“Fla não é líder, nem favorito. Mas tem melhor jogo coletivo do país”

Compartilhe com os amigos

O Palmeiras segue na liderança, tem campanha sólida, está invicto há nove rodadas e é o favorito ao título pela tabela, em tese, mais tranquila nas próximas doze rodadas.

Mas o campo diz que é o Flamengo o dono do melhor futebol coletivo do campeonato brasileiro. Com a chegada de Damião e Diego, mais o amadurecimento do trabalho do técnico novato Zé Ricardo, o time rubro-negro ganhou volume de jogo, tabelas, triangulações.

Também confiança para adiantar a marcação, sufocar o adversário e alternar o jogo pelo meio e nos flancos, circulando a bola com mais inteligência. Com isso, jogadores contestados como Pará, Gabriel e Rafael Vaz cresceram de produção. Cuéllar substituiu Márcio Araújo e, sem maiores atribuições defensivas, colaborou na troca de passes.

No Pacaembu, diante de um Figueirense esfacelado e sem Rafael Moura, quase sempre um tormento para a retaguarda rubro-negra, o domínio foi absoluto e os 2 a 0, com gols de Arão e Diego, só não se transformaram em goleada pelos incríveis gols perdidos por Damião, Rever e Filipe Vizeu, que entrou no lugar do centroavante que ainda perdeu um pênalti mais que discutível de Ayrton no primeiro tempo.

Na segunda etapa, Diego foi mal na sua cobrança – falta clara na área, cometida sobre Vizeu – e Gatito permitiu que a bola passasse por baixo do seu corpo. Para dar tranquilidade à equipe que sempre teve mais de 60% de posse de bola e finalizou muito mais – 23 contra quatro. Acertou 498 passes, errou apenas 34.

Mais que isso, protagonizou algumas belas jogadas coletivas. Como a que abriu o 4-1-4-1 do time catarinense que iniciava a marcação sobre os volantes e deixavam os zagueiros livres. Rafael Vaz aproveitou para avançar e encaixar belo passe longo para a infiltração de Willian Arão, de novo o melhor do time.

O Pacaembu lotado e escaldante viu um Flamengo seguro do que fazer em campo, com setores bem coordenados e jogadas trabalhadas. Segue a um ponto do topo da tabela, que talvez nunca chegue pelos confrontos mais complicados e por dividir atenção com a Copa Sul-Americana – sem estádio, vai viajar ainda mais.

Mas a análise não pode se restringir à tabela e aos placares. No campo, o Flamengo é a equipe que melhor combina eficiência e momentos de futebol bonito no retrato atual do campeonato.

Fonte: André Rocha

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Chama-se Zericardobol

  • Da gosto de ver como um treinador usa o tempo que tem pra TREINAR, a equipe não se perde das suas funções e se mantem com equilibrio emocional sensacional mesmo diante de revés.
    Espero que o Zé perceba quanto a equipe cresceu sem o Marcio Araujo e dê uma justa sequencia ao cuellar entre os titulares.
    Vamos com força que esse titulo vem, isso aqui é Flamengo!

    • MA, vai pegar 5 jogos de suspensão pelo cartão velho e + 5 pela entrada qnd ele tropeçou em seu próprio calcanhar q o juiz não marcou nada..daí o Cullar vai assumir. Com a graça do divino!
      ???????

      • Kkkkkkkkkkkkkk aja fé

  • O bom é q a pressão ta toda em cima do parmera, próxima rodada eles jogam logo no sábado abrindo a rodada, torcer pro coritiba arrancar pelo menos um empatezinho,vamos ganhar do cruzeiro em cariacica e manter a pegada (estamos 100% no espirito santo) , meu medo é o Zé não fazer rodizio na equipe entra a Sula e o BR , oq vai ser essencial pra manter o nível de jogo

    • Ai o Zé Ricardo faz o tal rodizio, o time perde e o Zé Ricardo volta a ser burro, volta a ser o técnico que quer queimar jogador que está no banco e bla bla bla…kkkkk não é? Nossa torcida é foda amigo…tb acho que tem que focar no Brasileiro…até porque nosso time reserva tb é bom….

      • Pior que é, tem gente esperando o primeiro tropeço do flamengo pra criticar e esquecer tudo de bom que foi feito

      • Mas vc não concorda q tem q haver um rodizio? Pra mim Diego, Pará, Gabriel, Everton e Réver não tem necessidade nenhuma de ser titulares na Sula, oq aconteceu contra o figueirense no primeiro jogo foii uma soma de infelicidades, Juan voltando de lesão, PV sem ritmo, Donati sem ritmo, Chiquinho não é jogador, Rodineii vindo de lesão e por ai vai . temos elenco pros dois torneios,

        • Concordo
          principalmente na frase:
          “Chiquinho não é jogador”

  • Cade quem diz que o time não tem nenhuma jogada? Que o futebol apresentado é fraco? Que o treinador não tem méritos?

    • Da gosto de ver a disciplina tática da equipe, não tem ngm perdido todo mundo sabe oq faz, msm quem entra já sabe seu lugar dentro da equipe. Ontem qdo o time começou a dar uma dormida vem o DIego dando carrinho no meio do campo acordando geral, cara tá dando gosto de ver esse time jogar!

      • Isso é porque o Zé valoriza mais o esquema do que o jogador…acho isso incrível, já vimos muitos times do Flamengo cheios de craques que não conseguiam jogar pq não tinha esquema definido, eram um bando em campo….parabéns ao Zé Ricardo….

    • Também não achei o Douglas Galvão..

  • Como havia dito em postagens anteriores, o Flamengo precisa apenas de TEMPO… &;-D

  • ”Segue a um ponto do topo da tabela, que talvez nunca chegue pelos confrontos mais complicados”,é impressao minha ou ja jogou a toalha? nem parece que é FLAMENGO.

  • Temos o melhor jogo coletivo do país, com um meia inteligente para organiza-lo perfeitamente. Isso é fato consolidado.

    Queria lembrar aos senhores que em 12 rodadas que faltam, nós perderemos jogos (espero estar errado).

    Após a primeira derrota, lembrem-se: continuamos tendo o melhor jogo coletivo! Oscilem menos. Flamengo não é o Barcelona.

    Reta final se aproxima, apoio máximo, força máxima, por que com esse futebolzinho do Palmeiras, esse título é questão de tempo!

    Olhem o Grêmio: maximizaram uma derrota vexaminosa, perderam um dos melhores técnicos do país, e acordaram com Renato Gaúcho!

    Quero meu time com outra mentalidade! Espírito de campeão.

    • Tá na cara que temos o melhor treinador do Brasil no momento (ou pelo menos o que está em melhor fase), ganhamos do atletico mineiro sem guerrero e sem diego e sem alan patrick, ganhamos do entao candidato ao titulo gremio sem guerrero e sem arao, independentemente de quais pontas jogam o nivel é o mesmo, e também independente das pecas que jogam o nivel se mantém, a mecanica do time é excelente, as jogadas trabalhadas.

      • também acho
        Independente de quais pontas jogam o nivel é o mesmo.
        TUDO UMA MERDA SÓ(GABRIEL,CIRINO,FERNANDINHO e EVERTON)

        • Kkkk, querer comparar um jogador de futebol ao Cirino é o cúmulo. Alias o que o Cirino faz?

          • Cirino e Chiquinho praticam algo que ainda não descobrimos o que é
            estou tentando contato com amigos nas ilhas FIJI, Islandia e Caribe pra saber se lá tem algo do tipo.

    • “Flamengo não é Barcelona” e o Palmeiras não é Real Madrid, e também o Atlético Mineiro não pode ser comprado com o de Madrid.

      • Exatamente!

        ganharemos esse campeonato espanhol

Comentários não são permitidos.