Libertadores-17 terá mais times e vai de fevereiro a novembro

Compartilhe com os amigos

A Conmebol anunciou após a reunião realizada nesta terça-feira com a presença de membros de todas as federações e também da federação mexicana de futebol, uma mudança drástica na disputa da Libertadores-2017. A partir da próxima temporada, a competição aumentará de 38 para 42 times, e passará a ser disputada de fevereiro a novembro, em 42 semanas.

A reunião estabeleceu que o número de representantes de cada país será definido em uma reunião do Conselho da Conmebol, que ocorrerá entre os dias 11 e 13 de novembro.

Outra grande novidade é que a Libertadores passará a seguir os moldes da Liga dos Campeões da Europa. Dez times que forem eliminados na fase de grupos da Libertadores automaticamente entrarão na Sul-Americana, que será disputada entre os meses de julho e de dezembro.

Além disto, todos os campeões da Libertadores e da Sul-Americana passarão a ter vaga assegurada na edição seguinte da Libertadores não importando as suas colocações nos torneios nacionais.

Segundo o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, que postou em suas redes sociais fotos da reunião celebrada nesta terça-feira na sede da entidade enm Assunção, as mudanças contribuirão tecnicamente para a competição:

– Isso irá potenciar a qualidade do futebol sul-americano e dar maior impulsão ao desempenho esportivo, promovendo a sustentabilidade de clubes e associações, pois há muitos anos os clubes ficam escolhendo, por falta de datas, se escolhem jogar o campeonato nacional ou uma das ligas sul-americanas e isso vinha afetando demais a qualidade de ambas as competições.

Atlético Nacional x Del Valle

Fonte: Lancenet

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Eu acho que a Conmebol erra ao impor isso de uma hora para outra, deveria antes consultar os clubes para que eles opinassem e logo após, caso consentissem, desse um período para se prepararem para a situação, o calendário sul americano é uma bagunça, cada país joga em um calendário diferente, a Argentina segue a Europa por exemplo, e essa final em jogo único não sei se vai dar certo, nosso poder aquisitivo é menor, assim como nossa malha ferroviária, não podemos ir de um país a outro de trem como na Europa, já que eles querem imitar a Champions por que não começar exigindo gramados e estádios mais modernos e bem cuidados, sem contar a segurança, quem acompanha futebol sul americano sabe que tem cada estádio do nível de campeonato estadual; Isso aqui é América do Sul temos as nossas peculiaridades, aqui ninguém gosta de ficar sentado só batendo palma, vamos copiar o que há de bom por lá, mas sem perder a nossa identidade Sulamericana.

    SRN #nosotrossomossudamericanos

  • o que falta agora é a comebol convidar os clubes norte americanos, para caracterizar uma competição continental.

  • Sem possibilidades de final com jogo único, ideia meio bosta essa

    • não tinha achado a ideia muito legal não. Mas considerando que em 10 finais o time que decidiu em casa ganhou 7. Comecei a me preparar mentalmente para ver a final em campo neutro em outros países. Vai ser bom que poderemos ver o mengão e conhecer um lugar novo.

  • Seria muito legal se as oitavas fossem sorteadas também, dando assim, apenas o mando de campo de vantagem para as melhores campanhas.
    Jogo único na final seria muito bom também, valorizaria muito o torneio.

    Com essa nova mudança, vão ter que mudar o formato da Copa do Brasil também.

    • Vai ter jogo único na final

  • finalmente, agora a CBF tem que arrumar o brasileirão, como os clubes tem medo de assumir deveria ser de fevereiro a dezembro somente jogos nos finais de semana. acontecendo isso bye bye estaduais.

  • Beleza, mais times para o Mengão bater rs….

  • Até que emfim vamos melhorar o nivel dessa competição.

  • A COMMENBOL já tá fazendo a parte dela, agora só falta a CBF fazer o Brasileirão com início em fevereiro e final em dezembro.

    • verdade, agora e a hora de acabar com os estaduais e fazer um calendario decente.

    • É, mas só fizeram tbm pq foram pressionados. Alguns times sulamericanos já tinham montado uma liga e desde o ano passado pediam para participar das reuniões sobre sulamericana e libertadores.

      Com medo dos clubes assumirem de vez, tiveram que sacudir o terno de múmias e inventar alguma coisinha para se mostrarem “atualizados”

      • E os ckubes aqui tem pressionado a CBF e nem acontece nada.

  • bem melhor a Libertadores assim, quase o ano todo, agora a CBF precisa fazer sua parte e melhorar o calendário BR

  • A CB com ctz vai voltar a ser até meados de Julho, e ngm vai ter q sair da CB pra ir pra Sulamericana

    • Pois é, acho que a copa do brasil vai acabar antes do início da sula pra que seja possível jogar as duas competições

    • não precisa mudar, e so olhar no calendario os jogos da libertadores e fazer a CB, acabando como os estaduais tem como fazer as melhores competiçoes durando o ano todo.

      • Vdd, faz sentido, única coisa q tem q acabar é essa bizarrice de ser eliminado da CB e ir pra Sula..

        • verdade, mas acho que não vai poder mais estava vendo que os 10 eliminados na fase de pre libertadores vão para a sulamericana.

  • Brilhante! Embora fique mais desgastante, será o fim dessa PALHAÇADA que é o regulamento da Copa do Brasil, que pega os times da Liberta pra entulhar a CB e os times que querem ir pra Sula precisam PERDER na CB pra poder disputá-la.

    Além de aumentar as vagas brasileiras na competição.

    • Fica desgastante não, a fase de grupos ainda terá 32 equipes, essas novas vagas serão para a Pré-Libertadores. Em relação a CB, não sei o que a CBF vai fazer, mas acho que vai apenas iniciar um pouco mais cedo, ter mais jogos no primeiro semestre, mas ainda vai continuar com a final lá pro da temporada. Mas o que vai acabar mesmo, é o fato dos times brasileiros que ganham a Libertadores e abrem mão de disputar o título brasileiro, acho que agora não precisarão e nem serão malucos de poupar o time em todo o campeonato.

      • E o maneiro disso, é que finalmente vão copiar o modelo que dá certo na Europa: Final em jogo único, já predefinido o campo neutro. Assim, fica realmente emocionante.

        Só que Pré-Libertadores é Libertadores. Eu prefiro mil vezes meu time na pré-pré-pré-pré Libertadores, que na Copa do Brasil.

        • Como vai estar definido o campo neutro se não tem como saber quem serão os finalistas?

          • Pois é. Vamos supor que seja FlaxFlu na final da Liberta. Se predeterminarem que seja no México, será no México.

            Ah meu Deus?! Não vou assistir a final da Libertadores do meu time???

            Que engraçado: Ninguém no mundo se preocupa que a final do Mundial de Clubes ser no Japão… Hipocrisia, a gente se vê por aqui.

        • Verdade, mas acredito que os clubes das principais ligas só participarão da ultima fase da pré.

  • Chega de estaduais!!! CBF faça um calendário descente!

    • Concordo

    • Não acho justo acabarem com os estaduais, é muito importante para os clubes pequenos. O que deve acabar é a obrigatoriedade da participação nos estaduais.

      • O estadual n acrescenta muita coisa pros clubes grandes. E o pior é ahe incha o calendário, um grande clube brasileiro joga uns 20 jogos a mais que um clube grande europeu, isso faz muita diferença. O Flamengo por exemplo vem em uma sequência muito grande jogos. A quanto tempo que o Fla não tem uma semana livre pra treinar? Por exemplo, se n houvessem os estaduais o campeonato brasileiro poderia começar no inicio do ano e as datas fitas n prejudicariam os clubes pq n haveria necessidade de fazer jogos do Brasileirão coincidindo com os jogos das seleções.

      • Concordo, sem contar que você poderia prolongar para os clubes poderem ter um calendário maior, e traria mais competitividade aos estaduais, já pensou um Olaria campeão carioca da primeira divisão do estadual com vaga na copa do Brasil. Hoje em dia qual é objetivo de um clube pequeno no estadual nesse modelo atual? Ganhar dinheiro é que não é, por que a federação fica com grande parte e a maioria termina o campeonato com déficit. Os clubes grandes poderiam participar também, mas só com jogadores considerados do time B, como juniores, afastados, em recuperação física, etc. SRN

    • Chega de estaduais!!! Clubes Criem uma Liga decente! kkkkkk
      SRN

Comentários não são permitidos.