STJD libera, e Arouca está livre para voltar a jogar

Compartilhe com os amigos

O volante Arouca, do Palmeiras, teve sua suspensão preventiva por doping revogada pelo presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) do futebol, Ronaldo Botelho Piacente.

Segundo o despacho, ao qual a Máquina do Esporte teve acesso, Piacente afirma: “Informo que, através de despacho, foi deferido o pedido de reconsideração requerida, para revogar a suspensão preventiva aplicada ao atleta marcos Arouca, ficando o atleta liberado para praticar suas atividades profissionais”.

Liberado, Arouca poderá integrar o elenco palmeirense na partida contra o Flamengo, nesta quarta-feira, em jogo que vale a liderança do Brasileirão.

O jogador havia sido suspenso após seu exame antidoping do jogo contra o Internacional, pela 15ª rodada do Brasileirão, detectar a presença da substância Hidrorytriamcinolone Acetonide. Em 1º de setembro, o jogador tinha sido suspenso preventivamente por 30 dias.

O clube, porém, alegou que a substância havia sido aplicada através de injeção na articulação do joelho esquerdo, como forma de tratamento de lesão.

Segundo a defesa do atleta, obtida pela reportagem com fonte ligada ao Palmeiras, o procedimento está “dentro, portanto, da conduta médica apropriada ao caso e permitida pela Lista de Substâncias Proibidas da Wada [Agência Mundial Antidoping], Edição de 2016, sem, portanto, qualquer nexo de culpabilidade tanto do atleta, quanto do departamento médico do Clube, fatos estes já fartamente s autos”.

O documento também lembra que o procedimento seguido pelos médicos do Palmeiras com Arouca foi o mesmo utilizado pela CBF no tratamento da lesão no cotovelo direito de Fernando Prass, no período em que o goleiro esteve na seleção brasileira durante preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

A defesa, assinada pelo advogado Thomaz Mattos de Paiva, também lembrou que a própria ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) afirma, em seu site, que “pode-se também fazer a administração de glicocorticoides por via intra-articular, sem a necessidade de pedir uma AUT [autorização de uso terapêutico]”.

A AUT é pedida sempre que o atleta sofre de algum problema médico que necessite o uso de substância proibida pela Wada, o que não foi o caso de Arouca.

Na terça-feira, o Palmeiras havia conseguido efeito suspensivo para outro jogador, o atacante Alecsandro, de suspensão por doping. O atleta tivera exame positivo para O-Dephenylandarine, em clássico contra o Corinthians, em abril. A defesa do atleta alegou que a substância está presente em xampus e loções utilizadas para o tratamento da calvície. O centroavante ainda será julgado.

Fonte: Máquina do Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Engraçado que o STJD só é ágil quando quer, a briga entre as equipes foi lá lá trás e só agora o STJD resolveu aplicar as punições (mesmo que os clubes tenham recorrido), sem contar que o vitória vendeu ingressos para os visitantes sem autorização do Flamengo, e também fiquei sabendo que o Parmêra vai vender a carga que seria destinado ao Flamengo ou seja não vai deixar o espaço vazio, nós temos que ficar de olho na arbitragem (e o time jogar com inteligência e paciência ). Não confio nesses clubes paulistas, na minha opinião são sujos e com Del Nero como torcedor do porco então… .

    SRN #VaiPracimadelesMengo

  • Com ou sem Arouca, Gabriel Jesus, arbitragem tendenciosa… Flamengo vai passar por cima do cavalo palestrino.

  • Nem a esfera esportiva está livre da corrupção neste País!
    Juízes parciais, sem pesos e medidas coerentes em suas penas.
    Como o palmeiras está na liderança, liberaram o Alecsandro e Arouca. Queria ver se fosse algum carioca, catarinense, gaúcho, eles nunca iriam liberar.
    Sujeira, corrupção, este é o nosso País.
    Mas dá para vencer o palmeiras hoje mesmo, independente dos jogadores que eles usarem.

  • Já era de se imaginar que isso irá acontecer, pois é um jogador de time paulista e esses caras desse tribunal são paulistas uns chegam ate se conselheiro do palmeiras…..

Comentários não são permitidos.