“Puxado pelo Fla, Rio cresce e já ameaça domínio de SP no Brasileirão”

Compartilhe com os amigos

Após três anos longe da disputa do título, os times do Rio de Janeiro renasceram no Brasileiro e já têm desempenho praticamente igual aos de que São Paulo. Para isso, o rendimento do Flamengo, vice-líder, é decisivo. O crescimento dos cariocas deixou o campeonato monopolizado pelo eixo Rio-SP com a rara exceção do Galo.

Todos os três times do Rio (Flamengo, Fluminense e Botafogo) venceram na 26a rodada. Assim, somam 128 pontos, uma média de 42,7 pontos. Esse número é levemente superior ao das cinco equipes paulistas (Palmeiras, Santos, Corinthians, Ponte Preta e São Paulo) que somaram 210 pontos, com média de 42 pontos.

Com isso, há três times do eixo Rio-SP na zona de Libertadores, sendo o único intruso o Atlético-MG , em terceiro lugar. Entre os dez primeiros colocados, são sete equipes dos dois Estados. Enquanto isso, o São Paulo é o único time da região na parte de baixo da tabela.

Contribuiu para esse cenário a queda de rendimento do Grêmio que se afastou do G4, e a péssima campanha de Internacional e Cruzeiro, ambos lutam para não serem rebaixados. Fora o Galo, só Chapecoense e Atlético-PR estão na parte de cima da tabela e não são do eixo.

A recuperação do Rio ocorre após dois anos de desempenho medíocre das equipes da região. Os cariocas ficaram fora da zona de Libertadores nessas temporadas, tendo conquistado a última vaga com o Botafogo, em 2013. O último time do Estado que, de fato, disputou o título foi o Fluminense campeão em 2012.

Rio e São Paulo são tradicionalmente os Estados mais fortes do país no Brasileiro. Acumulam 33 taças nacionais, 19 de paulistas e 14 de cariocas. Ou seja, têm praticamente três quartos dos 45 campeonatos. Só o Galo pode impedir que mais um troféu fique no eixo nesta temporada.

Fonte: Rodrigo Mattos

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Vocês estão brincando.

    Tirando o Flamengo, o desempenho dos outros cariocas nesse campeonato têm sido pífio. Botafogo e Fluminense oscilam e não saem do meio da tabela.

    Que escroto.

  • Só faltou citar os rebaixamentos e tapetões… &;-D

Comentários não são permitidos.