Palmeiras e Fla travaram luta parecida no Brasileiro de 2009

Compartilhe com os amigos

Nas bolsas de apostas informais dos botequins espalhados pelo País, Palmeiras e Flamengo são os mais citados como favoritos ao título do Brasileiro. O time paulista está em primeiro, com 51 pontos; o Fla vem logo atrás, com 50. A competição está na 26ª rodada e o histórico recente do Brasileiro pode acalorar a discussão. Isso porque desde a sua primeira edição por pontos corridos, em 2003, os números mostram que o líder na 26ª rodada é quase sempre o futuro campeão. Foi assim em 10 dos 13 campeonatos. Porém, uma das exceções se deu exatamente com o primeiro colocado do atual Brasileiro, o Palmeiras.

O alviverde paulista chegou à 26ª rodada de 2009 com 50 pontos, não via ninguém à sua frente e abria cinco de vantagem sobre o segundo, o Goiás. Despontava como virtual campeão. Sua torcida celebrava a campanha do time com o técnico Muricy Ramalho e pouca gente poderia supor que o Flamengo, então com 40 pontos e na sexta posição, pudesse emplacar uma reação histórica para alcançar o título, sob o comando de um de seus grandes ídolos, Andrade.

Nas 12 rodadas finais de 2009, o Flamengo se impôs. Na verdade, a diferença entre Fla e Palmeiras permaneceu até a 28ª rodada. A partir de então, tudo mudou. O time paulista sofreu três derrotas seguidas, para Náutico, o próprio Fla e Santo André, e deixou o título em aberto, com chances também para São Paulo e Inter.

Mas foi justamente na derrota para o Flamengo (2 a 0), na 30ª rodada, que o Palmeiras viu o time carioca como real ameaça. Ali, somente quatro pontos passaram a separar as duas equipes. E, na reta final, o Flamengo foi passando por cima de adversários tradicionais, como Botafogo, Santos, Atlético-MG e Corinthians até chegar à última rodada para vencer o Grêmio e garantir mais um troféu.

Ao mesmo tempo, o Palmeiras foi superado por Fluminense, Grêmio e Botafogo, empatou com o Sport em casa, e deu adeus ao que se desenhava na 26ª rodada daquele campeonato. Pior: ainda ficou fora da Libertadores, pois terminou o campeonato em quinto.

Por várias vezes, Muricy lembrou daquela trajetória com dissabor e disse que o título escapou “porque o Palmeiras tinha um ótimo time, mas não tinha elenco”. Referia-se aos substitutos de vários jogadores que desfalcaram a equipe durante a competição por causa de lesões musculares.

 Fonte: Terra
Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A imprensa paulista já entregou a taça ao palmerdas pq vai enfrentar agora coxa, santa e América. Kkkkkkkkk coitados, nem sabe q vão perder o título bem aí.

  • Eram 10 a menos, hj é 1 ponto e a imprensa paulista já deu a taça ao verdinho com o argumento de q continua líder depois dessas últimas quatro rodadas q eles dizem com times difíceis. Kkkkkkkkk ganharam em casa com um gol ilegal contra os Bambis, quase perderam pro grêmio morto, e ganharam de um curintians morto, mas eles esquecem q antes desses jogos eles tinham 3 pontos de frente e contavam com a vitória fácil contra o fla em casa e não conseguiram. E ontem o Mauro Cesar lembrou q o palmerdas nos últimos 6 jogos em casa só ganhou dois e ganhou dos sao Paulo no roubo e empatou com o fla no roubo. O coxa vem aí sábado!!!

    • Os peppas estão dando sorte (em permanecerem na liderança), se em 2009, com um time bem inferior ao atual, o Flamengo levou a taça, e eram 10 pontos de diferença, nesse ano não será diferente, os porcos irão tropeçar, e quando tomarmos a dianteira, quero ver o que essa mídia Paulista irá inventar para justificar o título do Mais Querido.

  • …E o final todos sabemos

  • Muricy sempre com uma desculpa na ponta da língua. A usado no Flamengo foi a das viagens…

  • Se tem um ano que não vou esquecer foi 2011, em que tivemos o Ronaldinho, o Thiago Neves e o Deivid. Neste ano, o Flamengo passou boa parte do campeonato na 2a. colocação, mas nunca chegou a ameaçar o líder (Coríthians). Lá pela reta final, perdeu/empatou uma série de partidas e (por sorte) ficou em 4o. lugar. E ninguém lembra!

    Se o Flamengo tivesse liderado naquele ano e caído na reta final para a 5a. colocação, os rubro-negros dificilmente esqueceriam daquele ano, tal como foi doloroso para o Palmeiras em 2009… &;-D

    • Nós passamos por algo +/- assim em 2008, lideramos boa parte do primeiro turno e no final terminamos em quinto 🙁

    • É cara, foi uma queda tremenda mesmo, por sorte nos classificamos pra liberta, ter deivid como centroavante não ajuda, tenho pavor desse maluco.

Comentários não são permitidos.