A independência Rubro-Negra!!!

Compartilhe com os amigos

Caros Rubro-Negros,

Nesse 7 de setembro o Brasil comemora 194 anos de sua independência do Reino de Portugal. A despeito de qualquer torrente histórica ou ideologia política que o meus caros leitores sigam é inegável que o ato da independência do Brasil em si foi a quebra de um paradigma, uma guinada na história do país e a criação de novas oportunidades, muitas aproveitadas e outras nem tanto. E agora os Rubro-Negros mais bem vestidos do mundo pela primeira vez passarão por essa data tão simbólica podendo também comemorar a independência do Flamengo, que está exatamente nesse mesmo período de possibilidades que pode nos levar a uma era dourada.

Há muitos anos o Flamengo estava no cárcere da incompetência, preso as amarras do descontrole e as algemas do amadorismo administrativo. Vinha carregando o peso do mundo nas costas por conta de tantos erros e por conta disso, vivia uma intempérie que mais parecia um dilúvio sem fim. Muitos eram os problemas decorrentes disso: salários atrasados, “mês de 90 dias”, “natal com fome”, jogadores fracos, alcunha de caloteiro, “Flalido”, dívida impagável, imprensa “anti” em festa… E que não reste dúvida alguma do quanto fomos afetados dentro de campo por conta do sofrimento desses flagelos. Por sinal, lembrando desse passado calamitoso, recente e que parece tão distante, somente a grandiosidade do Manto Sagrado e a extraordinária e imponente torcida flamenguista explicam não apenas a manutenção do time na Série A nesse período nebuloso como também títulos como o Brasileiro de 2009 e as Copas do Brasil em 2006 e 2013.

Dito isso, é bom lembrarmos que esses grilhões que faziam do Flamengo um Prometeu acorrentado de fato foram quebrados quando a gestão comandada pelos conhecidos “Azuis” EBM, BAP, Wallin e tantos outros entrou na jogada. Independentemente das brigas e do distanciamento que exista entre alguns deles atualmente, a filosofia que trouxeram ao Flamengo foi a espada salvadora que nos trouxe essa independência. Contudo, a liberdade depois de tanto de tempo de cárcere pode ser desafiadora ao imaginário do ser humano e foi muito difícil para uma torcida ávida por ver seu time voltar ao lugar de onde nunca deveria ter saído entender que a recuperação de danos tão severos causado por tantas aves de rapina por tanto tempo não se daria do dia para a noite. Sacrifícios e paciência seriam importantes nesse momento.

Admitindo aqui que o título da Copa do Brasil em 2013 foi muito mais por conta dos poderes místicos da instituição Flamengo citadas no segundo parágrafo, o primeiro sinal mais claro para a torcida e o mundo de que estávamos nos recuperando foi de fato a contratação de Paolo Guerrero em 2015. Ídolo no Corinthians, um jogador de alto nível e alto salário. O Flamengo o contratou na impossibilidade financeira do Corinthians em manter o jogador por lá, o que já foi um indicativo de que “a crise financeira interminável” estava mudando de Estado. Porém, seja devido a uma expectativa acima da média em relação ao Peruano, seja por conta de um elenco que ainda precisava se qualificar, seja por um planejamento no futebol que ainda carecia de qualidade ou seja por conta da própria mídia bairrista que fez um terror, bradando aos 4 ventos que o Flamengo tinha jogado sua política de responsabilidade pro alto, o fato é que essa contratação ainda não foi suficiente para convencer a torcida de que estávamos sim livres do aprisionamento que nos havia sido imposto. Assim sendo, muito por conta dos resultados esportivos do time ainda deixarem a desejar, boa parte da Nação Rubro-Negra não tinha a visão dessa independência já conquistada e se mostrava frustrada.

Pois bem. Em 2016, após alguns reforços que qualificaram nosso elenco, temos novamente uma contratação impactante: Diego chegou e já vai conquistando a galera. E assim, com Diego, com esse elenco mais qualificado, com alguns resultados já aparecendo, com o time brigando na parte de cima da tabela e com os especialistas afirmando e mostrando que a situação financeira do Flamengo indica que teremos anos pujantes, a maior parte da torcida finalmente conseguiu perceber a liberdade que foi conquistada a duras penas e agora essa mesma torcida encontra-se sedenta por saborear tal liberdade ao gosto e cheiro de títulos!

Que esse dia da Independência da Pátria seja um lembrete para o País de um fato que deu uma guinada em sua história para que possamos passar por este período difícil e atribulado. E que seja para o Flamengo o primeiro 7 de Setembro pelo qual a grande maioria da Nação Rubro-Negra entenda e se inebrie com essa liberdade Rubro Negra, mesmo que de fato ela tenha sido declarada dia 03 de Dezembro de 2012, ao fim da contagem de votos.

Opine, elogie, critique… Participe! E se você ainda não é Sócio-Torcedor, faça o seu imediatamente! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!

Nota 0: STJD e autoridades de segurança. Claro, estava faltando o STJD aparecer como protagonista no campeonato. Em uma decisão inédita, o tribunal conseguiu fazer o mais difícil: Tomou uma decisão que prejudica que prejudica o Palmeiras, prejudica muito mais o Flamengo e deixa impune e incólume os verdadeiros responsáveis por essas cenas de barbárie que se repetem constantemente no nosso futebol… Isso por que hoje em dia as imagens captadas permitem a identificação dos baderneiros, que por sinal sequer fazem questão de se esconder, via de regra… Parabéns a todos os envolvidos!!!

Nota 10: Jorge. Um garoto da base com muita qualidade e que sofre muita pressão da torcida por conta de oscilações que são normais para um jogador na idade dele. Voltou muito bem da contusão. Continue assim!

Nota 10: Seleção Brasileira. Não poderia deixa de comentar a boa atuação da Seleção contra a Colômbia. Gostei do que vi. Que o Tite tenha a paz e a capacidade para fazer a seleção jogar um bom futebol, melhor ainda que o de ontem.

Seção Gato Mestre: Ganharemos da Ponte Preta por 3×1 e ficaremos a 1 ponto do líder ao final da rodada.

Saudações Rubro-Negras!

Luiz Henrique Amorim
contato@colunadoflamengo.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Cometeu um deslize… Confiar no são paulo pra encurtar a distância. Infelizmente é mais fácil hj o parmera bater o sao paulo do que o flamengo bater a ponte preta. Mas vamos torcer contra essa realidade.

    • Clássico é clássico!!!

      Abraços!

  • Ótima coluna, bem escrita e positiva. Quase um unicórnio de tão rara neste espaço. Parabéns. Concordo com tudo. SRN!

  • grande texto o flamengo agora esta sendo bem planejado isso eu sabia q daria resultado a marca flamengo é muito forte seremos durante 5anos direto melhor time das americas.anote ai.

  • Profissionalismo, essa é grande chave para a virada do Flamengo, ainda acho que temos muito a melhorar, mas só de lembrar como estávamos e como estamos agora, já me enche de orgulho. Eu espero essa virada (semiprofissional para profissional) desde 1995, já estava desanimado, mas felizmente chegou a hora de ver isso acontecer.

    SRN #Vaipracimadelesmengo

  • Acrescentando que o suporte da EXOS foi fundamental para o Flamengo. Relevante para o sucesso esportivo e estrutural. Apesar do pouco dinheiro que o clube teve nesse ano para investir mas com inteligência

  • No meio de tanto “jornalistas e colunistas ” que se dizem bam bam bam, aí vem Luiz Amorim com simplicidade e dá um banho, desde o título maravilhoso até o desenrolar do texto,espetacular, show de bola!

    • Muito, muito obrigado pelos elogios!!!

      Continue nos acompanhando!!

      Abraços

  • Belo texto! Tocou em temas cruciais e conseguiu mostrar a importância da austeridade financeira, profissionalismo administrativo e verdadeiro amor ao Mengão.

    Parabéns ao blues, que nos trouxeram uma nova era.
    SRN

    • E que essa era perdure por muitos anos!!

      Abraços

  • Luiz Henrique Amorim. Parabéns pela coerência de seus textos. Confesso que ainda não li nenhum texto incoerente seu. SRN

    • Fico muito feliz com isso!!! Muito obrigado e abraços!!!

  • Quem me conhece pessoalmente sabe a idolatria que tenho pelo nosso Rei Zico. Tive o privilégio de vê-lo jogar quando criança e devo a ele o enorme prazer de ser flamenguista!

    Porém, outros ídolos estão surgindo! Eduardo Bandeira de Mello e sua equipe tiraram o Flamengo de um estado deplorável em todos os sentidos! O clube deixado pela gestão daquela mulher desgraçada que me recuso a citar o nome, além de outras gestões, era uma verdadeira vergonha nacional!
    Era tido como célebre caloteiro, vivia a frequentar páginas policiais e a parte de baixo da tabela. Nem jogador mediano queria jogar no clube mais querido do Brasil! Até BANDIDOS como Capitão Léo tinham poder no clube…!

    Hoje temos orgulho do nosso clube, mas ainda temos um longo caminho pela frente para colocarmos o nosso Flamengo no topo da América definitivamente! É só não deixar aquela corja voltar!

    Quem vai segurar essa torcida agora?

    SRN

  • Eles sempre falam que o estatuto foi alterado. Independente de quem assuma posteriormente, essas prerrogativas terão de ser cumpridas: austeridade e etc.

    Pois bem, que assim seja.. senão a chinela canta. Torcida tá se acostumando a ter o time mais organizado do país, com show fora de campo.

    Dentro de campo as coisas parecem estar a nosso favor. STJD é meu ovo, prejudica mais, que ao final do campeonato vou ter uma lista de fatores desfavoráveis a nós, os penaltis não dados, os empates e derrotas, o filho de égua do Fagner, nossa dupla de zaga do inicio do campeonato.. enfim, VÃO TER QUE ME ENGOLIR GAMBAZADA! GASTA MAIS DINHEIRO AI QUE TÁ POUCO SEUS FDP!

    Vamo que vamo que hoje tem brocada monstra!

  • EBM mito da gávea , salvador da patría flamengo.

    • EBM e cia!

      Abraços!!!

  • O que dizer deste texto? Parabens, magnifico, perfeito ate lembra demais sem ser copia do Arthur mulhenberg vc e l Jerónimo sabem fazer bons textos.

    • Esse foi um dos maiores elogios que eu já recebi nesses mais de 19 meses que escrevo aqui no coluna. Isso por que são 2 os camaradas que eu admiro demais pela escrita na área esportiva: O Arthur e o Ricaperrone. Então, ser minimamente comparado com um deles é motivo de orgulho para mim.

      Dessa forma, muito, muito obrigado mesmo pelo elogio. Continue sempre nos acompanhando!!!!

      Abraços!!!

    • Lembrou mesmo o Arthur Muhlemberg, mas bem melhorado…

      • Fico sem palavras…

        Abraços!!!

    • Opa! Obrigado pelo elogio Jhonny! Não é fácil escrever o que se pensa, mas vale a pena quando encontramos elogios como esse. Parabéns também ao meu amigo Luiz, que é um ótimo escritor e integrante do time do Coluna!

  • Bravo! SRN

  • Bom texto Luiz. Espero que a torcida seja menos corneteira e paciente!!!

    • Tomara. Até por que agora começamos a colher os frutos dessa independência!

      Abraços!

      • Pois é Luiz, o problema é que temos uma “massa” de torcedores imediatistas que vem com aquelas ladainhas que: o Flamengo é time de futebol, tem que ter time; o Flamengo tem que disputar campeonatos, que se dane as dívidas; que todos devem… Mas não percebem o quanto a imagem, e a marca ‘Flamengo’ foi ficando deteriorada com esse tipo de pensamento, a ponto de passarmos anos sem um único patrocínio na camisa. De sermos chacota com o famoso: fingem que pagam, e finjo que jogo. Quando poucos, mas MUITO poucos jogadores mesmo se interessavam em vir jogar no Mengão.
        Vejo também muitos torcedores bradando que somos mais de 40 milhões, mas quando vejo a nossa participação no ST Nação Rubro-negra, chego a dúvidar MUITO desses números. Ou será que esses 40 milhões são TODOS da classe D e E que não podem “colaborar” com míseros 29,90 por mês.
        Desde quando o EBM assumiu em seu primeiro mandato, vi que era um grupo sério de pessoas, e dei meu voto de confiança me associando ao ST. Sou sócio desde abril de 2013 com MUITO orgulho, sempre com o único objetivo de ajudar o Mengão. TUDO PRO Flamengo, NADA do Flamengo!!!
        Por isso acho que a torcida deveria ajudar a irradiar a ideia do ST, cornetar menos a diretoria, e deixa o ZR fazer o trabalho dele. Caso não ganhemos a Sulamericana, nem o Brão 2016, temos que continuar apoiando, pois o caminho é esse, e sem volta.
        Obrigado Luiz, pelo espaço!! TJ, SRN!!

        • De fato você disse muitas verdade ai. Só digo que é muito difícil para o torcedor entender certos momentos e certas circunstâncias. O torcedor é em si um ser emocional.

          No mais você também tem razão quando fala do ST. Acho o número de STs decepcionante sob qualquer análise.

          Eu é que agradeço pela sua presença aqui na nossa coluna!!!

          Abraços!!!

          • “De fato você disse muitas verdade ai. Só digo que é muito difícil para o torcedor entender certos momentos e certas circunstâncias. O torcedor é em si um ser emocional.” — Na maioria das vezes, o torcedor é um ser ignorante e não raro, babaca… &;-D

            • Quando agimos sob a égide da emoção nada é estranho… E poucas coisas causam tanta emoção coletiva quanto o futebol…

        • Para nossa sorte esta diretoria jamais quis jogar pra massa mesmo nos momentos difíceis agora wsta massa prega a bandeira de estadio a qualquer custo ou seja nunca vao ficar satisfeitos, sobre o st na minha opinião e algo que precisavser replanejado repensar seu mkt para a torcida enganjar de vez.

        • PixuLula, quer ver um exemplo atual dos modinhas imediatistas?
          Estão dizendo que o Sheik está acabado, acomodado etc… Ele ainda vai queimar a língua desses caras como o Fernandinho fez contra o figueira. Os únicos que eu realmente não queria mais ver no Fla eram: Wallace e PV(por incapacidade técnica) e pôde-se perceber que com a saída deles(um do time e o outro do elenco principal) o time melhorou demais Sem mais

          • Não era fã do Wallace, mas dizer que ele é técnicamente incapaz, já é outra história. No máximo, técnicamente limitado. E o pessoal já se esqueceu de que em 2013 ele estava jogando muito bem, fazendo dupla de zaga com o Samir (e às vezes, com o Chicão). Além de estar em má-fase no início do ano, o cara nem sequer pode ficar no banco de reservas, devido ao fato de não ter zagueiro disponível. E dado o seu desequilíbrio emocional, ficou super-exposto neste período!

            E hoje está no Grêmio, jogando bem… &;-D

  • Escravidão sob o domínio de dirigentes amadores nunca mais

    • Exatamente!!! Viva a nossa independência!!! Que venha uma nova era de ouro para o Flamengo!!!

      Abraços!!!

  • Belo texto! Espero que o Flamengo nunca mais volte a esse passado sombrio.

    • Nosso papel é vigiar para que isso não aconteça!!

      Abraços!!!

  • Bom texto. Era realmente independência ou morte já que o Flamengo estava a um passo de falir, de morrer. Vieram os “Smarfies” e conseguiram ressuscitar o mais querido. Hoje até nossas esposas ficam mais felizes já que não tinha tesão que resistisse a vergonhas consecutivas que aqueles times de anos atrás nos faziam passar. SRN

Comentários não são permitidos.