Punido em 1º de setembro em função da briga entre torcedores na partida entre Flamengo e Palmeiras, disputada em 5 de junho, o Rubro-Negro começará a cumprir uma das quatro penas (confira todas no fim da matéria) às quais foi imposto já neste sábado, contra o Vitória, no Barradão. A sanção em questão refere-se à proibição de presença de torcedores visitantes do Fla nos próximos três jogos do clube.
No itens 2 e 3 da punição prevista ao Flamengo no processo nº 133/2016, há um prazo de dez dias a partir do julgamento (realizado em 1º de setembro) para o cumprimento das penas. Em contrapartida, não há prazo definido para o item 5, referente à proibição da venda ou repasse de carga de ingressos para o Fla nas próximas três partidas em que for visitante.
Apesar da não existência de um prazo, o Flamengo entrou com um pedido no STJD pela ratificação de que em seu entendimento a punição para o cumprimento da exclusão dos ingressos para visitantes já fosse cumprida dentro dos 10 dias, contados a partir do dia 1º, sob a ótica rubro-negra.
Assim, no entendimento do departamento jurídico rubro-negro, o Flamengo não terá torcida visitante nos jogos contra Vitória (10/9), Palmeiras (14/9) e São Paulo (01/10). Diante disso, os flamenguistas voltam a poder comprar ingressos em partidas fora de casa a partir do clássico com o Fluminense, em 12 de outubro.
PENAS IMPOSTAS AO FLAMENGO EM 1º DE SETEMBRO
Três jogos sem direito a torcida visitante; três jogos sem torcida organizada e 20% do estádio fechado como mandante; 10 jogos sem qualquer representação de torcidas organizadas (faixas, camisas, bandeiras etc); multa de R$ 30 mil.
Fonte: GE
Flamengo e Cuiabá se enfrentam na quarta-feira (20), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro O…
Flamengo enfrenta o Cuiabá na próxima quarta-feira (20), pelo Campeonato Brasileiro O elenco do Flamengo…
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Gisseli e Crivelari não irão continuar no Flamengo em 2025 O Flamengo segue trabalhando no…
Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…
Gabigol pretende cumprir acordo com Cruzeiro mesmo que Flamengo ofereça mais três ou quatro anos…
Ver comentários
STJD se supera a cada punição. Esta então é surreal...
Acho que precisam não somente punir o clube, mas ajudar a criar mecanismos de monitoração e assim identificar os vândalos e coibir a entrada destes nos estádios nos próximos sei lá 20 anos.
Se o estádio, processo, lei, estrutura ou estatuto não privilegiam a identificacao destes torcedores, não dá para simplesmente punir. Infelizmente acaba valendo a cartilha de tirar o direito de todos por causa de alguns.
Incompetencia em cima de incompetência e tolhir gente do bem no direito de ir e vir, é arcaico e não resolve porque os vândalos continuam soltos e não identificados, e irão continuar praticando arruaça.
Punição que não resolve e coloca unicamente na conta do clube, alguns absurdos praticados por minoria.
Identificar todo mundo consegue mas o stjd só pune na esfera desportiva. As polícias civis é que deveriam investigar e prender esses marginais. Os clubes tem uma parcela de culpa quando não denunciam esses vagabundos.
Mas como iremos denunciar estes torcedores? Temos sistema de vendas identificados e que localize e identifique quem estava no estádio e quem fez merda?
Difícil isto e dependemos dos outros para localizar e catalogar os torcedores. O Flamengo pode se esforçar mas sozinho não conseguirá fazer isto, depende de uma lei maior e de uma estruturação deste processo.
O STJD não poderia simplesmente punir sem observar estes fatores, o clube e prejudicado e quem faz a merda, fica solto e sem punição. É mesmo que sejam localizados, não serão proibidos de entrar novamente em qualquer estádio do Brasil.
Na verdade, esse prejuízo não é somente do Flamengo, mas também dos clubes adversários que sempre contam com a torcida flamenguista pra lucrar na bilheteria. Em Salvador mesmo, a torcida flamenguista é grande. O vitória já não está em uma situação boa pra chamar seu torcedor, e os caras do STJD ainda tiram o possível lucro pra esses times.
Ao meu ver é mt pior para o fla um clássico com torcida única do que quanto no jogo contra o Palmeiras.
STJD e uma vergonha, só no Brasil mesmo, essa punição só prejudica as instituições Flamengo e Palmeiras e também seus respectivos sócios-torcedores, o ST que mora na Bahia ou em SP não vão poder assistir os jogos, já os vândalos que vão ao estadio com o intuito de brigar, vão acabar entrando no estadio de qualquer forma.
A solução e cadastrar todos esses marginais que são pegos brigando ou quebrando o patrimônio do estadio e proibir de entrar em qualquer estadio do Brasil.
Com esse sistema de punições, a Diretoria do FLA tem que rever essa história de torcida mista. ..