Torcida do Flamengo é eleita a mais fanática do Brasil

Compartilhe com os amigos

EPOCA: “O Flamengo tem 35 milhões de torcedores.” “O Corinthians possui 30 milhões de fãs.” As frases saem da boca de dirigentes toda vez que precisam “vender” o clube – para conseguir um patrocinador, por exemplo – e de torcedores na hora de contar vantagem nos bares e nas redes sociais. Há derivações para quase todo time de futebol brasileiro que se considera “grande”. Pare para refletir. A torcida de seu clube é mesmo tão numerosa assim? Ou melhor: ela é tão apaixonada quanto as afirmações de grandeza fazem parecer?

O modo como o mercado conta torcedores é conhecido: institutos como Datafolha e Ibope fazem pesquisas amostrais e determinam que, de toda população, 18% torcem para o Flamengo e 16% para o Corinthians. Esses percentuais em um país com mais de 200 milhões de habitantes fazem qualquer um parecer gigante. Mas a conta não deveria ser tão simples assim. Afinal, se há tantos milhões de torcedores no Brasil, como conceber que o Campeonato Brasileiro tenha uma média de público em torno de 17 mil pagantes por jogo? A resposta está em quão apaixonados são esses milhões.

As torcidas de futebol podem ser colocadas em réguas de engajamento. O fulano que está lá no topo é aquele que lê as notícias do clube, vai ao estádio, viaja para ver o time jogar fora de casa, paga mensalidades de sócio-torcedor e assina pacotes de pay-per-view. Sente-se mal quando o time perde e gasta mais do que poderia com seus produtos. É o fanático. O fã. O sujeito que fica na outra ponta simpatiza pelo clube, diz que torce por ele, mas não faz nada disso com tanta frequência. Assiste aos jogos e compra produtos eventualmente. Não tem tanto envolvimento emocional assim.

Na teoria, tudo certo. Na prática é que o problema engrossa. A medição do engajamento de cada torcedor é rara dentro dos próprios clubes – os departamentos de marketing, quando têm equipe, investem seus esforços mais em tarefas comerciais, como buscar patrocinadores, do que efetivamente de marketing, algo que envolve pesquisa. No mercado, de modo conjuntural, as pesquisas são ainda mais raras. A boa-nova é que o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), aquele órgão reconhecido por cobrar dívidas, fez uma pesquisa que levou em conta as diferenças entre fanáticos e simpatizantes.

Os torcedores brasileiros acham ser mais fanáticos do que realmente são. Ao responder ao questionário do SPC, metade dos entrevistados, 50%, afirmou ser “aficionada”, o mais elevado nível de engajamento. Só 13% se identificaram como “simpatizantes”. O órgão então fez perguntas mais direcionadas para “checar” se aquela impressão era real. Com que frequência você lê notícias sobre seu time? A quantos jogos assistiu no último mês? Assim em diante o SPC identificou que a prática está distante do discurso. Na régua da entidade, só 8% são “aficionados” e 43% são “simpatizantes”. Não amamos tanto assim.

O SPC também montou uma tabela que divide os torcedores por time em “aficionados”, “médios” e “simpatizantes”. Prepare-se para a polêmica. O São Paulo, campeoníssimo na década de 2000, tem uma proporção maior de simpatizantes do que de aficionados. O Palmeiras, pelo contrário, tem mais aficionados do que simpatizantes. Na prática, isso que dizer que, apesar de os são-paulinos aparecerem à frente dos palmeirenses em pesquisas de tamanho de torcida tradicionais, como a do Datafolha, os palmeirenses consomem o clube com mais intensidade. Se você lembrar que o Palmeiras teve uma média de 29.633 pagantes por jogo no Brasileiro de 2015 enquanto o São Paulo ficou em 20.562, a conclusão do SPC ganha mais um indicador que a corrobora.

É claro que as conclusões merecem um paragrafão de ressalvas. A pesquisa do SPC, como as do Ibope e da Datafolha, é amostral e, portanto, não deve ser considerada como definitiva. Uma coisa é entrevistar os 200 milhões de brasileiros para ter certezas, mas aí haja custo. Outra é entrevistar 620 pessoas em 27 capitais e estimar o comportamento de grupos maiores a partir da amostra. O método é sério, embasa pesquisas no esporte, na política e na economia, mas tem uma margem de erro. No caso são 3,5 pontos percentuais que podem mudar os resultados de figura. Mais: a pesquisa do SPC descartou entrevistados que não gostam de futebol. Isso porque o valor que elas gastam com futebol, por exemplo, quase nada, puxaria a média toda para baixo, e o intuito do órgão era entender padrões de consumo do torcedor, não da população. Tenha em mente: a pesquisa tem limitações. Mas é um bom ponto de partida para qualificar o debate sobre os milhões de apaixonados por futebol.

Fonte: Fla Hoje

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • As pepas estão com o rabo cossando, esqueçam esse bosta!!!

  • O título da matéria exalta a torcida, mas no texto não concatena nada com nada!. Pouco se fala no quesito “mais fanática”. Um monte de números e nenhuma conclusão do que se é afirmado. Eu hein!

    • Exato, ia falar isso mesmo, não tem NADA no texto que mostre a mais fanática… Pelo amor de DEUS, chega de estagiários.. kkk Atenção COLUNA DO FLAMENGO, vcs leem os textos antes de postar essas merdas !?? Putz…

    • hauahauahaua. Isso. Coisa horrorosa!

  • 620 entrevista ai querem chutar no universo de 200 milhões. Deveria fazer como o do face que conseguiu chegar em todos os cantos do país

  • Cala a boca! Quem disse que o cocorinthias tem 30 milhões??!! Muito menos.

    E o Fla tem 38 milhões, na verdade.

    Flamengo Sempre

  • Essa Fla Hoje está se especializando em criação de matérias pra angariar cliques, pelamorddeus!
    Poem um titulo falando de Flamengo pra depois só ter assunto de aficionado do São Paulo e do Palmerda. Ora vão caçar o que fazer pra me deixar em paz cambada de sangue-suga de torcedor fanático.

  • cara de anão É verdade que o mundial que vocês dizem ter é uma garrafa de 51?hahahaha 18/11/2012 Flamengo e Palmeiras no Raulino de Oliveira Palmeiras dependendo de ganhar pra escapar do rebaixamento e o que aconteceu?time grande joga a segunda divisão gigante não

  • Parei na parte “curintia lixão 30 milhão”…

    Trágico essa imprensa…

    • Como é que um time que só tem torcida em SP tem 30 milhões, explica isso Arnaldo kkkk

  • 30 milhões de torcedores do curica?então em 2 anos nasceu 10 milhões de corintianos e morreu 5 milhões de flamenguistas e?

  • Kkkkkkkk isso e papo da Globo que saiu nos anos 80 criando isso que o Flamengo tem a maior torcida , os jogos na maioria das regiões só passava Flamengo aí os alienados torciam pra esse time , são os famosos modinhas da época , podem ir em qualquer lugar que vc vê um cara com a camisa do Flamengo , aí vc pergunta qual o próximo jogo do Flamengo? Em que posição o Flamengo tá ? Não vão saber responder são os famosos simpatizantes , fato

    • Parabéns Matheus Palmeiras, até que enfim um bom comentário seu.

      • Caralho, toma um block

    • E deu certo Porque alem do mais amado é o mais odiado. Tanto que desperta o interesse dos adversários, vugo o senhor. É nessas horas que vejo como é bom o poder de convencimento da mídia. Kkkk.
      SRN. Chiqueirada.

      • Qual país você vive JSG ?

        • País Brasil, Estado Ceará. Estudante de Engenharia Civil na UNIFOR.

          • Com certeza é Petista.

      • Pra vc vê como a rede esgoto manipula , so bobo cai

        • E a midia bairrista de SP tambem. Na verdade todos nós somos manipulados de alguma forma. Ou tu achas que so os torcedores de um ou outro time que são. Não seria o Futebol em sua totalidade uma grande fonte de apelo popular?

          • Em quem a globo mandou você votar esse ano ?

          • Pode manipular , mas a rede esgoto manipula mais . vc acha que esse negócio de maior torcida vem de qm ? Da Globo claro , a Globo manipulou o povo no nordeste inteiro , com o Flamengo pode sair em qualquer lugar do Brasil no nordeste principalmente que vc vai vê um cara com a camisa do Flamengo , mas se vc perguntar qual o próximo jogo ele não vai saber responder , pois é simpatizante , fato

            • nao temos culpa de ser do rio e vcs de sao paulo,entao se conformem com a band que é bem a cara de vcs,saudaçoes rubro-negras.

              • Você acha legal ser um fantoche da Rede Globo ?

                • e vc acha legal ser da band ?

                  • A Band não manipula cara , nem força tem pra isso , A Globo que tem força para isso

                    • Ô, quer chupeta neném? Toma um block seu merda

                  • Quem é fantoche da Band, ela é igualzinha a Globo, as duas puxam a sardinha para os filhotes dela, gambá e mulambo.

                    • Só que a Band não manipula igual a Globo , a Globo já manipulou até eleições , fato é maior emissora do país a segunda do mundo por isso consegue alienar muita gnt.Fato.

                    • quer uma mamadeira fofo?

                    • ka ka ka percebe-se,na band só se fala de flamengo,e os seus comentaristas sao extremamente imparcias……

                    • A Globo fez manipulação no povo em eleições , no Flamengo , em novelas , e entre outras coisas , isso é um fato

                    • fonte?

                    • Tô achando q vc é da igreja universal e é alienado c as baboseiras ditas pela rede Record e pelo bispo Macedo.

                    • Não assisto TV , vou ao estádio quase toda semana , “a maior torcida do Brasil” tem uma coluna legal dessa, e os comentários não passa de 200 tem torcedor do seu time mesmo dizendo isso. e olhe e que o time tá na vice liderança , torcedor não está nem aí com as notícias do clube, que maior torcida do Brasil e essa? Flamengo e igual novela da globo aliás são produtos da Globo né , A alienação da Globo em parceria com o Flamengo começou nos anod 80 alienando um monte de gnt

                    • VC sempre com o mesmo folclore. Bem antes dos anos 80 já éramos a maior torcida seu otário pesquise e não fique só no seu achismo.

                    • A sério a onde? No nordeste era maior torcida? Flamengo tinha uma torcida gigante no rj.vcs só criaram esse folclore de maior torcida por q a mamãe de vcs , que pregaram isso,e um monte de alienados caíram na pilha , pois so viam Globo e na globo só passava Flamengo , Flamengo e Flamengo, digo especificamente do nordeste por q lá o povo e mais facil de ser alienado,diferente de sp que tem clubes. Agora fique achando que tem a maior torcida do mundo como vcs dizem , tem torcedores do Flamengo que nem estão ai pro Flamengo não vê as notícias não veem nd , por issso eu digo e igual novela ninguém se preocupa , mas quando passa vai um monte de alienado pra frente da televisão assistir , a maior torcida do mundo não passa de 200 comentários na coluna , mas quando vai jogar pro lado do nordeste , vai todo mundo correndo pra vê o produto da Globo.

                    • KKKK quer dizer quem torce para o Flamengo é alienado, e quem torce p esta merda de Palmeiras não é. KKKKK somos a maior torcida do Brasil e não sou que falo é fato como diz vc. Me responda, como todas as pesquisas feitas por empresas de estatísticas divulgam que somos a maior torcida? E não com papo furado porque as empresas de pesquisas divulgam as metodologias científicas que utilizam e que as mesmas são utilizadas por todas as empresas de estatísticas no mundo inteiro. Qual o clube que vende mais camisas na América do Sul? Qual o clube que tem mais assinantes de PPV? Faz o seguinte, vaza daqui e passa vaselina no seu rabo e vai fazer ponto lá na Av. Paulista.

                    • Não sabe de porra nenhuma , e está aí falando merda. Primeiro , nos anos 80 só passava Flamengo na globo sugiro que vc pesquise , segundo a pesquisa do Datafolha não pode ser levado a sério , pois eles falam que tem 40 milhões mas não falam como foi feita a pesquisa como o perguntou aos torcedores, de vdd. Terceiro normal um time que tem muitos simpatizantes vender bastante camisa né? E só vc vê o Manchester United na Ásia, vc acha pode se levado a sério isso? Sugiro que vc pesquise , pois aqui eu dei , vários argumentos para acreditar que o Flamengo não é a maior torcida , e vcs vieram com argumentos tacanho , não vou mais me estender e não vou voltar aqui , nessa coluna da “maior” torcida do mundo que em uma coluna não chega a 200 comentários boa tarde.

                • Cara de anão? Deu as cara lixo? Já ta de chororô? Chora kkkkkkk

              • A Band não tem a mesma força da Globo pra conseguir manipular o Brasil inteiro , fato , vlw.

                • e nós temos culpa disso chorao?engole o choro que ta feio…

                • Tbm só contrata imbecis, quem é que vai assistir Neto, Denilson, Ronaldo, Milton Neves e Renata Fã. Para vc se vê como os times de SP despertam interesse nos outros estados. A BAND só fala de times paulistas e é um fracasso de ibope.

                  • que dizer que se a Band falasse de times carioca seria um sucesso? A Band e uma merda de emissora , mas diferente da Globo não é podre , aGlobo e podridão pura , desde sua fundação.

    • registra um B.O na delegacia das mulheres contra a globo.

    • É mesmo kkkkkkkkkkkkkk aceita q dói menos. Mais amado e mais odiado também. Corinthians sempre em segundo. Se existe um time realmente apoiado e abraçado pela mídia, esse time é o corinthians. Podem chorar o quanto quiserem. Vcs todo o ano inventam alguma coisa pra negar a superioridade numérica do Flamengo. Igual o neto, que diz q os flamenguista fora do Rio São simpatizantes mas os corinthianos do Pará são corinthianos de verdade. Aí pode né neto? Kkkkkk. É por isso que o Flamengo está onde está. A sua torcida o ama, mas os seus adversários não o esquecem de jeito nenhum. Vide vc aqui pegando recibo.

      • desculpa de marelao é comer barro…

        • #amarelao

      • Flamengo e Corinthians são os times da Globo , a torcida do Flamengo em sua maioria e simpatizantes , tem pessoas que colocam a camisa do Flamengo e nem sabe quando é o próximo jogo , fato.

        • A culpa é do flamengo?vou comprar uma mamadeira pra ti,nao tem idolo melhor pra representar vcs hoje que o gabriel jesus,a cara dele é a cara de vcs kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • A culpa é do povo , que foi Alienado, a onde vc mora ? no nordeste? Sai na rua agora , com certeza vc vai ve alguém com a camisa do Flamengo , pergunte para ele quando vai ser o próximo jogo , tenho certeza absoluta que ele não vai saber responder , por q o povo no nordeste foi Alienado pela redo esgoto , assim como foi Alienado pelo PT .

            • Perdeu a chance de ficar calado. Mais um sabichão que acha que todo nordestino é tapado e que só ele é politizado. Vc torce para quem mesmo? Melhor nem saber. É muita frustração para uma pessoa só.
              SRN

            • vc é tao hipocrita,que com tantos meios de informação hoje em dia,mesmo assim diz que só pq um torcedor está com a camisa do flamengo ,nao sabe com quem ele joga na proxima rodada,vc é o verdadeiro alienado,vugo ,maria vai com as outras ou pele de culhao ,que fica de um lado pro outro.

              • Com tantos meios de comunicação hj em dia o pt foi massacrantes nas últimas eleições no nordeste , vai dizer que um povo desse a maioria não é Alienado? Eu não tenho preconceito,não e isso não confundam,ate por q sp tem que agradecer a muito nordestinos.Mas que o povo do nordeste e Alienado isso sem dúvidas

        • Fato??? Este argumento é bem clichê de anti. Alias nós somos a quinta maior torcida aí no seu estado seu mané. E não vai demorar muito vamos passar o Santos.

          • Vai “com certeza” , vem aqui vê,qm são os Flamenguistas , te garanto que 80℅ nem nasceu em SP.

    • E o choro não para….

      • a cara do gabriel jesus é a cara dos peppas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Esse argumento clássico de Neto, Eurico e Ronaldo já tá ultrapassado.

      Flamengo já tinha uma das maiores torcidas antes do anos 30, e nosso maior público até hoje é de 1963.

      • Flamengo antes do anos noventa tinha uma torcida gigante no RJ isso é fato esses sim iam ao maracanã e não eram simpatizantes, dps nos anos 80 com apoio da Globo a torcida cresceu de forma brutal , mas não cresceu por q foi por amor , cresceu por q foram praticamente empurrados com a cara na TV ,pois só passava Flamengo .

        • O Fla fazia partidas e caravanas pelo nordeste muito antes disso, procure jogos do Fla na época de 40, 50, etc. Tudo isso também ajudou a popularizar o clube pelo Brasil, em 1927 mesmo já se discutia que o Flamengo era a maior torcida do Brasil.

          • Flamengo fazia partida em um lugar do nordeste tá bom , nos anos 40 e 50 muitas pessoas nem sabiam qm era Flamengo , pois nem televisão tinha,tinha rádio mas mesmo assim pouco pessoas tinham, a partir dos anos 80 muitas pessoas já tinham.condiçoes da ter um rádio e uma televisão em casa , e qual era único canal que passava no nordeste? Globo só a Globo passava , 90% dos jogos eram do Flamengo , a torcida do Flamengo no nordeste não é uma torcida torcida vdd mesmo e maioria simpatizantes, pegue a matéria que a bbc fez contra a Globo , o poder que ela tem de alienar as pessoas ta no YouTube . Vlw

            • Fla fez várias partidas e amistosos por Norte e Nordeste, só pesquisar. Aliás antes dos anos 40 mesmo, o que ajudou a popularizar muito o clube foi o sucesso de 3 grandes craques (Domingos da Guia, Zizinho e Leonidas)

              • Esses jogadores ajudaram a fazer criançinhas a ir no maracanã vê o Flamengo jogar esses sim torcedores de corpo e alma , agora em outros estados e no nordeste principalmente não foi isso , até os adultos foram de certa forma,empurrado com a cara na TV,pois só passava Globo , Globo , Globo

                • E ninguém cala, esse chororô, chora o Presidente, chora o time inteiro, chora o torcedor!!!

            • Ah claro, tanto não conheciam que o Flamengo do Piauí foi fundado em 1937!

            • Vc ja ouviu falar em Leônidas, jogador mais popular da década de 40 e 50 o fla contratou ja pensando nisso, esquece globo o fla e conhecido nacionalmente pelo que fez e o que faz, como vc disse sobre a tv, então a tv se tornou objeto popular no fim dos anos 80 a transmissão de jogos eram pelo rádio e os grandes do rioe sp eram transmitidos mas o gfla era o mais procurado, ler faz bem, pesquisar também

              • Meu deus como o torcedor do Flamengo e Alienado , agora eu tou vendo , 90℅ dos jogos só passava Flamengo , vou te mandar uma matéria aqui do Luisão ex jogador que jogou no Flamengo e que foi campeão da libertadores com o palmeiras

                • Manda ae, vou detonar seus argumentos, depois vc responde as minhas perguntas, agora vc e alienado acredita em tudo que falam sem pesquisar, agora vem com luisão

                  • Não achei a matéria , mas ele disse mas ou menos isso , em minha cidade só passava Globo do rj

                    • E mesmo, campeonato carioca passou também na tv manchete, sou de Brasília e até hoje passa globo rj acho que vc não tem argumentos pra falar sobre a tv, vai no YouTube e veja a evolução da tv, há nessa época tinha a Bandeirantes sp, Record sp, manchete, sbt.

                    • Vai lá , melhor vc ir no YouTube e pesquisar bbc mostra o lado podre da globo , vai passar várias pessoas do nordeste dizendo que só assisti a Globo por q lá só pegava a Globo,igual na cidade do Luisão que só pegava Globo , e varios canais nem tinham direitos de transmissão do campeonato brasileiro , A Band essa época transmitia futsal , vôlei e boxe que eu estou a ter lembrado , a Record acho que nem transmitia Futebol , sbt começou transmitir Futebol no início dos anos 90 por um curto período , Torcida do Flamengo na maioria das regiões e de simpatizantes no nordeste principalmente , ter que ser feita uma pesquisa séria com torcedores de vdd , por q o que mais tem é Gnt com a camisa do Flamengo , e se vc pergunta o próximo jogo , nem responder ele sabe , e o famoso simpatizante , abrs

                    • Eu ja vi esse documentário, agora te pergunto o que tem haver o nordeste? O fla ganha em torcida em 4 das 5 regiões, em São paulo tem 45 mi de habitantes, 15 mi São nordestinos então eles são simpatizantes? Eu sou simpatizante por ser de bsb? Acho que vc não sabe que o Brasil tem 26 estados e o df. Como te disse a tv se tornou objeto popular no final dos anos 80, o radio era a comunicação do país, e seu Palmeiras ressurgiu por causa da Parmalat e hoje recebe 100 mi da globo vc sabia.

                    • E o Flamengo recebe quantos da Globo? Muito mais , tudo bem tem a maior Audiência , mas comparado com o palmeiras nem é tão grande assim , mas td bem não vamos discutir isso , vamos discutir aqui sobre as torcidas , vc acha que um povo que apóia o pt não é Alienado?o plano do lula quando chegou na presidência foi fazer a água chegar com mais facilidade naquele lugar , e melhorar outras coisas , o que ele cumpriu ? Nd , aí ele pra enganar o povo o que ele fez ? Criou o bolsa família , bolsa esmola, que é a pior maneira de tirar alguém da pobreza , tem que ter trabalho e educação pro povo assim que se tira alguém da pobreza , mas la ele enganou o povo direitinho lá naquela região. Assim como a Globo enganou muita gnt tbm , a torcida do Flamengo e grand aqui e sp mesmo, mas eu afirmo com toda certeza para vc a maioria e nordestinos que vieram para e filho de nordestinos. Eles são simpatizante não sei a maioria nordestina e simpatizante do Flamengo , não vêem nem notícia do clube , mas vc eu tenho certeza que não e pois vc acompanha as notícias , diferentes da maioria.

                    • Kkkkkkkkk, Paulista e triste. O lula vacilou demais, realmente melhorou muitos lugares no Nordeste, a transposição do velho chico esta demorando mas creio que vai sair, o Brasil e um país pobre, precisa de ação social, vou todo ano passar as ferias no Nordeste e vejo que muita gente precisa de ajudar, mas so no Nordeste? Fui no sudeste e vi tanta pobreza que chorei, sou doador do médico sem fronteira. Voltando pra torcida infelizmente vcs vão procurar, fofocar, inventar história e não vão conseguir entender o Flamengo. Muita gente votou no lula/dilma pra não votar no aecio. Eu voto nulo. Eu não entendo esse enganar da Globo, eu não gosto de novela e o que mais passa na globo. O que ela engana, o fla ganhou 120 mi e 34 mi de venda de ppv.

                • Alienado?
                  Diga aí sua escolaridade, que livros vc já leu e quais está lendo.
                  Vamos ver seu nível de informação e conhecimentos básicos.
                  Por enquanto sua referência é ‘uma matéria do Luisão’. .
                  Porque escrever eu já vi que vc não sabe.
                  Pífio.

            • Nos anos 80 a população era de 90 mi, hoje somos 200 mi então 110 mi de diferença, será o porque o fla continua na frente. Não vale dizer que foi a globo, pq não cola, anos 90 a band transmitia o teu pal/parmalat e o corin. A tv so era comercializada no sudeste e sul do país nos anos 80. Ja viu na bbc

        • vcs ficam com a band e nós com a PODEROSA REDE GLOBO. kkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Cresceu pelo que quiser meu parceiro, o motivo não faz a mínima diferença, o que importa é que somos 40 milhões e isso claramente te incomoda. Agora vai cuidar daquele teu timeco ruim.

        • Vcs acreditaram nisso, por isso que a band, fox, record pensam que ficar falando de um mesmo time atraí torcedores. Deixa de ser burro

      • Não é exclusividade desses aí não todos os paulistas são contra o Flamengo e qualquer time carioca e até ao próprio Estado do Rio de Janeiro. Eles não gostam do RJ.

        Outra. Só há duas torcidas no Brasil: a do Flamengo e os antis.

    • Engraçado que esses “modinhas” , seu tempo com um time que nem torcia certo? Maracanã com mais de 100 mil de modinhas todo jogo kkk, eu achando que corintiano que era chorão com essa história de torcida agr um palmeirense que não é nem a quarta maior torcida quer chorar?

    • Tá com lombinho quente e o rabinho ardendo, suína?
      Tu parece mulher de malandro: gosta de ser surrada.
      Chega, agora só vou zuar o galo e o peixe pq aquilo que vc chama de time, ontem tremeu na base pro Mengão.
      Toda imprensa disse hoje: seu time amarelou.
      Mengão Hepta!

  • Cheiro de hepta ? Hepta, vocês estão contando o título de 87 do Sport ?

    Chupa JSG kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • ATENÇÃO. O ESTATUTO DE TIMES CAMPEÕES BRASILEIROS DO SÉCULO 21 ADVERTE: Se você conhece algum palmeirense deste século, desde que começou os pontos corridos que viu o Palmeiras ser campeão Brasileiro passe no museu da historia do brasileirao e o leve. É uma relíquia avaliada em fortuna

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa JSG está pegando o espirito da coisa.

      • Não sou de responder provocações. Comento pouco aqui porque passo o dia no trabalho. Mas você é chato pra caramba. A página do teu time num tem ninguem e vem ser besta aqui na do mengao. E essa historia de torcida mista é papo de tolos. Sou cearense e torço apenas para o Flamengo. Detesto Fortaleza e Ceará e como eu tem vários aqui.

        • Para com isso vai JSG, você deve torcer para o Icasa e seu segundo time é o Flamidia.

          • Ou torcedor do Vitória, chapecoense, Agua Santa, Mirassol, Goias. O que eles tem em comum? Goleadas humilhantes pra cima do Pseudo Grande time palmeiras.

            • kkkkkkkkkk mesmo com essas goleadas vocês continuam nossos fregueses de carteirinha, mas vamos la, vocês perdem no confronto direto para quase todos os times grandes do Brasil, Gamba, Bambi, Gremio, Inter, Cruzeiro.

              • So pra constar. Tirando os cambás, Todos esses vencemos nesse brasileirão. Para que ta ficando feio pra ti. Saindo q tenho mais o que fazer. A Faculdade me chama.

                • O Palmeiras você não venceram.

            • kkkkkkkkkkkkkkkk verdade jsg

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Esse tal de cara de anão que aparece aqui é um babaca. Ta com tanto medo que vem aqui nos provocar. E fica de piadinha. Agora me responde ai:
    – se o palmeiras fosse um número a ser chamado num sorteio qual seria? Eu diria 22. Por que esse é o tempo que um clube que se diz grande está sem ganhar o brasileirão. E até slogam pro palmeiras tem agora: crefisa – um título para quem precisa.
    Tão tudo borrando de medo. Cuca levou um baile do Zé Ricardo.
    E ontém só pra dizer que com 1 a menos por 50 minutos calamos o chiqueiro e tinha porco apelando pra tudo que era Santo. Até que Jesus salvou o timeco da derrota. Se MA foi expulso, nao seria Jesus também ? Pq aquela simulação contra o Pará foi digna de ator e de levar amarelo. To aqui no sertão e já da pra ouvir as cavalgadas de um cavalo verde passando

    • kkkkkkkkkkkkkkkkk boa

    • kkkkkkkkkkkkk boa JSG você está pegando o espírito da coisa, estamos a 22 anos sem ganhar o Brasileiro e mesmo assim somos os maiores ganhadores, então ainda bem que não ganhamos né, se não o Brasileiro perderia a graça.
      Só para avisar o jogo empatou, qual o motivo da festa ?

      • entao me diz como é ganhar dois em um mesmo ano…

        • Foi legal, e está na história e como é roubar título do Sport ?

          • kkkkkkkkk ah ta,sobre o nosso titulo de 87,se o seu proprio time nos apoiou por meio de documento assinado,pq eu iria ligar pra sua opiniao?sem ofensas kkk

            • Você sabe como é a politicagem, mas o verdadeiro campeão foi o Sport, e você sabe disso.

              • nao seja hipócrita como a maioria dos torcedores que insistem em nao aceitar,flamengo ganhou esse titulo em campo,contra a elite,e a cbf fez a cagada mudando o regulamento no meio do campeonato,eu nem sei pq to explicando aqui pra vc pq sei que vc sabe disso,só nao quer aceitar

              • Pelo visto, você deve ser um torcedor do “ixport” e simpatizante do porco.SRN. KKKKKKKK

                • Sou de São Paulo rapaz e só tenho um time na minha vida, mas a justiça tem que ser feita.

                  87 foi do Sport.

          • Entendo sua preocupaçao com o Sport. Co-irmãos de série B.

            • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • e como é ganhar campeonato por pontos corridos….

        • Isso eu ainda não sei kkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Unificando os títulos dá epoca que o futebol foi inventado na Inglaterra e recebendo um mundial via carta pela Fifa. Kkkk

          • Kkkk. Num vale a pena

            • kkkkkkkkkk

  • kkk a página do Palmeiras tem só 2 ou 3 pessoas daí vem o solitário cara de anão em busca de atenção aqui na página do maior do mundo

    • kkkkkkkkkkkk Nick Sousa a página do Palmeiras é complicada, muita gente comenta, aqui é de boa, o pessoal comenta pouco até.

      • Como vcs encaram a cara de choro do cuca e do jesus? O que comentam? _ outro brasileirão indo pro ralo. Kkk

        • Tem um maluco que comenta lá que é chato demais, ele ficava falando que o Gabriel Jesus era borra fraldas, foi só ele falar isso que o cara descambou a fazer gol e jogar bem, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk os caras zoam ele até hoje por isso.
          O Cuca é bom técnico, o fod@ é que as vezes ele é meio doidão, tem que falar com o time e ele fica la ajoelhado.

    • Sem clubismo , mais eu visitei a página deles e tem no mínimo 500 comentários , essa coluna deveria ter mais gnt , pelo tamanho da torcida do Flamengo

      • Lá tem gente que comenta legal, Rafael, mas é cheio de idiota que fica falando merd@ para ficar famosinho, quando quiser ir la seja bem vindo, so preste atenção que tem algumas palavras bloqueadas.

  • Cara de Anão se fazer essa pesquisa flamengo sempre vai ter milhões e milhões de torcedores!

    Agora esse seu time de porco aí não ia ter para encher nem um chiqueiro!!

    “SAUDAÇÕES RUBRO NEGRA”

    • E ae Junior Leal, o Flamengo tem a maior torcida, mas o Palmeiras tem a melhor, pega qual é a melhor média de público e de Sócio torcedor.

      • Sócio Torcedor a 10 reais e quando é um pouco maior não paga ingressos assim é o mínimo que tem que fazer!

        • Vamos lá Junior Leal, é o que expliquei para um torcedor aqui embaixo, esse plano de 10 reais não tem mais, era um plano para quem morava longe de São Paulo, em outro estado. Os valor sofreram um reajuste e hoje em dia não tem mais plano de 10 reais. eu tenho fontes, voce quer ?

          • Mano eu já te falei, vai tomar nesse teu cu de porco seu merda!!! Vai procurar sobre teu clube seu merdao

      • kkkkkkkkkkkkkk isso é relativo meu amigo,se for por isso ,a melhor media de todos os cb é a nossa….meu time esta jogando em cariacica,estadio com 20 mil de capacidade,vc acha que tem como ter a melhor media?se tivessemos o maracana,nossa media seria de no minimo 45 mil,sem clubismo

        • Sem clubismo também Lucas vários jogos do Palmeiras os ingressos se esgotaram rápido, e se o estádio fosse maior poderia ter mais público, então é relativo para dois lados, ou não ?

          • em sao paulo talvez?pq nunca vi vcs colocarem mais de 40 mil fora de sao paulo entende?

            • Lucas no jogo contra vocês em Brasilia nós dividimos o estádio, lembra ?

              • colocaram 40 mil só na parte de vcs?

              • só ressaltando ,dividir nao quer dizer que vcs estavam em maior quantidade,fato.

      • Aí mano eu nuca falei contigo e nem queria falar… mas leva a sério o que eu vou te falar aqui… vai tomar nesse teu cu rapa, seu filho de uma bela puta e arrombada que é a sua mãe… você é um merda, vem aqui no rio, pra tu ver se eu não te afogo seu pela saco do caralho… vai se fuder, tu tem mãe na zona seu merda??

  • Flamengo tem 41 milhões de torcedores!

  • Qual semelhança entre um entregador de pizza e o Flamengo ?

    Os dois só sentem o cheirinho.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk foi boa essa vai.

    • Cara de anão, de tão bizarro com essas piadas vc acaba sendo comédia, cara. Volte sempre aqui pra rirmos de você. Abraços e saudações flamenguistas pra vc e sua família de suínos !!

      • Blz JP, um abraço para os urubuzetes da sua família.
        Saudações do líder.

      • Esse cara ja esta bloqueado no meu… falou tudo amigo… cara de anão!!! e trouxa ainda!

        • O meu tb, mas fico feliz que esse trouxa pelo menos serve para rirmos da cara dele.

    • vcs que vao somente sentir o cheirinho de novo,pq já sabe,se o mengao ta na disputa,peppa pigs nao tem vez.

      • Mas não era nessa rodada que vocês passariam ?

    • Vi um cavalo verde diretamente importado do Paraguai. Pessoal não esqueçam. Faz 22 anos que palmeiras nao ganha um brasileiro. Eu os parabenizo. Mais 3 anos e completam bordas de prata.

  • Se o Corinthians tem 30 milhões, o Fla tem 40 milhões. Não fode

  • Parei de ler em 35 milhões e curica 30

    • Agora tem que fazer essa pesquisa para torcedores que torcem só para um time, pois essa torcida é aquela que torce para o 15 de petrolina e para o Framengo, para o Botafogo da Paraiba e para o Framengo.

      • Se esse negócio de torcida terceirizada fosse, os times do nordeste não teriam nenhum torcedor nas pesquisas.

      • Se o Flamengo fosse segundo time, não teríamos tantos torcedores de outros estados vindo pagar ingresso e viagens caras para ver o Flamengo no Maracanã.

      • quando o teu time colocar mais de cinco mil pessoas em um estadio do nordeste ou norte vc vem falar comigo

        • Lucas você está passando vergonha, no jogo de Brasília nós dividimos o estádio com vocês, e temos bastante torcida no Nordeste também, sempre que o Palmeiras joga la a parte destinada ao Palmeiras sempre fica cheia.

          • na verdade nao sei nem pq estou discutindo sobre torcida com um torcedor do palmeirinha,ate o vascu tem mais torcida qe vcs

      • Ou então poderia fazer apenas com clubes que são de série A e desde que lá chegaram nunca caíram. Restariam apenas Fla, SP, Santos, Inter, Cruzeiro e Chapecoense. Ai q teríamos torcida mesmo.

    • Eu também

  • Desafio qualquer time do Brasil a excursionar pelo país!!!! Façam como o Flamengo se vocês tem coragem.

    Flamengo gigante.

    • Eu vejo pelo sócios torcedores é o que tem mais no Brasil, SQN.

      • Nisso você tem razão…nossa torcida não está jogando junto com o ST. Mas é um detalhe e logo estaremos no topo de tudo…o anão vai ver a gente cada vez mais alto

      • falando em sócios torcedores, vcs tem o dobro de sócios e arrecada o mesmo valor do que o nosso.

        • Mentira, o Palmeiras é o time que mais arrecada com sócio torcedor, pesquise matérias sérias que você vai ver isso. Em segundo fica o Inter e terceiro os gambás.

          • Ta errado isso ai hein? Matérias sérias? Revista da porcada?

            • Pode pesquisar, no site do futebol melhor que controla isso, Inter em primeiro, Palmeiras segundo e Flamengo quinto.

          • A arracadação do Palmeiras no último ano foi de 32 milhões e a do flamengo 30 milhões. Isso são fontes sérias tanto de análise de contas do itaú bb, quanto dos próprios sites esportivos

      • Pagando 10 reais pra ser sócio, até meu Flamengo.

        • Vai olhar direito e veja se tem algum plano de 10 reais.

          • Mas o faturamento anual do Palmeiras com o ST é de 30 milhões, e do Flamengo também, apesar de não ter o mesmo número de sócios.

            • O do Palmeiras era 30 milhões antes do reajuste, a um bom tempo atrás foi feito um reajuste os valores aumentaram, esse plano de 10 reais era para quem morava em outro estado e não tem mais.
              Hoje em dia o clube que mais arrecada com ST é o Inter com 68 milhões o Palmeiras vem em segundo com 55 milhões, o Flamengo aparece em 5º com 31 milhões.

              Se quiser me pede a fonte que eu te passo.

        • kkkkkkkkkkkkkkk verdade ,nosso socio com 55 mil arrecada mesmo tanto que as peppas,com planos de 1,99 e ainda contam os inadimplenteskkkkkk piadas

          • Lucas da uma olhada nessa fonte aqui, atualizada:

            historicofutebolmelho

            E você vai ver que está passando vergonha, o Verdão arrecada quase o dobro, o único que supera o Palmeiras é o Inter, você estão em quinto.

      • Seu sócio torcedor é 10 reais seu merdao, cusao… o nosso mais barato é 30, tua mãe tá na zona fazendo dinheiro e você tá aqui se preocupando com meu time seu merda… você é um verdadeiro filho de uma puta

  • Muito Obrigado ontem para os flamenguista que sem clubismo me parabenizaram por eu ter aparecido ontem a noite aqui, e por parabenizarem a liderança do Palmeiras.

  • Nossa torcida é estimada em 40 milhões e não em 35.

    SRN #IssoaquiéFlamengo

Comentários não são permitidos.