Como o G-4 do Brasileiro pode virar G-3 ou G-5

Compartilhe com os amigos

O Campeonato Brasileiro vai se afunilando em 2016 e, mais uma vez, os times já pegam as suas calculadoras para fazer as contas de onde podem chegar. E, para quem quer chegar à Libertadores, um ponto é fundamental: quantas serão as vagas para a competição?

Desta vez, de novo sem o título da Libertadores, uma coisa é certa: não haverá um G-6. Mas ainda existem três possibilidades: G-3, G-4 ou G-5.

A maior ‘confusão’ acontece por conta da Copa Sul-Americana, que classifica o campeão, mas não dá uma vaga a mais para o país que fica com o troféu. Assim, se um brasileiro levar o título e ficar fora do G-4, o Brasileirão acaba ‘perdendo’ uma de suas vagas.

Hoje, o país tem quatro times vivos na Sul-Americana: Flamengo, Coritiba, Chapecoense e Santa Cruz. Destes, só os cariocas estão na briga na parte de cima da tabela.

A possibilidade de o principal campeonato nacional classificar apenas os três primeiros só existe se o país ganhar a Sul-Americana. Esse time, assim como o futuro campeão da Copa do Brasil, também não pode ficar dentro do chamado G-3.

Para o G-5, há duas possibilidades, uma com o Brasil sem o título da Copa Sul-Americana e outra com um time do país campeão e dentro do G-4. Ambas, porém, dependem de o campeão da Copa do Brasil estar entre os quatro primeiros.

Hoje, são 12 times da primeira divisão ainda vivos na Copa do Brasil: São Paulo, Fluminense, Corinthians, Santos, Palmeiras, Atlético-PR, Grêmio, Internacional, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG e Ponte Preta.

Já o G-4 ‘original’ também tem as mesmas duas opções para acontecer, uma com o Brasil sem o título da Copa Sul-Americana e outra com um time do país campeão e dentro do G-4. Ambas, porém, dependem do contrário: o campeão da Copa do Brasil não ficar entre os quatro primeiros.

Hoje, o Corinthians é o quarto colocado do Brasileirão, e o Santos, o quinto. Palmeiras (1º), Flamengo (2º) e Atlético-MG (3º) completam o G-4.

Fonte: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Na minha projeção será G3, com Mengão sendo Campeão Brasileiro e da Sulamericana, é o cuzeiro ganhando a Copa do Brasil.

  • Matéria para encher linguiça….

    • Vai ver o jornalista passou a infância trabalhando no açougue do pai dele.

Comentários não são permitidos.