Fla impulsiona alcance e interação nas redes sociais e já supera Corinthians

Compartilhe com os amigos

A torcida do Flamengo, acostumada a assistir aos jogos do time no Maracanã, está cada vez mais antenada na “arena digital” desenvolvida pelo clube nas redes sociais. Com o estádio que consideram sua casa cedido aos Jogos Olímpicos e Paralímpico até o fim de outubro, os rubro-negros aprenderam a torcer, curtir e compartilhar as informações por meio dos canais digitais do clube.

Nos últimos seis meses, o Flamengo foi o quarto canal de TV oficial de clube com maior crescimento no mundo, atrás apenas de Barcelona, Real Madrid e Manchester City. O aumento é maior que o de equipes como Bayern de Munique, Arsenal, São Paulo, Paris Saint Germain e Juventus. No Brasil, a “FLA TV” ultrapassou o Corinthians em inscritos. No Instagram, o Flamengo quase supera o time paulista, que ainda é líder. Em dezembro de 2015, o Corinthians tinha 1,3 milhão de seguidores contra 900 mil do Flamengo. Em julho de 2016, a diferença caiu para 100 mil: 1,6 milhão do Corinthians, contra 1,5 milhão do Flamengo.

No Facebook, foram 330 mil “likes” em 2016 — o maior crescimento entre clubes do Brasil. Além disso, mais de 10 milhões de pessoas acessam o canal a cada jogo do Flamengo. No Twitter, o engajamento é crescente em 2016: 1,3 milhão no primeiro trimestre (contra 472,5 mil em 2015); 1,6 milhão no segundo (contra 506 mil em 2015) e 1,8 milhão em julho (contra 820 mil em 2015).

Há um ano no cargo, o vice de comunicação, Antônio Tabet, comemora o alcance do clube na internet.

— O Flamengo não se dava conta do poder no mundo virtual. Os números nos deixam entre os tops três ou quatro do planeta. Dependendo da rede, é maior que o de todos os clubes brasileiro somados— orgulha-se Tabet.

Se a maior torcida do mundo faz a diferença no estádio, fora dele, onde cabe por completo, nem se fala.

Volta ao Maracanã é projetada contra o Corinthians

A diretoria do Flamengo conta os dias para a liberação do Maracanã por parte do Comitê Rio-2016. A previsão é o dia 31 de outubro, mas o clube espera poder voltar ao estádio na partida contra o Corinthians, no dia 23, pela 32° rodada do Campeonato Brasileiro.

A intenção inicial era disputar o clássico contra o Cruzeiro, no dia 25 de setembro, já com a Paralimpíada terminada. Mas o comitê descartou devolver antes do prazo.

O Fla-Flu do dia 12 de outubro, na rodada trinta, então, passou a ser uma alternativa, mas o Tricolor enviou pedido como mandante do jogo e ouviu mais um não da Rio-2016. A alternativa é jogar no Engenhão ou em uma arena fora do Rio.

O Rubro-negro discute internamente assumir o estádio de forma definitiva. Uma nova licitação está em análise por parte do Governo do Estado e o Flamengo se qualificou para disputá-la. Enquanto a discussão definitiva não acontece, o clube quer ter a chance de usar a sua casa como trunfo na reta final da temporada.

Se de fato retornar ao Maracanã contra o Corinthians, o Flamengo terá apenas Botafogo, Coritiba e Santos pela frente como mandante, antes do fim da competição. Para quem sabe a importância do estádio e de sua torcida, qualquer jogo disputado no “Maior do Mundo” faz a diferença.

Fonte: Extra

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Espero que o torcedor que esteja lendo isso entenda a importância de se valorizar a marca do clube nas redes sociais, cada clique, cada like e cada acesso, gera uma maior visibilidade ao clube e consequentemente mais patrocinadores interessados em associar a sua marca ao Flamengo. Vale ressaltar também a importância de NÃO clicar em links de outros times só para falar mal, pois a lógica é a mesma, e além de perder tempo “zuando” o rival, vai estar fortalecendo a marca deles.

    SRN #VaipracimadelesMengo

    • O Corinthians recorre à “ajudas” até na Internet. Quando o Flamengo apresentou o Diego e teve mais interações que todos os clubes da série A somados, os caras ficaram loucos e compraram seguidores no Twitter. Tiveram um boom de mais de mil novos seguidores em uma hora, totalmente fora da curva de crescimento que vinham apresentando e sem justificativa. Isso mostra como a atuação em redes sociais é importante. O que eles esquecem é que fake não gera engajamento, nisso o Flamengo da olé neles hoje.

  • isso vira dinheiro, se for vou criar uma conta no Facebook, Twitter, instagram, e outros ai so pra seguir meu flamengo, mas se não de nada não vou perder meu tempo.

    • Dá dinheiro sim. Aumenta a visibilidade do time dentro e fora do país, fazendo com o que novas marcas e empresas queiram estampar seus logos em nossas camisas. Gerando dinheiro, por exemplo.

  • Temos que ultrapassar logo os gambás no Facebook e no Twitter. É inadmissível um clube da dimensão do Flamengo ficar atrás desse timinho regional do lado feio da Dutra.

  • O Fla só não é líder absoluto nas redes sociais no Brasil porque, infelizmente, o acesso a internet nas regiões Norte e Nordeste ainda é um pouco precário e caro, e com isso, nem todas as pessoas tem condições de usufrui-la.

    • não e camarada, muita gente não se interessa por rede social, a internet e presente em todo país, hoje praticamente 80% tem internet em casa no pc ou celular, vc viu o mapa de curtidas do facebook que foi publicada na globo.

    • Parece a Suzana Vieira dizendo que as pessoas do Norte e Nordeste não sabem da Lava Jato.

  • Se jogar no Maracanã contra o Corinthians, se for menos de 5×0 eu nem comemoro. Tem que no mínimo meter 5 nos gambás!!!!!!

  • Não gosto muito do Tabet, mas certamente ele é o melhor do Brasil no ramo dele!!!

  • Esse Tabet é um fenômeno nas redes sociais!!

Comentários não são permitidos.