Querido leitor, antes de iniciar a leitura deste texto, abra a trilha sonora para acompanhá-la clicando AQUI!
Salve, salve Nação mais linda do Mundo!
Primeiramente definamos a palavra. “Preguiça” – substantivo feminino com origem no termo em latim pigritia; é uma característica ou atitude que demonstra pouca disposição para o trabalho, ou aversão ao trabalho. Está também relacionada com negligência, indolência, mandriice, demora ou lentidão em praticar qualquer ação.
Lembram de algum jogador do Flamengo com essas características? Será que podemos qualificar algum atleta dentro desta definição? Respondo: Sim! Podemos e devemos! Analisando os fatos com base no que vemos, sem tomar partido para quaisquer dos lados e reservando-nos ao direito de análise séria, proba e sensata, iniciemos nosso estudo sobre este cidadão, Alan Patrick Lourenço, natural de Catanduva – SP em 13 de maio de 1991, no auge de seus (pasmem!) 25 anos. Atleta que torce pro mundo acabar em barranco pra morrer encostado.
Imaginem a cena: O Flamengo recupera a posse de bola na intermediária durante ação ofensiva do adversário, Arão passa para Allan Patrick que “avança” (Gabriel e Fernandinho abertos nas pontas) ele para, roda, sai do primeiro, do segundo, do terceiro (o time adversário já se recompôs defensivamente)… atrasa a bola para Márcio Araújo que devolve a Rafael Vaz para inciar novo ataque rubro-negro. Já viu isso acontecer no jogo com o Alan Preguiça em campo? Quantas vezes? Pois eu já vi muitas! E… sinceramente? Estou cansado da cena!
Sem querer ser injusto com nosso jogador que já foi responsável por muitos gols (seja com assistências, puxando contra-ataques com acionamento preciso dos atacantes ou até estufando as redes), ressalto aqui que, ultimamente, a extrema preguiça deste rapaz tem me tirado o sono. O cara joga como se estivesse de calça jeans molhada (mesmo quando entra no decorrer dos jogos). É de uma inépcia retumbante! Lembram daquele sanduba de uma rede de fast-food que se denomina “Matador de Fome”? Pois é, atualmente o AP é o “Matador de Contra-Ataques”! Quando a bola vai em sua direção, eu rezo. Parece um buraco negro, sugando todas as jogadas agudas! Nem “vaga-lumeando” a figura não está mais. A pilha de seu estroboscópio de popa deve ter acabado, não é possível! Lembram-se do menino (geralmente pereba) que era o dono da bola no campinho do bairro? Aquele que se fosse contrariado acabava com a pelada? Pois é… Chega a dar raiva, né?
Retomando a análise, podemos ressaltar mais uma “qualidade” de nosso meia: egoísmo (deem uma bola só pra ele, PELAMORDEDEUS!). Além deste tipo de egoísmo notem que, quando perdemos a bola, ele (quando não volta andando com a mão na cintura) força um trote e nem esboça a mínima vontade em marcar e ajudar os companheiros. Reparem na diferença de postura do Arão, do Márcio Araújo, do Diego e de todos os outros em marcar e comparem com o Alan Preguiça! O cara está destoando da galera. Esse tipo de atitude ficou estereotipada no glorioso Zé Buscapé (personagem do Hanna-Barbera) dos desenhos infantis.
É público e notório que ele tem inúmeras qualidade técnicas (reparem em seu fino trato com a bola) e seja um jogador diferenciado neste quesito, mas com a apatia apresentada (principalmente na recomposição defensiva e excessiva morosidade no ataque) está perdendo espaço para atletas menos qualificados tecnicamente. Devido a essa “preguicite aguda” que o acomete nestes últimos tempos, receito um remédio que seria extremamente eficaz para a quebra deste paradigma: “Mancuellol” (leia isso Zé Ricardo, please!!!). Para que seu famoso “efeito vaga-lume” (fato que observamos desde sua contratação) retorne (tornando esses “brilharecos” mais frequentes) é necessário muito mais do que disposição por parte do atleta, carecendo de mais entrega, mais correria, mais agilidade na decisão das jogadas, menos “fomeagem” com a posse da bola e, principal e fundamentalmente, mais companheirismo (coisa que toda a equipe – menos ele – vem demonstrando neste campeonato).
Torço, sinceramente, pra que alguma boa alma oriente o Sid (ops, Alan Patrick) e ilumine seus pensamentos. Espero ainda que ele aproveite a chance nesta reta final do Brasileirão (precisamos dele jogando bola!), fazendo com que o clube volte a ter interesse em contar com seu futebol em 2017 (uma ressalva: “em minha humilde opinião, espero que ele seja devolvido ao Shaktar Donetsk e que fique por lá – para a necessária evolução de qualidade do elenco do Mengão”). Além disso, fico imaginando o que deve estar pensando o Mancuello… Como deve ser dura sua vida… Ser reserva de um cara que não se esforça em nada deve ser dureza (percebam a diferença da entrega dos dois atletas). Mas isso é papo pra outra coluna…
Saudações Rubro-Negras a todos!!!
O FLAMENGO SIMPLESMENTE É!!!
Fabio Monken
Opine! Deixe seus comentários!
Diferenças de opinião são extremamente salutares!
Inteligência artificial deu palpite para jogo do Flamengo contra o Fortaleza, na 35ª rodada do…
Mirassol conquistou pela primeira vez vaga na Série A A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro…
Fortaleza utilizou as redes sociais para comunicar a decisão O Flamengo entra em campo nesta…
Bruno Spindel acredita no título do Flamengo, que ocupa a quinta posição O Flamengo é…
Jogo do Flamengo contra o Internacional está marcado para o próximo domingo (01), no Maracanã…
Flamengo ocupa a quarta colocação no Brasileirão, com 62 pontos Em um verdadeiro jogo de…
Ver comentários
Mancuello titular JÁAAAAAAAAAAAA
concordo, e' muito bom de bola, se fosse mais inteligente e esforcado estaria muito bem na Europa, poderia ser um jogador muito melhor se realmente quisesse.
Tragam Mancuello de volta, ISSO SIM.
O cara entra contra o Cruzeiro, decide o jogo, e fica de castigo nos jogos seguidos.
Absurdo o que estão fazendo com o argentino.
Adaptação pra ti é uma coisa muito forte né... lá fora um time contrata o cara, que vai jogar na puta q pariu e todo mundo acha lindo.
Jogador lento demais... segura demais a bola, nao marca ninguem... dificil assistir ele jogar!
Bota os óculos.
Só tenho duas coisas a dizer inveja e falta de profissionalismo. Ele achou q ia ser rei esse ano, ai chegou o Diego ele ficou bolado, perde a bola e não volta e nao da o sangue pq sabe q é banco de qualquer maneira.
Tirar uma preguiça e colocar um morto, mancuello é igual.
Não entendo essas manchetes para por torcida contra jogador,por favor vamos parar de criticar e apoiar ,estamos lutando pelo titulo por causa do grupo,deixa para botar matéria maliciosa quando acabar o campeonato não estamos precisando de jogador desmotivado e desanimados com torcedores em campo.
Pessoal, ao meu ver o Mancu é reserva do Arão e o Alan é reserva do Diego. Ano que vem Alan sobra pois Ederson é do flamengo. Mancu não é meio campo armador, assim acho
Sem falar amigos,que ele é puro egoísmo nas bolas paradas, principalmente se mancuello estiver jogando,mas pra nossa alegria,parece que já existe uma jogada ensaiada onde Diego e Everton participam.E querem mais de 22M neste rapaz.....!!!!
vamos entender um pouco, o cara não e preguiçoso ele e lento e precisa de jogadores rápidos e inteligentes nas pontas e isso nos não temos. eu particularmente gosto do seu futebol, gostaria de ver o mancuello, diego, arão e Patrick fazendo o meio.
Como você disse, ele é lento. Esse meio campo é atestado de lentidão, nenhum desses tem o fator velocidade (Mancu, Arao e Diego).
Exato! Por isso, Mancuello e Alan são reservas... &;-D
pra que velocidade filho, se o cara tiver um bom passe ja e melhor caminho andado, vi um tal de zidane que e lento e fazia chover, porque tinha caras rápidos na ponta que sabia dar um toque o nossos e triste.