Zé Ricardo “O estudioso”

Compartilhe com os amigos

A tão esperada vitória veio! Depois de uma semana difícil com a dúvida pairando no imaginário de torcedores e da própria mídia esportiva, a cerca de qual seria o resultado final desse embate entre Flamengo e Figueirense, saímos com o resultado e fortalecidos pela forma como ocorreu à conquista da classificação.

É fato inquestionável que o time catarinense fez uma partida excepcional contra o Flamengo em casa e vinha motivado pela vitória na Vila Belmiro contra o Santos no final de semana, mas, prevaleceu a garra e espirito coletivo de um time que a cada dia que passa se prova vocacionado aos títulos.

Zé Ricardo é um estudioso de futebol, procura uma mescla entre a qualidade e característica individual de cada jogador para a aplicação tática proposta na partida. Ele analisa a armação dos adversários e com os atletas que tem busca dificultar suas ações.

Na entrevista após jogo foi destacado por nosso treinador a necessidade de unir velocidade e dribles curtos. O Figueirense como esperado viria com uma marcação compacta, tendo seus jogadores bem próximos uns dos outros a fim de fazer a cobertura o que dificultaria jogadas de profundida. Tal explicação serviu para compreender a ausência do Cirino e do Mancuello e também a presença do tão questionado Gabriel. Essa aposta em dribles curtos, velocidade e pressão na saída de bola do adversário deu certo. Vencemos com belíssimos gols!

É também fundamental destacar a importância do Zé Ricardo no momento vivido pelos nossos laterais. O Pará tem se comportado como Leonardo Moura em seus tempos de Gloria. O Jorge ainda tem oscilado, mas, ontem até o Athirson deve ter ficado orgulhoso dele.

Nosso treinador tem mostrado um leque de possibilidades, tivemos um segundo tempo decisivo com a Chapecoense no fim de semana, usando o 4-4-2, com Mancuello, Diego, Guerrero e L. Damião. Nesta vitória um 4-3-3 com Diego, Everton, Gabriel e L. Damião fazendo valer velocidade e dribles curtos. Em outras oportunidades o 4-3-3 com a presença do Cirino que promove mais jogadas de velocidade e potencializa contra-ataques. Logicamente que existem outras tantas possibilidades e o Zé Ricardo tem buscado extrair desse time seu melhor.

Confesso que prefiro a equipe com jogadores mais inteligentes e decisivos, não é fácil entender a ausência do Cuellar e Mancuello entre os titulares. Também vejo Adryan como um jogador que deveria ter mais oportunidades embora tenha entrado com alguma frequência.

Mesmo com tantos questionamentos e criticas a algumas de suas escolhas é fato que os resultados têm aparecido e as explicações do Zé se mostram coerentes. O time esta em franca evolução, unido e obtendo total apoio da torcida. Aquele “cheirinho de títulos” esta cada vez mais forte!

Mauricio Dias

Deixem suas sugestões, criticas e comentários.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • bom dia galera!! só quem não assiste jogos do flamengo que critica o trabalho do Zé. pois não perco um jogo desde q tinha 11 anos, e hoje aos 30 posso afirmar com toda certeza que zé ricardo é o melhor de todos que ja passaram pelo club nesse periodo q assisto. é disparado mais inteligente, firme nas suas convicções, ja calou a boca dos maiores críticos de futebol, já perdir as contas de quantas x isso já aconteceu. e hoje tenho certeza q vai ser um técnico vitorioso no Fla. espero q fique por muitos e muitos anos… Tamo junto Zé!!

  • mesmo sendo de ” fundamental” importância para o Zé, pra mim alguns jogadores poderiam ser vendidos ou emprestados no final dessa temporada, e que possam contratar jogadores mais técnicos e rápidos. Nosso elenco ainda é recheado de pernas de pau que mesmo se esforçando não conseguem contribuir, como também jogadores sem vontade – Araujo-Arão-Gabriel-Cirino-Chiquinho-Sheick.

  • Estudioso de pintos.

    • Sua genitora ta estudando o meu agora, vaza anti fdp.

  • Viva Zé Ricardo. O Fergunson do Mengão…
    Não adianta, vai ganhar tudo!

  • Vejo mimimi aqui contra jogador do Flamengo, e cada vez mais tenho a certeza que esse time é o reflexo de um ótimo treinador que nós temos. Por quê?! Simples.

    O Corinthians, ano passado, se livrou de metade de seus principais jogadores e ainda assim, Tite conseguiu dar caldo a um time limitado. Por que o chamo de limitado?!

    Tite saiu do clube e o time é quase o mesmo que ele deixou. Cadê a regularidade daquela equipe?! Culpa do treinador?!

    Contra fatos não ha argumentos. E o Zé, hoje, é fato absoluto. Digo com mais confiança, hoje do que antes:

    Estou CONTIGO Zé!

    Pra cima deles Mengo

    • Semana após semana, a confiança vai lá pra cima!

      E eu já desconfiei em..

      O cara sabe demais, tirar algo de Gabriel, Pará e Márcio Araujo é milagre meu amigo!

  • “Mas eu sempre vou criticar, ele põe Gabriel e mimimi blablablabla ”

    “Ele não é bom, opta por jogadores ruins, é sorte, por quZzZzzZZZzzz”

    Corneta. Corneta mais que tá pouco. Pode continuar sendo “o crítico”, o entendedor..

    E eu não gosto de Gabriel nem de Márcio Araujo não, pra mim são ruins. Mas não é só tirar um filho de Deus desse e pôr outro que vai resolver não. Tem muito por trás. Talvez (mas só talvez mesmo) seja por que ele seja o técnico, e nós os torcedores.

    Ele mais que provou que merece a confiança dos verdadeiros torcedores. Ontem ele me coloca o Fernandinho, e até eu que gosto muito do trabalho fiquei reticente. Nem preciso dizer o final ne?

    Então parceiro, corneta mais. Crítica mais. Fala mais que tá pouco.

    *Pra quem ontem vendo a escalação só falou bobeira, que pontas não ganhariam o jogo, não fariam mais de um gol, que ele era burro e blablablabla e hoje já tá falando que o técnico e bom, pra você de memória curta, teremos jogos que não jogaremos bem, outros perderemos, por que é assim que o campeonato está, nivelado dessa forma.

    Não vai ser um resultado ruim que o trabalho da comissão técnica vai ser colocado abaixo. Não vamos ficar invictos até o final do campeonato, mas as derrotas que teremos nos levará ao título. Mas já espero o tanto de crítica e caça aos culpados em uma derrota kkkkkkkkkk

    Nao preciso nem dizer quem será o técnico ano que vem ne? Ou preciso?

    Corneta mais que tá pouco!

  • Eu criticava bastante o Zé Ricardo , mas depois do jogo de ontem eu admito que ele sabe o que faz , não tem como ser só sorte . Eu gosto da formação 4-3-3 nos outros times , no Flamengo eu prefiro o 4-4-2 pelo fato de nossos pontas serem ruins , o único que se salva e o Everton . Sim Gabriel e Fernandinho jogaram bem ontem , mas a verdade é que eles não tem futebol para ficar no Flamengo . Fim de Ano precisa trazer 2 pontas titulares . Porém uma coisa que venho percebendo e que esse esquema 4-4-3 funciona melhor com Damião no ataque , pois ele se movimenta muito , tem mais raça e mais velocidade que Guerrero . Não estou dizendo que ele é melhor ou vice e versa . Porém no 4-3-3 com Damião no ataque o time foi bem contra o Grêmio e agora contra o Figueirense . E o time mostrou oque ainda não tinha sido visto com Guerrero no ataque . O time mostrou poder de reação , mesmo quando estavam 11×11 o Flamengo sufocou o Figueirense até fazer 2×1 . Nos jogos do 4-3-3 em que joga o Guerrero o ataque fica estático , os pontas erram tudo é o Guerrero fica se movimentando pouco , além do que o time joga por 1×0 e não tem poder reação caso o adversario abra o placar . Se for continuar jogando no 4-3-3 que continue com Damião pois rende melhor . E vamos rumo ao Hepta e a inédita Copa Sul- Americana . Parabéns ao ZR !

  • Bom treinador. Mas insiste em uns jogadores que não tem condições.

    Gabriel, Fernandinho e vocês sabem quem.

    • E mesmo, deveria ter colocado o Mancuello no lugar do Fernandinho. Muito burro esse técnico

      • Se vc acha que um gol redime toda ruindade do cara então você analisa de uma maneira mais simples do que eu.

        • Caro rubro negro a melhor forma de analisar (sendo simplista ou não) é através de resultados. Contra fatos não há argumentos. Por mim ele pode escalar até a vovozinha desde que ganhe. Mas concordo que precisamos nos livrar de algumas peças.

          • Tem razão. Quais torcedores iremos nos livrar? &;-D

          • Concordo com você enquanto ganhar esta tudo ótimo.

            Mas prefiro sempre me manter sem extremismos. Não é porque perde que nem nos outros anos que é um lixo e não é porque ganhar que é o melhor do mundo.

            Falta muito. E vaga na libertadores é obrigação. Se quisermos o título temos que melhorar.

            • Eu gosto desse 4 3 3 (não com as peças atuais). Prefiro acreditar que no ano que vem faremos mais contratações do nível do Diego e que será um atacante que jogue pelas pontas. Além de um volante é claro. Assim o time já melhora muito. Enquanto isso vamos torcendo rs. SRN

  • Acho o Zé um baita treinador e que de fato estuda futebol e os adversários, coisa que, muitas vezes, nós treinadores de sofá não vimos.. Ele está lá no dia a dia e deve saber o que faz… De qualquer forma, não concordo com a escalação do MA e muito menos do Gabriel. Temos jogadores melhores no elenco… Estamos em plena evolução, então imagine quando passarmos a jogar com 11 e não com 9 ou 10, como tem acontecido quase sempre. E o Diego é um monstro na meiúca… Pará está muito bem e o Jorge voltou bem melhor depois da lesão…
    Ainda quero ver este time: Muralha, Pará, Rever, Vás e Jorge. Cuéllar, Arão, Mancu e Diego. Guerrero e Ederson. Pra cima deles Mengão. SRN

  • só tem q saber se vai fechar o time qnd está ganhando colocando um um volante não um atacante.
    porque não Ronaldo e não o Emerson sheik

  • ótima análise, meus parabéns, penso da mesma forma!

  • O circo no julgamento está armado, advinha o que vai acontecer ? vão beneficiar o Flamídia e prejudicar o Palmeiras, isso já é normal, mas o mais legal vai ser ganhar esse título contra tudo e contra todos.

    • Isso mesmo, comece a arranjar desculpas e chorar desde já, pois vocês não serão nem vices e muito menos irão a Libertadores. E outra, toma teu rumo e vá para a página do seu timeco que como o seu nick diz…É ANÃO!!!
      SEU PORCO FDP MALDITO

      • Isso mesmo eleitor do PT, fica concordando com toda essa palhaçada, enquanto a Dilma rouba até seu ultimo centavo seu favelado de merd@.

        • É muito interessante a forma que junta dois assuntos dispersos pra falar merda sem sentido, talento pra raros, palmeirense arruma confusão e ainda não quer ser julgado? arruma outras desculpas essas estão gastas já.

          • As imagens são claras, aparece a torcida do seu time brigando também, não importa quem começou, as duas brigaram, e seu time era o mandante seu retardado, Se você não entende o STJD é a mesma coisa que o governo Brasileiro, STDJ favorece time cariocas e os gambás, e o Governo favorece a burguesia seu lixo, e você aplaude isso né Fantoche da Rede Globo.

            • e ambos os clubes não foram punidos? chola mais.

              • Mas não da mesma forma Jack, não é questão de jogar, não tenho medo que o Palmeiras joga com portão fechado, longe de casa, mas dois pesos e duas medidas não da para aceitar, se você está achando legal igual porque ficou reclamando que o STJD não puniu o Fagner.

        • De que você está falando seu merda burguês FDP??? O que política tem a ver com o assunto?
          Você é advinha para saber em quem eu voto???
          Tu és um escroto metido a sabe tudo, playboyzinho filhinho de papai…
          Vaza daqui seu imundo desgraçado!!!
          SRN

        • Cala a boca seu otário. Tu não entende porra nenhuma de futebol quanto mais de política. Ainda por cima teve o timeco favorecido mas não adianta, não demora o Fla atropela esse cavalo paraguaio.

  • Me admiro com a capacidade que a torcida do Flamengo tem de mudar de opinião da noite para o dia, até o momento que foi divulgado a escalação o título dado por todos era: Zé Ricardo, “o burro”. Agora tudo mudou para os treinadores de sofá.

  • Palmas para o Zé, o time jogou muito ontem…

  • É só deixar o cara trabalhar.

  • Parei de ler na parte do Zé Ricardo o estudioso lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que piada, agora vamos deixar a festa de lado e responder a minha pergunta, quem é líder ?

    • Chapecoense mandou abraços.

    • Esse cara está mais presente aqui do que eu, é muito amor pelo maior de todos.

    • E O cucagão é um bom técnico, tá de brincadeira né seu comediante?

    • Tu já deu o fiofo hj?
      então vai dar!

  • Zé Ricardo tem feito um trabalho excepcional! Por ser o seu primeiro trabalho como profissional, por substituir um treinador consagrado, por pegar um time Gigante numa draga do caralho, por assumir a responsabilidade nos momentos mais pesados com toda a pressão voltada para o elenco, por pegar um elenco montado por outro e colocar à sua maneira, por fazer render jogadores que estavam em baixa, por não abrir mão de suas convicções mesmo sendo amplamente criticado e por reacender a chama da esperança num ano que todos já davam como perdido pro clube! Pode até ser que não consiga titulos ou ate a vaga na libertadores ( que Deus não leia isso), mas com certeza já deixou legado e boa base pro ano que vem!

  • Critico bastante a insistência com alguns jogadores, mas nunca questionei a sua capacidade tática, e a forma como o time joga é muito bacana, critico e muito, mas nunca vou pedir sua saída, até porquê se ele sair, entra Abel Braga, que na minha opinião é ultrapassado.

  • Zé Ricardo calou minha boca mais uma vez. Tiro o chapéu para vc Zé. Nunca concordamos em nenhuma escalação, mais para minha enorme surpresa, os resultados continuam chegando e empolgando. SRN!!!

  • Oh Zé, você tá melhorando o time, dando um padrão, como diz a matéria é um estudioso, mas por favor, estuda mais pouco, pega seu livro, vai la nas páginas que ensinam a não utilizar jogadores perebas, e me tira essa Gabriel, já esta duro tolerar o M. Araújo, os dois juntos é dose para mamute.

    • Como diz o velho ditado, “se melhorar, ESTRAGA”… &;-D

Comentários não são permitidos.