Caros Rubro Negros,
Chegamos aquele momento do campeonato no qual anualmente alguns matemáticos e estatísticos fazem o trabalho de tentar racionalizar a situação do campeonato, como se tirassem uma foto do momento atual da competição, trazendo as probabilidades dos times em relação aos mais diversos objetivos dentro do torneio. Apesar de ser um trabalho de pouca valia, uma vez que torcida é algo 99% emocional, considero essa tentativa algo nobre, mesmo que em alguma parcela entenda que “a estatística é a arte de fazer os números confessarem”. Mesmo assim gostaria de trazer aqui a minha humilde compreensão sobre “a foto” tirada do Brasileirão nesse momento.
Muitas são as circunstâncias analisadas para se chegar aos percentuais apresentados sobre cada time, seja para ser campeão, para ir para libertadores ou para aqueles que somente tentam estar no G-16 ao fim da peleja. Sem me aprofundar em cada um desses aspectos que são analisados pelos especialistas existem 2 métricas que me chamam a atenção: A classificação planejada e o somatório da pontuação dos adversários que cada time enfrentará daqui ao fim do campeonato.
Somatório da pontuação dos adversários das próximas 11 rodadas:
Flamengo: 396
Palmeiras: 367
Atlético Mg: 405
Em linhas gerais, a classificação planejada nos mostra o caminho que cada time deveria seguir no intuito de chegar no fim do campeonato com 72 pontos, uma pontuação, que via de regra, é para título. Quanto maior o percentual que cada time apresenta melhor. Já o somatório dos adversários nos mostra teoricamente a força dos adversários que cada time tem a enfrentar. É lógico que essa é uma explicação rústica e superficial e que existem muitos detalhes que são analisados pelos estatísticos e matemáticos responsáveis por tal trabalho mesmo dentro dessas 2 linhas de raciocínio. Porém ao que a coluna se propõe acredito que a explicação é adequada.
Quando olhamos os 2 parâmetros propostos notamos sim que existem motivos para que o Palmeiras esteja um pouco melhor na foto apresentada para este momento do campeonato. A pontuação dos adversários do Palmeiras é menor e o percentual atingido por eles na planejada é maior, em especial pelos resultados da porcada diante de SP e Corinthians ( Por sinal, os jogos contra o SP, Botafogo e Fluminense são jogos chave para nós nessa questão…).
Dessa forma, o palmeiras foi apresentado com 49% de chance de título e o Flamengo com 41% de chances de ser campeão no presente momento. Essa é a análise racional do campeonato hoje. O Palmeiras é favorito ao título e o Flamengo vem bem próximo. E vocês sabem o que isso significa para a conclusão do campeonato meus amigos? ABSOLUTAMENTE NADA. Estamos muito bem na foto do momento do torneio e mesmo que não fosse assim essa foto em questão pode ser alterada radicalmente em uma rodada apenas. No mais, basta lembrarmos que em 2009 fomos apontados com cerca de 1% de chance de sermos campeões e o Palmeiras chegou a ter 83% de chances ir a libertadores…e o final todos já sabemos. Cabe ao Flamengo continuar jogando bem e ganhando os jogos mesmo nos dias em que jogar mal. E ao primeiro sinal de vacilo do Palmeiras temos que assumir a liderança e partir rumo ao Hepta!
Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!!
Nota 0: Imbróglio Maracanã. Concessionária, Estado, Município, COI… a impressão que dá é que existe uma má vontade que consegue ser maior que o próprio Maracanã para a entrega do estádio para o uso dos clubes…
Nota 5: Mudanças na Libertadores. Ainda que muita coisa esteja nebulosa algumas das alterações propostas parecem boas…outras nem tanto…a conferir…
Nota 10: Mancuello. Jogador de grupo, que tem qualidade, tem sido muito importante para o Flamengo nesse ano.
Nota 1000: Juiz de direito Ulisses Augusto Pascolati Júnior. Finalmente alguma autoridade tomou uma medida que realmente pune alguns dos verdadeiros responsáveis pelas barbáries cometidas por grupos de “torcedores”. Contas bancárias bloqueadas, proibição de sair do estado sem comunicação prévia e a obrigação de se apresentar a justiça 2 horas antes de todo jogo do SP. Espero que essa moda pegue…Parabéns!!!!
Eu já sabia: Fator Cuca. A verdade é que demorou bastante para os problemas de relacionamento entre o técnico do Palmeiras e seus atletas acontecerem e aparecerem. Um derrota para o Santa Cruz seria terrível para eles…
Seção Gato Mestre: Ganharemos hoje do time do Palestino pela Sul Americana e venceremos também o SP no Morumbi. Terminaremos a rodada na liderança.
Saudações Rubro Negras!!!
Luiz Henrique Amorim
contato@colunadofla.com
Poque o FLA não consegue seu terreno para construir seu estádio? até os merdinhas do Fluminense conseguiram um terreno na Barra da Tijuca junto à Prefeitura. Cadê nosso estádio?
Entre comprar o terreno é construir tem muita coisa no meio brother
Não vamos construir
temos o Maracanã
entreguem-no
ele é nosso!
Nao sei o certo, acho q a Prefeitura deu o terreno, agora construir é outra coisa, precisa de investidor, mas pq a Prefeitura nao dá um terreno pro Fla? Isso q quero saber.
Legal o texto, exatamente a situação do campeonato.
Em linhas gerais, Palmeiras tem o elenco mais fraco dos três candidatos e tem a tabela mais fácil. O galo tem o melhor elenco, mas está um nível atrás dos outros dois em organização tática.
Mas imagino que teremos um grande fator que vai ser alterado nos próximos dias, que é como ficarão as vagas da libertadores e da sulamericana.
Caso o critério da sulamericana mude e a classificação se dê pelo campeonato brasileiro não teremos praticamente nenhum clube de férias durante quase toda a competição. De férias eu digo aquele clube sem objetivo no campeonato, que para mim são os mais tranquilos de pegar nessa reta final.
Esse somatório de pontuação dos adversários seria mais legal se levasse em consideração o fator casa/fora, somando os pontos feitos fora dos adversários que fosse enfrentar em casa, e vice-versa.
Exatamente o que eles fazem. Eu não quis me aprofundar mais por que fiquei com medo da,coluna ficar muito extensa e técnicas.
Abraços