“Palmeiras e Fla revivem disputa acirrada no Brasileiro após cinco anos”

Compartilhe com os amigos

A disputa rodada a rodada pelo título entre Flamengo e Palmeiras é a primeira em cinco anos no Brasileiro. Desde 2011 que dois times não ficam emparelhados assim no Nacional neste estágio do campeonato. De 2012 em diante, na 27a rodada, o líder já tinha aberto vantagem de pelo menos cinco pontos e nunca mais viu o segundo colocado se aproximar.

Para se ter uma ideia, nos últimos quatro Nacionais, o campeão acabou com diferença de mais de 10 pontos em três deles: Corinthians (2015), Cruzeiro (2014 e 2013). Em 2012, o Fluminense terminou com cinco pontos a mais do que o Galo, mas o time carioca já tinha essa distância sólida desde a 27a rodada.

Em 2013, o Cruzeiro disparou e já tinha 11 pontos de vantagem sobre o Grêmio neste estágio do campeonato e nunca mais foi ameaçado. No bicampeonato, o time mineiro tinha sete pontos de frente sobre o São Paulo e também ganhou com facilidade. No ano passado, o Corinthians abrira cinco sobre o Galo nesta rodada e o time mineiro nunca voltou a chegar perto.

A diferença de apenas um ponto entre Fla e Palmeiras deve-se ao bom desempenho recente das duas equipes. Nas últimas dez rodadas, os dois times somaram 75% dos 60 pontos seguidos, isto é, superior ao desempenho em todo o campeonato. Acumularam 13 vitórias em 20 jogos, com apenas uma derrota.

Pelo histórico do campeonato, não se descarta uma virada que leve o Atlético-MG ao título nacional. Nos pontos corridos, times conseguiram tirar diferenças de cinco pontos faltando 11 rodadas, embora seja difícil. Uma taça para o Santos e Fluminense, com desvantagem de 10 e 11 para o líder, é bem mais improvável.

Impossível é prever agora o que vai ocorrer nas 11 rodadas finais. O cenário indica uma disputa equilibrada entre Flamengo e Palmeiras. Por isso, qualquer um que abrir um diferença de cinco pontos sobre o segundo colocado dificilmente perderá o campeonato.

Fonte: Rodrigo Mattos

Compartilhe com os amigos

Veja também