Opções não faltam a Zé Ricardo no meio de campo. Diego, Mancuello, Alan Patrick, Adryan… E vem mais uma aí. Não é exatamente para o presente, mas o garoto Matheus Sávio, campeão da Copinha este ano e atual capitão da equipe de juniores, vai ficar em definitivo com os profissionais. O jogador de 19 anos chegou ao Flamengo no meio de 2014. Apesar da promoção, Sávio ainda deve atuar em dois torneios pela base: o estadual Octávio Pinto Guimarães e ainda na Copa do Brasil sub-20, que começa no fim deste mês.
No elenco profissional, hoje, são 12 jogadores revelados nas categorias de base. Os goleiros Paulo Victor, Thiago e João Lopes, o lateral Thiago Ennes – que também tem treinado com frequência nos profissionais – o veterano Juan tem a companhia de Léo Duarte, o lateral Jorge, os meias Ronaldo, Paquetá, Adryan e Matheus Sávio e os atacantes Thiago Santos e Felipe Vizeu.
Apesar da ascensão, Sávio deve ser mais a não ter chance ainda neste ano.Na temporada passada, o jogador chegou a treinar com os profissionais também. Em contato rápido com a reportagem do GloboEsporte.com, Zé Ricardo disse que a ideia é colocá-lo para treinar com o grupo principal, mas que o garoto ainda desceria para fazer jogos em torneios da base.
Juan e a garotada do Fla: Paulo Victor, Thiago, João Lopes, Léo Duarte, Jorge, Ronaldo, Lucas Paquetá, Adryan, Thiago Santos, Felipe Vizeu e Matheus Sávio.
Sávio será o sexto campeão da Copinha no profissional. Capitão daquela equipe, Léo Duarte chegou a ter sequência no time do Flamengo – fez oito partidas -, mas as contratações de Réver, Rafael Vaz e Donatti tiraram o garoto até do banco de reservas.
Eleito melhor jogador da Copinha, Felipe Vizeu também teve importante participação, marcando sete gols em 20 partidas na temporada. Ele e Lucas Paquetá, outro titular do time campeão tradicional torneio de base em São Paulo, estão sempre nas listas da seleção brasileira da categoria. Ronaldo entrou em duas partidas no ano – atuando alguns minutos contra o Bangu e contra o Grêmio.
Zé Ricardo é quem comanda a integração da base com o profissional. Mesmo ciente de que não vai haver espaço para muitos deles agora, a ideia é acostumá-los a treinar “em cima” para preparação do futuro destes atletas. Aos poucos, a diretoria vai desenhando a formação do elenco para o próximo ano. Utilização maior da base é um dos objetivos da gestão Eduardo Bandeira de Mello. No time titular, hoje, apenas Jorge foi revelado na Gávea.
Fonte: GE
Rogo para que o Zé Ricardo possa pavimentar um caminho mais eficiente da transição da base para os profissionais de forma que o Flamengo possa voltar a usufruir dos jogadores revelados em suas “canteiras” para diminuir a pressão por contratação para todas as posições.
SRN
Acredito que ele já está subindo alguns jogadores para começar a fazer uma “pré da pré-temporada”, pois estamos na metade de setembro e o ano vai terminar logo-logo. No ano que vem, muito provávelmente estas peças serão utilizadas no estadual, já que o Flamengo priorizará a Sul-Americanas e Libertadores… &;-D
Se até o Gabriel tá tendo chance, porque não o M. Sávio, garoto joga muito!
Ele é habilidoso, tem dribles curtos e boa velocidade? Se sim, possívelmente entrará em algum momento do jogo; se não algumas das qualidades acima citadas (especialmente a velocidade), o esquema tático deverá ser modificado para promover a sua entrada, algo que difícilmente aconteceria… &;-D
Tomara que ponha a cabeça no lugar. Tem futebol, mas tem estado mascarado desde o ano passado. Tanto que não conseguiu titularidade no time da copinha. Boa sorte.
Tomara que não seja mais um a ficar mofando no banco. Não adianta trazer, se não jogar. Esse moleque tem muito futuro, mas tem que ter chances.
Aliás tem que garimpar dois laterais. Esquerdo e direito.
Muito bom, ano que vem vamos ter 3 competições em início de temporada, Carioca, Primeira Liga e Libertadores, e será o momento de colocar toda essa molecada para jogar! SRN
vc esqueceu do torneio da Florida!
o problema são as opções, tem mancuello, diego, alan patrick, ele tem caracteristicas parecidas com o adryan, pode jogar aberto peloa esquerda.
E pela direita também, ele invertia bastante o lado com o Cafu, inclusive o gol dele na final da Copa SP ele estava na direita e o Cafu na esquerda.
eu prefiro pela esquerda, pq ele não é tao rapido, ai vai limitar ele.
Bora apoiar caralho, nada de críticar !
Isto tem que preparar esta garotada p 2017. Este ano foi muito conturbado e não teve um planejamento ideal p os garotos que subiram. Mas 2017 no 1o semestre temos Libertadores, Estadual, primeira Liga e o torneio nos EUA dá para testar esta garotada toda e ver quem vai servir p o elenco.
Excelente notícia , tem DNA rubro negro.
É bem habilidoso, tem estrela, costuma fazer gols decisivos mas foi pra o Banco com o Zé por se achar muito, tem que ser atleta antes de querer ser craque.