Cidade de La Coruña já recebeu o Fla-Flu em 1978; relembre o clássico

Compartilhe com os amigos

Inaugurado em 1950, o Maracanã tornou-se o principal palco do futebol carioca. Porém, ao longo dos seus 66 anos, o estádio fechou em algumas oportunidades para reformas e modernizações. Em 2016, o Mário Filho recebeu, até o momento, apenas partidas da final do Campeonato Carioca e do torneio olímpico de futebol devido à realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. O comitê organizador da competição promete que o local estará liberado para o duelo entre Flamengo e Corinthians, no dia 23 de outubro. Desta forma, o tradicional Fla-Flu, desta quinta-feira, precisará sair da Cidade Maravilhosa mais uma vez e será disputado em Volta Redonda.

Neste ano, as equipes já se enfrentaram em Natal, Brasília e em São Paulo. Desde o primeiro encontro entre Flamengo e Fluminense, no dia 7 de julho de 1912, o clássico já percorreu diversas cidades do Brasil e também já foi jogado fora do território nacional. Em 1978, Rubro-Negro e Tricolor foram convidados para participar do Troféu Teresa Herrera, que é disputado anualmente na cidade de La Coruña, na Espanha.

Os rubro-negros tinham em campo jogadores como Júnior, Cláudio Adão, Adílio, Carpegiani e Raul Plassmann. Os tricolores estavam com muitos atletas formados na base, como Arturzinho, Edinho, Carlos Alberto Pintinho e Rubens Galaxe. A partida terminou com o placar de 0 a 0 no tempo normal, com vitória do Flamengo, nos pênaltis, por 3 a 1. O título da competição, que também contou com Real Madrid e La Coruña, ficou com o time da capital espanhola.

Ídolo da torcida do Flamengo, Adílio lembrou que a equipe campeã mundial e que conquistou três Campeonatos Brasileiros começou a ser formada nesta época, com o técnico Cláudio Coutinho.

– O Coutinho era o nosso treinador e ele trouxe muitos jogadores do Cruzeiro e do Atlético-MG. Neste momento que ele começou a montar o time que conseguiu ser campeão em várias oportunidades até chegar ao Mundial.

A partida até hoje não sai da cabeça de Rubens Galaxe, que disse que o Fluminense passava por uma reformulação em seu elenco. Apesar de destacar a importância do duelo disputado na Espanha, o ex-jogador fez questão de destacar a importância do Maracanã para o clássico.

– Depois de 1976 o Fluminense começou a ser desmontado, saíram os astros. Daí vieram jogadores formados no clube com o Arturzinho, o Edinho, o próprio Carlinhos e o Pintinho. Todos nós viemos da base do Fluminense (…). Para mim, Fla-Flu é no Maracanã. Não tem como trocar para outro estádio.

Fluminense e Flamengo se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h, com transmissão do Premiere 1, direto do estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. A partida terá narração de Luiz Carlos Júnior, comentários de Lédio Carmona e reportagens de Eudes Júnior e Karin Duarte.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também