Com o plantel recheado, o Urubu persegue o Porco

Compartilhe com os amigos

Mais uma vitória, o adversário vinha de uma sequência muito boa no Brasileiro e era do conhecimento de quem tem acompanhado o futebol apresentado pela Ponte Preta que o jogo seria duríssimo.

Vencemos na garra e determinação, tendo em vista, que do ponto de vista técnico e tático deixamos um pouco a desejar, sem dúvida esta não foi uma apresentação brilhante, mas, saímos com o resultado positivo.

Os gols dos contestados Gabriel e Fernandinho garantiram a vitória e a vice-liderança. Estamos na cola do Porco! Corre porquinho, pois, se parar o Urubu pega rs…

Entretanto, preocupa-me para o próximo jogo o desgaste físico dos atletas, mais um desafio para o “estudioso” Zé Ricardo. Como manter a mesma pegada com essa maratona de jogos e viagens?

A resposta esta no rodizio de jogadores? Alguns aqui pensarão “Em time que esta ganhando não se mexe”. É fato que as vitórias estão acontecendo, mas, o desgaste físico esta cada dia mais claro. Então fazer o rodizio não seria algo errado!

Talvez, o 4-3-3 possa ter a sombra do 4-4-2, com a volta do Guerrero. Acredito muito na possibilidade da formação do que denomino de “Quarteto Mágico”, algo experimentado com sucesso pelo Zé Ricardo. Damião de centroavante, Guerrero móvel fazendo um segundo atacante, Diego centralizado no meio campo com mobilidade para flutuar para direita e esquerda, e vindo um pouco mais de trás do lado esquerdo do campo o Mancuello.

Teríamos muito mais qualidade técnica e a bola parada com o Mancuello, em tiros livres ou nos escanteios, é notável como ele cruza com mais qualidade e perigo ao adversário e tendo Rever, Vaz, Guerrero e Damião na área seria algo fatal se bem treinado.

Temos um elenco com sobras, excetuando a lateral esquerda que o Jorge reina soberano. A situação esta tão positiva que já no Jogo contra o Vitória, Zé Ricardo terá que decidir entre o Guerrero e o Damião ou optar pelos dois, nesse caso quem perdera a vaga? Gabriel que acabou de fazer gol? Everton que vem numa sequencia positiva?

Me impressiona ver o Fernandinho marcando gols, Gabriel participativo e contribuindo com resultado mesmo com suas limitações, a volta por cima do Pará (o jogador mais regular dos últimos 7 jogos no mínimo). Algo que também é notável mesmo vivendo muitas vezes em altos e baixos é a evolução do Jorge e como a zaga esta ajustada (embora ontem tenha visto algumas falhas, que atribuo ser resultado do cansaço devido a intensidade dos últimos jogos).

Zé Ricardo tem tudo para levar esse time ao topo da tabela, torço para que no jogo contra o Palmeiras estejamos em igualdade de pontos no campeonato e seja uma partida com gostinho de final antecipada. Vamos Flamengo rumo ao hepta!

Mauricio Dias

Deixe seus comentários, criticas e sugestões!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Continua pensando que o time joga APESAR do Zé Ricardo.. enquanto isso nosso técnico está preparando outra escalação pra tu criticar! Mas é isso ai, final de semana tu comemora conosco.

    Guerrero volta e teremos a oportunidade de mudar o esquema de jogo (espero que não seja preciso).

    Podem se acostumar com o rapaz, libertadores ano que vem é com ele!

  • Pra mim fica óbvio que quando o time é minimamente apertado na marcação não consegue jogar bem. Como foi contra o Sport, chapecoence e ontem. Sorte que desses o único que conseguiu manter a pegada foi o Sport.

    • o 442 é uma boa saída nesse caso, menos velocidade e mais qualidade de passe. E com mais atacantes na área, a possibilidade de sobrar para alguém é maior.

      • Zé tem uma preferência mto grande pelo 4 3 3. Mas, acho q a chave mudança tática será a boa fase da dupla Damião e Guerrero. Só assim pra ele optar pelo 4 4 2

      • Também acho. Mas o ZR é teimoso e vai insistir nesse 433.

        A vantagem que agora teremos 11 rodadas seguidas jogando de quarta a domingo e é quando o elenco será valorizado.

        E elenco por elenco o nosso está mais completo.

    • O campeonato está bem competitivo, n existe mais time bobo, então por isso cada jogo tem sido uma batalha. Acredito q temos jogadores diferenciandos torço pra q tenham mais chances e se firmem!

      • Não existe mais time bobo com certeza e o time da ponte é muito bem treinado. Além de ter bons jogadores.

        Mas eu acho que estamos sofrendo demais pra vencer. Não seguramos a bola na frente. Isso se deve aos nossos pontas. Não acertam um passe. Estão lá porque correm.

        Esse último jogo os gols foram de rebote. Mas qual jogada que eles construíram?

        Mas estamos vencendo. É isso que importa.

  • Próxima partida ele vai de 4-4-2, vai descansar alguns jogadores. Ontem achei ousado ele sacar o MA e colocar o Mancuello. Ele viu que dava pq a POnte tava recuada e encaixou. No 4-4-2 o time jogou bem. Damião e Guerrero tiveram entrosamento e acho que vai dar certo.

    • kk vai nessa

    • É o q toda a nação espera, ver quem sabe jogar em campo, mas, ele tem tido resultado com o 4 3 3. Então pra ele mudar ao meu ver só se o Guerrero e o Damião fizerem a diferença juntos, mesmo assim ainda veremos jogos com escalações q desacreditaremos. Torço q o Zé continue acertando!

  • ..Nosso saldo de gols advinhem

  • Segundo EBM o planejamento desse ano é ir para libertadores.
    Estou curioso mesmo é se o Flamengo vai renovar com todos que terminam o contrato neste ano ou se irão substituir. Flamengo tem tudo para concretizar o planejamento de ir para libertadores no próximo ano.

    • Tomara que agente termine o campeonato com o título, mas se não vier ok, não ficarei feliz mas sei que fizemos um grande papel. Para o ano que vem temos sim que analizar o elenco e trocar algumas peças. Teremos de estar mais fortes na liberta.

      • Nosso time é bom mas não aguenta um libertadores por muito tempo não. Kkkkkk
        Também não acredito que a diretoria vá investir muito no elenco na próxima temporada mesmo indo para libertadores. Eu chutaria que devem trazer alguns jogadores mediano para lateral esquerda, primeiro volante e uns dois atacantes de velocidade.
        Não acredito nem um pouco que irão trazer jogadores do nível do Diego. A não ser que venham de graça e só com salário.
        A dívida ainda é muito alto em 2017 que só vai aliviar em 2018. Até lá é pés no chão.

        • Tem mta gente q pode ser vendida e outros q n teram o contrato renovado, logo acredito q só com essas saídas já teríamos com ter 3 jogadores de alto nível. Espero q ocorra uma mescla com a base, temos lá bons valores tb. N acho q isso irá repercutir na dívida se for feito investimentos dessa forma!

          • Concordo.

            Vamos a lista:
            Sheik(idade). Ederson (INSS), Gabriel, Márcio Araújo, Fernandinho, Cirino, Chiquinho (aff), Adryan. Podem ir embora.

      • Vamos evoluir no plantel, acho q vão qualificar ainda mais e teremos vendas e contratos n renovados. Ver Everton, Gabriel e Cirino jogando me anima qdo penso q podem ganhar valor mercado e serem vendidos, já q são mto irregulares e nessa nova etapa do Flamengo acredito q a diretoria irá mesclar jovens talentos da base com jogadores incontestáveis

    • A Libertadores é uma missão mais fácil hj. Acredito q podemos pensar nos títulos da sulamericana q financeiramente é mto lucrativa, além da exposição internacional da marca e do brasileiro, temos mais time q o Palmeiras!

  • Volto a dizer, e não pretendo mais me alongar. O Zé tem defeitos como qualquer outro técnico tem. Tite, Marcelo Oliveira, Cuca, Guardiola ou seja lá quem for.

    Só que ele é um dos principais responsáveis pela forma do Flamengo. Desde que assumiu o time estamos brigando na ponta. Foram poucas as derrotas e também poucas as vezes que o time não foi competitivo.

    Na MINHA opinião esse time estaria brigando por libertadores se ainda estivesse com o Muricy, ou qualquer outro medalhão.

    • perfeito

    • Eu concordo com vc em tudo que falou, mas na MINHA opinião, o Zé está brigando mais acima do que o Muricy brigaria pq está com sorte de campeão.

      • Sem dúvida, ainda tem esse fator inexplicável rs

    • Vamos ser mais justos com Muricy. Não tinha Réver e Vaz (e nem mesmo Juan). Não tinha também Damião e Diego, ou seja, 4 jogadores que tem sido titulares, ou metade da linha. Talvez Muricy desse mais chances para Mancuello e Cuéllar. Sinceramente, ainda acho que o time é muito bom e joga APESAR do Zé Ricardo. É o único time que contratou no meio do ano, sem contar que contratou melhor no começo do ano, e muitos hoje importantes foram salvos pelo Muricy da dispensa. Acho que o erro do Muricy foi ficar reclamando demais das viagens. Mas acho que com o elenco que tem, ainda dá para dar mais chance para Mancuello e Cuéllar. Queria muito ver o Mancuello jogar desde o começo junto com Diego, Arão e Damião. E meter velocidade no meio do 2º tempo com rodízio desses pontas velozes que tem fases boas e ruins.

      • Apesar do zé não, graças a ele estamos bem. A maioria dos técnicos jogando com cuellar e mancu fariam pior

      • Eu concordo com vc em partes, mas o pensamento é esse mesmo. Mas temos que dar crédito ao ZR tbm, ele não pegou um time montado, ele montou o time, com jogadores contestados e tudo junto, temos um time. Mas acho que ele poderia dar chance ao Cuellar no lugar do MA sim. Nosso time é bem intenso e acho que o Diego vai brilhar no jogo contra o Palmares. Ele aparece em jogos importantes.

    • Não acho válido a comparação do trabalho dos 2. Primeiro pq o esquema tático foi respeitado pelo Zé o q indica q mesmo ele valoriza o trabalho do muricy lógico q fez suas adaptações dando sua cara ao 4 3 3. Segundo pq o plantel do Muricy era mto menos qualificado, basta lembrar a zaga com o Wallace e q n tinha o Diego e o Damião q estão decisivos!

  • Zé Ricardo:

    Prós

    Chegou em momento conturbadíssimo, time mais popular do país e sem experiÊncia profissional.
    Nesse cenário ele conseguiu fazer um bando virar um time organizado e alcançar um outrora impensado topo da tabela.
    Resultados positivos continuamente.

    Contras

    Escalações extremamente controversas.
    Vitórias apertadíssimas.
    Relativa Ineficácia ofensiva

    Dito isto, ao meu ver os Prós são fantásticos mas observando os contras eu fico me perguntando como isso é possível e até quando essa “sorte” vai durar. Eu espero que até ser campeão pelo menos.

    • Nas últimas 5 partidas o time fez pelo menos 2 gols, então o ataque tá funcionando. E a escalação não pode ser considerada defeito ou qualidade, oq importa é o que acontece em campo. Concordo sobre as vitórias apertadas.

      • Eu to falando de uma análise geral do Zé Ricardo, foram poucos jogos que fizemos mais que um ou no máximo 2 gols.Até uns jogos atrás tinhamos uma média de 9 finalizações necessárias para cada gol o que estava muito abaixo dos primeiros colocados.

        Discordo completamente sobre as substituições, e não coloquei o termo “erradas” mas sim “extremamente controversas”

    • É um treinador novo, as vezes é meio difícil de explicar o time q ele monta, mas, ta dando certo. Ainda acho q ele se rende a qualidade técnica e como disse no texto o 4 4 2. Será nossa tática, principalmente se a dupla Guerrero e Damião decolarem…

  • Tenho fé que contra o Vitória não vamos recuar e vamos fazer 3×0

  • ZR nunca vai mudar o esquema tático dele.

    Jogo que vem vai ter rodízio. Entra Fernandinho e Cirilo.

  • Não tiraria o Damião. Colocaria o Guerrero ao lado dele jogando pelos lados, assim como foi no segundo tempo contra a chape. Colocaria o Mancuello no meio, dessa forma o Diego fica menos sobrecarregado no meio. Deixaria os pontas para o segundo tempo, com o jogo já ganho para correrem pela defesa adversária, já cansada e ajudarem os laterais na proteção defensiva. Mas como ja conhecemos o Zé isso não vai acontecer, vamos começar com Gabriel, Everton e Guerrero. O FLA sai na frente, se tomar um gol o Zé vai tirar os pontas e colocar Damião com Guerrero, Mancuello no lugar do Araújo e ou Fernandinho ou Cirino no lugar de Everton ou Gabriel, aí o FLA desempata o jogo.

    • tipo isso.

  • Gostei dessa matéria, é perfeita para que começe uma discussão entre cornetas e ricardetes aqui nos comentários. #teamzé

Comentários não são permitidos.