Jozép Ricardiola: convicto, Zé vira meme e viraliza dentro e fora do Fla

Compartilhe com os amigos

Jogão que vale a liderança do Campeonato Brasileiro. Ainda no primeiro tempo, seu time perde um jogador de marcação por expulsão. Na plaquinha erguida pelo quarto árbitro na lateral do gramado, aparece o número do principal jogador da equipe. Ele vai ser substituído. Surpresa geral. Quantos técnicos têm peito para tirar o craque numa partida decisiva? Zé Ricardo teve. E tirou. Tirou Diego na partida contra o líder Palmeiras, em São Paulo. E com a convicção daquela substituição subiu mais um degrau dentro e fora do Flamengo. Mais do que o resultado tático no empate por 1 a 1, a decisão do treinador teve efeito psicológico positivo no grupo.

E também na torcida. A vice-liderança no Campeonato Brasileiro, com 50 pontos, um a menos que o Palmeiras, não livra Zé Ricardo de críticas. Desde que assumiu o clube, na quarta rodada da competição, tem que justificar, por exemplo, a opção por manter o volante Márcio Araújo no time. Márcio é titular absoluto, mas uma grande fatia da torcida tem restrições ao jogador, que barrou o colombiano Cuéllar.

Contra fatos, no entanto, não há argumentos. É apoiado em decisões firmes que ele mantém o Flamengo na briga pelo título. A cada acerto numa escalação ou substituição, Zé consegue dobrar os torcedores rubro-negros. E o movimento nas redes sociais fica cada vez mais tranquilo, favorável e engraçado.

Zé Ricardo virou meme. Viralizou na internet. Virou sucesso entre os torcedores e ganhou apelidos. O mais cômico: Jozép Ricardiola, numa “homenagem” ao espanhol Pep Guardiola, do Manchester City. Tem também o Zé Mourinho, brincadeira com o xará famoso que comanda o Manchester United. Zé está na moda e cheio de moral.

– O Flamengo hoje tem a cara do Zé. Pode não ter trabalhado em outro clube, mas conseguiu trazer isso, é um técnico de muita qualidade. A personalidade, quer sempre um time agressivo, que joga para frente. É difícil falar dele. Estamos no caminho certo, ele tem o grupo na mão. Independentemente de quem jogue, de quem ele tira ou não, ninguém fica chateado. Ele tirou o Diego contra o Palmeiras, e o Diego entendeu. O grupo respeita as decisões dele – afirmou o zagueiro Rafael Vaz.

Firme nas decisões

Vaz é um exemplo da conduta de Zé. Chegou ao clube sem o mesmo prestígio do ídolo Juan e do badalado argentino Alejandro Donatti, mas o técnico recompensou a melhora fase de Rafael Vaz deu a ele um lugar no time titular. Zé Ricardo fez o mesmo com o goleiro Alex Muralha e com o lateral-direito Pará. A dupla foi bem nas ausências de Paulo Victor e Rodinei, respectivamente, e não saiu mais. E foi assim também com Gabriel e Everton, que não perderam espaço, apesar de Fernandinho ter feito bons jogos recentemente.

A forma como Zé Ricardo aplica suas decisões tem agradado direção e elenco. No último domingo, em São Paulo, um membro da comissão técnica, que preferiu não se identificar, definiu o estilo do treinador.

– O Zé aparenta ser esse cara pacato, mas ele tem personalidade. Quando toma uma decisão, ele vai lá e faz. Não fica se explicando. A decisão de tirar o Diego, por exemplo, foi rápida e sem titubear. E depois não teve conversinha. O trabalho segue.

Meme Zé Ricardo Flamengo da Depressão (Foto: Reprodução/Facebook)

Diego reconheceu que gostaria de ter jogado os 90 minutos da partida contra o Palmeiras, mas acatou e respeitou a decisão.

– É um filosofia que está bem clara. Estamos onde estamos graças à generosidade e à cumplicidade de todos, e eu chego para cumprir esse caminho. Nosso treinador tem autoridade, tem que tomar decisões e nem sempre vai agradar a todos. Claro que gostaria de jogar os 90 minutos. É difícil, todos queremos participar de um jogo como esse, demorou um pouco para cair a ficha quando subiu a plaquinha com o meu número, mas eu respeito. O treinador tem essa autoridade, tem que tomar essa decisão, eu fui o escolhido hoje, mas o mais importante é que deu certo. Ninguém espera, somos sempre pegos de surpresa nesse tipo de situação, mas não foi a primeira vez que aconteceu comigo. Eu compreendo, na hora dá um choque, mas depois a gente entende, principalmente quando dá tudo certo, e a equipe conquistou um ponto muito importante. O time continuou correspondendo, fez um grande jogo, conseguiu por alguns minutos estar na liderança, o que é muito difícil jogando contra uma equipe como o Palmeiras – disse Diego, após a partida contra o Palmeiras.

Zé Ricardo virou um prato cheio para os torcedores e internautas. A cada jogo é assim. Nesta quarta-feira, por exemplo, ele vai escalar um time misto na Copa Sul-Americana. O Flamengo enfrenta o Palestino, do Chile, em Santiago, às 21h45m (de Brasília), no jogo de ida das oitavas de final. A decisão de poupar alguns titulares é baseada em dados dos médicos e preparadores físicos. Certa ou errada, vai dar o que falar.

Zé Ricardo é homenageado nas redes sociais após o empate (Foto: Reprodução/Twitter)

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Velho e ele fazer uma merda no maraca lotado que esse amor acaba. Foi assim com tecnicos de nome imagina ele.

  • Grande zé ricardo, a equipe evolui a cada jogo, só alguns ai que pegam no pé e ficam de birra com o cara pq nao poe cuellar e mancuello no time, eu tbm queria que jogassem, mas o time ta mostrando um nivel e uma organização ótima, de acordo com a filosofia do treinador, e pra mim é isso o que mais importa, e não quem joga ou deixa de jogar ta ai o cara calando os críticos.

  • É isso mesmo que ele quer ser: A ESTRELA DO TIME!
    Por isso que ele barra o DIEGO e o substitui ainda no 1º tempo, pra mostrar que o DIEGO( a verdadeira estrela) não é tão importante quanto ele, nem qualquer estrangeiro por mais caro que seja o seu passe e mais qualidade técnica que tenha, ele os deixa no banco se “desvalorizando”.
    E, pra mostrar quem é que manda, quem é que decide e bota quem quer pra jogar(por mais ruim e perna de pau que seja!), ele bota o VSQ em campo, apesar de o time ficar mais fraco e vulnerável e, o mantem como titular absoluto!

    Esse é o Zé!!!!!!!

    • “E, pra mostrar quem é que manda, quem é que decide e bota quem quer pra jogar” — E não é essa a FUNÇÃO do técnico? &;-D

    • E pra mostrar que ele é o tecnico e vc nao, esta insatisfeito ? Tente trabalho de tecnico e se ofereça ao flamengo

    • Sshhhhhhhh…

  • Quero muito que o flamengo ganhe a sul americana, mas quero mais ainda o Hepta… se for pra poupar, que poupe na sul americana mesmo.

  • O cara tem se mostrado um bom técnico, acho que falta um pouco de confiança da torcida nas decisões dele, o cara trabalha com o grupo todos os dias, e sabe quem pode desempenhar melhor as funções táticas que ele deseja.

    SRN #VaipracimadelesMengo.

    • Trabalho dele nao e perfeito ainda tem preferencias questionaveis porem com ele temos 46 pontos dos 50 que conquistos e o vice lider da competicao terceira melhor defesa do campeonato terceiro melhor saldo, time com melhor campanha fora so esta devendo no número de gols marcados porema media tem subido nas últimas rodadas.

      • Só ele sozinho livrou mais um rebaixamento. 46 pts só na conta dele em 22 rodadas. Deixa o cara trabalhar.

        Contestei, como todos a substituição, não entendi. Quando entrou o Alan aí q eu xinguei de verdade mesmo: Pow, tira o Diego e depois coloca o Patrick????? E o fdp vai lá e faz o gol. Mas não foi isso.

        ………A sacada foi que quando o Diego saiu, o CHUCA ( chororô com cuca) tirou o homem forte de marcacao no meio o gabriel pra colocar um atacante, o luccas barrios, depois sacou o meia tche the e colocou outro atacante o rafael marques, ele queria ganhar o jogo, nos com 1 à menos……ai ele coloca Cirylo pra melhorar a marcacao pq o everton cansou e VOILÁ…..entra o patrick com o meio despovoado pra ele jogar…….e o resto agente sabe……depois perdendo o CHUCA colocou mais um meia pq senao ia tomar o 2……ai ele tira o roger e mete um cara q sabe o q faz com a bola, o Cleiton xavier……..Mas o Zé foi brilhante. Mereceia a vitória.

  • Dou créditos pro universitário Ruan Pedro que ajudou a viralizar o Jozep Ricardiola

Comentários não são permitidos.