O Flamengo já achou mais um provável parceiro na empreitada de administrar o Maracanã. A direção do clube tem tido conversas frequentes com o empresário do ramo do entretenimento Roberto Medina, um dos donos da marca Rock in Rio. Assim, a disputa da nova licitação do estádio seria um consórcio formado pelo rubro-negro, CSM (Golden Goal) e Roberto Medina.
O negócio ainda não está fechado, pois o grupo espera o lançamento do edital pelo governo do Estado, que deve acontecer num prazo mínimo de três meses. No modelo atual, o consórcio, obrigatoriamente, tinha que ser formado por uma empresa com experiência em administração de eventos esportivos (seria a Golden Goal) e em grandes eventos (seria Roberto Medina). Só a participação de clubes cariocas não é contemplada nesse modelo.
Como o Globo adiantou em fevereiro, e o governo do Estado confirmou na semana passada, a nova licitação permitirá a entrada dos clubes cariocas no consórcio desde que em parceria com empresas privadas. O Flamengo já havia afirmado o interesse em participar da administração do estádio. Inclusive, já tem estudo pronto de modelo de gestão.
– O Flamengo escuta todo tipo de proposta e conversa com várias pessoas. Mas não tem nada certo. Esperamos ainda os termos do edital para ver a melhor forma de nos candidatarmos – disse o presidente.
O governo do Estado informou, na semana passada, que no novo edital constará uma cláusula que obrigará o consórcio vencedor a realizar parcerias com os demais clubes do Rio. Ao Globo, o presidente do Flamengo disse que isso não será um problema.
– Mesmo se essa cláusula não existir, nós adotaremos essa prática. Sabemos que o Maracanã é do estado, o Flamengo só quer administrar o estádio para garantir que a torcida possa lotar o Maracanã e que ele volte a ser viável para todos os clubes. Abrir um estádio como esse é muito caro, não vale a pena abri-lo para pouca gente. Jogos de alta demanda serão negociados – explicou.
Bandeira de Mello ainda acrescentou que, por isso, o clube não desiste de ter um estádio próprio de menor porte – o rubro-negro estuda um plano de reforma da Gávea para xx mil pessoas. Além disso, continuam as conversas com o Fluminense, que poderá ter participação no consórcio.
Ver comentários
To confiante que dessa vez vamos conseguir o Maraca, isso mais o possível estádio da Gávea, aí vou querer ver a arcoirizada em choque kkkkkkkkk
quer ter sempre 50 mil no estadio, coloca preço acessível, e jogos "menores" abre para sócio torcedor, um jogo por mês para sócio e preço acessível.
Eu concordo com você, mas ano passado o custo do ingresso,só p consórcio Maracanã era 23,fora 10% bruto da Ferj,fora a confecção da empresa do ingresso e vende,+5%= cerca de quase 40 reais,pra ficar no zero.Então se o Flamengo vender a 80,ganha só 40.Já foi falado que o valor é de 44 em média. Por isso um estadio na Gávea (se conseguisse),p 20mil,seria mais lucrativo que o Maracanã com 50 mil.Os custos cairiam,sem as empresas/prestadoras ,exploradoras do Maracanã
isso que vc passou e com o consocio, o fla que vai administra ele pode colocar ingresso a 1 real que a ferj ganha os 10% sobre isso.
A frase capital da matéria é:
"O negócio ainda não está fechado, pois o grupo espera o lançamento do edital pelo governo do Estado, que deve acontecer num prazo MÍNIMO de três meses."
Logo não existe data para isso ocorrer. Ainda existe o risco do Maracanã também não estar disponível esse ano - lembrando que nesse fim de semana entramos em outubro. Isso vai atrapalhar por demais o Flamengo na Libertadores do ano que vem.
SRN
Acho que esse esforço da diretoria para ficar com Maracanã, deveria está sendo empregado para a construção do estádio próprio. Essa historia de querer ser inquilino de estádio do estádio do governo já foi longe de mais, Flamengo tem que ter seu estádio próprio e acho que não deveria ser uma arena pequena na Gávea.
Quantos anos você tem?
Tem noção dos custos de um estádio próprio?
Em qual localização seria esse estádio?
Quando tempo levaria pra ser construído?
O Maracanã está pronto, amigo. Poder gerir o Maracanã é, sem dúvidas, a melhor opção.
Ganhando a licitação num dia, no outro ja poderemos jogar.
Paralelamente à gestão do Maracanã é que se deve pensar em um estádio menor, para jogos menores ...
Não entra nessa onda do arco íris de que não temos estádio. .. tem gente que tem e ja caiu três vezes ... e vai cair ainda mais ...
Apoio 100% a diretoria em assumir o maraca e fazer um estádio menor na gávea, melhor do que pegar grana emprestada e demorar 30 anos para pagar e não poder montar time forte. Veja o exemplo do curica. Ou fecha uma parceria e não poder mandar em nada durante 30 anos, veja o exemplo do palmeiras e gremio. Quero tem que assumir mesmo o maraca e começa a ganhar titulos.
Tiro o exemplo do coríntia, um "novo rico", aquele cara que mora na cobertura e não tem dinheiro pra comer,vende almoço pra comprar janta,e deve Deus e o mundo.As vezes é melhor ter um estádio simples(realidade),ou alugar um que possa pagar, e lucrar.
Exato! Construir um estádio de grande porte não é tão simples e financeiramente ainda não podemos arcar com isso. O Maracanã é a alternativa mais viável, se não for possível aí sim procuraríamos alternativas pra construir uma arena.
Continua 3 ou 4 sanguessugas pra meter a mão na nossa renda, com a diferença que agora não é mais a Odebrecht e o Eike.
O que adianta?
Adianta não ter que perder uns 20 anos pagando a construção de um estádio e tirando os recursos que iriam para um elenco forte direto para as contas do Estádio (vide Corinthians), dos males o menor.
Teriam outros modelos de estádio não é? O do Corinthians é exemplo de um dos piores.
Grande Almir, ta sumido cara... Acho que a nossa diretoria sabe negociar... acredito que cada um ficará com os lucros dos seus eventos... confio q vai dar certo...
Fala meu chapa!
É verdade, se o Medina ficar com os shows e o Flamengo com a bilheteria do futebol, já é uma grande diferença do que vinha sendo feito. Vamos ver como vai ser.
Grande abraço.
Se eventualmente tiver algum evento em dia de jogo... ou q demore pra recuperar o gramado (a tempo do jogo)... o Flamengo sai e joga em outro lugar... estádios querendo receber o Flamengo no pós "assumir" o Maracanã não vai faltar...
Então acho que vai ser muito bom pro Flamengo...
Eu teria medo se fosse um dos nossos presidentes anteriores a gestão atual... no Bandeira eu confio que vamos ter um bom contrato.
Almir, tbm andei pensando nisso, porém, a diretoria do Flamengo é boa de negociação, acho que eles não iriam sair dessa roubada desse consórcio maracanã p cair nessa de dividir os valores, creio que em breve teremos uma noção melhor de quanto cada um leva nessa história. SRN ST
Tem razão meu nobre. Eu espero que seja o seguinte: a empresa do ST e o Flamengo com a renda e o Medina com os possíveis shows. Aí eu acho ok.
Precisamos ver mesmo quando isso for divulgado.
SRN.
A diretoria está certa, pois a intenção de reformar a Gávea é muito valida, haja vista que lá o terreno é do FLAMENGO e jogos contra times pequenos seriam lá, esse ano o FLAMENGO está jogando em Cariacica e o público é limitado a 20 mil, se tiver que ter estádio apenas para 20 mil que seja, pelo menos é estádio do FLAMENGO.
Com relação ao Maracanã também é válido, pois o FLAMENGO tem totais condições de administrá-lo, mesmo porque uma eventual construção de estádio, tem que se levado em conta, o local de fácil acesso, terreno disponível e que não seja área de proteção ambiental, licenças do governo, negociação com empresa interessada para a construção, vide a crise instalada no país, tempo para construção e contrato ideal para tal empreendimento, portanto não é tão simples como muitos pensam. SRN
Ache o erro:
-"O Maracanã é público e tem que ser de todos os clubes"...
- "O Engenhão é público e só o bostafogo manda, inclusive impedindo os outros clubes de jogarem lá na ausência de outros estádios"...
Vá entender a lógica político-clubista no Rio...
Boa observação Ricardo, mais se eu não estou enganado o engenhão foi oferecido ao Flamengo nos mesmos moldes, e o Flamengo não quis, e acho que não era p ter aceitado MSM, já o maracanã,deve ter um gasto médio e quanto mais os times jogarem menos vai ter de despesas para o Flamengo(Consórcio) e além do mais, os outros times (exceto o Fluminense) só jogariam em último caso (por orgulho), frefeririam jogar no engenhão. SRN ST
O Flamengo só não aceitou porque prometeram o Maracanã nos mesmos moldes...
O Flamengo tem a Gávea desde os anos 30 nunca se preocupou em ampliar o estádio por causa do Maracanã...
Ofereceram um terreno ao Flamengo em Caxias, perto da linha vermelha e não quiseram... Era longe... Agora o lugar mais perto disponível é em Guaratiba, do outro lado do mundo...
A verdade é que o Maracanã não deixa o Flamengo crescer e NOVAMENTE estamos caindo no cinto do vigário...
Para xx mil pessoas? KK