Mesmo com nomes de peso no elenco, o diferencial do Fla é o coletivo

Compartilhe com os amigos
Com 43 pontos, o Flamengo ocupa a vice-liderança na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro deste ano, três a menos que o líder Palmeiras.
Na boa campanha da equipe do técnico Zé Ricardo um fator importante chama a atenção. O destaque da equipe é o coletivo e, mesmo com alguns nomes de peso no elenco, não existe um jogador fazendo mais a diferença que os outros.
Isso fica bem claro quando você olha para a artilharia do Campeonato. Com 10 gols cada, Sassá, Robinho e Gabriel Jesus lideram, enquanto que os rubro-negros só começam a aparecer em vigésimo-sexto lugar, com Paolo Guerrero e Felipe Vizeu somando quatro gols cada um.
Ao todo 12 jogadores do Flamengo já balançaram as redes neste Brasileirão. E dez já deram assistências para gols. Números que só comprovam o quanto o coletivo é a grande arma da equipe.

O nível se mantém bem parecido quando o treinador precisa utilizar atletas do banco de reservas. Com Guerrero no Peru e Vizeu na Seleção sub-20, Leandro Damião deu conta do recado quando necessário.
Assim como Pará, que substituiu Rodinei, na ocasião lesionado, e não saiu mais do time. Contratações que inicialmente vieram para ser titulares como Cuéllar e Mancuello estão no banco de reservas.

Já Juan e Donatti seriam a dupla de zaga titular, mas com Réver e Rafael Vaz em plena forma e entrosados fica difícil conseguir a vaga.
A entrada de Diego qualificou ainda mais o meio-campo que já vivia boa fase com Alan Patrick e Willian Arão. Alan Patrick inclusive é o segundo “artilheiro” do time com três gols.

Com Zé Ricardo é assim: todos estão recebendo oportunidades e de forma coletiva ajudando o Flamengo a trilhar o caminho em busca de mais um título brasileiro.

Fonte: Goal
Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Isso é meio óbvio,nenhum time consegue jogar no individual, exemplo tem a seleção, Neymar queria ser o estrelinha ficava fazendo gracinha na frente de adversário pra ganhar grito, qual era o resultado? Só apanhava.o coletivo e muito mais objetivo que o individual, pois jogando no coletivo vc tem uma noção de onde o companheiro está, para onde tocar ou cruzar, antecipar jogadas… agr no individual vc passa de um mas logo já virá a cobertura.O coletivo tbm é bom pra encobrir os medidores, pois ontem saiu a vitória “Ah que legal todos foram bem.” mas ninguém se liga que por causa do MA, que não marcou o Pottker o deixando livre pra receber um lançamento DO GOLEIRO, quase perdemos pontos importantes, e outro é o Vaz que não me passa confiança alguma, com seus lançamentos pro amigo do Canteros e suas subidas pro “infinito e além”,mas não tem fôlego pra voltar pra sua posição e por último Jamal e Fernandinho(fez os gols parabéns mas não é jogador pro fla.) que só correm em campo e empurram a bola pro gol.

    • kk nunca tinha associado vaz e canteros é vdd eles tem o msm amigo

    • Concordo mas não ponho a culpa só no MA pelo gol da Ponte, porque quem deveria estar ali era Pará e Rever na sobra que demoraram na recomposição da defesa e aí MA teve que sair de sua posição p fazer a cobertura. A falha do MA foi deixar o atacante da Ponte dominar e chutar. MA demorou a dar o bote e qdo deu o atacante já tinha chutado. Na minha visão deveria ter dado logo o bote e feito falta, mas não lembro agora se já tinha cartão amarelo e por isto não deu. Mas da mesma forma demorou e deu o tempo p o atacante chutar.

  • O título dessa matéria é o retrato do fla do Zé, só não vê quem não quer

Comentários não são permitidos.