Apesar de ter marcado só dois gols desde que chegou, atacante compensa com entrega, agrada técnico e torcida e ganha espaço. Ele será titular contra o Figueirense
Rapidinho a desconfiança desapareceu. Da contratação anunciada na metade de julho até agora, muita coisa mudou para Leandro Damião no Flamengo. Pouco a pouco, os 20 minutos da estreia pelo Rubro-Negro, em 13 de agosto, viraram uma sequência no time titular. Neste domingo, às 11h, contra o Figueirense, no Pacaembu, pelo Brasileirão, Damião fará seu quinto jogo consecutivo. Até aqui, ele jogou sete vezes e fez dois gols.
Não tem sido brilhante, não é o goleador do time, mas o momento é favorável. E quais são os fatores que têm feito o camisa 18 ganhar espaço no Flamengo? Como ele tem aproveitado as oportunidades? As ausências de Paolo Guerrero, claro, aparecem entre os principais motivos para esse crescimento de Damião. Mas não é só isso. Abaixo, o GloboEsporte.com lista outros.
SEDE DE VOLTA POR CIMA
Damião chegou ao Flamengo cercado por desconfiança, já que há algum tempo não conseguia repetir o bom futebol que o fez brilhar no Internacional e chegar à seleção brasileira. Em mais um recomeço, desta vez na Gávea, mostra que está concentrado e dedicado. Apesar de ter começado na reserva, soube esperar as oportunidades e tem correspondido.
INTENSIDADE
Leandro Damião teve de esperar 30 dias para fazer sua estreia com a camisa do Flamengo. Foi na derrota por 1 a 0 para o Sport, em 13 de agosto. O desempenho ficou longe de ser perfeito, mas nos 20 minutos em que ficou em campo mostrou muita disposição para jogadas, se apresentou e buscou tabelas. Foi uma estreia intensa. E essa tem sido a marca do jogador desde aquela data. Ainda que não tenha feito muitos gols até agora – foram dois de pênalti – e tenha menos qualidade técnica do que Guerrero, o camisa 18 chama a atenção pela entrega.
TÔ AQUI!
A primeira vez de Damião como titular foi praticamente um aviso. No dia 22 de agosto, data da estreia do meia Diego, o atacante também chamou a atenção. Substituto de Paolo Guerrero, suspenso, mostrou que brigaria pela vaga. Ao marcar de pênalti, encerrou um jejum que durava desde novembro do ano passado, quando ainda vestia a camisa do Cruzeiro. Aquela foi uma manhã inspirada de Damião, que distribuiu bicicletas no jogo.
VOLTA AO BANCO, MAS…
Com a volta de Guerrero após suspensão, Damião retornou para o banco, mas não perdeu o brilho. Com um gol de pênalti e uma assistência, foi destaque do time ao lado de Diego na vitória por 3 a 1 sobre a Chapecoense. Guerrero e Damião jogaram juntos por meia hora naquela partida, numa espécie de ensaio. O gol marcado por Damião e a participação do peruano em duas jogadas decisivas da partida ajudaram a reforçar a ideia, que foi aprovada por Guerrero.
… FOI POR POUCO TEMPO
A dupla, no entanto, se separou no dia seguinte. Guerrero foi para a seleção peruana para a disputa das eliminatórias da Copa do Mundo e abriu nova brecha para que Damião fosse titular contra o Figueirense, pela Copa Sul-Americana.
VIBRANTE
Naquele jogo, aliás, Leandro Damião mostrou um outro lado da personalidade dele e conquistou os torcedores do Flamengo. Irritado com a comemoração de Rafael Silva, do Figueirense, na vitória rubro-negra por 3 a 1, desabafou quando o Flamengo conseguiu a vitória e a classificação para as oitavas de final. No campo, repetiu o gesto de “degola” feito por Rafael. No caminho para o vestiário, berrou na direção dos adversários:
– Isso é Flamengo! Tem que respeitar!
BRECHAS E SEQUÊNCIA
Com mais uma ausência de Guerrero, desta vez contra a Ponte Preta, pelo Brasileiro, Damião aproveitou para se firmar como titular. E mesmo com a volta do peruano para o jogo contra o Vitória, continuou no time de cima. Com o camisa 9 não havia treinado com o grupo na volta da seleção do Peru, o técnico Zé Ricardo preferiu manter Damião. Foi também, segundo Zé, uma opção tática. Imaginava-se que Guerrero voltaria para o jogo contra o Palmeiras, quarta-feira passada, mas ele ficou no banco. O jogador teve problemas estomacais dois dias antes da partida. Neste domingo, sequer ficará como opção. No sábado, o Flamengo informou que Guerrero se apresentou com febre e não viajaria. Damião segue no comando do ataque.
Zé Ricardo deve seguir a rotina das últimas quatro rodadas, repetindo a equipe. A exceção é Márcio Araújo, suspenso. O provável Flamengo que pega o Figueirense é formado por Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Cuéllar, Willian Arão e Diego; Everton, Gabriel e Leandro Damião.
Flamengo x Figueirense
Local:Pacaembu, em São Paulo
Horário: 11h (de Brasília)
Arbitragem: Paulo César de Oliveira, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse, todos de SP e da Fifa.
Provável escalação: Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Cuéllar, Willian Arão e Diego; Everton, Gabriel e Leandro Damião.
Pendurados: Everton, Rafael Vaz, Pará, Leandro Damião, Ederson, Mancuello, Jorge e Léo Duarte.
Desfalques: Guerrero, com febre; Márcio Araújo, suspenso; e Ederson, recuperando-se de artroscopia no joelho esquerdo.
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Julio Oliveira e Wagner Vilaron)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 9h30.
Fonte: GE
Alguém acha que faz o pivô pior? Kkkkkk
Toda bola aerea ele toca, pode não ser no gol, mas ele tá lá. Tanto na defensiva quanto na ofensiva!
Guerrero, vai pro Peru de boa! Temos um título pra ganhar aqui!
Guerrero tá sheikiando, dando migué
Não vejo ele ganhar uma bola.
Aqueles chutoes dos zagueiros que o Guerrero vive dominando e sofrendo faltas ele não segura uma bola. Contra o palmeiras a bola não parou no ataque, a defesa ganhou todas. Ainda assim fico feliz. A torcida queria o Hernane. Sempre pode piorar.. A torcida do Flamengo gosta de jogador que corre, pode ser uma merda mas se correr está bom.
Momento bem melhor do Damião, merece a vaga de titular.
Acredito que a chegada do Damião acabará fazendo bem ao Guerrero, ele será obrigado a se entregar mais para recuperar a vaga e, com isso, que ganha é o Mengão. SRN
Damião na entrevista saindo do campo tinha até grama na cara.
E daí? O cara que apara a grama também deve ficar do mesmo jeito.
Incrível como a torcida do Flamengo tem gosta de abraçar jogadores ruins que correm.