Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Flamengo quer licitação, mas Governo, concessionária e Flu, não

Coluna do Flamengo
Coluna do Flamengo
Publicação: 11/09/2016
50 Comentários
Atualização: 11/09/2016
Compartilhar

A única possibilidade de o Flamengo entrar na briga para administrar o Maracanã é a realização de uma nova licitação, o que governo do Estado, a concessionária liderada pela Odebrecht e o Fluminense tentam evitar. A batalha nos bastidores é intensa. Há meses existem negociações em uma tentativa de “vender” a atual concessão. Esta é a saída dos sonhos da Odebrecht, que já avisou oficialmente ao governo que quer devolver; do próprio governo estadual, que vive crise e quer evitar a todo custo mais um desgaste político; e também do clube das Laranjeiras, que tem um contrato por mais 32 anos e não quer se desfazer – a não ser que seja para perseguir um estádio próprio.

Há interessados em entrar em uma eventual nova licitação, mas ninguém se prontificou a assumir a operação da forma como está. O maior problema é jurídico, tanto para a Odebrecht, que discute como será a devolução para o governo estadual, como para os próprios interessados em entrar no negócio. Existe uma ação do Ministério Público do Rio (MP-RJ) impetrada em 2013 que contesta a licitação inicial e corre na 9ª Vara de Fazenda Pública. Essas e outras questões afastam os interessados no procedimento em tese mais fácil, que seria repassar o atual contrato de concessão, e tornam mais provável uma nova licitação.

Partes tentam evitar batalha jurídica

A Odebrecht tem 95% da concessão – o restante é da americana AEG. A IMX, de Eike Batista, tinha 5% mas os cedeu à empreiteira. A única coisa que o governo não admite é assumir novamente a administração. Com isso, discute os termos da devolução do Maracanã pela Odebrecht, que alega quebra no contrato por parte do Estado e tenta sair do negócio sem ônus. Por outro lado, a Odebrecht, que tem diversos contratos públicos e está diretamente envolvida na Operação Lava Jato, quer evitar uma disputa jurídica neste momento, o que seria impossível no caso de rescisão unilateral – ainda que a perspectiva de comprovar a alteração estrutural do contrato seja boa.

Ainda na esperança de repassar o negócio, até hoje a empresa publicamente não confirma que já pediu para devolver o complexo. Mas “vender” a concessão, além da insegurança jurídica para os interessados diante da ação do MP-RJ, obriga o comprador a também arcar com o contrato com o Fluminense e o força a um acerto com o Flamengo, que ainda tem um acordo vigente com a concessionária. Até agora, não funcionou.

Contrato com o Fluminense

Internamente, do ponto de vista da atual gestão da concessionária, o acordo com o Fluminense foi um equívoco da administração anterior. O prejuízo por jogo é de milhares de reais e, por ano, de alguns milhões. Ainda assim, dentro dos valores totais, não é uma questão central. O clube fica com a venda de ingressos para os setores atrás dos gols, e a concessionária com as receitas de bares totais e as vendas de ingressos nos setores centrais, mas também todas as despesas. Em última análise, o Fluminense fica com um estádio para cerca de 40 mil pessoas praticamente a custo zero.

Houve um ajuste em 2015 e as partes passaram a dividir todos os setores, ainda com os tricolores em vantagem, ficando com cerca de 55% do total. O fato causou discussões internas no clube, com conselheiros reclamando publicamente do aditivo. Mas o contrato já voltou para as condições originais. O ajuste valeu somente para o ano passado. Ou seja, uma licitação é algo que anularia um contrato já vantajoso e, portanto, o Fluminense, ou pelo menos a atual diretoria que sai no fim do ano, não se entusiasma. Ainda assim, esse prejuízo em função do acordo com os tricolores é pequeno diante do total de déficit acumulado até 2015, que gira em torno de R$ 150 milhões.

Prazo curto, solução distante

Outro grande problema é o tempo. Para haver uma nova licitação, é preciso se discutir edital. E até o momento não está decidido sequer se clubes poderão ou não participar. Depois, publica-se o edital, há um período para entrada das empresas e análise das qualificações, depois de análise das propostas, anúncio do vencedor, redação e assinatura do contrato. Não é simples, muito menos rápido. Haverá desgaste político e, durante esse período, quem toca o barco? O governo não quer. Na final do Campeonato Carioca, a Ferj – que também mostrou interesse em entrar no páreo – fez a operação dos jogos em cima da hora, e os custos ainda foram altos.

O Flamengo, por sua vez, quer entrar na administração do Maracanã desde que tenha um parceiro forte e especializado em eventos ao lado, pois não acredita que a nova arena se sustente somente com futebol. O clube já tem os números, nos bastidores dirigentes dizem já ter parceiros encaminhados, mas oficialmente não há nada – e nem pode haver porque não se sabe de fato se clubes poderão participar de uma possível nova licitação.

A data em que o Comitê Rio 2016 devolve o Maracanã é 30 de outubro. Mas para quem o estádio será entregue ainda é um mistério. Oficialmente, o governo do Estado diz somente que continua em negociação e que tem até essa data para definir. Mas o prazo é dos mais apertados e não há por enquanto qualquer sinal de que as partes chegarão a um acordo sobre a rescisão.

Fonte: GE

Assuntos:concessionáriaFlamengoFluminensegovernoLicitaçãoMaracanã
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
50 Comentários
  • Manhaes01 disse:
    10/09/2016 às 10:16

    Conhecendo bem o Brasil, o que vai acontecer é nada, ou seja, o estado na forma de ente publico vai atuar sem pressa, e o Maracanã vai ficar as moscas, virando um elefante branco (já se tornou há anos com 3 reformas ao custo total de 4,5 Bilhões de reais nos ultimos 10 anos). Gostaria muito de acreditar numa solução mas conhecendo a classe politica, a justiça brasileira e o natural empenho do funcionalismo publico nacional, a chance de sair alguma coisa decente num prazo menor que 6 meses é quase nula. O Nosso Mengão cada vez mais precisa pensar no seu próprio estádio, e precisa tambem entender que não vai conseguir esse estádio dentro da cidade do Rio de Janeiro, tendo em vista o clima politica de animosidade contra o mengão (quer um exemplo, é só ver a arena MacFla, que tem dinheiro e tudo pronto, mas não sai). Sugestão Caxias, proximo a linha Vermelha, Brasil e Dutra. Tentem um empreendimento que agregue um shopping gigante ao lado do estádio com 30 mil vagas de estacionamento, e termos um empreendimento para gerar muito caixa ao nosso clube, dificil? Sim, é dificil mas é ainda mais facil do que estádio na Gavea, em Guaratiba, em Deodoro (terreno é do exercito é proibida a exploração comercial) ou em qualquer outro lugar da cidade do Rio de Janeiro. Tenho certeza que o novo prefeito de Caxias qualquer que seja, ficaria animadissimo com essa opção, e facilitaria e muito qualquer tratativa. Em tempo, moro em Niteroi e também prefiro ir no Maracanã, mas esse parece cada dia mais longe do Mengão.

    Reply
    • Antonio Marcos de Brito disse:
      10/09/2016 às 10:24

      Eu ja disse e repito, esqueçam o maracana, jamais sera de um clube de futebol, politica n se mistura com honestidade, transparencia, etc, vamos focar em nosso estadio e parem de mitar!! q maracana e nossa casa, nunca vi casa q n e do proprio dono…? So no flamengo que tentam dizer isso a decadas, ESTADIOPROPIOJA!!!!

      Reply
    • Vinicius disse:
      10/09/2016 às 10:38

      O governo não tem intenção alguma de deixar o Fla na administração do Maracanã. Não sei porque ainda insistem nesse assunto…

      Reply
    • Elvis Presley disse:
      10/09/2016 às 11:03

      Essa situação está bastante nebulosa, mas o estado não vai arcar com o prejuízo e sem o Fla o maraca não se mantém.
      Acho que até o fim do ano teremos uma definição sobre a construção de um estádio.

      Reply
    • Valmir disse:
      10/09/2016 às 11:16

      Concordo Manhães, também gosto da idéia de um estádio em Caxias, fica de fácil acesso pra quem vem do Centro, Baixada, região serrana, Barra pela transolimpica, e restante da zona oeste como eu que moro em Campo Grande, mas mesmo que a prefeitura de Caxias dê o aval ainda dependeremos de outros órgãos como IBAMA que com a politicagem do Estado pode engessar a construção. Eles sabem e temem que o Mengão deixe o Maraca pois este apodreceria em meio a adm publica de qualidade que conhecemos. Infelizmente essa novela está longe de terminar. SRN

      Reply
  • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
    10/09/2016 às 10:18

    É isso aí, sem o Flamengo o Maracanã é inviável e o clube tem que usar sua força na tentativa de conseguir administrar o estádio. Com certeza o clube já tem em estudo outras alternativas caso o Flamengo não consiga isso.

    Reply
  • Vinicius disse:
    10/09/2016 às 10:36

    Isso já está se tornando um assunto muito chato, cansativo e repetitivo…O Maracanã não dá mais pro Flamengo, a solução é estádio próprio. Só não ver quem não quer, ou finge não enxergar!

    Reply
  • Rico Rufino disse:
    10/09/2016 às 11:01

    A “matemática” é simples. O Fla precisa de um estádio e o Marcanã precisa do Flamengo. Para o ano que vem, caso esse imbróglio não seja resolvido, pode ser… pode ser que consigamos jogar a liberta lá arrendando o estádio jogo a jogo como é feito em Brasilia. Acredito que não seja esse o desejo da torcida nem da diretoria que perderia em receitas.

    Nesse caso, acho que ficariamos meio que sem saída.Esse assunto ja deveria ter sido resolvido.Se continuar assim vamos entrar o próximo ano com sede em Cariacica. Nada contra o ES, pelo contrário, tem sido um ótimo alçapão pra nós, mas pensando em logística e na própria torcida carioca que está tendo que gastar rios de grana pra ir ver o time jogar , esse não seria o melhor caminho.Ainda mais jogando a libertadores. SRN

    Reply
    • Elvis Presley disse:
      10/09/2016 às 11:07

      Cara, já imaginou o quanto estaríamos faturando a essa altura com o maraca lotando em todos os jogos?

      Reply
      • marcondes Alves disse:
        10/09/2016 às 11:09

        não ia faturar nada, o consocio fica com 50% livre e o fla com as despesas.

      • Johny_Fla disse:
        10/09/2016 às 11:17

        As despesas são divididas, assim como a arrecadação com ingresso, bares, camarotes e estacionamento. No modelo do Flamengo é tudo meio a meio, não só o lucro. SRN

      • marcondes Alves disse:
        10/09/2016 às 13:26

        vai nessa.

      • Johny_Fla disse:
        10/09/2016 às 21:31

        “O contrato de três anos do Consórcio Maracanã S.A. com o Flamengo prevê uma divisão de toda a renda do estádio em duas partes, com uma porcentagem superior para o clube […]. O Flamengo pode ficar com até 72%, mas tudo depende da renda. Até R$ 500 mil, a divisão é igualitária. A partir desse número, há uma progressão de porcentagem a favor do Flamengo. Acima dos R$ 3 milhões, o lucro da concessionária é de no máximo R$ 2,5 milhões. De acordo com a equação, a final da Copa do Brasil do ano passado, que arrecadou R$ 7,8 milhões líquidos, renderia R$ 5,3 milhões para o clube”. Fonte: Trivela

        Realmente errei. O clube pode arrecadar mais de 50% da renda total de um jogo, as despesas é que são sempre divididas meio a meio. Ou seja, é até melhor do que eu tinha falado.

      • Elvis Presley disse:
        10/09/2016 às 12:31

        Engano seu.

      • marcondes Alves disse:
        10/09/2016 às 13:25

        veja o bandero.

      • Rico Rufino disse:
        10/09/2016 às 11:21

        Verdade, Acho que estariamos faturando mais que cariacica, até mesmo pela capacidade do Maraca. O problema é que esse modelo de contrato com a odebretch é meio nebuloso né. Os caras botam lá Custo de manutenção de sei la o que e Fla tem que pagar. Acho até que esse modelo do Florminense um tanto quanto melhor. Um”estádio” de 40 mil praticamente a custo zero parece bom.

        Se bem que quando consideramos aquela palhaçada de anular cadeiras pra botar torcida visitante, essa margem de 40 mil cai quase que pela metade.

  • marcondes Alves disse:
    10/09/2016 às 11:11

    o flamengo esta correndo atrás do correto e fica contra todos, o flu quer tudo na boca, seria bom pra ambos mas só olha pra ele, como a briga com a ferj, todos querem mudança mas só o fla da a cara a tapa, e depois temos que ouvir que somos beneficiado pela globo, cbf e outros meios, somos os únicos que brigamos com essa corja.

    Reply
  • Jobson Massollar disse:
    10/09/2016 às 11:12

    Vejo muitos aqui falando em esquecer o Maracanã e construir estádio próprio. Ok, também acredito nisso. Só esquecem que temos que escolher um local, adquirir um terreno, fazer o projeto, arrumar parceiros para viabilizar o projeto, conseguir todas as licenças que a burocracia brasileira exige (que são muitas e demoradas, vide imbróglio da arena McFla), construir e tal. Isso tudo não leva menos de 3 anos. O que fazer nesse periodo? Continuar em Cariacica? Construir uma arena temporária no RJ a um custo de 10 a 20 milhões? Tem que buscar parceiros para viabilizar isso (o que não é fácil com essa crise econômica) ou pagar do próprio bolso. A solução não é simples e essa história do Maracanã não vai se resolver em menos de 6 meses. Acredito que a solução a curto prazo e de baixo custo seja o Engenhão. Depende, claro, de um acordo com o Botafogo ou do Botafogo desistir do Engenhão (os caras estão cheios de dívida e isso pode ser um ponto a nosso favor).

    Reply
    • Thiago Diniz disse:
      10/09/2016 às 12:40

      Jobson, para isso temos que tentar uma reaproximação com o Botafogo, que não aceita conversar sem ser “pago” pelo Arão. Não sei se a diretoria está muito disposta a isso, sem contar alguns torcedores com menos visão, que preferem tomar prejuízo pra ver o Botafogo falir a entrar em um acordo onde os dois saiam ganhando.

      Reply
      • LeandroMgaJP disse:
        11/09/2016 às 01:20

        Não são os torcedores do Flamengo que preferem tomar prejuízo a ver um acordo com o Botafogo e sim o contrário, é o Botafogo quem prefere falir a ter acordo com o Flamengo; se bem que irão falir de qualquer modo; assim que o Profut for definitivamente implementado, o que já era para ter acontecido, mas ninguém sabe quando o será de fato, o Botafogo já irá se fuder redondo; pouco tempo depois já não terá como manter o Engenhão e terá que devolvê-lo, o qual poderia ficar com o Fluminense; o Maracanã então ficaria em exclusividade ao Flamengo.

      • Thiago Diniz disse:
        12/09/2016 às 00:35

        O que o Botafogo deve ou vai fazer eu deixo para os Botafoguenses decidirem. Mas como flamenguista eu entendo que um acordo seria o melhor para nós. Pra saber se eles vão usar a cabeça ou vão ficar de birra não tem bola de cristal, a única forma é tentar.

    • Almir Ribeiro disse:
      10/09/2016 às 14:31

      Dependendo nem vai precisar…li que eles podem até devolver o Engenhão. O botinha está “de birra” com a gente, e é aliado da FERJ. Isso já resume a situação.

      Reply
    • silasT disse:
      10/09/2016 às 16:21

      O Engenhao é a melhor opção, Bota não consegue por 5 mil em média em um estádio de 15 mil.
      Deveríamos conversar com o Bota e resarci-los no caso Arão e só depois negociar.

      Reply
      • silasT disse:
        10/09/2016 às 16:22

        Tb tem o problema do futuro prefeito, o Crivella que lidera as pesquisas é botafoguense.

  • marcondes Alves disse:
    10/09/2016 às 11:13

    o governo esta enrolado, a empresa não pode ficar porque não vai ter ganho e não vai poder pagar mais as propinas, e o governo não tem condição de gerir o estadio, e não vai ter como cobrar propina do clube, e agora governo do rio o que fazer. seria melhor passar para o fla.

    Reply
  • Dieki disse:
    10/09/2016 às 11:13

    O botafogo tem contrato com a Portuguesa até quando? Vai ficar com 2 estádios mesmo (três, ainda tem Caio Martins)? Enquanto não constrói sua casa, pega um desses aí e deixa o Fluminense tentar manter o Maracanã. Do jeito que tá, vai acabar sendo demolido.

    Reply
  • Nick Sousa disse:
    10/09/2016 às 11:18

    Maracanã Capixaba vai ser onde vamos ser campeões esse ano!

    Reply
  • Amadeu Silva disse:
    10/09/2016 às 11:18

    mesmo com a consecao do maraca o FLAMENGO fica sem casa com esses eventos.tem que construir nosso salao de festa que suporte a imensa nacao e nao fazer igual ao palmeiras que so tem 35%da renda e o santos quer jogar e vai negocia com a wtorre nao com o eles nao mandao nada la

    Reply
  • Almir Albuquerque disse:
    10/09/2016 às 12:08

    Sempre disse que não dava pra confiar nos dirigentes do Fluminense como aliados. Já é a segunda trairagem em menos de seis meses.

    Reply
    • Raphael Machado disse:
      10/09/2016 às 12:28

      Os caras tem contrato com a concessionária. Só estão correndo atrás dos interesses deles.

      Reply
      • Felipe Andrade disse:
        10/09/2016 às 12:49

        Concordo

      • Maycon disse:
        10/09/2016 às 12:50

        Parece ser difícil entender isso.

      • Almir Ribeiro disse:
        10/09/2016 às 14:27

        Como no caso da FERJ também…já abriram o bico. Deve ser difícil mesmo.

      • Pedro Lameirão disse:
        10/09/2016 às 16:05

        Só acho que não dá pra correr atrás do interesse deles nos bastidores e adotar como discurso oficial que quer fazer parceria com o Flamengo. Na realidade eles não querem pareceria, querem que o Flamengo substitua a Odebrecht pra continuar mamando na teta (pelo menos segundo essa matéria).

      • silasT disse:
        10/09/2016 às 16:15

        O problema é que se o fluminense quiser mandar seus jogos ao lado do Fla, vai ter que arcar com os custos.

      • Almir Albuquerque disse:
        10/09/2016 às 21:27

        Não seria muito mais vantajoso fazer um acordo em conjunto com o Flamengo, e ambos gerirem o Maracanã?

        Se uma parceria quer dizer cada um correr atrás do seu e que se dane o outro, então eu não sei mais o que é parceria….

    • Almir Ribeiro disse:
      10/09/2016 às 14:25

      Xará idem. Nunca gostei dessa “aproximação”. Eles sempre tiveram inveja do Fla. BM tem que abrir o olho e partir para o estádio próprio e não contar com esses “maricas”. O Fla pode por si só se manter. SRN.

      Reply
  • Arcanjo Luz disse:
    10/09/2016 às 12:38

    Eu não consigo entender esses DIRIGENTES do FLAMENGO. Esta CORJA invejosa e anti-FLAMENGO vão tentar de todas as formas em não ceder o MARACANÃ para o FLAMENGO. Já falei milhões de vezes. Esses DIRIGENTES já poderiam unir FORÇAS e derrubar essa gente. A curto prazo eles já deveriam estar PROJETANDO e adiantando uma REFORMA no ITALO DEL CIMA ou MOÇA BONITA para ano que vem(2017). Uma ARENA SIMPLES e OBJETIVA para 45,50mil. E sair desta ridícula dependencia. Colegas! Contra essa gente não há diálogo.Tem situações que só se resolve com RADICALISMO. Eu já tinha falado. FLAMENGO JAMAIS! pode fazer parceria com um clube MEDIOCRE e RIDÍCULO como este Flu-C. Que vive de TAPETÃO, NA ABA do FLAMENGO e tem uma torcida que cabe na palma de nossas MÃOS. Eu não tenho o menor respeito por este clube. Espero que esses DIRIGENTES tenham esta VISÃO. Porque se permanecer com esta BURRICE! Vai chegar 2017 e vamos permanecer na mesma situação. Ficar sem jogar no RIO de JANEIRO. Se bem que isto pro MENGÃO não tem problema. Mas é imporante ter uma casa FIXA no RIO. ACORDA! DIRETORIA. PELO AMOR DE DEUS!

    Reply
    • Adriano Gomes disse:
      10/09/2016 às 15:37

      Realmente complicado. É o que vai acontecer. A segunda coisa que vai acontecer é o maracanã terminar cheio de traças, aranhas, morcegos etc.
      É bom que aconteça logo isso no início para ter logo o estádio do Flamengo nem que seja lá para 2018/2019.
      Enquanto isso joga onde puder no RJ, SP, ES, Brasília etc
      No estadual joga com time sub-20, sub-17. sub-15…

      Reply
  • Felipe Andrade disse:
    10/09/2016 às 12:52

    A impressão que passa não é que o maracanã “pode” virar um elefante branco, mas sim que já virou. Até a o Fla acha que o estádio não se sustenta apenas com futebol, vai ter que ficar fazendo show…

    Reply
  • Bruno Martínez disse:
    10/09/2016 às 13:04

    Se o fla não jogar no maraca,nenhuma concessionária irá querer administrar o estádio, o que o Flamengo ta fazendo nesse momento é uma tática muito boa sabe que o governo do rj ta fragilizado e a Odebrecht falindo,e o fla quer assumir interinamente sem terceiros…só cego que não quer ver,EBM muito inteligente.

    Reply
  • Wagner Alves disse:
    10/09/2016 às 13:19

    Larga isso pra lá, maracanã já era, morreu a décadas…

    Como já disseram temos que começar a trabalhar pra construirmos o nosso, nem que seja pra 20mil inicialmente com possibilidade de expansão. E tem que ser no Rio.

    Reply
  • alexandre disse:
    10/09/2016 às 14:19

    O negocio é esperar ate dia 31/10

    Reply
  • Almir Ribeiro disse:
    10/09/2016 às 14:21

    Eu já postei aqui outras vezes: O Maracanã é cheio de “vícios”, ou seja, muita sujeira para ser limpa. O Flamengo deve partir para ter um Estádio. O Flor está com medo de perder o contrato e não vai querer ser “inquilino” do Flamengo. Já abriu o bico até para a FERJ…com eles não se pode contar para nada.
    *O Flamengo é um Gigante e não tem que se misturar com essa podridão. Parte para um estádio próprio e pronto. O Maraca já nem existe mais…esse Maracanã cheio de “podres” que fique para essa cambada.

    Reply
  • Bruno Tavares Ferreira Do Amar disse:
    10/09/2016 às 15:01

    Galera Rubro Negra eu adoraria ver o mengão com um estadio próprio, imagina, arquitetura nova e moderna com as características do mengão, nome próprio, ou a venda do nome, cadeiras e arquibancadas com as cores do mengão, sem falar no patrimônio do clube que subiria assustadoramente! o flamengo poderia para viabilizar tal projeto vender o morro da Viúva, construir um shopping anexo ao estadio, construir um clube anexo ao estadio vendendo titulo do clube, vender o nome do estadio, cadeiras cativas e camarotes, mas mesmo se conseguisse viabilizar desta maneira o estadio e sem ficar refém de nenhuma empresa, tem um problema gravíssimo nisso tudo, ficaríamos no minimo 3 anos sem estadio no rio, mesmo sendo do Espirito Santo eu amo o flamengo e quero o melhor para o time e o melhor para o time é jogar no Rio de Janeiro e digo mais Rio capital, não em Volta Redonda, pois ai é melhor jogar no ES mesmo!

    Reply
  • Ricardo Dias disse:
    10/09/2016 às 15:54

    A minha pergunta é: Qual a necessidade do Flamengo em dividir ou ter alguma parceria com o florminense?
    Dividir custos? Mas eles vão ter condições de pagar?
    Esse clube de terceira vive na aba do Flamengo! Sempre preparado para nos dar uma rasteira na primeira oportunidade!
    Não existem parceiros no futebol do Rio! Entendam isso!
    São todos contra o Flamengo!

    Reply
  • silasT disse:
    10/09/2016 às 16:11

    Kkkkkk os caras estão na merdd e ainda assim não querem ceder ao Fla.

    Reply
  • FlaSmell disse:
    10/09/2016 às 16:47

    Alguém sabe para qual time o Freixo torce?

    Reply
    • Jobson Massollar disse:
      10/09/2016 às 17:40

      Mesmo que ele seja rubro-negro não dá pra levar a classe política a sério nessa questão. É um tremendo risco, pois eles prometem qualquer coisa pra ganhar eleição e depois os interesses políticos prevalecem.

      Reply
  • Luis Junior disse:
    10/09/2016 às 20:20

    Esta mais do que na hora do Flamengo ter um estadio pra chamar de SEU. Um estadio com 50 mil pessoas seria ideal. Larga de mão esse Maracanã, deixa virar um elefante branco. Quando estiver quase falido, ai sim vai pedir pro Flamengo administrar. Foco depois do CT pronto, é um estádio seu.

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Joia de R$ 293 milhões, Cristian Araújo participa do 1º treino com os profissionais do Flamengo

7

A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

14 26
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | Samuel Lino aproveita passe de Royal e marca 1º gol do Flamengo contra o Benfica

6 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

EXCLUSIVO: Flamengo fecha com Thiago Almada e tenta seduzir banco americano contra o River Plate

99 46

Flamengo acerta venda de zagueiro da base para time da Turquia

27 10
Brasileirão

Taça das Bolinhas: Flamengo obtém vitória contra o São Paulo na Justiça

47 1

1º jogo do Flamengo depois da Copa do Mundo vai passar na Globo?

3
Libertadores

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

18 18

Do ‘milagre’ de Gabigol ao tira-teima: Flamengo reencontra River Plate buscando assumir liderança no retrospecto

7
Comentários Recentes
  1. Eduardo em A revolta do Flamengo com a escolha de Rafael Klein para próximo jogo do clube no Brasileirão

    Infelizmente não há como confiar na arbitragem brasileira. O elenco precisa jogar futebol duma forma que poucas vezes haja a…

  2. Eduardo em Wallace Yan, Samuel Lino e mais: veja jogadores que voltam de Portugal em alta no Flamengo

    Também há de se olhar para jovens que sobressaíram e não se intimidaram em vestir o “Manto Sagrado”. Joshua e…

  3. Eduardo em Flamengo acerta venda de zagueiro da base para time da Turquia

    Sabem o por quê da Seleção Brasileira possuir um rendimento tão abaixo dos europeus? Justamente a falta do surgimento de…

  4. Eduardo em EXCLUSIVO: Flamengo fecha com Thiago Almada e tenta seduzir banco americano contra o River Plate

    Caso haja a oportunidade de trazer, por quê não? É um jogador que tanto pode jogar ao lado do Arrascaeta…

  5. Joãozinho Trepidação em Porto faz proposta ao Flamengo para contratar Daniel Sales, promessa da base

    Além de Johnny, D. Salles é outro garoto da base que merece toda atenção. Muito bom de bola.

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo