Zé Ricardo vive um momento iluminado no Flamengo. Além de fazer uma ótima campanha à frente do vice-líder do Campeonato Brasileiro, que também está na briga pela Sul-Americana, o técnico vem fazendo alterações certeiras. Alguns atletas colocados em campo pelo treinador no decorrer das partidas estão brilhando, com gols e participações decisivas.
Na vitória sobre o Palestino, por 1 a 0, o “ás na manga” foi o atacante Emerson. Ele entrou no segundo tempo do duelo válido pelo jogo de ida das oitavas de final da Sul-Americana e fez o gol da partida. Antes de Sheik fazer a diferença, Fernandinho, Alan Patrick e Cirino também fizeram gols em outros confrontos.
Satisfeito com esta primeira experiência no futebol profissional, cheia de acertos, Zé Ricardo espera ir ainda mais longe no Flamengo.
– O sentimento é de muita alegria e satisfação. Estou apenas começando minha carreira no profissional, a cada jogo tento aprender mais e continuar evoluindo. É a nossa ideia, estou muito feliz. Espero ir bem longe nessa Sul-Americana. Temos condição de fazer uma grande competição. É um caminho que podemos aproveitar. Em toda a partida, o desafio é grande – avalia o treinador.
O que também vem chamando atenção é que o treinador recuperou jogadores que estavam sendo pouco aproveitados ou em baixa, como Pará, Gabriel e Fernandinho. Zé Ricardo destaca que vai jogar quem estiver em melhor momento, independentemente do currículo.
– Conto com todos (os jogadores). O Flamengo tem um plantel grande, e a meritocracia faz o atleta jogar mais ou menos – garante.
Zé Ricardo usou este critério para escalar Muralha como titular no lugar de Paulo Victor, ainda nos primeiros jogos do Brasileirão. Ele também teve pulso firme para manter Gabriel na equipe, apesar de algumas críticas da torcida ao camisa 17. Em outros jogos, colocou Fernandinho em campo, contrariando novamente a vontade de alguns rubro-negros nas arquibancadas.
Neste período em que esteve à frente do Rubro-Negro, Zé Ricardo se mostrou um homem de convicções, mas disposto a aprender.
– Sou aberto a opiniões, mas com convicções – disse o treinador, recentemente, em entrevista coletiva concedida no Ninho.
O próximo desafio do Flamengo do treinador que pode ser considerado como uma das maiores revelações deste Brasileiro será neste domingo, contra o Cruzeiro, no Kleber Andrade, em Cariacica.
ALGUMAS DAS ALTERAÇÕES CERTEIRAS
Contra o Coxa
Na vitória de 2 a 0 sobre o Coritiba, Zé Ricardo lançou Marcelo Cirino no segundo tempo. O atacante fez um dos gols daquela partida.
Chape
O Flamengo superou a Chapecoense por 3 a 1, fora de casa, com ajuda de Leandro Damião, que saiu do banco de reservas. Ele fez um gol naquela partida e deu uma assistência.
Fernandinho brilha
O atacante Fernandinho saiu do banco de reservas e decidiu duas partidas, contra Figueirense, pela Copa Sul-Americana, e Ponte Preta, pelo Brasileiro. Nos dois jogos, ele fez um gol, cada.
Coragem na ‘final’
Zé Ricardo sacou Diego ainda no primeiro tempo da partida contra o Palmeiras após perder Márcio Araújo, expulso. A decisão gerou polêmica. Contudo, no segundo tempo, o treinador lançou Alan Patrick, que fez um gol logo no primeiro toque na bola.
A vez de Sheik
Emerson fez o primeiro gol sob o comando de Zé Ricardo contra o Palestino. Sheik vem sendo pouco aproveitado pelo treinador rubro-negro, mas pode vir a ter mais chances.
Fonte: Lance
À excessão da entrada do Sheik (que à meu ver, fez o gol mais por estar “no momento certo e no lugar certo”), as demais substituições de fato, foram de fato certeiras. Mas não foi 100%: lembro-me do Canteros entrar em uma partida e ter ido mal… &;-D