Heranças

Compartilhe com os amigos

Consoante o dicionário Houaiss, a palavra herança pode ser definida como legado, patrimônio. No futebol brasileiro, ainda é muito comum a figura do treinador que indica reforços, um exemplo é Vanderlei Luxemburgo, que indica vários nomes em todo time que assume. Não obstante, a rotatividade de técnicos é muito mais alta de que a de jogadores, com isso o “padrinho” geralmente acaba indo embora do clube antes do apadrinhado.

Como Zé Ricardo no começo desse ano de 2016, sequer imaginava que comandaria o time, não participou do planejamento, no máximo passou informações sobre as categorias de base. Assumindo já com o campeonato Brasileiro em andamento, ele não só herdou o Flamengo de Muricy, como herdou o Flamengo de Oswaldo, Cristóvão, Luxemburgo, Jayme entre outros. Com isso, Zé não teve dedo na montagem do elenco, mas está tendo sabendo lidar com o grupo de jogadores do qual ele não participou na montagem.

Cada treinador que passou por aqui, deixou um legado, bom ou mau. Cristóvão teve uma passagem desastrosa, mas foi quem bancou Jorge como titular ao invés do experiente Armero, além de autorizar a troca de Alecsandro por Alan Patrick. Luxa indicou várias bolas foras, como Almir, Bressan, mas acertou Pará. Muricy indicou Chiquinho e Fernandinho, e Márcio Araújo é uma herança ainda da época do Jayme de Almeida, mas foi ratificada por todos os outros treinadores que passaram aqui. Resumindo, os treinadores tiveram carta branca para indicar nomes, alguns deram certo, outros foram esquecidos.

Hoje o Flamengo ainda contrata reforços indicados por treinadores, mas acerta em ter um Centro de Inteligência, para mapear reforços aliado ao trabalho do diretor executivo, aumentando o percentual de acerto nos reforços, sem contar que esse é um patrimônio plantado pelo próprio clube.

Saudações Rubro Negras.

Por: Wesley Paulo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Nos dois jogos contra o Figueirense, os gols do Flamengo foram feitos por: Alan Patrick, Cirino, Everton, Jorge e Fernandinho, todos eles, jogadores criticados por parte da torcida do Flamengo, só faltou o Marcio Araújo fazer o dele. Então parem de criticar o elenco e deixem o técnico trabalhar com os jogadores que quiser, ele está lá todo dia, pode até errar porque errar é humano, mas já mostrou que sabe o que faz.

  • “Mas eu sempre vou criticar, ele põe Gabriel e mimimi blablablabla ”

    “Ele não é bom, opta por jogadores ruins, é sorte, por quZzZzzZZZzzz”

    Corneta. Corneta mais que tá pouco. Pode continuar sendo “o crítico”, o entendedor..

    E eu não gosto de Gabriel nem de Márcio Araujo não, pra mim são ruins. Mas não é só tirar um filho de Deus desse e pôr outro que vai resolver não. Tem muito por trás. Talvez (mas só talvez mesmo) seja por que ele seja o técnico, e nós os torcedores..

    Ele mais que provou que merece a confiança dos verdadeiros torcedores. Ontem ele me coloca o Fernandinho, e até eu que gosto muito do trabalho fiquei reticente. Nem preciso dizer o final ne?

    Então parceiro, corneta mais. Crítica mais. Fala mais que tá pouco.

    *Pra quem ontem vendo a escalação só falou bobeira, que pontas não ganhariam o jogo, não fariam mais de um gol, que ele era burro e blablablabla e hoje já tá falando que o técnico e bom, pra você de memória curta, teremos jogos que não jogaremos bem, outros perderemos, por que é assim que o campeonato está, nivelado dessa forma.

    Não vai ser um resultado ruim que o trabalho da comissão técnica vai ser colocado abaixo. Não vamos ficar invictos até o final do campeonato, mas as derrotas que teremos nos levará ao título. Mas já espero o tanto de crítica e caça aos culpados em uma derrota kkkkkkkkkk

    Nao preciso nem dizer quem será o técnico ano que vem ne? Ou preciso?

    Corneta mais que tá pouco

  • Verdade.

  • Sobre Indicações e Centro de Inteligência: Se contratarmos 10 jogadores, sendo que 8 vem de mapeamento e 2 de indicações, tá valendo! SRN

  • Eu criticava bastante o Zé Ricardo , mas depois do jogo de ontem eu admito que ele sabe o que faz , não tem como ser só sorte . Eu gosto da formação 4-3-3 nos outros times , no Flamengo eu prefiro o 4-4-2 pelo fato de nossos pontas serem ruins , o único que se salva e o Everton . Sim Gabriel e Fernandinho jogaram bem ontem , mas a verdade é que eles não tem futebol para ficar no Flamengo . Fim de Ano precisa trazer 2 pontas titulares . Porém uma coisa que venho percebendo e que esse esquema 4-4-3 funciona melhor com Damião no ataque , pois ele se movimenta muito , tem mais raça e mais velocidade que Guerrero . Não estou dizendo que ele é melhor ou vice e versa . Porém no 4-3-3 com Damião no ataque o time foi bem contra o Grêmio e agora contra o Figueirense . E o time mostrou oque ainda não tinha sido visto com Guerrero no ataque . O time mostrou poder de reação , mesmo quando estavam 11×11 o Flamengo sufocou o Figueirense até fazer 2×1 . Nos jogos do 4-3-3 em que joga o Guerrero o ataque fica estático , os pontas erram tudo é o Guerrero fica se movimentando pouco , além do que o time joga por 1×0 e não tem poder reação caso o adversario abra o placar . Se for continuar jogando no 4-3-3 que continue com Damião pois rende melhor . E vamos rumo ao Hepta e a inédita Copa Sul- Americana . Parabéns ao ZR !

    • Leve em conta também a relação extremamente amistosa com o elenco. Após o jogo, o ZR, agradeceu pela mídia, ao CIRINO, pelo gol que permitia a classificação, com o placar de 3×1 e, ao Fernandinho, pela “meta” alcançada. Verdadeiro, REI do Vestiário. Dá-lhe dá-lhe Zé, dá-lhe, dá-lhe Zé, dá-lhe Zé … seremos Campeões !!!! SRN7 !!!!

  • Sim e daí!?

Comentários não são permitidos.