“Reabertura do Maracanã cada vez mais difícil, e Engenhão pode ser saída para Fla e Flu”

Compartilhe com os amigos

A volta do futebol ao Maracanã está cada vez mais complicada. Por motivos diversos, e não dependem apenas da boa vontade de A ou B a antecipação dos prazos. O Comitê Rio 2016 tem até 30 de outubro para fazer a devolução do estádio ao consórcio encabeçado pela Odebrecht, que não deseja mais gerir o local. E o Nilton Santos, ou Engenhão, pode se tornar saída para jogos maiores, no Rio de Janeiro, da dupla Fla-Flu.

A Rio 2016 devolver o Maracanã antes significa que, quando isso acontecer, mais cedo alguém vai pagar as contas de água, luz, segurança, manutenção dos elevadores etc. E o Comitê teria custos extras para desmobilizar de forma mais rápida tudo o que lá instalou. Por isso, exceto para Fluminense e Flamengo, o mais confortável, seguro, seria o cumprimento do prazo até o fim de outubro.

A ideia do buraco no gramado para a solenidade paralímpica, revelada pelo blog, preocupa por motivos diversos. Tal escavação pode afetar o sistema de drenagem e a colocação de novo solo causar recalques (afundamento) no futuro. Ou seja, para não correr tal risco a intervenção precisa ser mais longa, 12 dias e outros quatro para a instalação do gramado e mais quatro destinados a ajustes, totalizando 20.

No entanto, a empresa que cuida da grama (Greenleaf) só poderá iniciar seus trabalhos por volta de 23 de setembro, depois que forem removidos vários itens a serem instalados para a festa de encerramento da Paralimpíada. Assim, o piso não deverá estar concluído antes do período entre os dias 12 e 15 de outubro.

Contudo, uma megaoperação de auditoria é necessária para que o Maracanã seja devolvido da mesma forma que a Rio 2016 o recebeu, e aí vai além do campo. Se existe alguma chance de liberação para futebol antes do dia 30 de outubro, dependerá do que será feito na cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos, em 18 de setembro.

Mas não pode ser descartada a necessidade de a Rio 2016 precisar de mais tempo até a devolução, por causa de ações sem relação com o gramado. Caso da reorganização em áreas como a marquise, depois de medidas como a colocação de grande quantidade de fogos do show de abertura da Olimpíada, em agosto. Assim precisaria de todo o prazo para recolocar a casa em ordem e antecipar algo seria mais complexo.

Além disso, o Maracanã está num imbróglio que envolve a intenção do consórcio de devolvê-lo, a dificuldade para se chegar aos termos de rescisão com o governo do Estado, como e quem herdaria a gestão do estádio, etc. É algo político, jurídico e técnico, um nó difícil de ser desatado. Aí o Engenhão pode se tornar a alternativa.

O estádio foi retirado do Botafogo quando de sua interdição pela prefeitura, em março de 2013, devendo ser devolvido ao clube no futuro. A Rio 2016, naturalmente, o entregará a quem o repassou, ou seja, à administração municipal. Já os alvinegros não pretendem lá jogar em 2016, pois vêm mandando suas partidas no campo da Portuguesa, na Ilha do Governador. Dependeria de um acordo entre prefeitura, Fluminense e/ou Flamengo a utilização logo após a Paralimpíada.

Com o intuito de ampliar a capacidade, arquibancadas foram instaladas no estádio olímpico para os Jogos, assim como telões que não deverão permanecer. A remoção desses itens levaria alguns dias, mas em compensação o gramado não tem previsão de troca. Em tese seria viável até mesmo a permanência desses itens provisórios por mais algum tempo com os jogos de futebol lá acontecendo.

Com alguns dirigentes que mantêm uma espécie de fixação pelo Maracanã, ao Flamengo cabe ser realista e correr atrás de um plano B, com enorme atraso por sinal. Já o Fluminense, que encontrou uma saída em Edson Passos, pode escolher entre tentar um local maior ou seguir no campo do América, que reformou.

Fato: para a dupla Fla-Flu, jogar no Engenhão depois de 18 de setembro e mais factível do que sonhar com o Maracanã. Mas um acerto seria mais político do que técnico.

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O Botafogo já estava administrando o Engenhão ano passado e o presidente dos pulguentos já afirmou que não cederá o estádio para o Mengão. O acordo envolve a prefeitura, é político. Manter a estrutura provisória para 60 mil seria o ideal para jogarmos lá, ainda que acredite que o bairro suporte bem.

  • Na moral, Eu deixava logo essa bosta de Maracanã de lado ate o final do ano pelo menos, jogava em Cariacica ate o fim do ano e pronto, estamos 100% la, o time se identificou com o local, Estão claramente tentando minar a campanha do Mengão, mais Mengão vai ser campeão contra tudo e todos, eu acredito e confio !

  • Joga em cariacica, natal, já jogamos o ano todo mesmo, dane-se engenhao e maracanã.

  • A Ferj é tão absurda até nisso; ela não deveria apoiar os clubes em suas necessidades? Ela não deveria estar intermediando soluções? Fazer o Flamengo jogar no Rio não traria benefícios para ela? Mas aposto que, além de não estar ajudando em absolutamente nada, não esteja tentando é melar qualquer acordo que eventualmente possa ser firmado.

  • Bandeira, vc eh foda para caralho. Mas essa vai para sua conta!!!

  • Podiam oferecer o Márcio Araujo e Gabriel para o Botafogo pelo Arão e pelo estadio e assim damos ums força para o clube “co-irmão”. Estão quebrados mesmo. Vão aceitar.

    • Não temos que dar nada ao Botafogo, exatamente nada. Que ele peça socorro à FERJ !!!!!!!!!!

  • Pelo o que entendi o contrato botafogo x engenhao esta congelado desde 2013. E eles só querem de volta ano que vem pelo fato de terem investido no estádio da ilha.
    Outra fato se bem me recordo estavam pedindo 4 ou 5milhoes de euros no Arão que seria o valor da multa dele.

  • O foguinho vai morrer amarrado ao orgulho que tem…

    O clube não tem torcida e nem apelo publicitário, possui a maior dívida dentre os clubes de futebol e ainda se prende aos conchavos políticos e relações com pessoas/entidades de caráter duvidosos.

    SRN

    • Botafogo é passado. Quase 1 bilhão em dívidas. Já era. Está falido. Extinto kkkk
      Mais um para fazer compania ao São Cristóvão, América, Madureira.

      • É o que eu sempre estou falando, se o Botafogo cair de novo, vai ficar ruim dele subir.

  • O Fla poderia ficar de olho no Engenhao. Tenho dúvidas , sobre a capacidade financeira do B Ota para manter o Estádio.

  • Duvido o botafogo cedet o engenhao

  • Entre Engenhão e Cariacica, prefiro o estádio Capixaba… Flamengo se encontrou lá, coisa que nunca fez no Engenhão!

    • Tem apenas um pequeno detalhe. O engenhao eh na cidade do rio.

  • Eu acho que ja encheu o saco esse negócio,alguém que não sei ao certo quem,esta dificultando tudo que pode para que o flamengo não tenha o maracanã…seria e ferj e a globo? Ao meu ver,pode ser,como o comite entrega antes o estadio olimpico,que sera muito mais usado que o maracanã que só sera usado na abertura e encerramento??
    Eu acho melhor adotar de vez cariacica,colocar umas pre moldadas la pra reta final do campeonato e dar uma banana pra esses caras além de partir pra opção estadio proprio de vez..

    • Cariacica de fato ajudou mt o Flamengo. Maracanã/Engenhao é melhor deixar para o ano que vem!

  • Pelo que diz a matéria, a negociação pra usar o Engenhão seria diretamente com a Prefeitura, sem passar pelo foguinho. Se for assim, pode ser uma boa opção. Se o time for longe na Sulamericana (torço por isso), vai ficar puxado acumular as viagens das duas competições. Poder jogar novamente no Rio pode ser um trunfo por várias razões nessa reta final.

  • O Flamengo vai ter que decidir: ou quer ser campeão (Cariacica) ou ganhar dinheiro com ingressos. Maraca lotado é uma coisa, mas meia-sola, é outra, bem diferente.

    • Nao sabia entao que se o flamengo jogar em cariacica direto vai ser campeao. Po. Entao agora muda de figura. Cariacica ate 2020!!! ( pelo menos)

      • Pelo que entendi os times de ES são campeões todos os anos. Kkkkkk

      • Tá jogando lá e vencendo pq lá é tipo caldeirão e a torcida empurra do início ao fim. Em time que ganha não se mexe! Mas óbvio que eu tb gostaria de ver o Maracanã lotado. Vamos deixar pra fazer a festa do hepta!

  • Pode esquecer o Flamengo mandar jogos no engenhao, botafogo jamais vai permitir ainda sabendo que o rival está na disputa direta pelo título.
    Se o clube consegui firmar um contrato aonde o Botafogo manda seus jogos ano que vem seria ótimo, aumentando a capacidade para uns 23 mil seria a nova cariacica dentro do Rio de Janeiro.
    Vamos vencer o Palmeiras dentro do aliance
    2×1 marquem essa data

    • Não seria melhor pagar ao Botafogo algo pelo Arão, ficar de bem e ter o Engenhão, inclusive como carta na manga para negociar o Maracanã? Ou é melhor investir alguns milhões para aumentar a arquibancada do estádio da Portuguesa?

      • concordo, esta passada de perna no foguinho não foi legal…

        • Mas ai tb depende de quanto eles vão pedir.

          • não tem que pedir nada e se pedirem vão ficar só pedindo, quem vive de caridade são essas ongs que sustentam vagabundo

            • kkkkk kruel

      • Não devemos dar nem 1 centavo para o Botafogo, que ele se afogue em mais dividas e venha a falir. O Flamengo é vice-der jogando fora de casa e na minha opinião devemos continuar assim, ano que vem vemos o que fazer.

  • Quer ganhar um manto sagrado do mengão OFICIAL 2015? Novamente está rolando uma promoção para quem se associar no programa SOCIO TORCEDOR indicado por alguém que já seja, os 2 ganham o manto sagrado oficial de 2015. Quer entrar para o programa e ganhar o manto? Utilize meu código promocional que nós 2 ganhamos: 57BF47D699CC1 basta colocar o código no campo desconto na hora de fechar o plano

Comentários não são permitidos.