“STJD adotou punições razoáveis para Fla e Palmeiras, embora não ideais”

Compartilhe com os amigos

Como esperado, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) revoltou as torcidas de Flamengo e Palmeiras ao puni-los com partes dos estádios fechados pela briga do Mané Garrincha, no primeiro turno. Mas a solução foi um caminho possível adotado pelo tribunal, embora não houvesse uma pena ideal. Poderia ser ainda mais duro e fechar estádios totalmente que não seria nada demais pelo que ocorreu.

O Palmeiras perdeu seu setor do Gol Norte, onde ficam as organizadas e torcedores comuns, por cinco jogos, além de outras cinco partidas sem fãs visitantes. A sua organizada ”Mancha” foi a principal responsável pela confusão, partindo para agredir os rubro-negros.

Ora, faz sentido portanto que sejam alijados de seu setor preferido por cinco jogos. Assim, pelo menos evitou-se fechar o estádio inteiro.

”Ah, as organizadas vão em outro setor”, argumentarão torcedores com razão.  Cabe ao clube, que tem um sócio-torcedor com mais de 100 mil inscritos, fazer uma triagem e impedir isso. É só instalar um sistema de controle de acesso com identificação.

Isso já foi proposto e até orçado. Só não foi adiante porque nenhum clube ou CBF ou federação quis arcar com custos. No dia que um clube tomar essa atitude, poderá cruzar o banco de dados de organizadas, da polícia e da CBF para excluir brigões. Aí vai se reduzir a incidência de brigas dentro das arenas pelo menos.

A punição esportiva incentiva o time a ir nesta direção. Louvável já a iniciativa do Palmeiras de romper com organizadas, diga-se. O controle de acesso é o próximo passo. E, para estes jogos, o clube tem que garantir ao torcedor que vai ao Norte e não é de organizada um lugar em outro setor do estádio.

Quanto ao Flamengo, foi o responsável por organizar o jogo. Então, cabe uma punição, embora um pouco mais branda. Os três jogos como visitantes sem torcida e 20% do estádio fechado são, de novo, uma solução possível.

”Ah, mas o Flamengo não terá torcida no jogo mais importante do Brasileiro contra o Palmeiras e isso é manipulação”. Não tinha como se prever esse cenário antes e os próprios clubes é que recorreram da punição de um jogo sem torcida imposta na primeira instância.

A mesma acusação que fazem os rubro-negros agora era feita por palmeirenses antes com a possibilidade de ficar sem torcida neste jogo. E ambas, na minha opinião, não têm fundamento. O clubes protelam os julgamentos e depois reclamam que aconteceu na hora errada. Na prática, não querem punição nunca.

A punição esportiva dos clubes é o único caminho para que eles se engajem de fato na luta contra violência do futebol. A maioria é negligente ou conivente com organizadas (Palmeiras é exceção neste caso). As penas de portões fechados são prática em vários lugares do mundo: não são invenção do STJD. Dizer que bandidos têm que ser presos é o óbvio, mas é só atacar um face do problema. Os clubes têm que participar desta solução.

Fonte: Rodrigo Mattos

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Razoável é meu ovo, stjd só serve pra atrapalhar, poderiam aplicar uma pena mt mais inteligente, como foi até citada no texto,no caso impedir a entrada de organizadas e jogadores com a “ficha suja, mas para eles é mt mais fácil só proibir pessoas de assistirem o jogo e tirar dinheiro dos clubes

  • Matéria ridícula. Punições razoáveis? VTNC

Comentários não são permitidos.