica em momentos complicados, isso faz o time vencedor. Quem se recupera mais rápido de uma porrada tem uma maior chance de chegar lá na frente. Flamengo e Palmeiras têm demonstrado isso — comentou ontem o atacante Gabriel. — Acredito que a sorte acompanha quem trabalha muito. Nosso time trabalha muito, é dedicado e focado no que faz. É isso o que vem acontecendo algumas vezes.

41% DE CHANCES DE TÍTULO

A realidade de gols no fim nos últimos jogos contrasta com as 21 primeiras rodadas, quando o Flamengo marcou apenas dois gols nos dez minutos finais. Eles garantiram apenas um ponto ao Flamengo: Alan Patrick, em cobrança de pênalti, empatou já na prorrogação o gol de empate por 2 a 2 contra a Chapecoense, em Volta Redonda, em maio; contra o Coritiba, no Couto Pereira, Marcelo Cirino marcou aos 44 minutos , quando o jogo já estava 1 a 0 para o rubro-negro.

Os gols contra o Cruzeiro foram importantes para o Flamengo manter a diferença de um ponto para o líder Palmeiras. Segundo o matemático Tristão Garcia, o rubro-negro tem 41% de chances de conquistar o Brasileiro. Já o Palmeiras tem 49%, enquanto o Atlético-MG aparece com 7%, Santos com 2% e Fluminense com 1%. Os cálculos foram publicados no site “Infobola”.

Para ser campeão, o rubro-negro terá que conseguir um feito que não acontece desde 2011 — e repetir sua própria façanha de 2009. Nas últimas quatro edições da competição, o primeiro e o segundo colocados eram os mesmos na 27ª rodada e no final do Brasileiro. O último a conseguir sair da vice-liderança e levantar a taça na reta final foi o Corinthians de 2011, que deixou para trás o Atlético-MG. Mas o melhor exemplo é do próprio rubro-negro, que conseguiu arrancar do segundo lugar para o título, em 2009, exatamente em cima do Palmeiras, hoje na liderança do Brasileiro.

Um das fórmulas de estimular o time tem sido recorrer a um antigo procedimento, o pagamento de prêmios, pagos em dinheiro vivo no vestiário, após as vitórias. De acordo com o site “Globoesporte.com”, a cada vitória os jogadores recebem R$ 3 mil das mãos do vice-presidente de futebol, Flávio Godinho. Antes, o clube pagava prêmio por metas conquistadas em sequências de partidas. O Flamengo conta com a premiação da CBF ao fim do campeonato, que, em caso de título, chegará a R$ 17 milhões, para cobrir os custos.

TIME MISTO CONTRA O PALESTINO

Na segunda-feira, os jogadores que enfrentaram o Cruzeiro em Cariacica estiveram no Ninho do Urubu à tarde e fizeram uma atividade regenerativa. Grande parte do time titular não deve ser aproveitada no jogo contra o Palestino, do Chile, também em Cariacica, amanhã, às 21h45m, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Assim como aconteceu no jogo de ida, na semana passada, quando venceu por 1 a 0, Zé Ricardo deve pôr em campo um time misto. O empate classifica o Flamengo.

Ausente contra o Cruzeiro, Leandro Damião treinou voltou a treinar ontem, após se recuperar de edema muscular na coxa esquerda. Apesar disso, não está confirmado amanhã. No ataque, Zé Ricardo treinou o trio Sheik, Cirino e Fernandinho, sem atacante de referência. Paulo Victor, Rodinei, Juan, Cuéllar, Alan Patrick e Mancuello também têm chances de iniciar a partida.

Fonte: O Globo

Compartilhe com os amigos

Veja também