A Nação é Flamengo! E o CRF se redescobre!

Compartilhe com os amigos

Com um início de ano infeliz, derrotas doloridas, alguns equívocos cometidos, erros de planejamento, sem casa (a lista é grande, todos sabem…), o Flamengo por necessidade foi obrigado a excursionar pelo país.

Vivemos um ano e campeonato completamente diferentes.
Sem o Maracanã, sem lugar pra jogar no RJ, o Flamengo mesmo com mando de campo “jogou todas as partidas, fora de casa” (e pode ser assim até o final do ano…).

Que desgraça! F*! PQP! Sobraram xingamentos para todos os lados e para todos os envolvidos (muitos acreditaram no pior possível!) E, após cada derrota medíocre e desclassificações vergonhosas, “a certeza” de que nosso ano seria muito infeliz!

Feliz engano!!! (o PACTO tem que ser com a FELICIDADE, SEMPRE!)
Aqui é Flamengo!, pra despeito de todos os antis e recalcados!
E como diz o ditado, “há males que vêm para o bem”.
E esta temporada, tem mostrado que a Nação, é Flamengo!

Foi apenas mais um toque irônico do destino, colocando mais drama e emoção à vida dos torcedores Rubro-Negros, maior especialidade do Flamengo. Só quem é Flamengo sabe! E gostamos assim!

O Clube de Regatas do Flamengo, em 1895, já nasceu com vocação popular. Nasceu para ser grande, o maior de todos e para ser vanguarda sempre!

A República Paz e Amor, primeira sede do Flamengo, estava sempre de portas abertas, era o local de comemoração das primeiras vitórias do remo, nos idos de 1900. E a festa Rubro-Negra já tomava às ruas na época, com instrumentos, torcedores e atletas saiam da Praia do Flamengo até o Largo do Machado, em um verdadeiro carnaval, após cada vitória.

Com a chegada do futebol em 1912, sem estrutura, os jogadores improvisavam como podiam, para treinar e jogar. Trocavam-se na garagem dos barcos da República, e treinavam na rua mesmo, pra felicidade de todos torcedores, que atentos observavam e incentivavam como em um jogo.

Tempos depois, foram treinar numa praça, cedida pela Prefeitura, nos arredores de onde, hoje se encontra o Hotel Glória. E iam a pé, atravessando alguns quarteirões!

Os torcedores, que seguiam observando de perto, acompanhavam os jogadores até o fim do treino, e os mais sortudos, orgulhavam-se de eventualmente, ainda bater bola com os atletas.

A cada vitória do Flamengo, os jogadores comemoravam juntos e misturados com a torcida admirada na rua (que podiam ver e tocar em seus heróis, comprovar que eram de carne e osso, gente como a gente), e não dentro de Clubes ou restaurantes chiques, e assim o povo carioca foi se envolvendo e se apaixonando pelo Flamengo.
Existe relação mais próxima e forte que esta?!
Isso é o Flamengo! Nós somos o Flamengo!

Quantas crianças se tornaram Flamengo vendo estes jogadores treinando na rua?!
E depois, se tornaram pais e avós e, contaram aos seus netos e bisnetos milhares de histórias de amor pelo Flamengo.

Assim começava a história da Nação Flamengo!

Uma Nação, que nasceu carioca, mas logo se espalhou pelo país e se tornou nacional, identificada sempre com o povo, de diferentes raças e sotaques, de todas as classes sociais, cresceu forte, feliz e marrenta. Acostumada desde o início a estar ao lado dos seus ídolos, juntos e misturados, a viver histórias heroicas, e sentir-se parte dos times e, também responsável por suas vitórias e títulos.

Nação que conheceu o Flamengo, através de histórias grandiosas de seus ídolos nos jornais, e anos depois acompanhava cada jogo no rádio, começou a ver o time através de excursões do Flamengo pelo Brasil e, décadas depois com a televisão, a consagração máxima com era Zico.

Este ano o Flamengo está se redescobrindo, (mesmo que forçado, por conta de inúmeras situações) está indo de encontro às suas origens, está resgatando suas tradições, se torna forte novamente, indo abraçar a sua torcida, que imensamente feliz, o acolhe com imenso amor e alegria.

É a sinergia entre torcida e Flamengo, que o faz mais forte, temido e imbatível!
A grandeza da nossa torcida é que nos diferencia dos outros. Torcida capaz de ser protagonista e escrever lindas histórias de superação e vitórias incríveis. Nosso DNA vitorioso desde sempre é o que nos move, que nos faz marrentos por natureza. E o que nos torna odiados por uma minoria que nos invejam! E que se rasguem!

Jogando pelo Brasil, em diferentes casas e sempre com grande e importante presença da sua torcida apaixonada ao seu lado, o Flamengo prova que não é “apenas uma Nação”, mas que a Nação é Flamengo!

Nação, que por anos, décadas, se viu carente de ver o Flamengo em carne e osso. Pois simplesmente, em muitos estados, não há times, ou campeonatos que possibilitem eventualmente jogos contra o Flamengo. Mas mesmo assim, uma Nação que só aumenta.

A Nação Flamengo representa mais de 40 milhões de pessoas no Brasil (e mais alguns milhares espalhados no mundo). É maior que todas as torcidas nacionais, e maior que muitas, somadas juntas, é maior que a população de muitos países. Se, a Nação Flamengo quisesse independência, e lutasse por terra, por exemplo, precisaríamos de uma área maior que muitos estados brasileiros.  Isso é o Flamengo!

É uma grande responsabilidade ser Flamengo!

E este ano, os Rubro-Negros não fugiram da luta!

Caíram pra dentro e estão presentes em todos os estádios, de Norte a Sul (como visitantes, sempre estivemos), mostrando ao país, a força da natureza que é o Flamengo, a força da sua torcida!

Rubro-Negros apaixonados, que mesmo com crise econômica, e muitas vezes pagando ingressos caros (ok, sei que a equação necessária para não se ter prejuízo num jogo não é fácil, e mais complicado ainda, é manter as contas em dia, mas os ingressos poderiam ser mais acessíveis neste momento) não param de lotar os estádios, com uma energia sensacional, empurrando o time até o apito final, porque a FÉ na VITÓRIA tem que ser INABALÁVEL!

Vivemos este ano, a grande oportunidade de fazer história, de provar de uma vez por todas, a todo arco-íris mal vestido, recalcado e invejoso, que o Flamengo é MAIOR que todos, que é capaz de ser campeão sem o Maraca, “jogando todos seus jogos fora de casa”, viajando o Brasil de Norte a Sul, além da América no 2º semestre, numa verdadeira Odisseia Flamenga!

Não quero me aprofundar no assunto Maraca (e não é o objetivo hoje), mas ao fim de 2016, com a conquista do sonhado e merecido Hepta, ficará mais que provado a força do Flamengo, e que nós podemos sim, viver sem Maracanã!
Mas, que o estádio talvez, não sobreviva sem o Flamengo!

O Flamengo tem reais chances de fechar o ano, com o título (no mínimo 1, que venham os 2!) mais épico, conquistado da forma mais sensacional e fodástica, que as milhares de glórias da sua história!

E você Rubro-Negro, é parte disso! Orgulhe-se!

Um título (2!), em que literalmente, a casa do Flamengo foi o Brasil, um título com a marca e a força da Nação Rubro-Negra, capaz de fazer qualquer anti enfiar o dedo de raiva e tirar as calcinhas pela cabeça.

Ser campeão em 2016 assim, será do c*, de pirar o cabeção!!!
De comemorar insanamente, enchendo a cara como se houvesse amanhã, lavando a alma, com a certeza do dever cumprido e que novamente tudo está no seu devido lugar e o universo está em paz e perfeita sintonia, porque o Campeão voltou! E assim será, durante os próximos anos e décadas! Alguém tem dúvidas?!

É uma grande honra e enorme responsabilidade ser Flamengo!

Que o Flamengo, se reencontrando com sua história, seja cada vez mais forte e maior e, assim como nos lembramos dos primeiros heróis Flamengos desde 1895, lembre-se sempre de 2016, e esteja  nos braços de sua torcida sempre, que é o seu lugar!

Avante Flamengo!
Saudações Rubro-Negras,

Wagner Silva
Vamos trocar uma idéia?!
Twitter: @wgrsilvacrf
[email protected]
Todas colunas Wagner Silva

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esses “erros de planejamento” em viagens do começo do ano (que na verdade continuam) ajudam a pagar Diego, Damião e cia.

  • avante não!!!! vamos flamengo.

  • Vou esperar virar filme

  • Será foda ser campeão sem jogar no maraca!!! Realmente essa excursão pelo país faz reforçar essa paixão que se chama FLAMENGO. Nessa hora já tem anti rasgando a calcinha ” vide comentários abaixo”. Vamos pra cima deles Mengo. Abraço Wagner SRN!!!!

    • O Papai Noel está ai com você ? Eu acho engraçado os fantoches da Rede Globo.

      • Anão vc vai no site dos outros times tbm,ou só o mengão tem despertado em vc esse medo que é compreensível,mas de certo modo controverso,pois está se tornando um ama admiração encubada,afinal vc não sai daqui…

      • Anão, meu pau na sua mão!!!

      • o que tem a globo, todos clubes ganharam dinheiro, se vc for palmeiras o seu clube ganhou 80 mi. se não fosse ela e o paulo nobre nem time vcs tinham porque não dão conta sozinho, sempre com parceria, não e crefisa.

  • Algo que tem me chamado a atenção são as recepções ao Flamengo. Nem Palmeiras, Corinthians, Santos, Galo, Grêmio, etc têm recepções nos aeroportos e hoteis como acontece com o Flamengo. Em cada local de jogo acumula uma multidão para dar as boas vindas ao rubro-negro.

    • Está muito mau informado amigo, vai pesquisar melhor antes de defecar pelos dedos.

      • Então traz os links das grandes recepções dos demais.

        Além disso, volte ao colégio. Mau é contrário de bom. E mal é contrário de bem, logo seria “mal informado”. Mas você deve ser daqueles gurizinhos de 10 anos que fica na frente do computador o dia todo achando que é o fodão.

      • isso e verdade, pra vcs de sp ter torcida tem que pagar as organizadas pra ficar 4 dias na estrada pra ir no estadio, aqui em brasília veio 15 ônibus de sp, isso e pra tentar mostrar que tem torcida grande mas não assumem que so tem em sp.

      • O Henrique Santos te deu um esfrega daqueles de perder o rumo de casa, hein, cara de bundão!?

        Criança iliterata e obsessivo-compulsivo, sendo o seu objeto de obsessão, o Flamengo – tudo o que você quer ser mas não tem caráter e dignidade para assumir.

        Quem é que te paga para você ficar aqui o dia inteiro caluniano o seu Papaizão severo? Vomite a verdade de uma vez por todas, moleque!

        Ou nós vamos fazer contigo o quê exatemente sofreu o personagem do filme ‘Laranja Mecânica’, Alex, só que agora nós vamos usar o escudo do Mengão, com todas as suas estrelas, contra as suas pupilas dilatadas por semanas a fio. Você irá aprender a gritar ‘Flamengo hepta campeão, fora o baile’ ao estalar de dedos.

        Sua figura é desprezível e sua inveja, lastimável.

        Cala a sua boca e remova a sua pessoa sem préstimo e utilidade para longe de nossas vistas.

        Isso aqui é Flamengo, shock!!!

        Mengão Sempre!

        Agora, você me pertence! Em todas as vezes que me deparar com a sua presença engulhenta por aqui, irei te humilhar até você se dissipar, como peido ao ar.

        Se fudeu!

      • E dê os links que o Henrique te mandou trazer, seu paga-pau!

  • E a torcida reclama que estamos sofrendo muito nas partidas, mas sem sofrimento não é Flamengo! Wagner Silva, SRN

    • Quem está mais com você ai no País da Maravilhas ? A Alice está ai ? e o Coelho da Pascoa ?

      • Tá perdido amigo?!
        Obrigado pela audiência!
        SRN!

      • volta em novembro, vc vai ver. agora ainda falta muitos jogos 15 pra acabar, volta quando estiver faltando 5 rodadas.

      • Estranho vc falar sobre ilusões. Não somos nós que estamos a mais de 20 anos na fila.

    • É isso Nick!
      O Flamengo é assim!
      E se não for assim não vale rsrs
      SRN!

  • Sport 87! Verdadeiro campeão brasileiro!

    Quarta-feira é dia de levar sarobada de porco, seus mulambo!

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Aproveitem o final de semana, porque quarta feira que vem vocês dão adeus a disputa do título. Outra coisa, o verdadeiro campeão brasileiro de 87 foi o Sport, todos sabem disso.
    Bom final de semana.

    • Alguns torcedores aqui já mandaram você tomar no ..
      E os caras da coluna até ameaçaram excluir essa galera.
      Mas você sabe bem quais são os nossos votos a você!

    • Bip bip bip

    • Calma Anãozinho

    • Tá perdido amigo?!
      Obrigado pela audiência!
      SRN!

      • Eles estão apavorados tentando disfarçar o medo do Mengão!

    • vc não sabe da historia, deveria saber que seu time e covarde e correu pra debaixo da saia da cbf junto com os outros paulistas e o vasco. medrosos, ja estão com medo do jogo de quarta, calma o campeonato não acaba na quarta acaba dia 05 de dezembro.

    • Prepara o lombo pepa, quarta feira vamos empurrar com força.SRN

    • Não não, a depressão já começa hoje, Mengão Severo Austero vai destruir o Vitória e o cavalo paraguaio que pagou a CBF para ter brasileiros de 4 partidas reconhecidos vai apanhar do Grêmio. Quarta vai ser só coroar a humilhação aí na própria casa que o Mecenas deu. Mas o pior não vai ser perder mais um brasileiro pro Mengão…vai ser que no final do ano o Mecenas vai embora, não pode ser reeleito, vocês vão fazer o quê? E sem Gabriel Jesus? E o pior é que você sabe que vai apanhar por muitos anos, a prova disso é que fica vindo aqui no Mengão para tentar curtir o momento que está na frente, porque não tem confiança que vai terminar o ano assim. Seja sincero…você tem confiança que vai ganhar? Porque aqui temos certeza do título. PERDEDOR. Os títulos brasileiros que roubaram não tem valor, ainda estão entre os maiores perdedores nacionais. FRACOS. Coadjuvantes eternos.

Comentários não são permitidos.