Sorte ou competência? A estrela do professor

O momento que o Flamengo atravessa é realmente daqueles… Tudo dá certo, erros se tornam acertos, jogadores são ressuscitados, e os resultados aparecem naturalmente.

Parece que o jogo virou, não é mesmo?! Passamos algum tempo em uma maré de azar incrível, onde quase nada dava certo, e quando dava era apenas pra finalizar com requintes de crueldade alguma falsa expectativa criada pela Nação Rubro-Negra.

Não sei se o nosso amuleto da sorte é o Zé Ricardo, pois coincidentemente, foi quando ele assumiu o Flamengo que a coisa começou a mudar. Na verdade, prefiro creditar essa mudança mais à competência de um trabalho bem feito, do que à superstição.

Um trabalho bem feito não é sinônimo de perfeição, Zé Ricardo também tem lá as suas falhas, mas uma coisa é certa: Tem uma estrela incrível! Seus erros e acertos são consequências de suas convicções, e Zé não teme por suas escolhas.

Colocar o Cuellar aberto pela direita foi um erro crasso! O cara não tem o mínimo cacoete para jogar ofensivamente, perdeu todas as bolas, e atrapalhou o Flamengo, que golearia com facilidade o jogo sonolento da última quarta, contra um medíocre adversário.

Insistir com Márcio Araújo no time titular há 4 meses atrás também era um grande erro, mas no final das contas, foi o melhor para o time. O craque da camisa número 8 se firmou, e queira você ou não, é um dos pilares da equipe nessa baita campanha.

Assim como parecia ser loucura substituir o Diego após a expulsão do nosso herói supracitado, contra o pseudo líder lá no novo chiqueiro gourmetizado. Novamente, no final da partida tivemos que bater palmas para o Zé Ricardo, quase que ele volta com um resultado histórico.

No fim das contas, a estrela do Zé brilha mais alto mesmo, quem decidiu a última partida foi Emerson Sheik, o velhinho barrigudo esquecido na reserva há algum tempo. Zé botou o cara em campo no fim do jogo, e a bola sobrou justamente pro Sheik marcar.

Na fase que o Flamengo atravessa qualquer jogador que entrar dará certo. A equipe tem uma base sólida, com um esquema tático envolvente, e perfeitamente encaixado. A escalação vem em segundo plano, cada um tem as suas preferências.

O elenco numeroso do Flamengo não é problemático, a rapaziada que fica de fora espera a sua hora, aguarda a sua chance de jogar sem reclamar, o clima do vestiário do Flamengo é perfeito, e isso dá total tranquilidade para o Zé Ricardo trabalhar.

Exemplo disso é o futebol que o Gabriel está jogando, mesmo com todas as suas limitações técnicas, fazer o craque da baba do lasca se tornar útil ao time foi como tirar coelho da cartola. E não é um caso isolado, outros jogadores também foram ou estão sendo ressuscitados.

Pará virou mito, Everton parece estar voltando a ser aquele de outrora, Fernandinho está aproveitando suas oportunidades, e até o recém-chegado Leandro Damião está jogando no Flamengo o que não joga há muito tempo na carreira.

Deixemos então o homem trabalhar, inventar, errar, insistir, consertar, e seguir evoluindo no comando do Flamengo, Zé Ricardo merece ter carta branca.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga
vinny.dunga@colunadoflamengo.com

Veja também

  • Um fato pertinente que por acaso percebi hoje foi que o técnico aclamado no último campeonato paulista e que foi, se não me engano, a 2a. preferência da torcida do Fla em enquete sobre técnicos para sucederem o Muricy, é o mesmo que hoje está com seu time como o primeiro acima e colado na zona do rebaixamento da série B.
    Fernando Diniz quem diria… Tudo bem que o time foi esfacelado, mas que é um fato curioso é.

  • Bom texto Vinny Dunga! Na minha opnião é 80% competencia e 20% sorte!

  • As duas coisas sorte e competência, sorte do Muriçoca ter vazado, caso contrário estariam no meio da tabela e o Zé Ricardo tem suas competências sim, mostrou isso no jogo contra o Palmeiras, quando o time dele estava em desvantagem numérica devido a expulsão do Márcio Caramujo ele mexeu muito bem no time.

  • Deixando o fanatismo de lado…Não seremos campeões porque não temos técnico !…só com muita sorte porque competência esse técnico não tem !

  • Vinny esqueceu de comentar que o mancu de segundo volante não marcava e nem ajudava na saída de bola muito mau orientado se mandava pro ataque lembrando o velho Arão do tempo do murici. ..fazendo com que o flamengo levasse pressão de um time ridículo como esse palestino!

  • Os dois. Competência em resgatar a vontade e a qualidade de alguns jogadores, como Fernandinho e Pará. Este último passa pelo melhor momento da carreira. Sorte em gols como aquele do Alan Patrick contra o Palmeiras, que tinha acabado de entrar. No início do ano tínhamos, de certa forma, competência na criação de jogadas, criávamos muitos, mas marcamos pouco. Pra um time ser campeão, o time precisa tanto de competência como de sorte e estamos tendo uma dose de cada.

  • Em geral nao perco tempoem ler os post do vinny dunga pra nao perder meu tempo porem
    Nao tinha visto o nime dele e li o post e desta vez merece parabens bon texto sem querer causar polemica desnecessaria e sem usar a palavra mediocre que continue assim pois e um post bem maus agradavel de ler e debater.

  • Mediante a erros e acertos, derrotas e vitórias, decisões um tanto quanto “duvidosas”, temos que credenciar uma parte (talvez a maior parte) desse momento vivido atualmente no Flamengo a José Ricardo, que é um conhecedor tático não tenho dúvida, acompanhei bastante seu trabalho nas divisões de base e o resultado foi uma bela conquista de Copa São Paulo, com algumas gratas revelações, conseguiu trazer o grupo pra ele e principalmente passar a ideia de jogo aos atletas, coisa que nem mesmo o Muricy Ramalho conseguiu (algo as vezes natural no futebol), tem méritos quanto a tudo, foi criticado quando tinha que ser criticado (até por mim), por decisões que posteriormente ele mesmo repudiou, e o mais importante, conseguiu corrigir boa parte delas, não quero entrar no mérito de jogador A ou B, tenho minhas conclusões e não é os resultados que as mudarão, fato é que seu mérito é tanto que com sua “experiência”, conseguiu minar os jogadores e trazê-los para si, mostrando que no futebol não basta ser apenas um conhecedor tático, um bom relacionamento de grupo é fundamental para se desenvolver um trabalho, aliás valido para qualquer dia-dia, tem muito a crescer e a dar para o clube, não podemos esquecer que futebol vive e sobrevive de resultados, portanto não espantemos se na primeira sequência negativa (tomara que não aconteça), comecem os boatos de “fora Zé”, na minha ótica nem isso mudará minha opinião sobre o treinador….a única coisa que temo na comissão técnica do clube é o Sr. Jaime de Almeida, que nada mais é do que “um auxiliar do auxiliar do Zé Ricardo”, se é que dá pra entender (rsrsrsrs), com todo respeito a sua história, mais precisamos ter olhares mais profissionais e menos folclóricos…Boa Sorte Zé!

    • Foda quando alguns começam a por a culpa no Jayme quando não gostam da escalação kkk SRN

      • O Jaime de Almeida é um mero amador….de longe se percebe!

  • Vejo muitas pessoas darem crédito ao ebm, godinho, RC, ao nosso CEP, ao ze ricardo ao elenco a cariacica a torcida e todos merecem os créditos por pouco vejo elogios ao responsavel pela guinada do elenco e mentalidade e a mudanca de forma de jogar, vamos dar crédito a arritmia pois graças a ela se livramos do estagiario obsoleto do barcelona Muricy Ramalho ou, pq quantos aqui acham que estariamos nesta situação de briga ppr titulo no brasileiro e sul americana se o nossp tecnico fosse o aluno do pronatec espanhol?

    • Obrigado arritmia vc salvou o flamengo kkk

    • Acho que o termo “jogar como o Barcelona” ou como modelo Barcelona prejudicou o Muricy e até mesmo os próprios atletas, a verdade é que na vida ninguém é igual ninguém, quando caiu a ficha do Muricy já era tarde demais…o Flamengo não joga como o Barcelona, porque não é o Barcelona, assim como o Real também não joga como o Barcelona e isso não tira o mérito da boa equipe, talvez um dia podemos jogar até melhor que eles, mais jamais igual a eles…deixo também aqui boa sorte para o Muricy, nunca fui simpatizante da sua filosofia de trabalho, mais é um cara extremamente respeitado e comprometido dentro do futebol, uma pessoa do bem…!

      • Na minha opinião Muricy nao caiu a ficha na epoca ficar uma semana no Barcelona e bom mais jamais sera tempo habil pra vc conseguir assimilar um estilo de jogo, e pra piorar ainda continpu achando que os tecnicos brasileiros nao etao obsoletos e mesmo hj continua com uma arrogancia que nao clndiz com os trabalho mmal feitos apos a vacina contra o Muricy bol.

  • Acho o Zé muito competente, estrategista… Aquele jogo contra as peppas ele deu um nó no time do cuca q só tinha o lateral como jogada pra chegar a área do flamengo.
    Parabéns Zé, q vc continue esse trabalho rumo ao HEPTA E SUL-AMERICANA…bom texto Vinny

  • O Zé trabalha muito bem a parte do treinamento tecnico e a parte tática e vem fazendo no comando do Flamengo um trabalho de muito sucesso.
    O que falta para o Zé se tornar um excelente treinador é a questão de utilizar as melhores as peças que tem a disposição, podendo tirar o potencial de quem tem a render.
    Márcio Araujo é um jogador descartável no atual time do flamengo, não lidera um fundamento neste time titular seja ele chute, passe, desarme, roubadas de bola ou qualquer outro que você queira usar. Conseguiu ser expulso no jogo mais importante do ano e o que aconteceu com o time ? NADA! O time simplesmente não sentiu falta do tal poder de “marcação” dessa figura limitada. Queiro que alguem prove com numeros a importância desta praga no time titular.

    • Ótima análise, Jr.!
      Abraço! SRN!

    • Eu acho que se juntar as nossas melhores peças em um time o ganho individual não supera a perda coletiva, creio que o elenco seja desequilibrado, até porque o Zé não participou da montagem dele, mas quando tivermos bons jogadores indicados/aprovados pelo Zé ano que vem a tendência é solucionar isso, mas pra esse ano vamos de MA e Gabriel neles. SRN

      • Creio que com mais tempo para implantação de um novo esquema , o time renderia até melhor . Mas mudar no meio do caminho e complicado . Treinadores que pregavam a força defensiva como Tite no Corinthians , Simeoni no Atlético Madrid , Mourinho na Inter , Chelsea , United . Sempre adotaram esquemas como 4-4-2 ou 4-3-1-2 . Esquema 4-3-3 só vejo em times ofensivos como Barcelona , Real , Bayern . Times que recompoé a marcação mas o foco principal é marcar . Pro ano que vem não podemos pensar em MA .

        • Eu sou a favor desse esquema com dois jogadores abertos pelos lados, vamos ver se pra ano que vem aparecem dois que tomem conta da posição

          • Eu também gosto desse esquema , mas esse esquema é ofensivo então precisamos de pontas de qualidade que em primeiro lugar visem o ataque e depois recomposição e não o contrário como acontece hoje . Pelo esquema defensivo que nós temos o time era pra ter a defesa menos vazada do campeonato .

          • Temos junto com o Santos a terceira melhor defesa, sendo que tomamos 3 gols nos três primeiros jogos do brasileiro, nos quais o Zé ainda não era o técnico. Por sinal, quando o Zé assumiu o flamengo tinha 4 pontos e o palmeiras 6, então o flamengo desde que ele assumiu fez um ponto a mais que o palmeiras.

          • Sim mas tem que concordar que somente Everton faz uma recomposição descente . Gabriel faz o básico . Cirino e Fernandinho não recompoe bem . Ano que vem temos que ter pontas melhores , desses citados só da pra aproveitar o Everton . Gabriel está a 4 anos no time e nunca jogou nada , além do que é sempre a mesma coisa , ele é o Sheik só jogam bola a partir de agosto pra renovar o contrato pro próximo ano . E trazer 2 pontas titulares e Everton e Gabriel no banco . Fernandinho , Cirino e Sheik podem vazar .

          • Manteria o Fernandinho(se o grêmio não pedir de volta) que pode ser útil entrando no jogo e dispensaria o Gabriel, mas é isso mesmo, pontas são prioridade pro ano que vem

          • Salário Fernandinho e mt alto . Fla paga 350 mil e o Grêmio 150 mil .

    • Disse tudo ele se esconde do jogo , se ele desse tanta força defensiva ele no mínimo seria líder de desarme . Perdendo para o Jorge ( lateral ) e Arao ( segundo volante ) . Ele não lidera desarme porque não dá nenhum bote , se esconde do jogo . Em nenhum lugar do mundo o primeiro volante só faz cercar , só MA mesmo . O cara não é bom nos passes , não desarma bem , perde todas corpo a corpo , não sabe chegar ao ataque e muito menos finalizar , e nem em bola parada ele serve para algo .

      • Tudo isso é verdade, lembro do Cárceres quando se fala em primeiro volante e me recordo que ele era pessimo com a bola, lento mas que ao menos ajudava pela sua altura e na hora de disputar no corpo, o Marcio Araujo nem isso consegue.

  • “Insistir com Márcio Araújo no time titular há 4 meses atrás também era um grande erro, mas no final das contas, foi o melhor para o time. O craque da camisa número 8 se firmou, e queira você ou não, é um dos pilares da equipe nessa baita campanha.”

    Já tá preparado pras ofensas ?

    • HAHAHAHA
      Já estou acostumado!
      Viva Márcio Araújo!
      SRN!

  • Palmeiras x Grêmio na copa do Brasil, tomara que seja uma batalha épica daquelas que metade dos times se lesionam

    • Tomara!

    • “Qué” isso?!! Kkkkkkkk’. Boa!

  • Sorte é uma atribuição dada pelos incompetentes para justificar a competência dos competentes, eu particularmente acredito em bons fluidos e boas energias e isso pode ser chamado de sorte, no caso do Zé tem muita competência.

    • isso aí Manoel!
      Abraço! SRN!

  • Prevejo cruzamento do Chiquinho e gol do Cirino na volta contra o Palestino, ANOTEM

    • HAHAHAHA

  • “Na fase que o Flamengo atravessa quase qualquer jogador que entrar dará certo, menos Cirino e Chiquinho.”
    Vinny, reformulei a sua frase.

    • Por enquanto

  • MA é um dos pilares ? Pegou pesado, parceiro..

  • Sorte foi o EBM ganhar p presidente e ter competência para realizar esta maravilhosa gestão no flamengo , agora na comissão técnica foi sorte escolherem o Zé e pura competência dele para realizar o trabalho.

  • Sorte sem dúvida! É um asno, o elenco está fazendo a diferença por conta própria. O cara me manda uma de sistema de meritocracia no futebol?..

    • “o elenco está fazendo diferença por conta própria”. E ele que é o asno?

    • Vá dormir vai cara, faça esse favor.

  • Só que nem a estrela do Zé Ricardo consegue fazer o Cirino e o Chiquinho jogarem bola.

    • Por enquanto

  • Zé Ricardo é aquele que o Jorge escolheu ao invés do Guardiola

    • HAHAHAHAHA Boa!

  • Vixi, uma coluna escrita por Vinny Dunga??
    Passa, nem perder meu tempo lendo.
    Avançandooooo pra próxima por favor …..

    • Zé deve estar treinando o Vinny, tá melhorando. Daqui a puco volta a ser o Vinny de sempre

  • Ainda tem gente que acha que ele é um novo andrade, que é fraco, tudo pq nao escala mancuello e cuellar, ai quando ele escala e o time joga mal fala que escalou errado. Quando joga bem sem eles fala q escalou errado e quando jiga mal com eles fala q escalou errado também.

    • Verdade Lucas…
      Ainda tem gente!
      Abraço! SRN!

      • SRN ! Abraço.

    • Perfeito.

      • Valeu Weber

  • “Colocar o Cuellar aberto pela direita foi um erro crasso! O cara não
    tem o mínimo cacoete para jogar ofensivamente, perdeu todas as bolas, e
    atrapalhou o Flamengo, que golearia com facilidade o jogo sonolento da
    última quarta, contra um medíocre adversário.” — Pois é… como o cara é o QUERIDINHO dos torcedores, a culpa é do técnico!

    Vamos recapitular as “desculpas” pelas quais Mancuello e Cuellar não jogaram bem:
    1. Entrou sem ritmo de jogo;
    2. Foi escalado no time reserva;
    3. Foi colocado fora do seu posicionamento;
    4. O time estava mal no jogo;
    5. Teve que cobrir o M. Araújo.

    Faltou mais alguma desculpa? Se o Márcio Araújo…

    PS.: Vinny, você é o meu editor preferido! &;-D

  • Essa carta branca só dura até o próximo tropeço, torcedor tem memória curta

  • Vão ser necessários quantos posts sobre o Zé Ricardo com o mesmo teor?rsrssr.. Acho que já deu.. mas tbm não tem mais nem o que falar.. hsuhasuhaush.. melhor isso do q crise. SRN!

    • Ainda tem gente lendo, e participando.
      Se ainda tem apelo, vão continuar postando.
      Já reparou como reclamam de tudo?

  • Nunca imaginei que iria dizer isso, mas senti saudades do Pará na quarta-feira. Rodinei entrou muito mal.

    • Verdade João, eu também senti.
      Abraço!

  • Zé Ricardo tá iluminado! O cara virou o rei midas, tudo que ele toca vira ouro rsrs.

    Mas tem gente que ainda acha jeito de cornetar. Deixa o cara mostrar o trabalho dele! Já fez muito, muito mais do que a gente achava que era possível.

    • Os cornetas sempre estarão por ai à espreita da primeira derrota ou empate que aparecer…mas esquecem de dizer que atualmente o melhor futebol do Brasil é o nosso!

  • Acho que dessa ressureição do Zé, merecem dois destaques: Pará e Fernandinho, maluco o que o Pará ta jogando não é brincadeira, lembro que mtos falavam que era só esperar que logo logo ele iria voltar a ser o velho Pará de sempre….to esperando até agora rsrs. O Fernandinho é outro, nesse ultimo jogo contra os chilenos ele tava dominando a ponta esquerda, jogou demais. O clima do vestiário como foi dito parece que está ótimo mesmo, todo mundo se ajudando e com certeza tem dedo do Zé nisso ai, pq ego e vaidade eram duas características que andavam juntas no elenco do mais querido nos últimos anos. Que tudo dê certo.

    • Boa Ryan!
      Que tudo dê certo! [2]

    • Acho que não vi o mesmo jogo.
      Fernandinho arrumou umas jogadas no início do jogo, todas com a péssima conclusão de sempre, e não fez mais nada de útil o resto do jogo.
      Quando a fase é boa, pra torcida todo mundo joga bem.

      • Respeito seu ponto de vista, mas em comparação com o futebol medíocre que ele apresentou no inicio a melhora de rendimento do cara foi grande e isso quem negar é cego. Não falo apenas pelos gols, mas pela jogadinha lateral que sempre leva perigo, pela boa movimentação e tbm pela raça, quanto as finalizações isso é treinamento e interesse do jogador em melhorar, e o Fernandinho parece que ta querendo jogo, mantenho minha opinião!

Comentários não são permitidos.