Não é o que os nomes no time titular indicam, mas o Flamengo teve em campo o que pôde levar de melhor para o duelo contra o Palestino, que acabou com derrota por 2 a 1 e eliminação em casa da Copa Sul-Americana. A reportagem do Esporte Interativo apurou e o clube confirmou que os atletas que não viajaram foram poupados não por desdém, mas por falta de condições físicas para aguentar a partida.
O Flamengo não levou seis titulares para Cariacica: Réver, Jorge, Willian Arão, Diego, Everton e Gabriel. Todos estes já jogavam no limite da capacidade física e precisavam do repouso para evitar lesões. Responsável pelo departamento médico rubro-negro, Márcio Tannure explicou ao Esporte Interativo o processo em conjunto com a comissão técnica para a definição dos relacionados para as partidas.
“Todos são avaliados diariamente, e qualquer um que apresente alterações nos exames, que demonstre potencial risco de lesão muscular ou perda de performance, levamos o tema para discussão. Após avaliação desses dados, é feita essa escolha de quem está em melhores condições. Comissão e treinador chegam a um consenso e as decisões são tomadas. Nosso planejamento é a médio e longo prazo, não para um jogo pontual”.
Sobre o desgaste físico elevado de alguns atletas, como Diego, Tannure explicou que os jogadores são preparados para deixar tudo no campo. Jogam sempre no limite, mas com planejamento para evitarem lesões musculares. Foi o que motivou as seis mudanças no time para a decisão da última quarta-feira (28), pelo torneio internacional.
“Para se obter performance, o atleta será sempre levado ao seu limite. No entanto, é importante que não ultrapasse os seus limites, a fim de que se mantenha saudável para a temporada. O trabalho para este fim se inicia nas avaliações individuais de todos os atletas, em que conseguimos verificar o limite individual de cada um. Após avaliação desses dados, é feito um trabalho individualizado, corrigindo as deficiências específicas e, com isso, permitindo que cada um chegue no seu limite, mas sem ultrapassa-lo. Assim, trabalhamos para obter o melhor da performance de cada um”.
Fonte: Esporte Interativo
Essa vai ser a desculpa para tentar proteger o técnico meia-boca.
o ze e um grande treinador, acho que as peças que temos que são fracas como cirino, fernandinho, sheik, gabriel e o everton
Torcida do Flamengo é muita corneteira pra não falar outras coisas é muito sem noção bostejando na internet. Hoje no Flamengo nada é decidido sozinho, ninguém tem poder centralizado, tudo se decide em conjunto: Fisiologia Prep. Física, Nutrição …. Os caras são estudados pra isso, têm equipamentos de última geração, exames precisos mas os cornetas de plantão colocam a culpa no treinador, no mundo inteiro, mas não vêem que o time tá se esgotando ultimamente em campo fez-se certo ao mesclar o time se ainda não temos suplentes à altura, paciência, pois ano que vem tende a melhorar. SRN
A torcida do Flamengo se acostumou errado. Anos e anos tendo gestões pífias, e daí vem os blues botando os pingos nos is e o pessoal fica perdidinho e sem entender o porquê das coisas. Eu fiquei desde ontem falando sobre o porquê do estilo misto, e o que vi foi que a maioria não consegue aceitar que as coisas tem que ser assim.
Mas uma coisa é verdade, por o time misto não é desculpa para ser eliminado por esse time pífio do Palestino, era obrigação se classificar.
Perfeito, vamos dar um passo de cada vez, todos queríamos o time disputando as duas competições chegando na final não deu, era obrigação, sempre será e tem que ser cobrado em cima disso somente
Quero ver poupar na libertadores e brasileiro, já que as duas competições vão acontecer simultâneamente. Aí coloca os reservas pra jogar desculpa pra derrota. Mas sábado é noiz contra os bambis.
isso não importa, os reservas deveriam entrar com sangue nos olhos, mas entraram parecendo que do outro lado estava a mãe deles.
Nem todo mundo é cego! Ainda tem gente que entende e vê o futebol como ele deve ser visto – “com a máxima seriedade” – a ninguem é dado o direito de menosprezar adversários e nem a paixão alheia.
Todo time tem obrigação de entrar em campo com a intenção de vencer o adversário com respeito e dedicação em campo durante toda a partida e, principalmente com os seus melhores jogadores, porque a torcida paga ingresso para ver um futebol bonito e bem jogado pelos melhores jogadores do elenco do clube e não pra ver os reservas, perebas descompromissados e um comandante despreparado e imbecil que não os respeita e coloca “qualquer um pra jogar” visando só ficar se defendendo pra empatar por 0x0 contra um time medíocre que por acaso se encontra na 1ª divisão e em 13º lugar, mas é um time de 2ª divisão e, antes desse confronto com o FLAMENGO – “NINGUEM TINHA OUVIDO FALAR DELE ANTES”- !
Vejam esses comentários do Mauro Cesar Pereira que retrata tudo isso que eu falei acima e o que eu venho alertando para os Amigos aqui desde o começo da fatídica escolha desse treinador que não tem a mínima capacidade pra assumir esse cargo, por ser antes de tudo “um irresponsável metido a estrela”:
Tudo o que o Mauro falou é a mais pura verdade!!!!!!!
Aquele abraço
1. Todo mundo sabia que o time seria misto, comprou ingresso porque quis e sob conta e risco – no esporte se perde também, sabia?
2. Os titulares não tinham físico pra jogar ontem, o que foi provado pelo Departamento Médico e pelo própro Guerrero, Pará, Vaz e Fernandinho se arrastando no fim do jogo.
3. Os reservas são limitados, nem o Muricy conseguiu fazer um esquema bom com Cirino, Cuellar e Alan Patrick. O Zé fez o que pode em manter o mesmo esquema que a maioria já conhecia.
4. Querendo ou não, quem ganha jogo é jogador. O time não sofreu nó tático. Faltou vontade e, infelizmente, qualidade. Perdeu porque é ruim e desconcentrado.
Melhor análise sobre o time e o jogo que eu vi aqui. Parabéns.
Dizer q levamos nos tático eh pra’cabar SRN
O Zé Ricardo não teve escolha, é o departamento médico de fisiologistas quem determina quem pode jogar ou não. Contra o Fluminense e contra o Vitoria ele poupo Rodinei e Everton respectivamente por conta da recomendação do departamento médico, ele não tem culpa de que estamos sem estádio e a cada três dias existe viagem.
Seja mais racional, depois do gol do Alan Patrick, o time MORREU!Quem foi para cima foi o Palestino e não o Flamengo, o time cansou!Alan Patrick conseguia nem dominar a bola, Guerrero sentiu dores, Fernandinho sentiu a virilha. Você acha que futebol não cansa?Imagina isso somado à viagens a cada três dias, quem já fez isso sabe o quanto te deixa exausto e destruído mentalmente.
Se na Europa, onde o continente é quase do tamanho do Brasil, os caras poupam o time titular, tendo estádio os melhores fisiologistas, e por que o Flamengo não pode fazer isso?
Já dizia um amigo meu: “O mal do urubu é pensar que o boi tá morto.”
O FLA está sendo Administrado como Empresa, e, Empresa, tem objetivo. O Objetivo, do FLA, agora, é ser Campeão Brasileiro, #Fato!
Muito bem André. Então abram o jogo para o torcedor, não os façam de tolos.
É ruim acreditar nessa versão, haja vista o recente histórico com o Figueirense. Ao meu ver quiseram fugir das viagens. Então que pagou o ingresso para ver o seu time do coração vencer, foi feito de tolo.
Nós ainda não chegamos ao nível do Real ou do Barcelona, no qual o nosso time reserva pode ganhar de qualquer um. Embora acho que a comissão técnica pensa assim. Quem sabe no futuro?
Nosso time reserva goleava esse time do Palestino, na qual é onze vezes mais barato que o nosso, era só mudar a estratégia equivocada do Zé de jogar no contra-ataque, e tirar a displicência dos jogadores.
Espero que isso sirva de lição para o ano que vem na libertadores.
Esperança vã meu caro amigo. Quantas vezes já passamos por isso?
É por isso que eu sou um torcedor, acredito sempre rss.
Os caras treinam todo dia, além de jogar nas quartas e nos finais de semana e ainda viajam pra jogar, pois não temos o maraca. Nem todo mundo aguenta
Que se coloque um time misto ou time reserva ou sei lá o que, Mais que coloque o time para jogar e se der ganhar e que se der tbm coloque os jogadores cetor em posições certas, mas jogar pequeno contra um time menor ainda é difícil de ficar calado…se fazendo de cego!
Será que os titulares não podiam ficar no banco e jogar 1 tempo, meia hora?
Perdeu na soberba e no cabacismo do Zé Ricardo que repetiu o mesmo erro do jogo contra o figueirense
Então como explicam os grandes campeões do passado que tinham um único time e jogavam trocentas partidas durante a temporada e eram campeões? O problema foi só um: A falta de comprometimento de todos.
Pet a kilometragem por jogo aumentou e mt SRN
Entendo Breno, mas ontem o que vimos foi total falta de comprometimento. Hoje o futebol é mais força do que talento. O time do Palestino como o Mauro da Espn falou é um time arrumado como tantos outros que enfrentam times brasileiros e conseguem se dar bem. Se for dessa maneira para liberta do ano que vem, melhor nem ir.
Eh q esqueci de dizer q concordo com a conclusão do post! Soberba pura. SRN
Em 2003 a copa do Brasil era no primeiro semestre, por isso o cruzeiro ganhou tb o brasileiro q como agora terminava no fim do ano.
O Cruzeiro foi campeão com um time. O Flamengo tem dois times que podem ser titulares mesclando defesa ou ataque, fato.
Lembre do santos ano passado, foi tentar ganhar copa do Brasil e se manter no g4 ao mesmo tempo, deu no q deu, cansou, perdeu foco ficou sem nenhum nem outro. São fatos.
Cara deixar o Mancuello de fora foi erro, outra coisa, Chiquinho não mamãe! O cara não reúne condições mínimas pra jogar no América Mineiro… Mas vida que segue e de fato chance zero de ganhar a Sulamericana usando mais da metade do time reserva mas dia mesmo dia isso iria acontecer, SRN!
Se fosse o Brasileiro não tinham poupado 6 jogadores titulares juntos. A verdade é que houve priorização de campeonato porque acreditavam que a classificação era certa. Agora é esquecer isso e seguir firme no Brasileirão.
Cometeu o mesmo erro contra o América do México… Só foi buscar a classificação “garantida”… Ninguém ganha de véspera… A competição era sim importante pro Flamengo e torço pra que essa desclassificação não abata psicologicamente a equipe no Brasileiro. Esse negócio de poupar jogador pra uma partida decisiva (mata-mata) não existe, o máximo eram 2 ou 3 jogadores e só… e não se pode poupar a “espinha dorsal” da equipe… ainda que jogue 1 tempo mas tem que jogar pra manter o padrão tático do time… Arão tinha que estar, Éverton, e Mancuello desde o início… O time perdeu o meio de campo pro fraco Palestino; O Jogador brasileiro criou essa cultura… antes jogava até 3 partidas em uma semana sem reclamar agora se poupa jogador de uma semana pra outra… Se for pra libertadores, tem que mudar essa filosofia e contratar um bom preparador físico!
O problema não foi jogar com o time que jogamos, fico com a impressão que se jogássemos com um time sub-20 ganharíamos o jogo, bastasse apenas entrar com “vontade de ganhar”, sem achar que o adversário era “inútil” e incapaz de oferecer qualquer perigo a nós, o erro não foi poupar jogadores, o erro foi entrar em campo da maneira que entramos, sem ímpeto algum, como o colega George escreveu abaixo, futebol não se ganha na véspera, esse é um mal de todos os times brasileiros, achar que podem vencer uma partida em um passe de mágica, fomos mais uma vez “bem eliminados”, e que sirva de lição (de novo), no entanto quero acreditar que não houve dedo do nosso treinador com relação a estratégia suicida que tivemos, se é que tivemos estratégia né…tomara que não tenha nada ver porque seria frustrante demais acreditar em alguém com tal ideia, enfim….tomara que não…a verdade é que a turma tá achando que a vaca vai pro brejo daqui em diante, só porque sofremos eliminação precoce (mais uma por sinal), então fica o recado, brasileiro é outra competição , tenho absoluta certeza que as coisas serão totalmente diferentes. SRN!
Acredito que todos concordam que o problema não foi ter poupado. Sequer o clube pôs a culpa nisso. O que me espanta é o fato de ter entrado com um time que tem sido reserva e estes, ao invés de mostrarem que podem serem titulares novamente, jogam com arrogância que resolveriam a qualquer momento. Patético! Isso é um costume brasileiro ridículo! A seleção padece deste mesmo mal, por exemplo. Uma soberba que não corresponde ao futebol contemporâneo.
Mas… Acredito que essa derrota mexeu realmente com os brios do time. Vão carregar isso para a Libertadores do ano que vem, pois o elenco será próximo ao atual. Se tratando de time (não dos inúmeros vexames do clube nas competições sul americanas), fica o aprendizado. Errar é humano, dois vezes é burrice. E cobra caro.