Do “Rey de Copas” a estreante: veja rivais brasileiros na Sul-Americana

Compartilhe com os amigos

No caminho da Chapecoense, o maior vencedor da Libertadores. Dono de 18 títulos internacionais, dentre eles uma Sul-Americana. Além de contar com torcida apaixonada. No extremo oposto, o Coritiba encara uma equipe que fará seu primeiro jogo internacional. Nesta quarta-feira os quatro representantes brasileiros fazem suas estreias nas oitavas de final do torneio continental, e o GloboEsporte.com apresenta os rivais de cada um deles.

A Chape encara o Independiente, conhecido como “Rey de Copas”. O Coritiba duela com o Belgrano, de Córdoba, interior argentino. O Santa Cruz enfrenta o Independiente Medellín, que está em boa fase e luta para sair da sombra de seu maior rival. O Flamengo tem pela frente um tradicional clube chileno que ressurgiu no cenário internacional nos últimos dois anos. Veja mais sobre o momento, os destaques e o histórico em torneios sul-americanos de cada um dos adversários brasileiros.

INDEPENDIENTE

Adversário da Chapecoense, o “Rey de Copas” está em boa fase e busca mais um título para legitimar seu apelido. Dono de 18 taças internacionais, o Independiente tenta a segunda taça da Sul-Americana, conquistada pela equipe argentina em 2010 após final contra o Goiás. A equipe, dona de sete Libertadores, é treinada pelo ex-zagueiro e ídolo do clube, Gabriel Milito.

Momento: o Rojo está em boa fase. É o quarto colocado no Campeonato Argentino, com duas vitórias e um empate. Na fase anterior da Sul-Americana, venceu o atual campeão argentino Lanús duas vezes e se classificou para as oitavas de final.

Fique de olho: o jovem meia Emiliano Rigoni, de 23 anos, é destaque no Independiente atualmente. Fez três gols nos últimos cinco jogos e chama a atenção por sua velocidade.

Onde joga: a equipe de Gabriel Milito atua no acanhado estádio Libertadores de América, em Avellaneda. O local abriga até 48 mil torcedores rojos, que são um dos mais fanáticos da Argentina.

Histórico: O Independiente está em sua sétima participação na Copa Sul-Americana. Sua melhor participação foi em 2010, quando foi campeão após vencer o Goiás na final.

INDEPENDIENTE MEDELLÍN

O Santa Cruz vai encarar uma equipe em ascensão. O orgulho do Independiente Medellín está em jogo. Com pouca experiência internacional, os “paisas”, como são conhecidos, vivem à sombra do maior rival, o Atlético Nacional, que é o atual campeão da Libertadores e equipe com maior torcida na Colômbia. Apesar da glória recente de seu principal adversário local, o Independiente está em um momento de alta confiança sob o comando de Leonel Álvarez.

Momento: É o atual campeão do Apertura do Campeonato Colombiano e segundo no Clausura. Foi eliminado recentemente nas quartas de final da Copa da Colômbia pelo Junior Barranquilla. Na Sul-Americana, passou pelo Sportivo Luqueño após vencer o primeiro jogo por 3 a 0 e perder o duelo da volta por 2 a 0. Antes, eliminou o Universidad Católica com um empate por 1 a 1 em casa e uma vitória por 1 a 0 fora.

Fique de olho:o atacante Juan Caicedo foi artilheiro da equipe colombiana em 2015, com 19 gols. Em 2016 ele balançou as redes nove vezes e é a principal peça da equipe na ausência do ídolo Christian Magurro, que está com uma lesão no pé.

Onde joga: o tradicional estádio Atanasio Girardot, que também abriga os jogos do Atlético Nacional, é a casa do Independiente de Medellín. A arena tem capacidade para 44 mil torcedores.

Histórico:está em sua segunda disputa de Copa Sul-Americana. Na participação anterior, caiu na primeira fase, em 2006. Já disputou sete Libertadores, a última em 2010.

PALESTINO

O Flamengo terá pela frente um clube que representa um povo. O Palestino foi fundado pela maior colônia palestina fora do Oriente Médio e tem dois títulos chilenos, em 1955 e 1978. O clube voltou a fazer boas campanhas recentemente após ganhar apoio financeiro de um banco palestino. A equipe é comandada pelo jovem Nicolás Córdova, de 37 anos, que faz seu primeiro trabalho em um clube profissional. Antes, havia trabalhado na seleção sub-20 do Chile.

Momento: é o atual nono colocado no torneio Apertura do Campeonato Chileno, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Na Sul-Americana, venceu os dois jogos contra o Libertad na primeira fase. Eliminou o Real Garcilaso na fase seguinte com um empate fora e um triunfo no Chile.

Fique de olho: ex-Universidad de Chile, o meia Leonardo Valencia, de 25 anos, foi para o Palestino no meio deste ano e tem se destacado. Fez oito gols nos últimos 12 jogos pelo clube.

Onde joga:o Palestino receberá o Flamengo no estádio Monumental de Santiago, que pertence ao Colo Colo e tem capacidade para até 47 mil pessoas. No entanto, o time tricolor costuma ter poucos torcedores em suas partidas.

Histórico: tem pouca experiência internacional. Está em sua primeira participação na Copa Sul-Americana e disputou a Libertadores no ano passado após 36 anos de ausência.

BELGRANO

O centenário Belgrano, de Córdoba, interior argentino, fará sua primeira partida internacional diante do Coritiba. Fundado em 1905, os piratas, como são conhecidos, nunca cruzaram a fronteira para um jogo oficial. Sem nenhum título de expressão, a equipe tem como grande trunfo o rebaixamento do River em 2011, quando foram responsáveis pela queda do Millonario.

Momento:após três rodadas, o Belgrano é o vice-lanterna do Campeonato Argentino, que conta com 30 clubes. A equipe empatou uma partida e perdeu as outras duas. Na Sul-Americana, os piratas passaram pelo Estudiantes com uma vitória por 2 a 0 e uma derrota por 1 a 0.

Fique de olho: o time argentino tem o veterano volante Bolatti – ex-Inter e Botafogo – no elenco, mas o destaque é o atacante Matías Suárez, que estava no Anderlecht, da Bélgica, e foi contratado recentemente.

Onde joga: o Belgrano joga no estádio Gigante de Alberdi, que atualmente passa por reforma. Contra o Coxa, a equipe deve jogar no estádio Mario Kempes, local que comporta até 56 mil pessoas.

Histórico:o Belgrano está em sua terceira participação na Copa Sul-Americana, mas nunca avançou da fase local do torneio. Em 2013, caiu para o Vélez Sarsfield. Em 2015, foi eliminado pelo Independiente.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também