Início superior dos baianos põe time de Zé Ricardo em dificuldade. Treinador valoriza maturidade e destaca que Márcio Araújo e William Arão acertaram posicionamento
O início da partida contra o Vitória deu a sensação de que as atuações mais consistentes fora de casa do Flamengo não entrariam no Barradão. O time baiano pressionava o Rubro-Negro carioca, tirava a bola até com certa facilidade dos jogadores da equipe carioca e criava chances. Até metade do primeiro tempo, o principal problema do Flamengo se chamava Serginho. O camisa 13, a surpresa do técnico Vagner Mancini – demitido após a partida – finalizou três vezes e comandava o meio de campo.
Mas não precisou esperar o intervalo para Zé Ricardo corrigir o posicionamento. Márcio Araújo e William Arão conversaram e se ajustaram em campo. O entrosamento da equipe é uma das marcas que o jovem treinador do Flamengo conseguiu implantar nesse grupo rubro-negro.
– O Serginho estava fazendo boas infiltrações, mas depois com o Márcio sincronizando nas coberturas do Arão a gente conseguiu neutralizar. Então, parabéns para os atletas, pois eles mesmo dentro da partida conseguiram acertar esse problema – destacou Zé Ricardo, também lembrando que a inversão de Gabriel e Fernandinho de lado melhorou o “diálogo” com Diego.
Ainda mais sincero, Márcio Araújo dividiu o “acerto” no posicionamento com Pará. O volante disse que o time não entrou tão concentrado, sofreu com o Vitória e terminou se ajustando após o gol de Fernandinho, em ótimo cruzamento do lateral, após tabela com William Arão.
– A gente acabou entrando meio desligado. Depois do gol, graças a Deus conseguimos empatar. Sofremos muito menos, nossos meias puderam atacar muito mais do que correr atrás do time do Vitória. A gente acabou sofrendo nos primeiros 15, 20 minutos mais do que a gente imaginava. Não encaixamos a marcação e eles criaram várias chances. Mas depois que saiu o gol, equilibramos o jogo, no segundo tempo já voltamos bem melhor, criamos várias chances e aí sim merecemos sair com o resultado positivo – disse Márcio.
A segunda virada em uma semana se explica não só pela maturidade de um grupo grande e bem aproveitado por Zé Ricardo, mas também pela disciplina dos jogadores. Com 2 a 1 no placar, o Flamengo tratou de fechar os espaços. A aplicação de Diego e de Leandro Damião, que acabam sendo os jogadores mais avançados do time, é impressionante. Gabriel e Fernandinho, autores dos gols, também contribuem para o equilíbrio do time rubro-negro.
Após um primeiro tempo muito intenso do Vitória, em cima do Flamengo, as trocas com jogadores do mesmo nível dos titulares contam a favor do time carioca. Ora com Alan Patrick, ora com Mancuello, Marcelo Cirino, Everton, Fernandinho… O time continua com força para atacar, sem perder a consistência defensiva.
– Esse time aprendeu a jogar sob pressão – costuma dizer Zé Ricardo.
Em meio à empolgação da torcida e as brincadeiras com o “cheio do hepta”, o trabalho do treinador aparece e o Flamengo chega a cada rodada mais encorpado no Brasileiro.
Fonte: GE
Muito bem organizado.
Zé Ricardo faz um serviço muito bom na parte tática, espero que ano que vem, mesmo se ficarmos de fora do G-4 continuemos com ele.
O único problema dele são as escolhas dos jogadores que ele faz.
Eu era um dos que no inicio do ano chamava o Muricy de ultrapassado, só que muitos aqui não me apoiavam, pois Muricy já tinha sido campeão em 1948. Agora curiosamente os defensores do Jurássico Muricy desapareceram
“O único problema dele são as escolhas dos jogadores que ele faz.”
Penso EXATAMENTE o contrário: o Flamengo chegou ao estágio atual JUSTAMENTE pelas escolhas que o Zé Ricardo fez. E o mais importante: com ele, APRENDI a ver um futebol diferente, onde a estratégia e a tática aplicada assumem um papel fundamental em um time de futebol.
Pois como diz um velho ditado: “SE MELHORAR, ESTRAGA…” &;-d
Você viaja.
Rsrsrsrs. Total.
Pra c*******! &;-D
Eu era a favor do Muricy;
já o achava ultrapassado, assim como continuo achando a absoluta maioria dos técnicos brasileiros e todas as opções disponíveis;
apenas achava que ele tinha aquela filosofia do “aqui é trabaio, fio” que seria bem vindo neste momento histórico de reestruturação do time e pós filosofia ultrapassada de “bonde da Stella” ou do “treinar pra quê!?”, o Muricy me deixou um tanto decepcionado com as reclamações quanto ao número de viagens, pois se é trabalho é trabalho, então não tem que ficar reclamando o tempo todo, ainda mais em março, e não em novembro, né… ainda mais sabendo que o clube não tinha lá muita escolha em razão da Olimpíada e Paralimpíada, então foi esta minha principal decepção, maior até do que no aspecto técnico propriamente dito, que também se mostrou até pior do que eu acreditava;
não acho curioso que seus defensores tenham desaparecido, mesmo porque de nada adianta o defender, já que não mais está no clube; importa é defender o Flamengo e, até o final do campeonato, o atual técnico, ZR é o homem perfeito para liderar o Flamengo até o final deste ano, ano que vem é outra história; eu até gostaria que ele continuasse à frente do Flamengo durante os próximos cincou ou dez anos, revolucionando o futebol brasileiro até nisso, na manutenção do técnico por várias temporadas, pois a ciranda de técnicas havida no Brasil chega a ser ridícula; aliás, se ele ficasse durante cinco a dez anos então é sinal de que estaria dando conta do recado… mas, mesmo quem não gosta do ZR, importa apoiá-lo no momento e até o final do ano!
quanto a Muricy, ele não é um desqualificado, é um multi campeão, tem sim seu valor, mas sua saída acabou, por óbvio, sendo vantajosa.
Eu estou achando a nossa defesa um pouco desatenta (exagero meu?), os gol que levamos contra a Ponte e contra o Vitória me pareceram falta de atenção, o Zé Ricardo tem que procurar alertar os caras quanto a isso, pois o Gabriel jesus não é de bobeira, sem contar com as bolas aéreas que deram a vitória para eles contra o São Paulo, a nossa atenção vai ter que ser redobrada na defesa.
OBS: Quem diria que seríamos gratos a Fernandinho e Gabriel e Pará mais de uma vez, caramba! Quando o time é bom até os perebas mostram trabalho, isso é sinal de evolução do conjunto.
SRN #VaipracimadelesMengo
O time possui organização tatica, dificulta a vida dos adversários, agora nitidamente a saida de bola prejudicada com o Marcio Araujo em campo, Arão e Pará tendo que cobrir as péssimas atuações deste crack em campo.
Vai arrumar quando sair MA e Arão recuar um pouco com Cuellar. Vai sair melhor, distribuir melhor a bola. MA já está mais do que provado, ficou no mano a mano ferra. Arão não foi bem, MA teve que se virar, tomou um baile no meio, errou tudo. Não tenho dúvidas que Zé vai manter o cara, mas MA esta mostrando quem é MA. Abra os olhos Zé. O meio tem que estar equilibrado, do contrário complica. Arão não vem bem, então pode colocar Cuellar, eu ainda o colocaria junto com o Colombiano. Outro que não pode ficar de fora é Mancuello. Diego tem que ter alguém inteligente e capaz para jogar com ele. Teve momentos em que Diego procura para quem dar a bola, e NÃO ACHA…Zé tem que ajustar esse meio e colocar Mancuello para jogar próximo a Diego. Zé vai querer colocar Guerrero, eu iria com ele e Damião. Deu muito certo. Bom…tomara que Zé faça as mudanças e o Fla jogue bem contra o Porco.
Ele não vai fazer…e teremos o meio campo engolido pelos pepas. ..Num esquema 433, temos que ter jogadores acima da média, craques…tanto no meio, quanto no ataque…pra poder prender a equipe adversária do meio pra frente. ..O único craque que temos eh Diego…Damião, Arão e Guerrero são medianos…O restante eh abaixo da média. ..Muito abaixo…
Por isso, temos que jogar no 442, para lotearmos o meio com três jogadores medianos ou craques.
Torço para estar errado e ganharmos dos porcos…Que Deus nos dê a vitória, mesmo que jogando menos…afinal…perdemos ou empatamos jogos, jogando mais…
Vocês podem dar a opinião, mas quem escala sou eu. Ontem foi queimação de língua em grande escala por aqui. Tenham um pouco de paciência, se eu ouvisse todos vocês não estaríamos brigando na liderança. Quem convive com os jogadores é a comissão técnica. Lembram de quando escalei a formação indicadas por muitos aqui contra o Figueirense? Nós sabemos o que estamos fazendo. Só pedimos paciência e raciocínio lógico do jogo. Estamos variando a formação de acordo com a situação de jogo do adversário. Fiquem tranquilos, vamos lutar até o fim e o trabalho vai nos recompensar. Abraços à todos!
Tá! Mas tira o caramujo e bota o Mancuello “ZÉ”. hahahha
Marcio Baidu instalado com êxito. Já era amigo. Só formatando. Quem vai formatar um time raçudo desse?
Ganhar é bom demais, mas apesar disso ainda tem flamenguista reclamando. O time que vem jogando não é o meu time ideal, mas vem jogando bem e ganhando as partidas. Um time campeão é assim: não tem só 11 jogadores. Hoje em dia temos elenco pra sermos campeões. No nosso banco temos peças que mudam um jogo, como Mancu, Damião, Patrick, Vizeu, Rodinei, Cuellar, Éverton, além de vários outros jogadores importantes.
Agora é comemorar a vitória e saber que, mesmo se esse não for seu time ideal, a gente tem peça pra mudar e melhorar o time durante o jogo. SRN!
Como havia dito em postagens anteriores, o Flamengo precisa é de TEMPO… &;-D
Ednei, muito bem colocado. Acrescento que precisamos de tempo neste momento da temporada porque literalmente o perdemos no início desta acreditando que um tal estágio no Barcelona faria o time jogar.
O time é quase outro, ok, mas o fato de não se aproveitar NADA taticamente dos primeiros 5 meses do ano me faz refletir no que este time entregaria hoje se a aventura com o Muricy não tivesse sido tão trágica. SRN.