Primeira Liga anuncia seis novos clubes. Presidentes se irritam com CBF

Compartilhe com os amigos

A Primeira Liga anunciou nesta terça-feira (13) a inclusão de seis novos clubes: Atlético Goianiense, Ceará, Tupi, Luverdense, Londrina e Brasil de Pelotas são os novos membros do grupo que busca lutar por melhores condições em relação ao que já é oferecido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Apesar de já serem membros desde já, os seis clubes ainda não estarão na competição que será disputada em 2017. No próximo ano, as novidades serão Chapecoense, Joinville e Paraná, que já faziam parte da Liga, mas não disputaram a competição em 2016. Vasco e Botafogo seguem fora do grupo.

A ideia é que os seis novos clubes entrem a partir de 2018 na tabela e passem a fazer parte das reuniões desde já, como explica o CEO da Primeira Liga, José Sabino.

“O interesse de novas agremiações em fazer parte da Primeira Liga mostra como estamos no caminho certo. Os clubes carecem de participação mais efetiva na organização do futebol brasileiro e isso a Primeira Liga oferece. Tudo é debatido e conversado até que consigamos chegar a um denominador comum. Nosso objetivo é melhorar a estrutura do esporte, e mostrar que os clubes que são os principais protagonistas do futebol devem assumir um papel decisivo na gestão do futebol. Isso vai permitir um maior retorno financeiro para os clubes e consequentemente mais investimentos para o futebol brasileiro”, disse ele em comunicado distribuído por e-mail.

Além dos seis novos clubes, a Primeira Liga conta com América-MG, Atlético-MG, Cruzeiro, Atlético-PR, Coritiba, Paraná, Chapecoense, Criciúma, Avaí, Figueirense, Joinville, Fluminense, Flamengo, Internacional e Grêmio.

Presidentes irritados com a CBF

Os representantes da Primeira Liga estão irritados com o que chamam de descaso da CBF com o pedido de inclusão das próximas assembleias gerais de clubes.

Depois de elaborarem um documento usando a Profut como base para exigir participação nas reuniões, os clubes ainda não ouviram nenhuma resposta da entidade que comanda o futebol do país.

A CBF havia prometido uma resposta aos clubes, que foram pessoalmente à sede para entregar o documento. Na ocasião, clubes que não fazem parte da Primeira Liga, como o Santos, engrossaram o coro das reclamações.

O grupo protestou em reunião nesta terça-feira em Brasília e prometeu novos encontros para estudar novas medidas. A capital foi escolhida para sediar o encontro, inclusive, em virtude de uma audiência publica na Câmara dos Deputados sobre a nova Lei.

O relator da Lei do Profut, Otávio Leite, já recomendou até vias judiciais para que os clubes tenham direito a participar das assembleias.

Fonte: Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • vamos boicotar geral galera e twittar contra vasco e botafogo se eles resolverem participar da primeira liga! a primeira liga é justamente pros times fugirem da corrupção da CBF e se esses times entrarem já terá raizes de corrupção intalada na primeira liga! SRN

  • É por essas e por outras que eu não consigo torcer pela seleção da CBF, o futebol brasileiro possui um potencial enorme, poderíamos ter séries A,B,C e até D muito fortes, desde que houvesse o mínimo de organização e competência da CBF, diversos clubes tradicionais do futebol brasileiro estão quebrados, pois a CBF não deixa os clubes formarem uma Liga para não perder o controle sobre eles e acontecer como na Europa onde os clubes são mais atrativos (e alguns mais fortes que as seleções) e concorrem com as seleções ( a data Fifa é chamada por alguns de vírus Fifa lá fora), também não faz questão de organizar a bagunça que é o futebol brasileiro, em relação a calendário, profissionalização dos árbitros, regularização do pagamento das contas dos clubes,(como o Profut já prevê mas a CBF não deixa ser implementado), violência nos estádios e fora deles, enfim é tanta merda que não cabe em um só comentário.

    SRN #QuetorcidaéEssa

  • Se o vasco e o botafogo integrarem a competição eu boicoto.

  • Orgulhoso do Luverdense fazer parte disso agora. Aqui no futebol do Mato Grosso precisa de mudança já é um grande passo o Luverdense tá ser juntando a primeira liga.

  • Os clubes estão aqui

    A Cbf e federações aqui

    Com a independência financeira do flamengo esse pensamento começa a imperar no mundo da bola.

  • Polícia federal e o Moro poderiam verificar essa caixa preta chamada CBF e federações. Se estão escondendo é porque tem algo a esconder. PF neles!!!

    • Cbf e federações são organizações de m’s só governavam pq os clubes não sabiam andar com os próprios pés, agora com o flamengo…

  • É importante essa União de clubes, vejo sempre a cbf dificultando a vida dos clubes invés de ajudar, somos peças principais pra tentar mudar esse cenário

  • Encher a liga de clubes pequenos só desvaloriza a competição. Lamentável!

    • Vc vai precisar de clubes menores, ate p fazer uma segunda divisão. Quanto mais clubes agora de diferentes estados, mais força a competição ganhará.

    • Se você perceber jogamos a decadas uma competição com times que disputa série D do campeonato nacional as vezes até pior não disputando serie nenhuma de campeonato nacional, Será que substituir essa competição por uma que você disputa com times de série A e B é algo lamentavel?

    • É aí que vc se engana amigo!

    • Quanto mais competitiva a liga for mais valorizada ela é, já viu a copa do nordeste? são times pequenos, mas a competição é enorme, isso valoriza.

Comentários não são permitidos.