Auxiliar do Fla-Flu, Emerson Augusto de Carvalho vive seu ano mais certeiro

Compartilhe com os amigos

Emerson Augusto de Carvalho vive seu melhor ano na arbitragem nas últimas cinco temporadas, mas involuntariamente se transformou em um dos personagens centrais da rodada #30 do Brasileirão-2016. Escalado para a partida Fluminense 1 x 2 Flamengo, o auxiliar apontou corretamente impedimento do zagueiro Henrique, do Fluminense, aos 39 minutos do segundo tempo, anulando a jogada que acabaria em gol irregular que empataria o placar do jogo.

Mas apesar de terem trabalhado juntos na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, e conhecer de perto a excelência do trabalho do companheiro, o árbitro Sandro Meira Ricci não seguiu a marcação do auxiliar e decidiu validar o gol irregular do Fluminense, dando início a uma imensa confusão, que culminou com a tardia anulação do gol, como Emerson Augusto de Carvalho havia apontado cerca de 13 minutos antes.

Com o assunto dominando o noticiário da sexta-feira que se seguiu ao jogo, o Espião Estatístico cruzou os dados de desempenho de Emerson Augusto de Carvalho na marcação de impedimentos na Série A do Brasileirão desde 2012. Os resultados indicam que o auxiliar vive a sua melhor fase. Veja no quadro abaixo seu desempenho ano a ano na Série A do Brasileirão.

Em 13 jogos no Brasileirão-2016, Emerson levantou sua bandeira 26 vezes. Em sete não foi possível saber se acertou ou não devido ou ao ângulo da câmera de transmissão pela TV ou porque a bola e o jogador em suposta posição irregular não aparecerem ao mesmo tempo na tela no momento de um lançamento da defesa, por exemplo.

A eficiência de Emerson Augusto de Carvalho ano a ano (Foto: GloboEsporte.com)

Curiosamente, o único erro desta temporada cometido por Emerson Augusto de Carvalho em 26 marcações ocorreu na quinta rodada e favoreceu exatamente o Fluminense no empate em 1 a 1 com o Atlético-MG. Carvalho tem até o momento um índice de erro de 5% em suas marcações.

Para se ter ideia, o recorde anterior do renomado auxiliar foi em 2014, ano em que representou o Brasil na Copa do Mundo: 14%. Naquele ano, o paulista apontou 53 impedimentos, sendo 43 certos, sete errados e três duvidosos, em que não foi possível afirmar se acertou ou não.

impedimentos Emerson Augusto (Foto: Montagem)*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Eduardo Aires, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Marcio Menezes, Paula Carvalho, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Wilson Hebert.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também