Chegou a hora da verdade! Flamengo e Vasco ficaram nove anos sem se enfrentar no basquete, já duelaram três vezes neste início de temporada em 2016, mas agora é para valer, agora é que vale taça. Os dois rivais entram em quadra para fazer o primeiro jogo da final do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira às 21h, em local que só deve ser confirmado pela manhã. A princípio, a partida será no ginásio Hélio Maurício, na Gávea, com portões fechados por conta de uma punição sofrida pelo Rubro-Negro, mas o clube ainda aguarda a resposta de um recurso, e, caso a pena seja anulada, o jogo deve passar para o Tijuca – o SporTV 2 transmite ao vivo e o SporTV.com acompanha em tempo real.
A decisão do Carioca é em melhor de três jogos, e o Flamengo tem a vantagem de atuar duas vezes com mando de quadra, já que teve melhor campanha na primeira fase. A segunda partida está marcada para quarta-feira, no Tijuca, com torcida única do Vasco. Caso aconteça, por enquanto o jogo três deverá ser disputado na Gávea, com portões fechados.
Nos três encontros entre as equipes este ano, foram duas vitórias vascaínas, em um torneio amistoso em Fortaleza (84 a 80) e no primeiro turno do Estadual (82 a 77), e um triunfo flamenguista, no segundo turno (93 a 85), em partidas bastante disputadas.
Equilíbrio que também marcou uma fase da história dos dois clubes na modalidade, antes de o Flamengo dominar o esporte nos cenários estadual e nacional, em um período que o Vasco ficou sem time profissional e afastado das competições. A última final do Carioca entre ambos foi no Estadual de 2007, com título do Rubro-Negro no Maracanãzinho. Bem antes disso, em 2000, o Cruz-Maltino conquistou o Brasileiro de 2000 em uma decisão contra o rival e, por conta disso, criou a hashtag “#elestremem” quando voltou ao basquete no ano passado.
Depois de eliminar o Botafogo na semifinal, o Flamengo agora vai em busca do 12º título carioca seguido, e o técnico José Neto sabe que o adversário e a rivalidade dão uma importância a mais a esta final.
– Estamos prontos para enfrentar uma equipe que está bem motivada por voltar ao cenário do basquete e que vem de boas vitórias. Sabemos que o objetivo deles é o mesmo que o nosso. Porém, só tem lugar para um. E esse um tem que ser o Flamengo. Vamos brigar bastante por esse título – disse Neto.
Apesar da vitória nos dois jogos contra os botafoguenses, o ala Marquinhos alertou para algumas falhas da equipe e espera uma evolução para o difícil duelo desta segunda
– O Flamengo está tendo muitos altos e baixos. Nós sabemos que temos que atuar numa excelência e que precisamos jogar um basquete melhor, mais consistente. Estamos pecando muito na rotação, perdendo muitas bolas. Contra o Vasco, não podemos ter tantos erros bobos – afirmou Marquinhos.
Do outro lado, o Vasco, que não ganha o troféu no Rio desde 2001, passou pelo Macaé na semi e chega confiante para o confronto decisivo, mostrando força logo em seu primeiro ano da volta ao basquete.
– Cumprimos o nosso primeiro dever, que foi chegar à final. Foram jogos difíceis contra o Macaé, agora é observar os erros cometidos nesses dois jogos para não repetirmos na decisão contra o Flamengo, que é uma equipe qualificada. Acho que temos grandes condições de brigar pelo título.- disse o experiente ala-armador Ricardinho.
Um dos destaques cruz-maltinos no título da última Liga Ouro, que colocou o clube de volta no NBB, a elite do Brasil, o pivô William Drudi almeja mais uma conquista para, desta vez contra o grande rival, mostrar o valor deste time recém-formado.
– Descansamos um dia depois do jogo contra o Macaé e depois treinamos intensamente para essa final. Vamos com tudo para buscar esse título, que é o que a nação vascaína merece – afirmou Drudi.
Fonte: GE
Até no basquete o time pequeno da zona norte vascú rouba.