Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Coluna do Torcedor: “Será que o Zé mudou?”

Redação
Redação
Publicação: 25/10/2016
110 Comentários
Atualização: 25/10/2016
Compartilhar

Fácil criticar e essa não é a intenção.

Escrevi aqui há uns dois meses atrás para elogiar o Zé, que procurou um time saudável para o Flamengo, onde houve a inclusão de Gabriel e Everton como titulares absolutos, com Fernandinho mais, e Cirino menos, fazendo também parte desse time do vigor.

O fato é que observando o time do Flamengo, sem ao menos o Gabriel ou o Everton, o time não fecha.

Dois zagueiros que considero bons, embora pesadões, dois laterais que atacam muito e não são excelentes marcadores.

Um cabeça de área de ofício, o Marcio Araújo (que gosto) e o Arão, que desarma bem, mas marca mal, cercando muito antes do bote.

No caso do último domingo, Mancuello (poderia ser Alan Patrick), Diego e Emerson, com o Guerrero isolado .

Onde está o que chamei de time saúde do Flamengo?

Diego, sempre muito bem marcado e sem a tradicional pré-temporada, não é esse cara.

Emerson tem vigor físico? Sim tem, mas tem também quase 40 anos.

Mancuello tem feito reforço de musculatura para ganhar massa, mas aí perde rapidez, e talvez não seja aquele jogador que pensávamos que fosse.

Então, acho que o nosso Zé, ao tentar dar mais ofensividade, em um jogo contra um time que só queria marcar, acabou dando muito espaço para os contra ataques.

Tem certas coisas que, quem como eu não frequenta o dia a dia do clube não sabe, mas o Gabriel passou uns jogos barrados e domingo foi preterido, o que acontece? Estaria na balada?

E o Everton, fora do time por contusão.

Fácil falar né Zé, mas o Fernandinho ao invés do Mancuello, faria mais sentido.

Mas seres humanos erram e acertam e o Zé é sério e assumiu seu erro.

Mas vamos lá, pois quando o assunto é Mengão, a esperança é a última que morre.

Décio Pereira


Quer ver seu texto também publicado aqui? Envie para [email protected] e aguarde nossa avaliação. SRN!

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
110 Comentários
  • Antonio Carlos Teles Araujo disse:
    25/10/2016 às 17:53

    Gente… o cara errou nesse jogo e pronto !!! Ele tentou surpreender e não conseguiu. Acho até que a intenção foi boa, o problema era avisar aos laterais pra conterem mais a subida.
    E não se pode tirar os méritos dos gambás que se superaram pra jogar contra a gente. Marcaram muito bem e souberam sair do esquema montado pelo Zé.
    Bola pra frente mesmo….
    SRN!

    Reply
    • Yan Balduino disse:
      25/10/2016 às 18:54

      O problema não foi só esse jogo. Já vimos jogando mal há 6 partidas e ele só muda as peças, não o esquema. Até Mancuello e AP ele resolveu colocar na ponta.

      Reply
      • Guilherme disse:
        25/10/2016 às 20:16

        Você tem razão, mas Mancu e nem AP jogaram de ponta. Não sei da onde tirou isso, eles vinham dos lados e centralizavam para armar. Tentativa muito inteligente que não deu certo.

      • Yan Balduino disse:
        25/10/2016 às 21:21

        Ok. Mas a meu ver eles jogaram longe do Diego, que continuou criando sozinho e mais pro lado. Pra ser mais específico, o AP jogou mais na berada e voltava pra marcar e cansou muito rápido. Já o Mancuello jogou mais avançado, quase como um segundo atacante e quase não encostou na bola. Era só colocar ele mais centralizado e perto do Diego. Funcionaria melhor. Do jeito que o Zé Ricardo colocou o AP e o Mancuello ficou ainda pior do que com os pontas. Testa aquela formação do 2º tempo contra a Chape. Sei que tem pouco tempo, mas ele treinou apenas uma vez apenas e deu certo, e nunca mais testou. Tem que ousar. Não adianta jogar da mesma forma que a vitória não vai cair no nosso. Ele não tem nada a perder. E seja qual for a estratégia que ele use no jogo seguinte, se não der certo, que tenha um plano B e o use o quanto antes. Ele insiste muito tempo com o erro. Às vezes nem no intervalo ele muda. Só aos 15, 20 minutos do 2º tempo.

      • Guilherme disse:
        25/10/2016 às 22:08

        Mancu jogou ali como foi no jogo contra a Chapecoense. A diferença é que Diego ficou muito afastado dele, jogou mais recuado.

        A formação contra Chapecoense no segundo tempo gera um desequilíbrio defensivo, o ataque do Galo é forte pelas laterais. Quem vai marcar Robinho e Cazares?Mancu?Diego?Não tem como, é suicídio ir assim contra o Galo fora de casa. O único time que jogou com essa formação tem hoje uma das piores defesas do campeonato, que é o próprio Atletico-MG, que tinha Fred e Pratto na frente. Engraçado é aqui o pessoal elogiava o MO por isso e pedia pro Zé fazer o mesmo, lá o pessoal detonava ele por fazer isso e até hoje o pessoal quer ele fora.

        Acho certo e faria o mesmo em relação ao tempo da substituição do Zé. De repente só um bate papo resolve, e se não der certo substitui e pronto. Não vejo problema nenhum nisso, substituir por substituir não faz sentido. Assista a Premier League, dificilmente você vai ver os técnicos substituindo no intervalo, eles esperam 15 minutos para ver o comportamento da equipe e ai sim substitui. Ah não ser que a substituição seja tatica como ele fez com o Mancu contra o Corinthians.

      • Thiago Adriano disse:
        26/10/2016 às 00:05

        quem vai marcar Robinho e cazares, jorge e Para, que são os laterais… porem é claro, devem colocar o mancu e 2 atacante para fazer a pressão nos laterias do galo, para eles nao subirem também. Eu acho muito pior ir contra o galo com essa formação de 2 pontas, voltando ate a linha de da grande area pra ajudar na marcação, vai chamar o time dele para nosso campo, e vale lembrar que o time do galo tem bons jogadores e que fazem muito bem jogadas de triangulação e tudo, não vejo o time aguentando sufoco jogo inteiro..

        Ai voce pode falar, se roubarmos a bola, podemos jogar no contra ataque, ok.. qual foi a ultima vez que nossos pontas armaram contra ataque ? .. e nao me fale em jogos contra times que estao no z4….
        Esse sistema de 433 com dois pontas deu certo ate quando enfrentamos equipes pequenas, tirando o jogo do palmeiras que todo mundo jogou com mt raça pra pelo menos empatar o jogo.
        Agora pega os ultimos jogos contra equipes grandes, o time tem tomado sufoco e ganhando so com viradas no 2 tempo, mudando o esquema(vide o jogo contra o cruzeiro).

        empatamos com palmeiras, Sao paulo, corinthians, perdemos pro inter… ganhamos do gremio poiis tava numa época de má fase.

        temos pela frente Galo e ATletico paranaense fora e sanots no maracana … vc acha que se continuar nesse esquema iremos vencer???

        COntinuaria com mancu no time, porem como 3 homem de meio de campo, everton ou fernandinho na frente, nada de sheik nem pra 2 tempo.

      • Guilherme disse:
        26/10/2016 às 13:57

        Você viajou muito rss. Tá se baseando em coisas que são facilmente quebradas no futebol atual.

        Se você diz que o time do Atletico faz triangulações, qual é o sentido de ter só o Para e o Jorge marcando?Eles vão ficar tontos e sobrecarregados, vai anular o apoio deles. É burrice marcar um time rápido na latetal sem ter recomposição para anular aquilo. Sério, nunca vi, nem o América faz isso.

        Cara, eu ja expliquei varias vezes como se enfrenta o Atletico. Corinthians do ano passado, prendeu o apoio dos laterais e abusou das infiltrações nas costas do Marcos Rocha e do Douglas Santos. Jadson e o Malcom, jogavam nos lados (no 4-1-4-1), e eram eles quem marcavam os pontas adversários. Como que você pressionando os laterais vai fazer isso?Eles não vão apoiar, logo não há espaços nas costas. Sem falar do cansaço, até quando vamos continuar pressionando?

        O problema não é o esquema, se fosse isso Palmeiras e o Atletico-MG estariam na mesma situação que nós, o esquema é igual. O problema é a maneira que jogamos com ele. Não há triangulações, infiltrações e perdemos a intensidade e a compactação.

        Se jogarmos como jogamos contra o Palmeiras, nós ganhamos. Pois o Atletico-Mg, na fase ofensiva joga parecido ao Palmeiras, mas na parte defensiva é assustador de tão fraca. Flamengo, naquela partida, fez exatamente que tem que fazer contra o Galo, jogou nas costas dos laterais, que sobem igual malucos e recompôs rápido para anular Dudu e Roger Guedes. Funcionou antes da expulsão e depois dela durante o 4-4-1. E da onde que surgiu o gol do AP?Na esquerda. Nas costas de quem?Zé Roberto. Qual a posição dele?Lateral.

        A melhor defesa não é o ataque. Esse conceito é ultrapassado. Jogue contra o Barcelona dessa forma para você ver. A melhor defesa é ter a posse de bola.

        E outra, nao jogamos no 4-3-3, e sim no 4-2-3-1.

      • Thiago Adriano disse:
        26/10/2016 às 17:14

        Não estou equivocado não cara, eu disse que o atm faz jogadas de triangulação e tudo, porem com a ajuda dos laterias do seu time, e como o flamengo gosta de recuar seus pontas, eles vao adiantar seus laterais que são muito bons, e dentro do estadio deles, acho difícil segurar o ataque do galo ….
        O que eu disse foi, mantenha 4 jogadores do flamengo pra voltar no máximo até o meio de campo, logico eles ajudando a marcar os zagueiros e volantes do time do galo, pra dar aquela pressão neles, quero ver o time do ATM subir os laterias, e deixar o time deles no mano a mano contra Diego, MANCU, Fernandinho e guerrero, duvido.
        Se você diz que a melhor defesa é a posse de bola, o que o time vai estar tentando fazer durante esse tempo? que eu saiba é atacar, então a melhor defesa é sim o ataque, ou seja, atacar o adversário, a não ser que na sua visão, posse de bola seja ficar jogando ela de um lado pro outro, sem objetividade.

        E uma coisa eu digo, o flamengo empata e ate vence o galo, seja a formação que for, por uma simples questão, o galo joga hoje a noite e sábado contra o flamengo, logo estará com o time cansado, e podendo até poupar jogadores, pois pra eles é muito mais vantajoso arriscar mais na CB, pois o brasielirão pra eles é impossível.

      • Guilherme disse:
        26/10/2016 às 19:32

        É isso que o Flamengo vai fazer. No jogo anterior fez a mesma coisa, recompor as laterais com os pontas e fechar o setor para evitar triangulações. Como os laterais deles apoiam muito, é só jogar nas costas dele, o segundo gol do Vizeu contra o Galo foi assim. O Grêmio fez a mesma coisa no Independência lotado. Recuou os pontas, marcou os alas deles e abusou de infiltrações nas costas dos mesmos.

        Para que marcar volantes e zagueiros do time adversário?Você só deve marcar os jogadores de ataque. Se você estiver falando de marcação pressão na saída de bola, eu acho uma boa, desde que jogue no 4-2-3-1, com os pontas acompanhando Robinho e Cazares, os nossos volantes tem que fechar espaços para Clayton não jogar, Diego fica livre entre os setores e ajudando a pressionar. Já no 4-4-2 é suicídio!Jogar contra a Chapecoense é uma coisa, agora quero ver jogar assim contra o Galo no Mineirão lotado.

        Repito, 4-4-2 é suicídio nessa partida, você esquece que o MO existe, e ele pode muito bem analisar e ver os buracos que temos nas laterais, pois Mancu e nem Diego tem velocidade para acompanhar Robinho e Cazares e daí tomamos uma goleada e vem um monte de corneta xigando o Zé. Me diga como vamos pressionar os laterais?Os jogadores vão ficar os 90 minutos pressionando eles?E eles vão ficar lá plantados no lado dos zagueiros sem subir?Se o Galo roubar a bola, os jogadores não vão desmarcar os laterais para rouba-la?Isso não existe.

        Eu amo táticas, a parte mais legal do futebol pra mim é a tatica, eu vivo vendo e analisando os times, compro livros sobre esse assunto, esse é o meu maior hobbie e nunca vi nenhum time derrotar o galo jogando assim. Na verdade, quando você tem um lateral adversario adversário que apoia muito, a maioria dos técnicos marcam mais atrás, chamando eles pro campo e aí sim abusar de jogadas na suas costas. O Corinthians fez isso nas costas do Jorge e Pará o jogo inteiro, o segundo gol do Inter foi exatamente assim…Gol do AP contra o Palmeiras idem…

        A posse de bola é o que te garante uma boa defesa, se você tem a bola, o adversário não tem como chutar a gol. Esses são conceitos do Guardiola, e ter a bola é a maior defesa. Mas sim, quando você tem a bola você automaticamente está atacando, tem razão.

        Abraços e boa noite!

      • Guilherme disse:
        26/10/2016 às 19:35

        Eu fiz um texto lindo, não apareceu…

    • Ltom Macêdo disse:
      25/10/2016 às 18:58

      Ele é obcecado por ponta.

      Reply
      • Adriano Furlaneto disse:
        25/10/2016 às 19:19

        Mas neste jogo nem tinha ninguém na ponta no início

      • joão dias disse:
        26/10/2016 às 00:20

        Essa obsessão nos levou a 2 no campeonato. Foi escutar imprensa e torcedores de sofá e deu no que deu. Tomara que volte com os pontas no sábado e cale a boca de vcs.

    • joão dias disse:
      26/10/2016 às 00:18

      Boa análise.

      Reply
  • Fabricio disse:
    25/10/2016 às 18:05

    Acho que volta o Gabriel e o Fernandinho .

    Reply
  • Arnaldo nepu disse:
    25/10/2016 às 18:18

    Entendi o enunciado amigo Decio, dá para ganhar um estadual, mas com MA

    Reply
  • Andy Müller disse:
    25/10/2016 às 18:40

    Zé não mudou, mudaram ele.
    Emerson Sheik dobrou o treinador e colocou no bolso.

    Reply
    • Yan Balduino disse:
      25/10/2016 às 18:56

      Sheik voltou e fodeu com tudo. O psicológico do time agora é inexistente.

      Reply
  • Mayko Priscila Krakeker disse:
    25/10/2016 às 18:52

    Que texto bosta,o cara defende gabriel e MA e sacrifica o mancuello ja rotoland o cara como enganação…o cara esta sendo queimado pois é colocado pra jogar num lugar que não é a sua,trocar ele pelo everton e manter a mesma função não adianta,agora muda o esquema e coloca ele de 3 homem para ao menos poder fazer uma analise justa…tem torcedor que adora pereba pqp..

    Reply
    • Yan Balduino disse:
      25/10/2016 às 18:57

      Os caras estão falando com se o problema fosse só nesse jogo. Já não jogamos nada há 6 partidas.

      Reply
    • Ltom Macêdo disse:
      25/10/2016 às 19:03

      O cara fala como se o Mancuello estive jogando mal. Era um dos melhores do nosso time na partida.

      Sheik morto só resolveu jogar quando tinha um a mais. Aliás pq ele ressuscitou o Sheik?

      Só aumenta a idéia de panela.

      Reply
    • Adriano Furlaneto disse:
      25/10/2016 às 19:18

      Ele não estava na função do Everton… Você viu ele pelas pontas? Aliás o Jorge estava sozinho na esquerda e ainda estava tendo que marcar um pouco centralizado as vezes. O treinador errou. O time ficou muito centralizado justamente porque o Mancuello e até o Sheik estavam jogando pelo meio. Nenhum deles fez a ponta. Mancuello é um bom jogador mas nesse jogo foi nulo.

      Reply
      • Guilherme disse:
        25/10/2016 às 20:13

        Até que enfim alguém que observou isso!Mancu tava na esquerda, mas ele centralizava para a armar.

      • Ruan Pedro disse:
        25/10/2016 às 20:37

        Jogava quase como segundo atacante. O posicionamento no gol anulado do Guerrero (belo chute dele), representa bem.

        Alias, graças a deus não colocaram ele na ponta. Velocidade zero pra se movimentar por ali

    • joão dias disse:
      26/10/2016 às 00:15

      Onde é a posição dele? Já jogou em várias do meio e ponta. Qual? No lugar do Guerrero ou do Muralha? Foi uma contratação errada. Só isso. Tem pereba que adora não mudar de ideia. Mesmo com os fatos.

      Reply
    • Elvis Presley disse:
      26/10/2016 às 04:24

      Exatamente.

      Reply
  • Ltom Macêdo disse:
    25/10/2016 às 18:58

    Quando a sorte acaba é assim.

    Aí os que só querem saber de resultado passam a criticar e os defensores de quem não estava jogando nada passam a criticar.

    Time sem variação tática. Com um volante que só olha pro jogo e não acompanha o marcador.

    Marcaram a jogada que o ZR ensaiou.

    Fora que errou nas substituições pra variar.

    Não acho ele mal treinador. Só gosta de uma panela.

    Reply
    • Yan Balduino disse:
      25/10/2016 às 18:59

      O time perdeu o poder de reação que tinha também. Tá todo mundo morto.

      Reply
      • Adriano Furlaneto disse:
        25/10/2016 às 19:14

        Não sei se é impressão mas acho que o preparo físico já não está ajudando.

      • Yan Balduino disse:
        25/10/2016 às 19:16

        Isso também. Está tudo desmoronando. Já vi esse filme antes. Se o ZR não mudar radicalmente o jeito do time jogar, ele consegue no máximo 2 vitórias até o final do campeonato. Isso se vencer Coritiba e América MG.

      • Adriano Furlaneto disse:
        25/10/2016 às 19:25

        Cara, ele mudou.. ou tentou mudar… No começo não tinha ninguém jogando pelas pontas. Nem o Sheik e nem o Mancuello. Este último estava meio embolado com o Diego. Veja que o Jorge estava jogando sozinho na esquerda, tanto na defesa quando no ataque… Foi assim no lance do gol. Nesse momento eu sou muito mais favorável a manter o esquema que vem utilizando, com pontas… Deixa prá mudar ano que vem…

      • Yan Balduino disse:
        25/10/2016 às 19:28

        Só que não jogamos nada há 6 partidas. Com os pontas propriamente ditos ou com os substitutos AP e Mancuello. O lugar do Mancuello era lá junto com o Diego. Eu via correndo pelo meio, mas muito avançado, como se fosse atacante. Não tava ajudando o Diego a criar. Muito menos ajudava na marcação. Quando recebeu uma bola, fez boa jogada, mas por jogar fora de posição, pouco apareceu no jogo.

      • Adriano Furlaneto disse:
        25/10/2016 às 19:41

        Isso é fato, faz algumas partidas que não estamos jogando bem. Desde o jogo contra o Cruzeiro eu acho.. do que até a derrota para o Inter estávamos jogando mal e ganhando. O Palmeiras está passando sufoco e ganhando. Viva falou algo que concordo.. Mancuello não estava ajudando a marcar. E nem o Sheik. Ele tentou colocar o time muito prá frente. Acho que a questão não é dimensões onde Mancuello deve jogar. Quando um jogador com posicionamento diferente entra no time, muitos jogadores tem que mudar também, seja para cobrir um espaço onde antes havia outro, seja para abrir espaço para o companheiro poder jogar, etc. Talvez isso explique o posicionamento dele. Quando ele entrou no meio do jogo o Flamengo meio que estava indo para o tudo ou nada, tanto que geralmente entrava no lugar de um dos volantes. O técnico poderia e deveria ter treinado outras formações eficientes aí longo do campeonato, mas já que não fez ( ou talvez vc tenha tentado e não conseguiu), agora não adianta partir para o desespero. Perdemos um jogo que, mesmo jogando mal poderíamos ter ganhado. Por isso acho que devia continuar no mesmo esquema e com os mesmos jogadores. Em tempo: o time que ganhou a copinha tinha muitas variações táticas. Eles c mudavam mais de uma vez a firma de jogar dentro de uma mesma partida, sem nem mesmo fazer substituições. Não é possível que o técnico desaprendeu. Lá naquele time o Ronaldo quase sempre era a peça chave. Tomara que faça isso ano que vem. SRN

      • Yan Balduino disse:
        25/10/2016 às 19:58

        Se isso acontecia na base então eu não entendo porque todo técnico quando chega no Flamengo vira burro e fraco de uma hora pra outra. Também não me conformo com o fato de um treinador que veio da base não utilizar a base e essa panelinha no elenco. Quanto a testar variações táticas no campeonato, ele vinha utilizando alternativas ainda no 1º turno, como contra o Coritiba e o América/MG. Também no 2º turno usou no 2º tempo contra a Chape, foi muito bem e nunca mais utilizou aquela formação com Diego/Mancuello/Guerrero/Damião, e contra o Cruzeiro só viramos com a entrada do AP e do Mancuello. Agora ele parou de variar. Só substitui 6 por meia dúzia. Tá só no 4-2-3-1 mesmo jogando mal. Parece perdido.

      • Adriano Furlaneto disse:
        25/10/2016 às 20:02

        É!… Talvez esteja mesmo perdido… Na hora da decisão a experiência conta muito…

      • Ruan Pedro disse:
        25/10/2016 às 20:35

        Yan, eu tenho quase certeza que erraram ao contratar o Mancuello. Tá longe de ser mal jogador, isso é notório. Ele sabe jogar bola. É ótimo jogador.

        Mas a posição ideal, onde ele rende, onde o time que ele joga rende, não é de meia. Longe. Muito menos de ponta. É terceiro homem, ou sendo muito otimista, de segundo homem, na do Arão, pela esquerda.

        Ou seja, um jogador muito caro que não tinha lugar no time. Gastar esse dinheiro em um jogador alternativa é foda!

        Quais os times que você vê jogar bem num esquema sem homens jogando pelas pontas? Não só aqui no Brasil, fora também. Eu não consigo me lembrar de nenhum agora.

        Fico curioso pra ver como algum técnico montaria a equipe do Flamengo num esquema com 3 homens de meio campo, um meia, e dois atacantes. Eu não to acostumado a ver esses times jogarem, não assisto a jogos dessa forma. Não sei como iriam defender, esse losango é muito pouco utilizado por falta de dinâmica e velocidade. Foda!

      • AMRS disse:
        25/10/2016 às 22:58

        Renato Augusto e Jadson não são velocistas, longe disso e deram certo… e muito certo… vejo que é necessário treinar e pedir obediência tática! Tite bem q poderia dar a receita!!rs…

      • Ruan Pedro disse:
        25/10/2016 às 23:54

        Jadson jogava como meia pela direita. Zé Ricardo tentou alguns jogos colocar o Alan Patrick pra jogar assim. A ideia foi ótima ao meu ver, não funcionou, paciência.

        O Renato Augusto jogava na faixa central do 4-1-4-1, não entendi por que você citou ele. O Malcom jogava pela esquerda.

      • Elvis Presley disse:
        26/10/2016 às 02:20

        Talvez ele tenha dito se referindo ao Mancuello.

      • AMRS disse:
        26/10/2016 às 14:30

        Mancuello pode ser o Renato Augusto, e o Diego o Jadson, guardada as proporções… Diego está correndo errado, roda o campo todo e não acha um lugar… Creio q pela direita indo pro meio seria uma alternativa… Mesma coisa o Mancuello, tem bom passe, solta a bola mais rápido (jogo flui mais)…por isso ali pelo meio como terceiro homem, creio q é o melhor lugar pra ele!! Mas isso é necessário treinar…. Tendo a semana toda era possível… Mas isso é apenas uma teoria minha, do q enxergo de futebol!!

      • Ruan Pedro disse:
        26/10/2016 às 16:29

        Ah tá, agora eu entendi, voce não explicou da primeira vez kkkkk

        Estamos pensando da mesma forma.. a minha dúvida é o preparo fisico do Diego..

        Na copinha o time do zé jogava nesse 4-1-4-1 ai. Pegar o do tite é a melhor opção. O volante tem que ser bom, muito bom! FM?

        Colocar o Mancuello ali é a posição exata dele jogar mesmo.. o Arão teria que infiltrar muito mais do que faz, ele só apoia. O Elias daquele time virava atacante e aparecia na área no contra ataque pra finalizar, muito rápido!

      • AMRS disse:
        26/10/2016 às 23:58

        Tô achando achando ele com um bom preparo…ele corre o jogo todo… sai para o jogo, marca, ajuda na defesa… mas acho q ele ta correndo exageradamente, ou seja, errado…rs
        Mas vamos ter q esperar ano q vem… rsrs pelo jeito é no 433 mesmo…. o q nos resta é torcer q td der certo!!

      • Ruan Pedro disse:
        27/10/2016 às 00:00

        Esse vai ser, bumba meu boi, daquele jeito kkkkk

        Espero que o planejamento seja feito direcionado aos esquemas que serão montados, filosofias de jogo. Não essa de “contrata os melhores e monta um time com eles, seja o esquema que for”.

      • Elvis Presley disse:
        26/10/2016 às 02:18

        Como assim, Ruan? Que pragmatismo é esse? Ciência exata?

        Amigo, respeito sua opinião, mas discordo radicalmente dessa narrativa que vc está criando para justificar uma falha do técnico.

        Entendo que o bom técnico é aquele que sabe extrair o melhor de cada peça e montar um esquema com os melhores, e essa frase eu já ouvi da boca de vários técnicos vencedores (que o bom técnico é aquele que sabe extrair o melhor de cada jogador) , parecendo até um lugar comum. Ou vc acha que o Tite, Rueda ou Sampaoli deixariam o Cuellar e o MAncuello no banco pra caramujo, gabriel ou cirino?? Se vc acha, aí eu não discuto mais, porque é demais pra mim.

        Como se faz?Treine os caras, dê sequência e pegarão ritmo e ganharão confiança, e eles mesmos se acharão em campo. Vão perder uma, duas, três partidas e aí vão começar a ganhar consistência. Vi o Tite falando isso esses dias, que se esboça um esquema em cima do que se tem de material humano, e o talento deles vai aparecendo com os jogos, e eles mesmos vão se encaixando ali. O próprio Alambik em um jogo foi na lateral e disse ao Zé Panela que tinha que mudar a posição de alguém que agora não me lembro e tal, e ele estava certo.

      • Ruan Pedro disse:
        26/10/2016 às 10:29

        Fala Elvis kkkk sem pragmatismo nem ciência exata. O cara que quis comparar Renato Augusto e Jadson e eu não entendi muito bem.

        Cuellar pra mim é a maior indignação, por que sei que ali sobra futebol, sobra. Eu e você cansamos de dizer isso aqui.

        O que eu tô tentando é entender como que a galera pede esse time (mas quero detalhes de como ataca e de como defende, não me venham com losango).

        Você me deu os detalhes. Eu não concordo muito não. Imagina Diego Mancuello e Guerrero pegando a bola longe do gol e tendo que contra atacar. O único mais dinâmico é o Diego. Os outros seguram a bola e tem bom passa. Passe pra quem?

        Mais um motivo pra defender Zé Ricardo é dar a pré temporada e o planejamento a ele. Ao meu ver claro. Se em tal pouco tempo conseguiu dar um padrão de jogo a um bando de jogadores em campo, com mais tempo vai transferir alternativa tática. Pedir isso agora em final de campeonato eu acho bem injusto, só isso.

        No mais, ali em cima eu falei do futebol que eu conheço. Não sei como joga um time em losango (pra frente é obvio, ai é lindo de ver) tô falando sem a bola. Como que defende contra um time bem treinado, que sobe os dois laterais ao mesmo tempo e deixa o primeiro volante entre os zagueiros. A superioridade numérica vai ser clara

      • Elvis Presley disse:
        26/10/2016 às 11:34

        Certo, te entendo. E concordo com sua preocupação. Apenas reconheço que esses dois ou três que citei, sem a bola, não voltariam. Mas no contrataque certamente o fernandinho e o lateral alternado (do lado oposto de onde ele Fernandinho estivesse, ou até mesmo os dois laterais) teriam que atacar e mais o Arão. Então seriam 6 ou 7 contratacando.

        Pow, vi que vc citou o Liverpool como exemplo e tb me encanta muito aquele estilo de jogo deles. Aliás o campeonato inglês é sensacional. Quem dera jogássemos assim, compactados e dinâmicos.

        Mas, seria muito justo ver a pré temporada com o Zé que roeu o osso, mas se pedir a renovação do caramujo, volta pra base de castigo.

      • Ruan Pedro disse:
        26/10/2016 às 11:45

        Eu assisto a todos os jogos que consigo, até dos times medianos. O time jogou com a equipe reserva. Origi pela direita, que nem é um ótimo jogador, faz certinho, cumpre o feijão com arroz e da trabalho. Brasil não produz jogadores assim.

        Eu também acho questão de justiça, merecimento. E obvio que apesar dos erros, equívocos e inexperiência, ele tem potencial claro, e isso me deixa mais feliz do que a raiva que ando passando, vendo sufoco kkkkk vimos o que ele fez com o time, quero ver o que ele pode fazer pegando um elenco e mandando embora e contratando (leia – se mandando embora como “adeus Márcio Araujo para sempre)

      • Thiago Adriano disse:
        25/10/2016 às 20:27

        CAra, Acho que mesmo voltando com os pontas pra ajudar na marcação, o time não vai render, por que não está rendendo faz tempo, pois esse 4231 que o ZR utiliza esta manjado pelos adversários, e uma coisa eu digo, ele não mudou esquema nenhum como já vii alguns comentando que ele utilizou o 442 contra o Corinthians … A unica coisa que ele fez é mudar as peças, porem nem MANCU e nem SHEIK tem perna pra ficar atras de lateral adversário o tempo todo. FOi assim quando colocou AP de titular, ele era ponta, não conseguia ficar marcando toda hora, cansava e não aguentava o 2 tempo.
        Se for pra continuar com esse esquema, mesmo voltando com Gabriel, Everton, a gente não ganha do ATM, Santos e Atlético Pr la na arena, pois os pontas nada produzem. Se é pra mudar, mude de vdd, coloque Cuellar ou ronaldo que tem um passe melhor, poe Ap ou MANCU junto com o diego, e um 2 atacante pra flutuar em qualquer um dos lados do campo, dependendo de onde a jogada esta sendo iniciada. E variar durante os jogos, uma hora atacando pelo lado esquerdo e o para ficando na marcação, depois do lado direito e jorge na marcação…..

      • Ruan Pedro disse:
        25/10/2016 às 20:31

        Esse esquema só deixou de ser utilizado por que cada vez mais os times tentam atacar em bloco, com a linhas subindo e descendo juntas.

        Um atacante pra jogar ao lado do Guerrero, caindo pra um lado e pro outro, é ótimo de ver, com dois meias aproximando, mas só com a posse de bola. Como que fica sem a bola? Lembre-se, as linhas adversarias sobem e descem juntas, 90% dos times jogam com dois abertos e um central, como que marca? Um lado sempre vai ficar “torto”, alguem sempre vai ter que “correr atrás”, se doar mais que o outro.. enfim, o time tem que se pagar la na frente. Todos sabemos que não se paga, muito pelo contrário, nosso goleador não é goleador, é um jogador técnico que prepara jogadas e “faz o pivô”.

        Enfim, tá complicado…

      • Thiago Adriano disse:
        25/10/2016 às 20:44

        Cara eu vejo da seguinte maneira, para que os pontas tenha que voltar na marcação, é pq os laterais e os volantes do time não estão conseguindo fazer a marcação corretamente, e por isso necessita de ajuda, neste caso dos pontas que deveriam se preocupar de atacar.
        O problema do nosso time é esse, você tem 2 pontas que não sabem finalizar direito, não são de construir jogadas para gol, logo o adversário ataque em bloco como você mesmo disse, e como nossos laterias, principalmente o jorge não é tom bom na marcação, os pontas voltam pra ajudar a marcar, e se ficassem la no ataque, os adversários só precisa deixar os dois zagueiros e um lateral pra ajudar na defesa, pois sabe que o time não ira produzir nada. Tanto que qdo o Flamengo esta com a bola, eles nem marcam o MA(por exemplo), pois sabe que dali não sai nada.
        Agora imaginemos que tenhamos o guerrero e um outro atacante que seja bom finalizador, que faça tabelas com o guerrero, tenha o Diego e mancu/AP, no meio, que voltam so até o meio de campo, ou seja, 4 bons jogadores, no mínimo que o time adversário irá fazer é deixar 5 jogadores na linha do meio, não iram atacar em bloco como você diz, e os outros 5 jogadores, os nossos 6 jogadores conseguem marcar.

      • Ruan Pedro disse:
        25/10/2016 às 22:09

        Um time bem treinado vai jogar da mesma maneira, esse é que é o ponto. Imagina essa situação de 4 jogadores voltando até o meio campo, como você disse. Me mostre um time, no mundo, que deixe 4 jogadores sem obrigação defensiva (quando digo obrigação defensiva eu tô falando de pegada, fechar espaços, combate, bote, ir atrás, não aqueles migues saca?).

        Eu não consigo lembrar de nenhuma boa equipe que jogue assim. Por na defesa, o adversário sempre vai ter superioridade numérica.

        Assisti ao Liverpool hoje à tarde. Os 11 atacam e defendem (claro que lá quem joga pelo lado cria, chuta, ultrapassa, faz jogada individualmente, e os nossos não fazem nada). O Sturridge fez os dois gols. Era o único come menos obrigação defensiva. Mas o que ele fazia? Fechava no primeiro volante e dava combate nos zagueiros.

        O que eu quero dizer é: o problema não é o esquema. A troca de jogadores pelo lado evidência isso. Ele tenta achar o menos pior, o que tá em melhor momento nos treinos na semana. Contra a chapecoense, o Mancu entrou e fez o lado esquerdo, nao de ponta, meio campo pela esquerda. Os dois da frente se revesavam voltando. Damião correu atrás de lateral esquerdo. Ate o Guerrero dava combate no primeiro volante, correu um pouco no lateral direito. Não aguentam 30 min nesse ritmo, não são jogadores com essa pegada de correria, precisam receber a bola próximo ao gol, senão não rendem.

        E complicado. Eu também quero ver alternativa tática. Mas entendo completamente a manutenção do que vinha dando certo. Como vai treinar tudo isso com os jogadores arrebentados faltando 6 rodadas?

      • Elvis Presley disse:
        26/10/2016 às 02:23

        Concordo. Mas por que não treinou isso antes, no primeiro turno?

      • Ruan Pedro disse:
        26/10/2016 às 10:37

        Como assim treinar no primeiro turno?

        O time não tinha nem um esquema, como ia treinar logo dois? Kkkkkk chegou, tentou estabelecer uma maneira de jogo (o que também leva tempo e é difícil, Muricy não conseguiu nem com pré temporada).

        Mas tem outras variáveis Elvis. Eles fazem a falta. Nao aquela evidente pra amarelo pra matar contra ataque. Jogador experiente sabe fazer a falta. Mancuello não tem essa velocidade toda pra puxar contra ataque em velocidade. Alguém vai ter que correr pra ele enfiar a bola. Quem ultrapassa ? Guerrero? Do meio campo até a área adversária? Não ganha na corrida nem do Léo Silva…

      • Elvis Presley disse:
        26/10/2016 às 11:13

        Exatamente, dando continuidade do meio pra frente ao que o Muricy havia começado. A diferença é que o Muricy tinha César Martins e Wallace, e não tinha Diego. Só isso.
        Ele fechou com a panela pra ganhar a confiança fos mais cascudos. Isso pra mim é muito nítido. E esse foi o erro.
        Afinsl, depois de seguidas falhas do VSQ pq ele não mudou e deu uma sequência ao Cuellar ou Ronaldo?

      • Ltom Macêdo disse:
        25/10/2016 às 23:14

        Se nossos pontas fizessem alguma coisa ofensivamente os laterais adversários não subiriam tanto.

        Mas nossos pontas são ineficientes, eles jogam como babá de lateral, não sabem fazer uma tabela, finalizam mal, enfim…

        G3 é lucro pro nosso time.

        Torço pelo título, até porque depois do galo todos os jogos são muito possíveis de vitória.

        Se vencermos o galo estamos na briga ainda. Lógico que é difícil. Mas nada aquin é fácil.

      • Thiago Adriano disse:
        26/10/2016 às 00:21

        Isso cara, essa é minha visao, se tivessemos 2 pontas bons, perigosos no time, eu apoiaria jogar no esquema 433, porem esse nao é o caso, logo tem que variar o esquema, pois os melhores jogadores sao meias, e nao pontas.

      • joão dias disse:
        26/10/2016 às 00:11

        Todo time de ponta na europa joga assim. Neymar, o menino Neymar tem que ajudar na marcação. Você está agarrado ao passado. Paciência.

      • Thiago Adriano disse:
        26/10/2016 às 00:16

        neymar marca, fazendo pressao nos zagueiros e volantes para nao sairem jogando com tranquilidade, mas nao volta ate a linha de fundo que nem o everton, comparando a este, pois ambos jogam na esquerda.

      • Ruan Pedro disse:
        26/10/2016 às 10:37

        Mas a defesa do Barcelona, além se muito qualificada, joga em linha super alta, toda compacta, subindo imediatamente assim que qualquer setor perde a bola.

        Sabe qual técnico tenta sempre fazer isso no Brasil? Cristóvão Borges! Flamengo, Corinthians, Atlético paranaense.. tiveram paciência pra implantar? Não. Ele tava fazendo certo? Nao sei. Mas tava tentando. Os times dele sempre tomavam bola nas costas, sempre, todo jogo. Zagueiro batendo cabeça..

        Enfim, e ótimo, mas tem que se ter qualidade. Muita!

      • Elvis Presley disse:
        26/10/2016 às 02:40

        Concordo inteiramente.
        Se vc qualifica o meio e o ataque com jogadores mais técnicos, vc obriga o adversário a ser mais cauteloso, e se temos um esquema em que os pontas privilegiam a marcação e não a ofensividade primordial de suas posições, então na verdade não temos pontas, e sim dois laterais direitos e dois laterais esquerdos.

        E o que me intriga é justamente essa deficiência de prender a bola no ataque e chutar a gol. Por que não conseguimos? Porque não são qualificados, ao passo que se tivéssemos treinado um meio campo com Cuellar, Ronaldo, Mancuello, sei lá, com dois deles, naturalmente, jogando ao lado do Diego e Arão, teríamos maior domínio e a bola chegaria no ataque muito mais redonda naquele último passe para finalizar. Só que ela não chega, porque gabriel e everton perdem a bola rápido e tomamos contrataques. Bastaria um ponta apenas. Mas, repito, teríamos que ter treinado essa variação lá atrás.

      • Ltom Macêdo disse:
        25/10/2016 às 23:09

        Nosso ataque é eunuco.

        Ano que vem precisamos de pelo menos dois atacantes de lado que resolvam e um primeiro volante.

        Podia testar o Ronaldo já nessa reta final, depois do jogo contra o galo, porque também não sou a favor de colocar o moleque na fogueira.

        A formação é essa mesmo, minha única ressalva a ela é que nossos atacantes são horrorosos!

      • Ruan Pedro disse:
        25/10/2016 às 23:52

        Definição boa, sétima temporada de got vem aí!

        Quanto aos atacantes: são eles que colocam em xeque o esquema, se conseguissem criar algo…

      • Gustavo Lima disse:
        26/10/2016 às 09:04

        Dois pontas que não sabem chutar nem passar e um atacante que não é artilheiro. Esse ataque é nulo. o jeito é chover bola na área pra tentar resolver.

      • joão dias disse:
        26/10/2016 às 00:09

        Chegamos perto da liderança com esse esquema que vc critica. Não existe isso de ser manjado para os adversários. Barcelona, Real e Bayern, dentre outros, jogam na mesma escalação, utilizando o melhor de cada jogador. O erro do Zé foi escutar torcedores de sofá e imprensa. Insatisfeitos com a bela campanha que estávamos fazendo com 2 pontas.

      • Thiago Adriano disse:
        26/10/2016 às 00:14

        Se você está satisfeito com o time ganhando de times pequenos tomando sufoco, ai tudo bem, eu nao. EU quero que o time jogue com 3 atacantes, 2 pontas, porem que eles sejam bons, que façam gols, jogadas para gol, e nao que entrem so para fechar corredor.
        E outra coisa, o time vem perdendo força a 6 jogos, a diferença pro palmeiras ja era de 4 pontos, entao nao foi o ultimo jogo que fez o time ficar longe do lider nao.

      • joão dias disse:
        26/10/2016 às 00:24

        Estou satisfeito sim com a campanha. A Diretoria planejou vaga na libertadores em 2017. E vai cumprir. Nosso elenco é inferior ao do palmeiras. Exigir título é demais em 2016. Temos é que apoiar o time e o Zé agora. Ainda tenho esperança com esses 2 próximos jogos, o fla ganhando os 2 e o palmeiras perdendo. Isso é totalmente possível. Mas não ficarei aqui despejando ódio contra o time se isso não acontecer.

      • Thiago Adriano disse:
        26/10/2016 às 00:32

        Primeiro- eu não estou despejando ódio, se eu não gostasse do flamengo, não iria perder meu tempo, vindo aqui ver noticias do time, e muito menos dar a minha opinião.. quero o melhor pro meu time.
        Segundo- o planejado era vaga na libertadores, porem o time esta brigando por titulo, e quero que continue brigando, jogando com os melhores, e sim, poderíamos estar na liderança se não fosse os pontos fáceis perdidos em alguns jogos.
        terceiro- não conquistamos nada esse ano, e pra falar a vdd, fizemos campanhas pifias nos outros campeonatos.
        quarto- palmeiras nao tem elenco melhor que o flamengo, mesma coisa, talvez o do galo seja melhor, do palmeiras nao acho.

      • Elvis Presley disse:
        26/10/2016 às 02:31

        Falou tudo agora. Incontestável.

      • Ruan Pedro disse:
        26/10/2016 às 10:39

        Eu entendi seu ponto de vista Thiago, espero ter me expressado bem. Galera vem aqui, também como eu e você, pra trocar uma ideia mesmo, por que todo mundo quer assistir jogos e esperar o melhor. Espero que tenha entendido as perguntas que te fiz, foram mais como curiosidade, por que a maioria pede o mesmo que você, pelo menos e o que eu leio, e não entendo como.

      • Elvis Presley disse:
        26/10/2016 às 02:30

        Também acho que o problema crucial é ali no merdaraujo, que não passa confiança para a zaga sair jogando com ele, que por sua vez já compromete todo o meio de campo por não ter uma saída qualificada e tb não cobre a defesa na recomposição, roubando uma bolinha ou outra e sendo estigmatizado como o ‘guardião da defesa’, Fala sério!

        Ou é Cuellar ou Ronaldo, mas isso já deveria ter sido testado lá atrás, porque agora se ele lançar os caras no salseiro, no primeiro erro – o que é natural devido à falta de ritmo – serão crucificados. Agora, é complicado, mas ainda assim, eu arriscaria, porque perdido por um perdido por mil. Merdaraujo e nada é a mesma coisa, Vitinho e Rogerinho que o digam.

      • Gustavo Lima disse:
        26/10/2016 às 08:57

        Sempre defenderam esse jogador fraco. Segundo lugar pra ele é título, não tem vontade nem qualidade de campeão. Um time é campeão com o que tem de melhor, não com o que tá dando certo. “MA é ruim mas tá dando certo”… Já li isso aqui várias vezes, agora ngm diz isso pq a verdade apareceu.

      • Ruan Pedro disse:
        26/10/2016 às 10:33

        Da até uma úlcera instantânea só de ler essa coisas de e ruim mais ta dando certo

      • Elvis Presley disse:
        26/10/2016 às 11:21

        Kkkkkk

      • Marcos Fla disse:
        26/10/2016 às 13:08

        Rogerinho e Vitinho poderiam vir no fim do ano, bons jogadores, principalmente o Rogerinho, ta bem nos gambas

      • Ednei P. de Melo disse:
        26/10/2016 às 08:20

        Como o Atlético Mineiro também necessita de um bom resultado, poderíamos escalar um time mais fechado e de qualidade, que utilize a saída de bola rápida para fazer as jogadas. Por isto (neste momento), acho interessante a escalação de um esquema com 3 volantes… &;-D

      • Gustavo Lima disse:
        26/10/2016 às 08:49

        Em momento nenhum vi um 4-42 ali. Se a intenção do Zé foi essa, nesse esquema os volantes ajudam os laterais, não os meias. O Jorge teve que sair pra marcar o Rodriguinho e deixou o Romero livre pq o Márcio não tava com o Rodriguinho. Em 2009 Willians e Airton faziam essa função.

      • Ltom Macêdo disse:
        25/10/2016 às 23:11

        Qual o critério pra escalção do Sheik? Não tem… Ele nem marca, nem é produtivo no ataque.

        Sheik é banco pro Vizeu? Sheik é banco pro Damião?

        Para mim faltou balls pro ZR falar que não contava mais com o jogador. Motivo ele tinha.

        O grande defeito do ZR pra mim é esse, ele quer agregar todo mundo, até quem não tem a menor condição técnica pra isso.

      • Ltom Macêdo disse:
        25/10/2016 às 19:19

        Mas o preparo físico não tem desculpa, fomos eliminados na sulamericana

    • Thiago Adriano disse:
      25/10/2016 às 20:24

      Acho que mesmo voltando com os pontas pra ajudar na marcação, o time não vai render, por que não está rendendo faz tempo, pois esse 4231 que o ZR utiliza esta manjado pelos adversários, e uma coisa eu digo, ele não mudou esquema nenhum como já vii alguns comentando que ele utilizou o 442 contra o Corinthians … A unica coisa que ele fez é mudar as peças, porem nem MANCU e nem SHEIK tem perna pra ficar atras de lateral adversário o tempo todo. FOi assim quando colocou AP de titular, ele era ponta, não conseguia ficar marcando toda hora, cansava e não aguentava o 2 tempo.
      Se for pra continuar com esse esquema, mesmo voltando com Gabriel, Everton, a gente não ganha do ATM, Santos e Atlético Pr la na arena, pois os pontas nada produzem. Se é pra mudar, mude de vdd, coloque Cuellar ou ronaldo que tem um passe melhor, poe Ap ou MANCU junto com o diego, e um 2 atacante pra flutuar em qualquer um dos lados do campo, dependendo de onde a jogada esta sendo iniciada. E variar durante os jogos, uma hora atacando pelo lado esquerdo e o para ficando na marcação, depois do lado direito e jorge na marcação…..

      Reply
    • Ednei P. de Melo disse:
      26/10/2016 às 08:17

      1. Apesar da falha do 2o. gol ser do Márcio, ele é o ÚNICO volante que acompanha TODAS as jogadas de perto. Inclusive, CANSEI de vê-lo fazendo a cobertura do Arão e dos laterais. Mas infelizmente, a sua falha resultou em um gol adversário e isto o deixou em evidência.
      2. Duas substituições foram feitas por NECESSIDADE: Mancuello (lesionado) e Jorge (não se sentiu bem). Então, NÃO podemos culpá-lo pelo mal resultado das substituições.
      3. Se ele gostasse de panela, já teríamos um racha no grupo há tempos… &;-D

      Reply
      • Ltom Macêdo disse:
        26/10/2016 às 12:59

        Rapaz eu até entendo que o ZR não tenha tanta culpa.

        Mas depois das últimas partidas é impossível defender o MA.

        Não acompanha, perde divididas. Única coisa que ele faz relativamente bem é a cobertura nas bolas longas.

        Da parte ofensiva nem citarei nada pq não precisa.

        Essa defesa que você faz dele é o tipo de coisa de quem não gosta de dar o braço a torcer.

      • Ednei P. de Melo disse:
        26/10/2016 às 13:18

        Na verdade, também acho que ele deve ser substituído, mas por motivos diferentes:
        1. Preservar o cara, deixando-o nesta reta final na reserva.
        2. Promover uma formação diferente (com 3 volantes).

        Se não der certo… &;-D

    • Gustavo Lima disse:
      26/10/2016 às 08:43

      Não é ele que monta a panela. Ele só obedece, por isso deixaram ele no cargo.

      Reply
  • Silvio Marcelo disse:
    25/10/2016 às 19:10

    Mudou sim …antes dava o cu só pro caramujo agora da pro Sheik também !

    Reply
    • Machista com orgulho disse:
      26/10/2016 às 11:31

      Vdd kkkk

      Reply
    • Teu vizinho disse:
      26/10/2016 às 13:03

      E come o teu também, virgem de 40 anos

      Reply
  • Rodrigo - Depto. de TI disse:
    25/10/2016 às 21:22

    Não mudou não! Continua previsível tentando atacar com dois atacantes pela ponta que não produzem NADA.

    Reply
  • Urubu da Massa disse:
    25/10/2016 às 22:17

    Zé otimo técnico, infelizmente parte do time é limitada.

    Reply
    • YesIcanmyfriend Brasil disse:
      26/10/2016 às 01:44

      Ele so tem um esquema amigo , mudou um pouquinho ele se perde , nunca teve experiencia de comandar um grande time e nunca teve tantas opçoes é fato que ele precisa pegar mais bagagem e estudar mais um pouquinho o futebol ,foi pego para tapar o buraco e acharam que daria conta , mas so foi pegar uns times mais arrumadinho que o bicho pegou e ele nao soube usar as peças , esta que é a verdade.

      Reply
  • joão dias disse:
    26/10/2016 às 00:00

    Pedem aqui o mancuello a qualquer custo. Quando o argentino entra de titular não rende. Isso é fato. O erro foi ceder à pressão de torcedores de sofá e imprensa. Mancuello sempre entra mal de titular e chove comentários cornetas aqui. Mas ai choveu, o vento ou sempre está na posição errada. Pra mim, o Flamengo errou na contratação. Jogador sem as características do futebol brasileiro. Sem velocidade, sem drible e sem marcação. Gostaria de ver o DVD que amparou a contratação, ou então tem algo errado nessa negociação. Uma pena, e que fique no Banco.

    Reply
    • Thiago Adriano disse:
      26/10/2016 às 00:11

      cara o Mancuello era um dos melhores jogadores na época do muricy onde era titular e tinha sequencia, assim como cuellar, logico que o time tava muito ofensivo, e sofria dms atras, porem vale lembrar que a gente tinha na zaga wallace e cesar martins.
      Ai voce quer que ele entre e arrebente, sendo que nao tem sequencia de pelo menos 3 jogos como titular, sem ser substituido no intervalo, alem de jogar em uma posição que nao é a sua?
      Quantas oportunidades teve cirino, gabriel, fernandinho, sheik, e o que mostraram? nada

      Reply
      • joão dias disse:
        26/10/2016 às 00:28

        Blz. Entendi seu comentário. E até concordo em relação a sequência de jogos. Mas ele tem que entrar e corresponder. Ele entra bem no 2 tempo e o Zé deveria ter continuado assim. Escalá-lo de titular foi um erro, na minha opinião.

      • Thiago Adriano disse:
        26/10/2016 às 00:34

        Exatamente, quando ele estava vindo entrando bem, deveria ter continuado, e testa-lo como titular em jogos com o do Santa cruz. agora já era, dificilmente ira utiliza-lo denovo, a nao ser que o time esteja perdendo, e ache que o raio caia 2 vezes que nem o jogo contra o cruzeiro.

      • YesIcanmyfriend Brasil disse:
        26/10/2016 às 01:42

        Nao é so ali pow … essa zaga é muito ruim , ja havia comentado aqui , quando pegasse um time mais arrumadinha o buraco seria mais em baixo , trouxe o gringo por nao sei quantos milhoes para o zeh optar em deixa lo no banco para Vaz e Rever é brincadeira o cara so jogou um jogo e por causa de uma falha nao voltou mais , qts falhas esse Rever e Vaz ja nao cometeram ?É brincadeira o que este senhor esta fazendo !

      • YesIcanmyfriend Brasil disse:
        26/10/2016 às 01:40

        A verdade é que ele esta mais perdido que cego em tiroteio , mudou uma coisinha ele meche na porra do time todo e o entrosamento vai para as cucuias , falta mt experiencia para o zeh ele nao tem muita versatilidade o esquema dele é unico e ponto , limitado que nem o caramujo. SRN !

      • Gustavo Lima disse:
        26/10/2016 às 08:20

        Falta ele deixar de ser fantoche. Ele não manda nem um pouco na escalação.

      • Gustavo Lima disse:
        26/10/2016 às 08:16

        Muitos não entendem o que é ritmo de jogo… Alguém que só entra faltando 20 minutos pra acabar o jogo não vai conseguir jogar 90 no mesmo nível. Tem a questão de acostumar o físico, sentir adrenalina do jogo, ter a leitura tática do acontece dentro de campo… TEM QUE DAR SEQUÊNCIA !!!

    • YesIcanmyfriend Brasil disse:
      26/10/2016 às 01:38

      O problema nao é render o problema é ritmo de jogo e os caras que ele escala e as posiçoes sao um quebra cabeça que ninguem sabe direito onde cada um joga pois e tudo aleatorio um jogo tem o Allan vagalume no outro ele mete o mancuello e no outro o Cirino dai ele volta com o sheik , karalho ta pior que puteiro ! kkkkkkkkkkkkkkkk

      Reply
    • Machista com orgulho disse:
      26/10/2016 às 11:30

      vc não percebeu que o ze ricardo Ta queimando mancuello… O gringo tava em boa sequência sem sheike ai do nada ze tira essa sequencia e bota ele do lado do sheike 4 jogos depois sem sequência em um jogo difícil…cuellar É outra vitima quando Ta em boa sequência ze tira por varias partidas e joga ele na fogueira..

      Reply
  • Thiago Adriano disse:
    26/10/2016 às 01:11

    Eu vejo o pessoal reclamando da ultima partida onde ZR tentou mudar alguma peças,coloca do time mais ofensivo, e nao conseguindo a vitoria .. E acha q o titulo esta longe por causa dessa partida… O time vinha jogando mal a muito tempo. E ele fez certo em mudar. Tentou algo novo. E tentaria denovo algo.. Pois os esquema com 2 pontas q nao produzem nd na frente pois ficam preso na marcaçao nao vai nos dar as 6 vitorias … Unica critica q faço a ultima partida é em questao ao sheik. Deveria ter dado oportunidade ao fernandinho,q tem entrado bem. Porem foi na lei do ex. E acho q shiek jogaria bem e marcaria contra o ex clube.

    Contra o galo que é um mais perigoso. Entre com 3 volantes entao. Adianta o vaz pra 1volante. Pois MA entregou 2 gols nos ultimos 2 jogos, onde ficou olhando o adversario chutar … Arao e cuellar em losango .. Com diego. Fernandinho e guerrero … Temos um time que tem 3 jogadores com qualidade na saida de bola e que podem chegar la na frente.
    Nao adianta colocar sheik. Gabriel. Cirino no time nao, sao ruins e devem ser dispensados final do ano.

    Reply
  • YesIcanmyfriend Brasil disse:
    26/10/2016 às 01:36

    Zeh mudou kkkkkkk patetico o textinho o cara nunca foi um Guardiola da vida é fraco e esta começando a carreira , falta mt experiencia para o cara e isso so o tempo ira dizer se ele é realmente um tecnico para o futuro do Fla , a diretoria vai investir nele , mandando fazer uns cursos na europa e espero que volte mais refinado . SRN !!

    Reply
  • Elvis Presley disse:
    26/10/2016 às 02:08

    O último bom jogo que fizemos foi contra o Figueirense, logo após o jogo com o pig, quando o caramujo foi expulso e ficou de fora.
    Ali, sob todas as condições adversas, o time sem ele jogou bem contra o pig e cresceu, ganhou confiança, foi valente e técnico, tanto que todos cravaram que o Flamengo tinha um time melhor. Enchemos o peito e dissemos: agora vamos!

    Jogamos contra o Figueira sem o caramujo e este foi o nosso melhor jogo, em que criamos muito, poderíamos ter goleado e perdemos milhares de gols. Mas foi uma apresentação de encher os olhos no pacaembu domingo pela manhã na rodada 26.

    Ali era o momento de manter o time e dar continuidade, para que Cuellar se firmasse e o time ganhasse uma saída de bola mais rápida e eficiente, e a cada jogo fosse ganhando consistência. Mas…o que o gênio da lâmpada fez, provando que havia sim uma panela??? Voltou com o Merdaraujo e o time caiu de rendimento.

    Logo, sofremos contra o Cruzeiro, vencendo após a saída desse mala, e pela técnica de Diego, Guerrero, Alambik (só vai bem qdo entra no segundo tempo), Mancuello e na pressão e velocidade de Fernandinho puxando o contrataque. Depois sofremos contra o sp e empatamos em 0 a 0 num jogo sem qualquer inspiração com um time do sp que nem chutava a gol.

    Em seguida vencemos o santa cruz jogando pro gasto, vencemos o fluzinho nos erros do adversário, perdemos do inter e empatamos com o gambá, apresentando um futebol previsível, modorrento, sem criatividade, sem ousadia, sem ofensividade e sem chutes a gol, com gabriel anemia e ainda ressuscitando sheik??!! Qual é a coerência dele?? A meritocracia é que não é.

    Então, fica a pergunta: por que o cara não manteve o time que apresentou o melhor futebol??

    Cuellar ficou fora uma partida no início do campeonato e não ganhou mais nenhuma chance, enqto o merdaraujo errou feio várias vezes, entregando gols, prejudicou o time contra as peppas, sendo expulso justamente (ao contrário do que alguns dizem) no início da partida, e não é sacado??? Por que???

    Então, é aquela estória, enquanto tiver chance, a gente segue torcendo, mas essa teimosia e panelice nos custou alguns pontos, e pode até nos custar um campeonato mole, porque esse pig aí é um time no máximo competitivo, mas sem apresentar um futebol melhor que o nosso.

    E aí, qual será a escalação para o jogo contra o galo? Alguém tem dúvida que será o merdaraujo e mais dez?

    Reply
    • Thiago Adriano disse:
      26/10/2016 às 10:08

      Exatamente, o ZR não dá sequencia aos jogadores que estao entrando bem, como o cuellar entrou bem contra o figuerense e o time como um todo foi bem, ao mancuello que vinha entrando bem no 2 tempo e resolvendo as partidas, o próprio Fernandinho que tem entrado e tentado alguma coisa, apesar que ele so joga pela esquerda, e o ZR fica mudando ele de posição pondo ele na direita em alguns momentos do jogo.
      Eu apoio o ZR pela mudança, tinha que mudar pois o time vinha mal, porem o erro dele foi ter começado com sheik, deveria ter colocado o Fernandinho já q o Everton esta machucado.
      Contra o Galo, já que é um time perigoso, em vez de 2 pontas, coloque 3 volantes, sendo esses o VAZ, Cuellar e ARAO, nada de MA (entrega paçoca, foi mal nos 3 jogos contra times maiores, palmeiras, inter e Corinthians), Ronaldo agora seria colocar o cara na fogueira, apesar que eu acho que jogador de futebol, quando é bom entra e joga, não sente a pressão, vide São paulo ultimo jogo lançou 2 moleques no ataque. Na frente, diego, guerrero e fernandinho/everton (se estiver recuperado).

      Reply
      • Machista com orgulho disse:
        26/10/2016 às 11:28

        ze ricardo Ta queimando mancuell O gringo tava em boa sequência sem sheike ai do nada ze tira essa sequencia e bota ele do lado do sheike 4 jogos depois sem sequência em um jogo difícil…cuellar É outra vitima quando Ta em boa sequência ze tira por varias partidas e joga ele na fogueira..

      • Elvis Presley disse:
        26/10/2016 às 16:00

        Concordo. Mas é hora de arriscar e eu colocaria Ronaldo, Cuellar e Arão; com Diego, Fernandinho e Guerreiro mais à frente.
        Nada de caramujo, Gabriel ou cirino.
        Só que nós sabemos que ele é cabeça dura e paneleiro.

      • Thiago Adriano disse:
        26/10/2016 às 16:22

        Bem Que podia, mas vii uma materia que ele treinou o time com 3 atacantes denovo, gabriel e fernandinho na frente. Fernandinho ate entendo. Mas gabriel?!
        Vamo torcer pra q de certo, q joguem bola pq se continuar do jeito q ta, com essas atuações o time cai pra 4 essa rodada.. Sem contar q MA apesar de ter dx de marcar em dois lances q resultaram em gol .. Continua titular absoluto … ZR vai acabar afundando com o time com esse esquema e esses jogadores limitados. Pros q defendem, Agora q estamos jogandos com os times mais fortes.Alem de tudo, lembre-se que Osvaldo ano passado conseguiu 6 vitorias seguidas. E depois oq aconteceu?!

  • BVZ Top disse:
    26/10/2016 às 09:44

    Se a bola do Mancuello ou do Emerson entram, todos falariam que ele está sendo mais ousado, depois de manter um esquema mais defensivo de recomposição.

    Reply
  • Machista com orgulho disse:
    26/10/2016 às 11:36

    Ze ruincardo lixo…. todos sabemos que mancuelo tava em boa sequência… ai ele bota do nada o cara na geladeira abalando o psicológico do cara é vem botar logo de titular em um jogo difícil?? Aposto que vai por a sua próxima vítima cuellar contra o Galo tbm pq cuellar tbm Ta sem sequência e sumiu depois de fazer ótima partida…. mas a panelinha que manda ali agora é parece que Sheike conseguiu unir essa panelinha…e destruiu o grupo.

    Reply
  • Sergio Accioly disse:
    26/10/2016 às 14:28

    Na minha opinião não foi Zé quem mudou, foi o torcedor que está começando a ver as limitações técnicas e TÁTICAS de ZR. Zé e trinador de uma tática só: Marujo, 2 pontas (Everton e Gabriel) e um atacante. É nisso que se resume ZR.

    Reply
  • Marcelo Miranda disse:
    26/10/2016 às 14:45

    Esse técnico é e sempre foi fraquíssimo!
    Precisamos de alguém do porte do Mais Querido! Esse cidadão poderia no máximo ficar como auxiliar, muita imprudência dessa diretoria manter esse cara a frente do Flamengo em competições importantes.
    Minha critica vai a essa diretoria que não tem o zelo necessário com o nosso futebol, como falo ótimos administradores e financistas, porém um bando de brincalhões no futebol.

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Rivaldo se rende a Vini Jr e coloca cria do Flamengo como o melhor jogador do futebol brasileiro

Freguês do Flamengo falha e elimina Uruguai da Copa do Mundo

5
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

9 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Zenit mira contratação de Léo Ortiz e aguarda possível saída de Nino para avançar por zagueiro do Flamengo

6 24

Chelsea tenta contratação de ex-Flamengo, mas recebe ‘porta fechada’ da Roma

4 8
Brasileirão

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

7 2

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo x Corinthians hoje

8 4
Libertadores

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 33

Técnico campeão pelo Flamengo é demitido de time que disputou a Libertadores 2026

3 2
Comentários Recentes
  1. Eliezer Rocha Dos Santos em Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

    Luís Araujo não vai??

  2. José Carlos em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Podem ir pro Porto. Assim o Flamengo olha mais pra base e dar mais chances ao Daniel Sales, a base…

  3. Daniel Lobo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Alexsandro podia fechar logo com o porto.

  4. Eduardo em Milan envia proposta milionária por Evertton Araújo, do Flamengo; veja valores

    Acho que nesse momento onde Pulgar está de saída, o Flamengo não deveria negociá-lo. É um jogador importante para o…

  5. Eduardo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Se os jogadores assim desejarem, o Flamengo precisará urgentemente procurar atletas para ocuparem essas lacunas.

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo