Colunas

A mediocridade que decide

No dicionário: Medíocre = Médio ou mediano. Que não é bom e mau. Que não é grande nem pequeno, ou que está entre pequeno e grande. Ordinário, insignificante. Característica do que é comum.

Firme na briga pelo sétimo título brasileiro de sua história, o Flamengo demonstra um futebol vistoso, e sólido, por méritos de um elenco que está no ponto certo.

Todos se lembram da enxurrada de críticas que a atual direção do Flamengo recebeu quando diminuiu os investimentos do futebol durante o processo de reestruturação do clube, o tempo passou, e o cenário se inverteu, parece que pegaram o jeito da coisa.

Bandeira, e sua turma azul, resolveram investir pesado no futebol nesses últimos tempos, e agora já começam a colher os frutos. Montaram um elenco qualificado, trouxeram medalhões renomados como Diego e Guerrero, recolocando o Flamengo no topo.

Mas o grande pulo do gato foi conseguir recuperar jogadores que ninguém mais tinha grandes perspectivas. Atletas tecnicamente medíocres como Gabriel, Pará, Márcio Araújo, e Fernandinho, estão sendo importantes para o time, mesmo com todas as suas limitações.

Ninguém consegue no Brasil montar um time com 11 jogadores fora de série, vários têm grandes estrelas em seu plantel, e nelas ficam depositadas as esperanças de decisão, são elas que carregam a responsabilidade de desequilibrar os embates.

O Campeonato Brasileiro é o torneio nacional mais difícil do mundo, e o equilíbrio entre a maioria das equipes é muito alto, uma pequena diferença entre elas pode levar do céu ao inferno. É aí que os medíocres se tornam importantíssimos.

A produtividade dos mais fracos acaba virando o fiel da balança, a fase que eles atravessam, e a maneira que se sobressaem como grandes coadjuvantes em suas equipes, se reflete diretamente na campanha de cada time na temporada.

A competência pode substituir o talento? Talvez, em alguns casos, mas os números desse campeonato a parte, onde refugos se digladiam para tentar mudar de patamar em suas carreiras, chegam a ser até mais importante para os números gerais da equipe do que o aproveitamento dos craques.

No filme/livro ‘Moneyball’(O homem que mudou o jogo), existe uma interessante teoria para avaliar as contratações do time de baseball Oakland Athletics. Usando uma sofisticada análise de estatísticas de desempenho, e pouco dinheiro envolvido.

Explicando superficialmente, Billy Beane, junto com Peter Brand selecionam jogadores que a maioria dos olheiros deixam de lado, atletas subvalorizados, mas que possuem características especificas para a necessidade do time em suas posições.

Na real, o homem que mudou o jogo no Flamengo foi o Zé Ricardo, ele sim fez um ótimo trabalho, dando de ombros para a turma do amendoim que perseguia alguns jogadores do elenco. Zé Ricardo não teve medo, teve visão, e conseguiu arrumar a casa.

Mais profissional do que nunca, o Flamengo tem que continuar nessa batida, a confiança é o combustível para alimentar a boa fase do time, é aí que naturalmente as coisas dão certo.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga

vinny.dunga@colunadofla.com

Ver comentários

  • "Explicando superficialmente, Billy Beane, junto com Peter Brand selecionam jogadores que a maioria dos olheiros deixam de lado, atletas subvalorizados, mas que possuem CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS para a necessidade do time em suas posições."

    Pessoal, não me levem à mal, mas apesar de concordar com o excelente autor deste ótimo artigo, ele NÃO me trouxe nenhuma NOVIDADE... &;-D

    • Fala Ednei!
      Realmente, como avisei, fui muito superficial.
      Mas a ideia é mais ou menos essa, de como dá pra fazer jogadores mediocres te rum desempenho bom para o time.
      Abraço! SRN!

      • Valeu Vinny, seu artigo não foi superficial não; apenas quis dizer que estas informações para mim não eram novidades. Há tempos venho defendendo que para formar bons times no Brasil, deve-se dar valores a atletas medianos... &;-D

  • Gostei da sua coluna Vinny, já te critiquei algumas vezes hehehe, mas essa está bem legal, leve e ponderado.
    Acredito que a diferença do trabalho do Zé seja realmente este.

  • Com Dilma = Vinny só fala besteiras
    Com Temer = Vinny elogiando

  • Enquete

    O que é mais difícil?

    A) Gabriel fazer gol
    B) Cirno acertar algo
    C) Márcio Araújo virar unanimidade
    D) Giulia me passar o wpp dela
    E) Vinny Dunga elogiar

  • Brincadeiras a parte. Quando você citou o Moneyball, me lembrou do livro de Ferran Soriano "A Bola não Entra Por Acaso". Que mostra como a diretoria do Barcelona pegou um clube recheado de dívidas e conseguiu equaciona-las, controlando gastos e fazendo investimentos analíticos e precisos. A direção entendeu que deveria investir em atletas jovens e com potencial para arrecadação, numa delas, trouxeram Ronaldinho Gaúcho.

    • Barcelona não é o time mais rico do mundo, mas consegue ter o melhor elenco pelo trabalho de base e pela competência nas contratações. SRN

      • Sim. se não me falha a memória, o livro relata o trabalho que foi feito durante o período entre 2003 e 2008.

        • É só ver que eles descobriram o Messi, e contrataram o Neymar por um valor baixo se comparado ao valor pago recentemente pelo Pogba, que é muito menos jogador.

    • Bem lembrado Giulia!
      É por aí mesmo, seguindo essa formula, o sucesso é consequencia.
      SRN!

  • Futebol não é beiseball, mas reconhe o que está dando certo.

    Já fomos campeões de torneio internacional com lê como craque do time e esse time atual é uma máquina comparada com nossos elencos dos últimos 20 anos. Isso dura por um período principalmente em um time que apanhou o que esse time apanhou no primeiro semestre.

    Só que a partir do momento que os objetivos são conseguidos e não se vê uma meritocracia clara , essa unidade acaba.

    O time está vencendo. Se esta convencendo ha controvérsias.

    Mesmo assim e com 3 pontos a menos e critério de desempate conta somos favoritos. Porque na hora do vamos ver Flamengo é Flamengo. Vide 2009.

    • Fala, amigo!
      Billy Beane também trabalha no AZ Alkmaar time de futebol holandês.
      Concordo com o restante.
      Abraço!

      • E tem 6 anos que eles não vão pra UCL kkkk fui pesquisar agora.

        O desconto é que na Holanda só os dois primeiros vão e ele só entrou em 2015.

        • Verdade.
          Não é um time grande da europa, acredito que o trabalho dele aparecerá a longo prazo.
          Mas enfim, acredito que dê pra absorver o melhor da modalidade, e adaptar para o futebol.

  • Um dia eu chamei o vinny de Márcio Araújo da coluna. Mas como já admiti aqui antes ele tem melhorado muito e quando não faz um ótimo texto não compromete como antigamente, mais ou menos como o volant do time do Flamengo.

    SRN

  • É por isso que muitas vezes os caras descem a lenha em vc Vinny, vc sempre escreve para receber críticas,pois sabe que a simbem ou mal sempre ganha cliques, e desperta qualquer um com sua bobagens apelativas.