A mediocridade que decide

Compartilhe com os amigos

No dicionário: Medíocre = Médio ou mediano. Que não é bom e mau. Que não é grande nem pequeno, ou que está entre pequeno e grande. Ordinário, insignificante. Característica do que é comum.

Firme na briga pelo sétimo título brasileiro de sua história, o Flamengo demonstra um futebol vistoso, e sólido, por méritos de um elenco que está no ponto certo.

Todos se lembram da enxurrada de críticas que a atual direção do Flamengo recebeu quando diminuiu os investimentos do futebol durante o processo de reestruturação do clube, o tempo passou, e o cenário se inverteu, parece que pegaram o jeito da coisa.

Bandeira, e sua turma azul, resolveram investir pesado no futebol nesses últimos tempos, e agora já começam a colher os frutos. Montaram um elenco qualificado, trouxeram medalhões renomados como Diego e Guerrero, recolocando o Flamengo no topo.

Mas o grande pulo do gato foi conseguir recuperar jogadores que ninguém mais tinha grandes perspectivas. Atletas tecnicamente medíocres como Gabriel, Pará, Márcio Araújo, e Fernandinho, estão sendo importantes para o time, mesmo com todas as suas limitações.

Ninguém consegue no Brasil montar um time com 11 jogadores fora de série, vários têm grandes estrelas em seu plantel, e nelas ficam depositadas as esperanças de decisão, são elas que carregam a responsabilidade de desequilibrar os embates.

O Campeonato Brasileiro é o torneio nacional mais difícil do mundo, e o equilíbrio entre a maioria das equipes é muito alto, uma pequena diferença entre elas pode levar do céu ao inferno. É aí que os medíocres se tornam importantíssimos.

A produtividade dos mais fracos acaba virando o fiel da balança, a fase que eles atravessam, e a maneira que se sobressaem como grandes coadjuvantes em suas equipes, se reflete diretamente na campanha de cada time na temporada.

A competência pode substituir o talento? Talvez, em alguns casos, mas os números desse campeonato a parte, onde refugos se digladiam para tentar mudar de patamar em suas carreiras, chegam a ser até mais importante para os números gerais da equipe do que o aproveitamento dos craques.

No filme/livro ‘Moneyball’(O homem que mudou o jogo), existe uma interessante teoria para avaliar as contratações do time de baseball Oakland Athletics. Usando uma sofisticada análise de estatísticas de desempenho, e pouco dinheiro envolvido.

Explicando superficialmente, Billy Beane, junto com Peter Brand selecionam jogadores que a maioria dos olheiros deixam de lado, atletas subvalorizados, mas que possuem características especificas para a necessidade do time em suas posições.

Na real, o homem que mudou o jogo no Flamengo foi o Zé Ricardo, ele sim fez um ótimo trabalho, dando de ombros para a turma do amendoim que perseguia alguns jogadores do elenco. Zé Ricardo não teve medo, teve visão, e conseguiu arrumar a casa.

Mais profissional do que nunca, o Flamengo tem que continuar nessa batida, a confiança é o combustível para alimentar a boa fase do time, é aí que naturalmente as coisas dão certo.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga

[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Viva os medianos!!
    Estão resolvendo!!
    Os medalhões tb estão bem este ano!
    Vamo q vamo!
    SRN

  • Os bons elencos são recheados com jogadores medianos. Palmeiras tem vários deles: Thiago Martins, Thiago Santos, Arouca, Rafael Marques.

    Pra mim, Rafael Marques e Fernandinho saíram da mesma fábrica de jogadores. Os momentos de ambos eram diferentes.

    Eu brinco aqui sempre após os jogos, mas eu nunca estou nem empolgado demais, e nem desacreditado demais. Apoiando sempre. Criticidade sempre presente também. Quem não quer ver o Mancuello jogar mais? Todos querem. Mas não é assim fácil, campeão. Não é só tirar um e por outro. Leva tempo e treino, ajuste. Vai ajustar um time no meio de campeonato pra tu ver.

    Por isso, Fernandinho continua sendo um jogador não tão bom. Assim como ele não era tão ruim quanto diziam. Pés no chão.

    Jogo amanhã contra o Vitória creio que seja mais fácil que contra a ponte. O que não quer dizer que ganharemos sem dificuldade. Teremos mais espaço pra jogar, porém o Muralha trabalhará mais e com maior constância. Mais bolas na área, o Marinho é chato, Diego Renan.. esses jogadores sempre fazem seu nome contra o Flamengo.

    Diego vai ter espaço no homem a homem, e aí ele é decisivo (não com muitos dribles, justamente com o contrário, fluidez de jogo, velocidade no passe e inteligência pra abrir as jogadas). A ponte apertou muito a marcação nele, e ele sentiu.

    Em tempo: vejo muitos mudarem suas opiniões sobre o ZR. Vocês estão defasados de 1 mês. Tô sempre aqui elogiandoe sendo um entusiasta. O cara nos trará coisas boas.

    • Muito bom Ruan!
      Onde eu assino?!
      Abraço! SRN!

    • Nós e a estudiosa Giulia Vargas estamos aqui desde sempre apoiando, mas tem gente que vai continuar cornetando até quando o time for campeão. SRN

  • Vinny, credencio muito essa fase atual do Flamengo ao bom comando técnico do José Ricardo, nitidamente é conhecedor de bola, guardadas as devidas comparações com outros treinadores e até mesmo quanto a proporção de seu trabalho. A questão é que era muito complicado montar um time de futebol com essas peças ai que citou, e por incrível que pareça o cara conseguiu, com essas peças..chegaram reforços é claro, mais é evidente que a parte tática, coletiva da equipe, se deu antes dessa questão, não tínhamos ainda Diego e Damião, Cuellar e Mancuello estavam em má fase, sofreram até mesmo com lesões e algum tempo parado, lembra? Na defesa também não tínhamos Donatti (ainda não temos), Rever e Vaz formava uma dupla no mínimo duvidosa, concorda, com erros grotescos e salvações mirabolantes, como o Gol de Rever em sua estréia até a pixotada de Vaz na derrota para o Fluminense, e foi assim que construímos essa estrutura tática desse time, por incrível que pareça, diante de todos esses fatos “contrários”, as entradas de Diego, Damião e até mesmo a frequência de Mancuello se tornou algo “luxuoso” para o treinador, visto que já tinha uma equipe formada, com um ajuste aqui, ali, mais uma base, basicamente o time que temos hoje.
    Agora, é claro que não podemos fechar os olhos para as limitações de alguns jogadores no elenco, e que devem sim ser reavaliados para 2017, acredito muito em confiança de trabalho e em tudo na vida é claro, mais não podemos nos esquecer dos momentos “chocantes” com certos atletas, no mínimo nos gera uma pulga atrás da orelha….Jogadores como Gabriel, Marcio Araujo, Chiquinho…..não seriam meus jogadores certamente, e estão rendendo dentro do possível, com a exceção do último, acho que o mais importante é que por mais que a limitação técnica desses jogadores atrapalhem, vemos os caras aguerridos, dispostos, determinados, assim como tem que ser com qualquer profissional que é pago para trabalhar, sabemos que isso seria mais que obrigação, mais também sabemos que não existe essa “obrigação no futebol”, enfim, para 2016 é isso ai temos uma grande chance de botar a mão na taça, mais acima tudo, começar um 2017 voando, sem repetir os mesmos erros de outrora!

    • Ótima análise!
      Envie o seu texto para o site Luiz, certamente fará sucesso.
      Obrigado pela participação, amigo.
      Abraço! SRN!

      • Juntos pelo Flamengo!
        Abraço Vinny!

  • Bom texto. E parte da torcida tem que parar de criticar e apoiar os jogadores contestados. Porque são eles que no momento envergam o manto sagrado e são com eles que vamos até o final do ano. Só pra ter uma noção, o cruzeiro foi campeão com egidio e marquinhos, lembram deles?!?! Então VAMOS APOIAR

    • Boa Paulo!
      Mas vale ressaltar que a critica tem um papel essencial para o time.
      Mas é isso aí mesmo, o momento é esse, de apoiar.
      Obrigado pela participação, amigo.
      Abraço! SRN!

  • Elogiar o Zé e suas escolhas agora é fácil, no começo só os mais confiantes (eu inclusive) acreditavam que o time ia ir bem com esses jogadores. SRN

    • Nick, sempre levei fé no trabalho do Zé.
      Nas minhas colunas pedia para ‘deixar o homem trabalhar’.
      SRN!

    • Nick, respeito sua opinião, e eu cheguei a debater algumas posições do Zé Ricardo, assim como a maioria dos torcedores, como você mesmo citou, a questão é que os fatos indicavam totalmente o contrário do que vivemos hoje, isso é fato…claro que os mais otimistas como você acreditavam que equipe iria dar liga, mais imagine seu time ganhando “fácil”, um clássico contra seu rival Botafogo por 3 a 1, dominando a partida, em constante evolução no campeonato, ai o cara recua todo o time com jogadores de marcação e como consequência o empate, optando por jogadores que não entravam bem em várias partidas e eram sacados para dar lugar aos que na teoria deveriam entrar, não pense que o aproveitamento do Zé Ricardo foi só de alegrias, ele falhou assim em várias situações, assim como os jogadores, infelizmente a vida é de altos e baixo e as vezes as criticas levantam a moral de quem precisa, escrevi um comentário acima relatando exatamente isso, sempre fui a favor da continuidade do Zé Ricardo, porém contra várias vezes a determinadas atitudes que tomava, até pela pouca experiência no profissional, não podemos fechar os olhos com o que tá dando errado, e foi assim que o Flamengo evolui e recuperou a moral a estima de todos, inclusive dos menos favorecidos tecnicamente, eu também critiquei em vitórias não apenas quando perdia, justamente porque ainda via muita coisa errada, porém acreditava que o Zé Ricardo realmente pudesse aproveitar a chance que lhe foi dada, não sei se isso era realmente o desejo da maioria da torcida. Hoje vejo um Flamengo taticamente organizado, eficiente, e ainda com alguns detalhes que lhe custaram pontos inclusive no campeonato, o recuo da equipe demasiadamente em alguns jogos, isso tem sido a dor de cabeça, sei que o treinador trabalha para ao menos amenizar essa questão, como o próprio já relatou em algumas coletivas, mais é algo que ainda temos que evoluir, acho que para 2016, por tudo que aconteceu, está de bom tamanho e será coroado se fomos campeões, mais principalmente que possamos aprender com os erros desse ano e de vez firmar uma grande potência no futebol brasileiro.

      • Luiz, se me permite farei um comentário: temos que aprender a dar tempo. Não existe milagre. Existe trabalho a longo prazo. Acredito muito nisso. Zé Ricardo ainda erra e vai errar mais do que o normal por algum tempo. No entanto ele raramente comete o mesmo erro. Ano que vem temos que manter o técnico independente de sermos campeões ou não. Não por ser o Zé Ricardo, mas pela sequência do trabalho. Ele terá a chance de montar o elenco dentro do que acredita ser ideal segundo sua filosofia de jogo. Quem sabe teremos bons jogadores jogando pelas pontas. E um bom volante que saiba fazer tudo que o Cuéllar faça e que tenha também as características que ele vê no M. Araújo. SRN

  • O homem que mudou o jogo no Flamengo não foi o Zé e sim o Muricy junto ao Rodrigo Caetano e a Diretoria que montaram um centro de treinamento de excelência e ainda construíram outra forma de cobrar os atletas dentro do clube. Claro isso é só a minha opinião.

    • Fala Tude!
      Realmente, Muricy merece a sua parcela de créditos.
      Abraço! SRN!

  • Parabéns Vinny, dessa vez não mudo uma vírgula na coluna.
    Parabéns pelo exemplo.

    Srn.

    • Ps. Antigamente abria seus textos só pra ter o que reclamar… Hj abro esperando algo bom.
      Quem diria… Kkkkkk
      Parabéns.

      • HAHAHAHAHAHAHA
        Valeu Pablo!
        Estamos juntos, abraço!

  • É por isso que muitas vezes os caras descem a lenha em vc Vinny, vc sempre escreve para receber críticas,pois sabe que a simbem ou mal sempre ganha cliques, e desperta qualquer um com sua bobagens apelativas.

  • Um dia eu chamei o vinny de Márcio Araújo da coluna. Mas como já admiti aqui antes ele tem melhorado muito e quando não faz um ótimo texto não compromete como antigamente, mais ou menos como o volant do time do Flamengo.

    SRN

    • HAHAHAHA
      Boa!

  • Futebol não é beiseball, mas reconhe o que está dando certo.

    Já fomos campeões de torneio internacional com lê como craque do time e esse time atual é uma máquina comparada com nossos elencos dos últimos 20 anos. Isso dura por um período principalmente em um time que apanhou o que esse time apanhou no primeiro semestre.

    Só que a partir do momento que os objetivos são conseguidos e não se vê uma meritocracia clara , essa unidade acaba.

    O time está vencendo. Se esta convencendo ha controvérsias.

    Mesmo assim e com 3 pontos a menos e critério de desempate conta somos favoritos. Porque na hora do vamos ver Flamengo é Flamengo. Vide 2009.

    • Fala, amigo!
      Billy Beane também trabalha no AZ Alkmaar time de futebol holandês.
      Concordo com o restante.
      Abraço!

      • E tem 6 anos que eles não vão pra UCL kkkk fui pesquisar agora.

        O desconto é que na Holanda só os dois primeiros vão e ele só entrou em 2015.

        • Verdade.
          Não é um time grande da europa, acredito que o trabalho dele aparecerá a longo prazo.
          Mas enfim, acredito que dê pra absorver o melhor da modalidade, e adaptar para o futebol.

  • Até o Vinny está feliz isso é sinal de hepta. SRN

    • Sem dúvidas Nick!
      HAHAHA

  • Brincadeiras a parte. Quando você citou o Moneyball, me lembrou do livro de Ferran Soriano “A Bola não Entra Por Acaso”. Que mostra como a diretoria do Barcelona pegou um clube recheado de dívidas e conseguiu equaciona-las, controlando gastos e fazendo investimentos analíticos e precisos. A direção entendeu que deveria investir em atletas jovens e com potencial para arrecadação, numa delas, trouxeram Ronaldinho Gaúcho.

    • Barcelona não é o time mais rico do mundo, mas consegue ter o melhor elenco pelo trabalho de base e pela competência nas contratações. SRN

      • Sim. se não me falha a memória, o livro relata o trabalho que foi feito durante o período entre 2003 e 2008.

        • É só ver que eles descobriram o Messi, e contrataram o Neymar por um valor baixo se comparado ao valor pago recentemente pelo Pogba, que é muito menos jogador.

    • Bem lembrado Giulia!
      É por aí mesmo, seguindo essa formula, o sucesso é consequencia.
      SRN!

  • Enquete

    O que é mais difícil?

    A) Gabriel fazer gol
    B) Cirno acertar algo
    C) Márcio Araújo virar unanimidade
    D) Giulia me passar o wpp dela
    E) Vinny Dunga elogiar

    • Fiquei entre C e D

      • Tbm fiquei em dúvida nessas

    • Sei não hein…
      Estou entre B e E

      • kkk boa, o importante é deixar a D de fora

    • D !

    • Você pegou pesado !
      O mais fácil é a D
      Em função das outras alternativas!

    • A mais difícil é a F) Douglas Galvão elogiar ZR;
      Talvez mais difícil que a G) novela estádio próprio ter fim.

    • Difícil, hahahaha.

    • 10 reais que te passo o zap dela

      • Vai levar ban eterno de 21 minutos do meu grupo. Hahahaha

        • 21 em homenagem ao mito Pará

  • Com Dilma = Vinny só fala besteiras
    Com Temer = Vinny elogiando

    • HAHAHAHAHAHA
      Boa!

  • Gostei da sua coluna Vinny, já te critiquei algumas vezes hehehe, mas essa está bem legal, leve e ponderado.
    Acredito que a diferença do trabalho do Zé seja realmente este.

    • Valeu Andrei!
      Estamos juntos, abraço!

  • Boa Vinny! Excelente amigo! tmj! #TeamColuna

    • Tmj meu confrade!
      Abraço! #TeamColuna

  • “Explicando superficialmente, Billy Beane, junto com Peter Brand selecionam jogadores que a maioria dos olheiros deixam de lado, atletas subvalorizados, mas que possuem CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS para a necessidade do time em suas posições.”

    Pessoal, não me levem à mal, mas apesar de concordar com o excelente autor deste ótimo artigo, ele NÃO me trouxe nenhuma NOVIDADE… &;-D

    • Fala Ednei!
      Realmente, como avisei, fui muito superficial.
      Mas a ideia é mais ou menos essa, de como dá pra fazer jogadores mediocres te rum desempenho bom para o time.
      Abraço! SRN!

      • Valeu Vinny, seu artigo não foi superficial não; apenas quis dizer que estas informações para mim não eram novidades. Há tempos venho defendendo que para formar bons times no Brasil, deve-se dar valores a atletas medianos… &;-D

Comentários não são permitidos.