Notícias

Com gols no fim em 3 dos últimos 6 jogos, Fla tenta repetir 2009

Não são poucas as pessoas que viram a virada do Flamengo, por 2 a 1, sobre o Cruzeiro como um bom prenúncio — “vitória com pinta de campeão”. A expressão é abrangente, utilizada em diferentes momentos, como uma grande atuação ou, no caso rubro-negro, com uma vitória conquistada nos minutos finais. Graças a gols nos últimos dez minutos de jogo, o time de Zé Ricardo tem se mantido no encalço do Palmeiras na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro.

Nos últimos seis jogos da Série A, o Flamengo marcou quatro dos seus 12 gols nos dez minutos finais. Eles garantiram cinco pontos na corrida pelo titulo. Contra a Chapecoense, o gol de Mancuello no fim, só ampliou o resultado para 3 a 1, mas, contra a Ponte Preta, Fernandinho garantiu dois pontos. O atacante marcou aos 45 do segundo tempo para transformar um empate em vitória. Contra o Cruzeiro, no domingo, a derrota se transformou em triunfo em apenas cinco minutos, com gols de Guerrero, aos 39, e Mancuello, aos 44.

— Nosso time tem se abatido muito pouco quando toma gols ou fica em momentos complicados, isso faz o time vencedor. Quem se recupera mais rápido de uma porrada tem uma maior chance de chegar lá na frente. Flamengo e Palmeiras têm demonstrado isso — comentou ontem o atacante Gabriel. — Acredito que a sorte acompanha quem trabalha muito. Nosso time trabalha muito, é dedicado e focado no que faz. É isso o que vem acontecendo algumas vezes.

41% DE CHANCES DE TÍTULO

A realidade de gols no fim nos últimos jogos contrasta com as 21 primeiras rodadas, quando o Flamengo marcou apenas dois gols nos dez minutos finais. Eles garantiram apenas um ponto ao Flamengo: Alan Patrick, em cobrança de pênalti, empatou já na prorrogação o gol de empate por 2 a 2 contra a Chapecoense, em Volta Redonda, em maio; contra o Coritiba, no Couto Pereira, Marcelo Cirino marcou aos 44 minutos , quando o jogo já estava 1 a 0 para o rubro-negro.

Os gols contra o Cruzeiro foram importantes para o Flamengo manter a diferença de um ponto para o líder Palmeiras. Segundo o matemático Tristão Garcia, o rubro-negro tem 41% de chances de conquistar o Brasileiro. Já o Palmeiras tem 49%, enquanto o Atlético-MG aparece com 7%, Santos com 2% e Fluminense com 1%. Os cálculos foram publicados no site “Infobola”.

Para ser campeão, o rubro-negro terá que conseguir um feito que não acontece desde 2011 — e repetir sua própria façanha de 2009. Nas últimas quatro edições da competição, o primeiro e o segundo colocados eram os mesmos na 27ª rodada e no final do Brasileiro. O último a conseguir sair da vice-liderança e levantar a taça na reta final foi o Corinthians de 2011, que deixou para trás o Atlético-MG. Mas o melhor exemplo é do próprio rubro-negro, que conseguiu arrancar do segundo lugar para o título, em 2009, exatamente em cima do Palmeiras, hoje na liderança do Brasileiro.

Um das fórmulas de estimular o time tem sido recorrer a um antigo procedimento, o pagamento de prêmios, pagos em dinheiro vivo no vestiário, após as vitórias. De acordo com o site “Globoesporte.com”, a cada vitória os jogadores recebem R$ 3 mil das mãos do vice-presidente de futebol, Flávio Godinho. Antes, o clube pagava prêmio por metas conquistadas em sequências de partidas. O Flamengo conta com a premiação da CBF ao fim do campeonato, que, em caso de título, chegará a R$ 17 milhões, para cobrir os custos.

TIME MISTO CONTRA O PALESTINO

Na segunda-feira, os jogadores que enfrentaram o Cruzeiro em Cariacica estiveram no Ninho do Urubu à tarde e fizeram uma atividade regenerativa. Grande parte do time titular não deve ser aproveitada no jogo contra o Palestino, do Chile, também em Cariacica, amanhã, às 21h45m, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Assim como aconteceu no jogo de ida, na semana passada, quando venceu por 1 a 0, Zé Ricardo deve pôr em campo um time misto. O empate classifica o Flamengo.

Ausente contra o Cruzeiro, Leandro Damião treinou voltou a treinar ontem, após se recuperar de edema muscular na coxa esquerda. Apesar disso, não está confirmado amanhã. No ataque, Zé Ricardo treinou o trio Sheik, Cirino e Fernandinho, sem atacante de referência. Paulo Victor, Rodinei, Juan, Cuéllar, Alan Patrick e Mancuello também têm chances de iniciar a partida.

Fonte: O Globo

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Borussia Dortmund manda recado para Flamengo em rede social antes do Super Mundial de Clubes

Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…

17/11/2024

Jogador equatoriano rasga elogios a atacante do Flamengo

Autor de um dos gols do Flamengo no título da Copa do Brasil, Plata está…

17/11/2024

Ex-Flamengo deve comandar projeto bilionário da Portuguesa

Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…

17/11/2024

Vasco é convencido a deixar Liga Forte e deve migrar para Libra, liderada pelo Flamengo

Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…

17/11/2024

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo neste domingo, 17/11/2024

Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 17 de novembro O calendário do futebol nacional…

17/11/2024

David Luiz ‘cobra’ Wesley antes de treino do Flamengo; veja vídeo

David Luiz e Wesley participaram das atividades do Flamengo neste domingo (17) Os jogadores do…

17/11/2024