5 ingredientes que vão apimentar o duelo entre Fla e Santa Cruz

Compartilhe com os amigos

Flamengo e Santa Cruz realizam neste domingo (09), às 17h (de Brasília), no Pacaembu, um duelo que promete ser bastante disputado, já que as duas equipes têm seus objetivos e necessidades muito definidas no Campeonato Brasileiro. Por isso, o Esporte Interativo separou cinco fatores que vão colocar fogono confronto.

1 – Desfalques

Levando em consideração as duas equipes, serão oito ausências na partida. No lado do Flamengo, o goleiro Muralha e o atacante Guerrero estão com as seleções brasileira e peruana, respectivamente, enquanto o lateral esquerdo Jorge e o atacante Leandro Damião cumprem suspensão. No Santa Cruz, não atuam o meia Pisano e os zagueiros Neris e Danny Morais, que estão suspensos após o terceiro cartão amarelo, além de Derley, que se recupera de uma tendinite nas pernas.

2 – Equilíbrio nos duelos em 2016

Flamengo e Santa Cruz se enfrentaram em duas oportunidades nesta temporada, ambas no Arruda. Na primeira, em janeiro, pela Taça Chico Science, o Tricolor venceu por 3 a 1, de virada, com gols de Grafite, João Paulo e Arthur – Willian Arão marcou para a equipe carioca. Já no primeiro turno do Brasileirão, o Rubro-Negro levou a melhor, vencendo a partida por 1 a 0 – Arão marcou, novamente, o único gol do time da Gávea.

3 – Duelo de opostos: disputa pela liderança x briga contra o rebaixamento

Os dois times vivem situações completamente diferentes no Campeonato Brasileiro. Enquanto o Santa Cruz é o vice-lanterna, com apenas 23 pontos, e venceu apenas um dos últimos 13 jogos na competição, o Flamengo é o vice-líder, com 54 pontos. A última derrota do Rubro-Negro carioca foi justamente contra um pernambucano, o rival Sport, há quase dois meses, no dia 13 de agosto. De lá para cá, são oito partidas sem saber o que é derrota.

4 – Desconfiança no gol

Nenhuma das duas duas torcida sente segurança sob as traves. No lado do Flamengo, a desconfiança paira sobre Paulo Victor, substituto de Muralha, convocado. Além de perder a titularidade neste ano, o arqueiro falhou nos poucos jogos que disputou após perder a posição. No Santa Cruz, Edson Kolln ganhou a vaga de Tiago Cardoso, que vinha falhando muito, mas não convenceu. O jogador disputou apenas duas partidas, cometendo a falha que eliminou a equipe na Sul-Americana e, no Brasileiro, protagonizou alguns lances questionáveis na derrota do Tricolor do Arruda para o Palmeiras por 3 a 2.

5 – Léo Moura

Enfrentando pela primeira vez o Flamengo desde que deixou o clube, talvez Léo Moura seja o principal personagem do confronto. Hoje no Santa Cruz, o lateral defendeu a equipe da Gávea por quase dez anos, conquistando cinco Cariocas, duas Copas do Brasil e um Campeonato Brasileiro. Em março de 2015, o jogador se despediu do Rubro-Negro em partida amistosa com o Nacional-URU, e partiu rumo aos Estados Unidos para defender o Fort Lauderdale Strikers. O jogador deixou a equipe com status de ídolo, contabilizando 519 jogos – o sétimo que mais defendeu a camisa rubro-negra.

Em junho de 2015, um anúncio surpreendeu a torcida do Flamengo. O presidente do Vasco, Eurico Miranda, anunciou o lateral como novo reforço do Cruz-Maltino. A ida do jogador para o maior rival da equipe da Gávea causou revolta entre os rubro-negros. Depois de muita polêmica, que contou até mesmo com Romário confirmando o contato de Léo com o time de São Januário, o atleta assumiu ter procurado o clube, mas afirmou ter tentando o Flamengo antes. Após a novela, o lateral acabou indo defender o Goa-IND, clube de Zico, até o fim da temporada de 2015, e teve sua posição de ídolo afetada entre os flamenguistas.

Para completar, a polêmica com Léo Moura ganhou mais um capítulo nesta semana. O jogador deu entrada em uma ação judicial contra o Flamengo, reivindicando valores referentes a adicional de concentração, adicional noturno e direitos de arena. O ex-rubro-negro cobra R$ 300 mil do clube, mas o lateral pode receber até R$ 10 milhões com o processo, o que causou ainda mais revolta nos torcedores da equipe.

Fonte: Esporte Interativo

Compartilhe com os amigos

Veja também