“Contratos de TV de Estaduais emperram por Primeira Liga e briga política”

Compartilhe com os amigos

A cinco meses de seus inícios, os Estaduais do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul não têm contratos de televisão finalizado com todos os clubes grandes. A situação é inédita visto que esses compromissos costuma ser renovados com antecedência. Os motivos são a Copa Sul-Minas e a briga política envolvendo o Flamengo e a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).

Seis dos grandes desses Estados (Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio e Internacional) estão confirmados na Primeira Liga. Esse é um dos motivos da dificuldade de renovação já que a Globo não sabia exatamente como a competição afetaria os Estaduais.

”A Globo deixou tudo para depois porque não sabia como seria a Sul-Minas e como se encaixaria no calendário da CBF. Já tivemos conversas, um namoro, mas só agora vai andar”, contou o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto. Segundo ele, a emissora chegou a fazer uma proposta no início do ano, mas não fechou.

Em Minas Gerais, a federação e os clubes ainda não assinaram contrato para o Estadual 2016. O blog não conseguiu apurar o empecilho, mas é fato que o Atlético-MG pode estar na Libertadores e na Primeira Liga ao mesmo tempo.

A questão mais complicada é no Rio de Janeiro. Pressionada por uma proposta do Esporte Interativo, a Globo subiu sua oferta para mais de R$ 100 milhões. Fluminense, Botafogo e Vasco aceitaram e já assinaram um contrato juntamente com a Ferj.

A questão é que o Flamengo não aceitou várias das condições do acordo. Primeiro, não quer que o dinheiro passe pela federação que já ameaçou reter repasses. Depois, exigiu um corte na cota da Ferj sobre o contrato. Há ainda uma exigência de mais dinheiro para o clube do que para os outros grandes.

Segundo apuração do blog, a Ferj estuda atender algumas das demandas rubro-negras. Já indicou que aceita que sua cota caia de 10% para 5%. Mas ainda não há um acordo. Oficialmente, a federação informou que não se pronunciaria sobre o assunto.

Entre os Estaduais mais representativos, o Paulista é o único que já teve renovação de contrato assinada ainda em 2015. Isso porque os grandes clubes nunca quiseram se associar às ligas e tiveram um aumento significativo de suas cotas, com a competição atingindo um total de R$ 150 milhões por ano.

Fonte: Rodrigo Mattos

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Eu não vi em lugar nenhum que o Flamengo quer uma cota maior do que os outros grandes do RJ. Outra coisa, em SP já está tudo resolvido porque estão todos com o pires na mão igualzinho ao foguinho, os vices e os flores.
    Segura firme Bandeirão, não vai demorar muito para a FERJ abrir o bico.

    • Sobre os times de SP estarem com o pires na mão, isso ainda não está escancarado, mas quem tá observando, tem percebido o SPFC atrasando salários, Santos vendendo jovens jogadores pra poder pagar salários, Gambás vendendo até a vovozinha pra pagar a arena 9 dedos e as Peppas tem uma coisa bastante interessante: Estão em alta, com receitas e até EBITDA de 10 milhões. Mas deve 200 milhões ao Mattos (mecenas) que está terminando o mandato e eles têm 12 anos pra pagar. Será a mesma coisa da saída da Parmalat. Primeiro que já venderam seu melhor jogador e o Cuca também falou que vai pra china ano que vem. Essa gracinha que o porco tá fazendo é só esse ano. SRN!

  • Só a ferj não sabe ainda que está sendo asfixiada!!!

Comentários não são permitidos.